Calendário de Eventos UFSC

maio
6
seg
Curso de Introdução à Astronomia
maio 6@19:30 – maio 17@21:30

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará de 6 a 17 de maio, de forma presencial, no Planetário da UFSC, o Curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar. As aulas ocorrerão de segundas a sexta-feiras, das 19h30 às 21h30, com carga horária de 20 horas/aulas. O curso é aberto à comunidade em geral, e o pré-requisito é possuir o Ensino Fundamental completo.

Aluno com 75% de frequência terá direito a certificado disponibilizado pela UFSC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão financeira dos cursos de astronomia do GEA. As inscrições custam R$ 70 para estudantes e R$ 110 para a comunidade em geral. Para o segundo semestre está prevista a realização do Curso de Introdução à Astronomia – Estrelas Galáxias e Cosmologia, mas ainda não há uma data definida.

Os cursos de introdução à astronomia são promovidos desde 1987 pelo GEA. No período foram 68 formações para 2.385 alunos. “O curso é um projeto do GEA e Planetário/UFSC que visa à divulgação científica da ciência astronômica, capacitando os partícipes a adquirir um conhecimento básico do assunto. Sem deixar o rigor científico de lado, o projeto se fez valer pelo ensino de forma compreensível para os frequentadores”, ressalta a coordenadora da iniciativa, Michele Monguilhott.

Mais informações em na página geaufsc.paginas.ufsc.br ou pelo e-mail gea.cfh@contato.ufsc.br.

jun
24
seg
Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais
jun 24@10:00 – jun 26@17:00

O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.

A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).

Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.

O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.

Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).

Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com