Calendário de Eventos UFSC

set
19
qui
Congresso Brasileiro de Enfermagem de Reabilitação
set 19@9:00 – set 21@19:00

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) e o  Laboratório de Pesquisa, Ensino e Tecnologia sobre Saúde, Enfermagem e Reabilitação (RE(HABILITAR)) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o I Congresso Brasileiro de Enfermagem de Reabilitação. O evento tem como temática central Perspectivas e desafios da Enfermagem de Reabilitação no Brasil: construindo o caminho e receberá palestrantes do Brasil, México, Espanha e Portugal.  A iniciativa é feita com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento ocorrerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, no Campus de Florianópolis, de 19 a 21 de setembro, das 9h às 19h. As inscrições variam conforme o lote e podem ser feitas pelo site até o primeiro dia do congresso. 

Maia informações estão disponíveis no Instagram .

set
20
sex
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 20 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

Exposição ‘A vida é da cor que a gente pinta’
set 20@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe até dia 27 de setembro, no andar térreo (galeria expositiva hall principal), a exposição A vida é da cor que a gente pinta, de Tetê Fernandes. No dia do encerramento da mostra, a artista fará pinturas ao vivo junto à exposição, às 15h.

Terezinha Irani de Oliveira Fernandes, mais conhecida como Tetê Fernandes, tem artrogripose múltipla congênita, uma deficiência que afeta os membros superiores e inferiores. Ela é casada, tem quatro filhos e é artista plástica autodidata, utlizando a técnica da pintura com lápis de cor, canetinhas e marcadores. “Acredito que Deus faz tudo certo e sou muito grata por ter vencido na vida com o apoio dos meus filhos e do meu marido, que sempre me ajudam. Nos meus momentos livres, gosto de jogar videogame e fico muito feliz em saber que todos os meus filhos amam pintar, o que me enche de orgulho”, diz.

Desde 2008, a artista faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos. Fundada em 1956, atualmente há 55 artistas integrantes no Brasil.

Realização: BU/UFSC Exposições
Mais informações no site da BU e no perfil @tetefernandes.apbp.

Exposição ‘Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel’
set 20@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.

A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.

Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.

A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.

Para mais informações, acesse o site.

Exposição ‘Oficina Brincantes do Boi de Mamão’
set 20@7:30 – 22:00

A Sala Verde e a Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a exposição Oficina Brincantes do Boi de Mamão (1ª edição), que ocorrerá de 16 de setembro a 4 de outubro no segundo piso da BU, localizada no campus da Trindade, em Florianópolis.

Entre as propostas da Sala Verde UFSC, está a promoção de encontros e diálogos interdisciplinares de saberes, proteção e valorização dos conhecimentos tradicionais e populares. Pensando nisso, foram desenvolvidas, em outubro de 2023, junto com a empresa Pense com Arte, oficinas de criação dos brincantes do folclore catarinense “Boi de Mamão”.

A proposta das oficinas era criar materiais sustentáveis, por meio de artes plásticas com reutilização de materiais recicláveis, de forma coletiva e interativa, combinando educação ambiental com a cultura popular local. Participaram das oficinas crianças de duas escolas locais e adultos da comunidade no geral.

Além das oficinas, a UFSC foi palco do cortejo do Boi de Mamão em dezembro de 2023. Os personagens que estavam presentes no evento foram os confeccionados nas oficinas de outubro. O cortejo foi realizado com os estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC. A celebração integrou cultura, música, brincadeiras e educação ambiental.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas à comunidade interna e externa à UFSC. Mais de 300 pessoas já participaram das atividades. Os brincantes agora fazem parte do acervo da Sala verde UFSC, aberto aos interessados em propagar cultura e educação ambiental. A versão digital do acervo está disponível no site da Sala verde.

Palestra: The Flood Cooking Book: Ingredientes e Sabores Regionais das Enchentes
set 20@14:00 – 16:00

O Laboratório de Hidrologia, em conjunto com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra The Flood Cooking Book: Ingredientes e Sabores Regionais das Enchentes. O evento ocorrerá no dia 20 de setembro, das 14h às 16h, no Auditório João Ernesto Escosteguy Castro, no Centro Tecnológico (CTC).

Durante a palestra, serão discutidas técnicas de machine learning para a compreensão dos mecanismos de geração de cheias, como as características espaço-temporais da precipitação, as condições antecedentes das bacias hidrográficas e a previsão de cheias. A palestra será ministrada pelo professor Ralf Merz, do Helmholtz Centre for Environmental Research.

Para mais informações, acesse o Instagram do laboratório.

Mostra: Um Cinema Preto Maranhense
set 20@15:00

O instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mostra Um Cinema Preto Maranhense, no dia 20 de setembro, às 15h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A mostra conta com a presença do diretor Isidoro Cruz, que é cineasta, acadêmico, e estudou cinema em Cuba. Os participantes têm direito a certificado de duas horas.

Durante a mostra, serão apresentados os seguintes filmes:

Confinados: durante a pandemia, os personagens falam de seus quotidianos;
Perro Caliente: filmado em Cuba, este filme mistura música com política;
Tulhas à mesa: uma manifestação afromaranhense e sua resistência cultural.

A mostra contou com o apoio do Núcleo de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), da Associação dos Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e do Movimento Negro Unificado (MNU). 

Para mais informações sobre o instituto, acesse o site ou o Instagram.

Cine Buñuel: Café de los Maestros (2008)
set 20@19:00

Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.

Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.

Sobre o projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

Palestra de Astronomia: Topologia da Lua
set 20@20:00
Palestra de Astronomia: Topologia da Lua @ Planetário da UFSC

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Palestra de Astronomia: Topologia da Lua no dia 20 de setembro, às 20h, no Planetário da UFSC.

O palestrante Marcos Boehme (GEA) falará sobre a Topologia lunar, Selenografia e a origem, formação e evolução da Lua.

A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.

Para mais informações, acesse a página ou o Facebook do GEA.

set
21
sáb
Exposição ‘A vida é da cor que a gente pinta’
set 21@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe até dia 27 de setembro, no andar térreo (galeria expositiva hall principal), a exposição A vida é da cor que a gente pinta, de Tetê Fernandes. No dia do encerramento da mostra, a artista fará pinturas ao vivo junto à exposição, às 15h.

Terezinha Irani de Oliveira Fernandes, mais conhecida como Tetê Fernandes, tem artrogripose múltipla congênita, uma deficiência que afeta os membros superiores e inferiores. Ela é casada, tem quatro filhos e é artista plástica autodidata, utlizando a técnica da pintura com lápis de cor, canetinhas e marcadores. “Acredito que Deus faz tudo certo e sou muito grata por ter vencido na vida com o apoio dos meus filhos e do meu marido, que sempre me ajudam. Nos meus momentos livres, gosto de jogar videogame e fico muito feliz em saber que todos os meus filhos amam pintar, o que me enche de orgulho”, diz.

Desde 2008, a artista faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos. Fundada em 1956, atualmente há 55 artistas integrantes no Brasil.

Realização: BU/UFSC Exposições
Mais informações no site da BU e no perfil @tetefernandes.apbp.

Exposição ‘Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel’
set 21@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.

A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.

Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.

A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.

Para mais informações, acesse o site.

Exposição ‘Oficina Brincantes do Boi de Mamão’
set 21@7:30 – 22:00

A Sala Verde e a Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a exposição Oficina Brincantes do Boi de Mamão (1ª edição), que ocorrerá de 16 de setembro a 4 de outubro no segundo piso da BU, localizada no campus da Trindade, em Florianópolis.

Entre as propostas da Sala Verde UFSC, está a promoção de encontros e diálogos interdisciplinares de saberes, proteção e valorização dos conhecimentos tradicionais e populares. Pensando nisso, foram desenvolvidas, em outubro de 2023, junto com a empresa Pense com Arte, oficinas de criação dos brincantes do folclore catarinense “Boi de Mamão”.

A proposta das oficinas era criar materiais sustentáveis, por meio de artes plásticas com reutilização de materiais recicláveis, de forma coletiva e interativa, combinando educação ambiental com a cultura popular local. Participaram das oficinas crianças de duas escolas locais e adultos da comunidade no geral.

Além das oficinas, a UFSC foi palco do cortejo do Boi de Mamão em dezembro de 2023. Os personagens que estavam presentes no evento foram os confeccionados nas oficinas de outubro. O cortejo foi realizado com os estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC. A celebração integrou cultura, música, brincadeiras e educação ambiental.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas à comunidade interna e externa à UFSC. Mais de 300 pessoas já participaram das atividades. Os brincantes agora fazem parte do acervo da Sala verde UFSC, aberto aos interessados em propagar cultura e educação ambiental. A versão digital do acervo está disponível no site da Sala verde.

set
22
dom
Exposição ‘A vida é da cor que a gente pinta’
set 22@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe até dia 27 de setembro, no andar térreo (galeria expositiva hall principal), a exposição A vida é da cor que a gente pinta, de Tetê Fernandes. No dia do encerramento da mostra, a artista fará pinturas ao vivo junto à exposição, às 15h.

Terezinha Irani de Oliveira Fernandes, mais conhecida como Tetê Fernandes, tem artrogripose múltipla congênita, uma deficiência que afeta os membros superiores e inferiores. Ela é casada, tem quatro filhos e é artista plástica autodidata, utlizando a técnica da pintura com lápis de cor, canetinhas e marcadores. “Acredito que Deus faz tudo certo e sou muito grata por ter vencido na vida com o apoio dos meus filhos e do meu marido, que sempre me ajudam. Nos meus momentos livres, gosto de jogar videogame e fico muito feliz em saber que todos os meus filhos amam pintar, o que me enche de orgulho”, diz.

Desde 2008, a artista faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos. Fundada em 1956, atualmente há 55 artistas integrantes no Brasil.

Realização: BU/UFSC Exposições
Mais informações no site da BU e no perfil @tetefernandes.apbp.

Exposição ‘Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel’
set 22@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.

A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.

Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.

A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.

Para mais informações, acesse o site.

Exposição ‘Oficina Brincantes do Boi de Mamão’
set 22@7:30 – 22:00

A Sala Verde e a Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a exposição Oficina Brincantes do Boi de Mamão (1ª edição), que ocorrerá de 16 de setembro a 4 de outubro no segundo piso da BU, localizada no campus da Trindade, em Florianópolis.

Entre as propostas da Sala Verde UFSC, está a promoção de encontros e diálogos interdisciplinares de saberes, proteção e valorização dos conhecimentos tradicionais e populares. Pensando nisso, foram desenvolvidas, em outubro de 2023, junto com a empresa Pense com Arte, oficinas de criação dos brincantes do folclore catarinense “Boi de Mamão”.

A proposta das oficinas era criar materiais sustentáveis, por meio de artes plásticas com reutilização de materiais recicláveis, de forma coletiva e interativa, combinando educação ambiental com a cultura popular local. Participaram das oficinas crianças de duas escolas locais e adultos da comunidade no geral.

Além das oficinas, a UFSC foi palco do cortejo do Boi de Mamão em dezembro de 2023. Os personagens que estavam presentes no evento foram os confeccionados nas oficinas de outubro. O cortejo foi realizado com os estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC. A celebração integrou cultura, música, brincadeiras e educação ambiental.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas à comunidade interna e externa à UFSC. Mais de 300 pessoas já participaram das atividades. Os brincantes agora fazem parte do acervo da Sala verde UFSC, aberto aos interessados em propagar cultura e educação ambiental. A versão digital do acervo está disponível no site da Sala verde.

set
23
seg
Exposição ‘A vida é da cor que a gente pinta’
set 23@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe até dia 27 de setembro, no andar térreo (galeria expositiva hall principal), a exposição A vida é da cor que a gente pinta, de Tetê Fernandes. No dia do encerramento da mostra, a artista fará pinturas ao vivo junto à exposição, às 15h.

Terezinha Irani de Oliveira Fernandes, mais conhecida como Tetê Fernandes, tem artrogripose múltipla congênita, uma deficiência que afeta os membros superiores e inferiores. Ela é casada, tem quatro filhos e é artista plástica autodidata, utlizando a técnica da pintura com lápis de cor, canetinhas e marcadores. “Acredito que Deus faz tudo certo e sou muito grata por ter vencido na vida com o apoio dos meus filhos e do meu marido, que sempre me ajudam. Nos meus momentos livres, gosto de jogar videogame e fico muito feliz em saber que todos os meus filhos amam pintar, o que me enche de orgulho”, diz.

Desde 2008, a artista faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos. Fundada em 1956, atualmente há 55 artistas integrantes no Brasil.

Realização: BU/UFSC Exposições
Mais informações no site da BU e no perfil @tetefernandes.apbp.

Exposição ‘Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel’
set 23@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.

A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.

Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.

A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.

Para mais informações, acesse o site.

Exposição ‘Oficina Brincantes do Boi de Mamão’
set 23@7:30 – 22:00

A Sala Verde e a Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a exposição Oficina Brincantes do Boi de Mamão (1ª edição), que ocorrerá de 16 de setembro a 4 de outubro no segundo piso da BU, localizada no campus da Trindade, em Florianópolis.

Entre as propostas da Sala Verde UFSC, está a promoção de encontros e diálogos interdisciplinares de saberes, proteção e valorização dos conhecimentos tradicionais e populares. Pensando nisso, foram desenvolvidas, em outubro de 2023, junto com a empresa Pense com Arte, oficinas de criação dos brincantes do folclore catarinense “Boi de Mamão”.

A proposta das oficinas era criar materiais sustentáveis, por meio de artes plásticas com reutilização de materiais recicláveis, de forma coletiva e interativa, combinando educação ambiental com a cultura popular local. Participaram das oficinas crianças de duas escolas locais e adultos da comunidade no geral.

Além das oficinas, a UFSC foi palco do cortejo do Boi de Mamão em dezembro de 2023. Os personagens que estavam presentes no evento foram os confeccionados nas oficinas de outubro. O cortejo foi realizado com os estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC. A celebração integrou cultura, música, brincadeiras e educação ambiental.

Todas as atividades foram gratuitas e abertas à comunidade interna e externa à UFSC. Mais de 300 pessoas já participaram das atividades. Os brincantes agora fazem parte do acervo da Sala verde UFSC, aberto aos interessados em propagar cultura e educação ambiental. A versão digital do acervo está disponível no site da Sala verde.

Semana da Árvore UFSC 2024
set 23@8:00 – set 27@18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

set
24
ter
Exposição ‘A vida é da cor que a gente pinta’
set 24@7:30 – 22:00

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe até dia 27 de setembro, no andar térreo (galeria expositiva hall principal), a exposição A vida é da cor que a gente pinta, de Tetê Fernandes. No dia do encerramento da mostra, a artista fará pinturas ao vivo junto à exposição, às 15h.

Terezinha Irani de Oliveira Fernandes, mais conhecida como Tetê Fernandes, tem artrogripose múltipla congênita, uma deficiência que afeta os membros superiores e inferiores. Ela é casada, tem quatro filhos e é artista plástica autodidata, utlizando a técnica da pintura com lápis de cor, canetinhas e marcadores. “Acredito que Deus faz tudo certo e sou muito grata por ter vencido na vida com o apoio dos meus filhos e do meu marido, que sempre me ajudam. Nos meus momentos livres, gosto de jogar videogame e fico muito feliz em saber que todos os meus filhos amam pintar, o que me enche de orgulho”, diz.

Desde 2008, a artista faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, organização corporativa que reproduz os trabalhos dos seus artistas principalmente na forma de cartões, calendários e outros produtos. Fundada em 1956, atualmente há 55 artistas integrantes no Brasil.

Realização: BU/UFSC Exposições
Mais informações no site da BU e no perfil @tetefernandes.apbp.