Calendário de Eventos UFSC

set
25
qua
Show de Jezux Raggaman e DJ Andrea Lovesteady no Projeto 12:30
set 25@12:30

Nesta quarta-feira, 25 de setembro, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Jezux Raggaman com a DJ Andrea Lovesteady. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e ocorre na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis. A apresentação faz parte da programação do Experimenta – Cirandar as Ruas, evento que reúne mais de 80 ações artísticas e culturais, nas mais diversas formas de expressão.

Músico e compositor Jezux Raggaman. Foto: divulgação

Jezux Raggaman 

Jezux Raggaman é músico, compositor e gestor cultural. Foi diretor de cultura da Central Única das Favelas (Cufa/SC) em 2009 e 2010 e diretor cultural da Associação Comunitária de Picadas do Sul (Acop). O músico tem dois discos: Da raiz ao solo, lançado em 2016, e Sempre em movimento, lançado em 2023.

Possui fortes influências da música afro e brasileira, como o reggae e o ragga, além da cultura hip hop. Atua na cena musical desde 2002. Foi vocalista da banda Jaws e atualmente vem trabalhando em novos singles, e pré-produzindo seu terceiro disco. Também está trabalhando na gravação de um clipe premiado pela Paulo Gustavo, e pré-produzindo mais dois videoclipes do disco atual.

Já fez abertura de grandes shows nacionais como Natiruts, Charlie Brown Jr, CPM 22, Mato Seco, Ponto de Equilíbrio, Maskavo e Ultramen, além de shows internacionais como Julian Marley e Israel Vibration. 

DJ Andrea Lovesteady. Foto: divulgação

Andrea Lovesteady

É DJ e colecionadora de discos de vinil, atuando há mais de uma década nas pistas do Brasil e da Europa. Conhecida por sua paixão pelo rocksteady e reggae, Lovesteady se destaca pela energia vibrante e pelas seleções musicais que misturam vertentes do reggae com referências musicais afetivas.

Ela leva representatividade feminina aos palcos e já se apresentou em festivais importantes como Coala (Brasil), Arvo (Brasil) BoomTown (Inglaterra), Rototom Sunsplash (Espanha), DubCamp Festival (França) e Dour Festival (Bélgica). Andrea gosta de dizer que toca “Rebel Muzik”, a revolução das mulheres na música reggae.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus da Trindade, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. No canal do Projeto no Youtube, também é possível conferir vídeos de apresentações anteriores e entrevistas, entre outros materiais.

Serviço

O quê: Apresentação musical com o músico Jezux Raggaman e a DJ Andrea Lovesteady
Quando: 25 de setembro, às 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497

set
26
qui
Centenário da Declaração dos Direitos da Criança
set 26@13:45 – 18:00

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.

Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC).  As atividades começam às 13h45.

Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o  lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.

Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.

A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.