Calendário de Eventos UFSC

set
8
seg
Seminário: Poesia — há futuro? Expressão, ética, subjetividade
set 8@9:00 – set 12@17:00

O Núcleo de Estudos Literários e Culturais da Universidade Federal de Santa Catarina (Nelic/UFSC) promove o seminário  Poesia — há futuro? Expressão, ética, subjetividade de 8 e 12 de setembro. O evento se configura como um espaço de diálogo, escuta e apresentação de trabalhos, reunindo pesquisadores de diversas gerações vinculados a universidades brasileiras e estrangeiras, para refletir sobre os cruzamentos entre poesia, ética e subjetividade.

O seminário é resultado de encontros semanais do núcleo de pesquisa dedicados ao estudo de poetas como Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Cacaso, Chico Alvim, Dora Ferreira da Silva, Roberto Piva, Waly Salomão, Hilda Hilst, entre outros. O objetivo é atualizar e fortalecer os fundamentos críticos, analíticos e teóricos relacionados à produção poética brasileira desde meados do século XX até os dias atuais.

O evento propõe manter vivas as discussões sobre criação e crítica poéticas, valorizando tanto o legado das manifestações artísticas e culturais do modernismo em diante quanto a preservação e a coletivização de memórias e arquivos poéticos no Brasil.

Mais informações no site do evento.

nov
12
qua
II Conferência Sobre Proteínas Alternativas e II Jornada de Carne Cultivada
nov 12@8:00 – nov 14@18:00

O UFSC Alt Protein Project (UFSC APP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizam a II Conferência Sobre Proteínas Alternativas & II Jornada de Carne Cultivada de 12 a 14 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da UFSC, em Florianópolis.

Espera-se a participação de 250 a 300 pessoas, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores de destaque e profissionais da indústria. A programação científica irá abordar os principais aspectos de inovação dos setores plant-based, de carne cultivada e fermentação. O evento contará com palestrantes de renome nacional e internacional, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, além de proporcionar interação com indústrias e empresas da área.

“Será uma ótima oportunidade para interação e troca de experiências, possibilitando a formação de parcerias voltadas ao desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável”, afirmam os organizadores.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento. A taxa varia de R$ 100 a R$ 1.200, de acordo com o perfil do participante.

Sobre a Conferência e a Jornada

A Conferência Sobre Proteínas Alternativas (Conference on Alternative Proteins – COAP) é um evento científico organizado pelos grupos universitários Alt Protein Project (APP), parte de um movimento estudantil global criado pelo Good Food Institute (GFI) para capacitar estudantes a liderar suas universidades na transformação do sistema alimentar. A COAP tem como objetivo promover a integração entre universidades e indústrias, destacando as principais inovações do setor.

O evento tem três eixos centrais: análogos de proteína à base de plantas, carne cultivada e fermentação. As discussões abordam ciência, tecnologia e mercado. A primeira edição, organizada pelos APPs da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em julho de 2024, reuniu cerca de 150 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais, fortalecendo o diálogo entre academia e indústria em prol de soluções alimentares mais sustentáveis, afirmam os realizadores.

A Jornada de Carne Cultivada (Cultured Meat Workshop – JCC) é o primeiro evento no Brasil dedicado ao tema, organizado pela Embrapa Suínos e Aves. A primeira edição ocorreu em agosto de 2022, em Concórdia (SC), com aproximadamente 200 participantes, apresentando as perspectivas de diversos setores, como a indústria de alimentos, a Sociedade Vegetariana Brasileira, pesquisadores da área, institutos de ciência e tecnologia, além de indústrias de insumos e equipamentos. O evento também abordou discussões sobre regulamentação futura e as tendências de consumo.

Mais informações no site da COAP e nas páginas do Instagram @coap2025 e @jcc.2025.