O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
A palestra online Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação ocorre em 30 de junho, das 15h às 17h. O evento faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos professores Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. A palestra será ministrada pelo professor Elder Corrêa Leopoldino, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas até 27 de junho, às 12h.
A iniciativa tem como objetivo apresentar, de forma prática e acessível, como a química pode ser usada como ferramenta de transformação de resíduos, promovendo aprendizado, consciência ambiental e desenvolvimento de soluções locais. A partir de projetos desenvolvidos com alunos no contexto de iniciação científica e projeto integrador, são apresentados exemplos que envolvem a produção de materiais adsorventes a partir de resíduos como erva-mate e bitucas de cigarro, formulação de bioplásticos com casca de batata e caroço de abacate, tintas naturais feitas com repolho roxo, cremes cosméticos utilizando borra de café e produtos com amido extraído de caroço de manga.
O encontro propõe uma reflexão sobre como práticas simples de pesquisa aplicada, quando bem orientadas, podem despertar o interesse dos alunos, integrar disciplinas e impactar diretamente a comunidade. O uso da iniciação científica no ensino médio, em especial, tem se mostrado uma estratégia para trabalhar competências como pensamento crítico, protagonismo estudantil, resolução de problemas e o conteúdo curricular de forma significativa.
O link de acesso será disponibilizado via e-mail no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento. Público alvo são os alunos dos Ensino Médio e comunidade em geral. Dependendo da demanda de inscritos, as inscrições serão homologadas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.
Para realizar a inscrição, acesse o formulário on-line.
A 15ª edição da Feira Redescobrindo a Matemática (Fermat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre no dia 29 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 18h, no Colégio de Aplicação (CA/UFSC), em Florianópolis. O tema deste ano será A Matemática do Egito Antigo e contará com estandes de jogos, desafios e trívias envolvendo Matemática, atividades que podem ser aproveitadas por todas as idades, garantindo a aprendizagem e o entretenimento de todos os participantes.
O objetivo do evento é promover aprendizagem sobre como a Matemática se faz presente tanto nos dias de hoje como nos primórdios da história humana. A iniciativa é organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Matemática da UFSC. O programa é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizando ações de interesse da comunidade.
As inscrições para escolas e grandes grupos podem ser realizadas neste formulário.