Calendário de Eventos UFSC

maio
30
sex
Palestra de Astronomia: Física de Partículas
maio 30@20:00 – 22:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem nesta sexta-feira, 29 de maio, às 20h, uma palestra sobre Física de Partículas. O evento ocorre no planetário e é aberto a todos os interessados. 

O palestrante, Frederico de Freitas Taves, apresentará o estudo da estrutura da matéria, suas partículas, a radiação e as interações entre tais partículas. A palestra também abordará como o avanço científico nesta área está relacionado ao uso de aceleradores de partículas. Nestes equipamentos, energias são aplicadas para obtenção de informações sobre o funcionamento da natureza.

Sobre o GEA

O GEA é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a UFSC com atividades de divulgação da astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.

Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.

maio
31
sáb
Sábado Gestáltico – Corpo em terapia
maio 31@8:30 – 12:00

O Laboratório de Psicologia da Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (Koan/UFSC) realiza o evento Sábado Gestáltico – Corpo em terapia neste sábado, 31 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do ciclo de palestras e/ou mesas-redondas sobre Gestalt-terapia, que ocorrem aos sábados pela manhã na UFSC. As atividades são abertas ao público, gratuitas, com inscrições prévias e certificados de participação. Realize a inscrição pelo Sympla.

Nesta edição, serão abordados temas relacionados aos aspectos do corpo e seus sofrimentos na perspectiva da clínica gestáltica. Serão apresentadas e debatidas situações potencialmente reais e suas possibilidades clínicas em gestalt-terapia.

O evento conta com as palestras Pessoa com dor crônica, ministrada pelo acupunturista e professor da UFSC Li Shih Min, e Fenomenologia do corpo em Gestalt-terapia, realizada pela professora de Psicologia da UFSC e coordenadora do Koan, Magda Zurba. As discussões serão mediadas por Lucas Gonçalves, estudante do curso de Psicologia da UFSC e membro do Koan.

Conforme os organizadores, os temas da mesa estão diretamente relacionados ao projeto de pesquisa em andamento Atenção em saúde mental: um estudo sobre políticas públicas, prevenção, promoção e modelos de cuidado, bem como ao projeto de extensão, também em andamento, Saúde mental a pessoas com dor crônica e/ou fibromialgia.

Para mais informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail koan.cfh@contato.ufsc.br.

jun
2
seg
Documentário ‘Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias’
jun 2@18:30

O projeto de pesquisa e extensão Ebó Epistêmico, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do curta-metragem documental Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias nesta segunda-feira, 2 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário atravessa os caminhos construídos ao longo das cinco edições do projeto Fazendo Cruzos, realizado pelo Ebó Epistêmico na UFSC desde 2022.

Segundo as organizadoras, desde sua criação, o projeto Fazendo Cruzos se propõe a ser um espaço formativo que articula práticas pedagógicas no formato de evento acadêmico-científico-artístico-cultural de cunho interdisciplinar, com ênfase na produção e na circulação de saberes críticos sobre as relações raciais no Brasil. O documentário é um convite para vivenciar a potência das encruzilhadas e da afirmação da diversidade como princípio formativo, afirmam.

Na 1° edição, teve como tema Onde estão os artistas negros em Santa Catarina e, a partir da 2° edição, segue as temáticas de acordo com o plano de ensino da disciplina Estudos Afro-brasileiros do curso de Ciências Sociais da UFSC, realizando a transposição didática de autores, conceitos e debates discutidos na formação de educadores antirracistas.

Ao longo de suas cinco edições, a iniciativa tem promovido a ocupação dos espaços físicos – halls, corredores, jardins, salas de aula etc. – e institucionais da Universidade, com práticas que transcendem os limites da educação formal de uma sala de aula tradicional. Por meio de rodas de conversas, oficinas, performance, exposições e intervenções urbanas, o Fazendo Cruzos mobiliza epistemologias negras, trazendo reflexões sobre a constituição do campo das relações raciais e os dispositivos de reprodução das desigualdades na universidade pública brasileira.

Vinculado ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (Nuer) e ao Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), o Ebó Epistêmico é ministrado e coordenado pelas professoras Flávia Medeiros e Alexandra Alencar, do Departamento de Antropologia, em parceria com a professora Thainá Castro, do curso de Museologia da UFSC.

Para mais informações, acesse o Instagram @eboepistemicoufsc.

jun
4
qua
X Encontro de Fungos, Algas e Plantas
jun 4@8:30 – jun 6@17:00

O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFAP/UFSC) realiza, de 4 a 6 de junho, o X Encontro de Fungos, Algas e Plantas, com uma programação em comemoração aos 10 anos do evento. As atividades ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) e no Departamento de Botânica, campus Florianópolis, nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h40, e da tarde, das 14h às 17h.

O evento é gratuito, com inscrições abertas até 4 de junho, pelo site oficial do evento. Os participantes terão direito a certificado de participação. Aqueles que se inscreverem nos minicursos também receberão certificados, com carga horária entre 3 e 6 horas, de acordo com a atividade escolhida.

A programação inclui palestras e mesas-redondas com pesquisadores, docentes e discentes do PPGFAP, abordando temas atuais nas áreas de fungos, algas e plantas. Também serão oferecidos sete minicursos sobre temas diversos — desde produção de mapas e uso do programa R, até identificação de plantas e fungos, e atividades com biomoléculas vegetais. As vagas para os minicursos são limitadas.

As inscrições podem ser realizadas através do link.

Mais informações no Instagram do evento.

Atividades do Planetário e Observatório Astronômico da UFSC
jun 4@11:30 – 20:00

Projeção na cúpula do Planetário mostra uma faixa mais iluminada, que é uma porção de nossa galáxia, a Via Láctea. Constelações estão espalhadas pela cena, como a de Touro e de Órion, assim como o aglomerado das Plêiades visível à esquerda. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgam as atividades previstas para o mês de junho, sempre com programação gratuita às quartas-feiras. Todos os eventos são abertos ao público em geral e ocorrem no campus da UFSC na Trindade, em Florianópolis.

Em caso de chuva ou céu nublado, estarão mantidas as atividades de sessão infantil, sessão de Planetário e as palestras. O limite de lotação das sessões é de 39 pessoas por sessão de Planetário, com vagas preenchidas por ordem de chegada.

Mais informações pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

4 de junho

Das 11h30 às 12h30: se o céu estiver limpo, observação solar em frente à Reitoria da UFSC.

Das 18h30 às 21h30: se o céu estiver limpo, observação de objetos celestes com telescópios.
Local: Observatório Astronômico.

18h30: Seminário: Vida além da Terra? O caso do exoplaneta K2-18b.
Apresentado por: Sonia Diana Quispe Mamani – mestranda em Física – UFSC.
Resumo: Imagine um mundo distante onde a água não é um sonho, mas uma possibilidade real. K2-18b, um exoplaneta a 120 anos-luz de nós, orbita na zona habitável de sua estrela, onde podem existir oceanos e atmosferas ricas em vapor d’água. Com uma massa várias vezes maior que a da Terra, esse “híbrido” entre Terra e Netuno desafia nossas ideias sobre onde a vida pode surgir. Venha descobrir como telescópios e espectroscopia revelam seus mistérios e por que K2-18b pode ser a chave para responder à grande pergunta: estamos sós no universo?
Local: sala de aula do Planetário.
Duração: 45 minutos.

18h30: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

19h: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

19h30: Sessão de Planetário O que veremos no céu hoje?.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40min.

Sobre o Observatório

O Observatório Astronômico da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, por meio da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento e, portanto, a observação com detalhes de planetas, da Lua, de aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e até do Sol. Para saber mais, veja o que podemos observar.

Mais informações pelo site observatorio.ufsc.br, pelo Instagram ou pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

 

Palestra ‘Empathy for the River-Person? Insights from the Philosophy of Mind’
jun 4@18:30

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Projeto Speak4Nature promovem a palestra Empathy for the River-Person? Insights from the Philosophy of Mind em 4 de junho, quarta-feira, às 18h30. O evento ocorre na Sala Selvino Assmann, no Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), e a palestrante é Cristina Meini, professora associada de Filosofia da Linguagem na Università del Piemonte Orientale, na Itália.

A partir da provocação teórica expressa na noção de “River-Person”, discute-se o reconhecimento do status de sujeito a elementos naturais, explorando seus desdobramentos filosóficos à luz da Filosofia da Mente. A reflexão se concentra no papel da empatia como elemento psicológico central nesse processo, destacando como narrativas e iniciativas legislativas que percebem os seres e elementos da natureza como agentes dotados de personalidade podem fortalecer disposições empáticas e favorecer atitudes de cuidado e proteção.

O evento integra o projeto de cooperação internacional Speak4Nature. Mais informações no site do projeto.

jun
6
sex
Palestras de recepção do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais
jun 6@16:30

O Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGDN/UFSC) promove nesta sexta-feira, 6 de junho, a partir das 16h30, o evento de recepção acadêmica dos mestrandos ingressantes no ano de 2025.

O evento, realizado no Auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), contará com palestras sobre a gestão de riscos e de desastres e seus desafios atuais, com foco nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line. As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificado de horas.

Para mais informações, acesse o site do PPGDN.

 

Ciclo de cinema alemão exibe ‘Kadish para um amigo’
jun 6@19:00 – 21:00

O Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) exibirá o filme Kadish para um amigo nesta sexta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento é aberto para toda comunidade e ocorre no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os filmes são exibidos a cada 15 dias, todas as sexta-feiras, sempre em língua alemão, com legendas em português.

O filme “Kadish para um amigo” é uma comédia dramática que conta a história de Ali que mudou-se há pouco para Berlin. Como refugiado do Líbano está em causa a sua permanência na Alemanha. Os garotos da vizinhança colocam-no perante um teste de coragem: assaltar o apartamento de um vizinho idoso, emigrante judeu russo. A seguir, Ali tem que reparar os prejuízos causados ao velho para evitar ser deportado.

Palestra: ‘As grandes questões em aberto na Ciência Moderna’
jun 6@20:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá uma palestra sobre “As grandes questões em aberto na Ciência moderna” no dia 06 de junho às 20h no Planetário da UFSC.

A palestra é ministrada por Júlio César Fernandes que falará de modo breve e acessível alguns dos grandes temas em aberto na ciência moderna, tanto na pesquisa básica quanto aplicada. Não é necessário inscrição prévia.

Sobre o GEA

O GEA é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a UFSC com atividades de divulgação da astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.

Para mais informações acesse a página do GEA e do Planetário.

jun
10
ter
Cineclube África no Cinema: ‘Barcelone ou la mort’
jun 10@19:00

O Cineclube África no Cinema exibe o documentário Barcelone ou la mort (2008), do diretor franco-senegalês Idrissa Guiro, nesta terça-feira, 10 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Centro Integrado de Cultura (MIS/CIC), em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Cineclube África no Cinema é uma das atividades de extensão universitária promovidas pelo Laboratório de Estudos da História da África (Lehaf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público em geral.

África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do Lehaf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MIS. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.

Sinopse

De um subúrbio de Dacar, partem para Europa frágeis barcos, símbolos de uma batalha e de um povo: pescadores privados de seu ganha-pão pela globalização e levados a se comprometerem com o perigoso negócio de transporte de clandestinos para a Espanha. Um país com dificuldades para oferecer um futuro a seus jovens. Em cada família, alguém sonha em partir, a qualquer custo, para alcançar “Barcelona”, uma palavra que é símbolo do sonho europeu.

jun
11
qua
Atividades do Planetário e Observatório Astronômico da UFSC
jun 11@11:30 – 20:00

Projeção na cúpula do Planetário mostra uma faixa mais iluminada, que é uma porção de nossa galáxia, a Via Láctea. Constelações estão espalhadas pela cena, como a de Touro e de Órion, assim como o aglomerado das Plêiades visível à esquerda. (Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC)

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgam as atividades previstas para o mês de junho, sempre com programação gratuita às quartas-feiras. Todos os eventos são abertos ao público em geral e ocorrem no campus da UFSC na Trindade, em Florianópolis.

Em caso de chuva ou céu nublado, estarão mantidas as atividades de sessão infantil, sessão de Planetário e as palestras. O limite de lotação das sessões é de 39 pessoas por sessão de Planetário, com vagas preenchidas por ordem de chegada.

Mais informações pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

11 de junho

Das 11h30 às 12h30: Se o céu estiver limpo, observação solar em frente à Reitoria da UFSC.

Das 18h30 às 21h30: Se o céu estiver limpo, observação de objetos celestes com telescópios.
Local: Observatório Astronômico.

18h30: Seminário: O asteroide 2024 YR4 e outros Objetos Próximos da Terra (NEO).
Apresentado por: Bernardo Walmott Borges – doutor e professor em Física, atualmente realiza seu pós-doutorado no departamento de Física da UFSC.
Resumo: Em dezembro de 2024, foi descoberto o asteroide 2024 YR4. Inicialmente, cálculos de sua trajetória indicaram um risco elevado de colisão com a Terra em 22 de dezembro de 2032. No entanto, observações posteriores permitiram refinar sua órbita, reduzindo significativamente essa probabilidade. Apesar disso, o asteroide ainda apresenta uma chance considerável — em termos astronômicos — de impactar a Lua. O 2024 YR4 é um exemplo de Objeto Próximo da Terra (do inglês, Near-Earth Object, NEO). Este seminário abordará a definição e a classificação dos NEOs, as escalas utilizadas para avaliar seu risco de colisão, além de apresentar casos históricos de aproximações significativas com a Terra. Também será discutida a importância do monitoramento contínuo desses corpos celestes, uma vez que uma eventual colisão com um NEO representa uma ameaça real à sobrevivência da humanidade.
Local: sala de aula do Planetário.
Duração: 45 minutos.

18h30: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

19h: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

19h30: Sessão de Planetário O que veremos no céu hoje?.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40min.

Sobre o Observatório

O Observatório Astronômico da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, por meio da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento e, portanto, a observação com detalhes de planetas, da Lua, de aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e até do Sol. Para saber mais, veja o que podemos observar.

Mais informações pelo site observatorio.ufsc.br, pelo Instagram ou pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

 

jun
12
qui
II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD)
jun 12@14:00 – 18:00

Será realizado no dia 12 de junho II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD), das 14h às 18h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A atividade tem como objetivo promover o debate interdisciplinar entre ciência, tecnologia e sociedade, destacando o papel da educação na redução de riscos e desastres.

As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line até a data do evento. Os participantes terão direito a certificado de quatro horas.

Programação

14h – Palestra CTS na GIRD:
Palestrante: professora Fabiana Santos Lima.
Professora Visitante PPGECT/ UFSC; Membro CEPED/UDESC; Membro do Centro Técnico Científico da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (CTC); Coordenadora da Câmera Técnica de Logística Humanitária do CTC; Graduada em Matemática Licenciatura Plena (FURG); Doutora e Mestre em Eng. Produção (UFSC); Área de atuação: Logística Humanitária.

14h30 – Palestra Sem educação, não há Redução de Riscos: A Formação como Pilar das Políticas Públicas para a Sociedade em RRD:
Palestrante: Cleonice Maria Beppler.
Engenheira Florestal/segurança do trabalho/Transportes – Professora Instituto Federal Catarinense (IFC) –Campus Camboriú; Coordenadora Nacional e Institucional do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD; Coordenadora e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD Campus Camboriú; Coordenadora do curso de qualificação de Agente Comunitário em Proteção e Defesa Civil no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Subcoordenadora do Plano de Contingência de Educação no estado de SC (PLANCON EDU) – Plano de contingência escolar para as escolas de SC.

15h – Palestra Programa Brigadas Escolares e a cultura de prevenção e preparação no ambiente escolar
Palestrante: capitã Joyce Andressa de Oliveira Saboia.
Bacharel em Segurança Pública e Redução de Desastres, pela Academia Policial Militar do Guatupê; Graduação em Engenharia Civil; MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio, pelo CBMPR ; Pós Graduação em Segurança do Trabalho; Curso de Especialização de Sistema de Comando de Incidentes, pelo CBMPR; Pós Graduação em Proteção e Defesa Civil; Atualmente, militar da ativa do CBMPR, atuando na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

15h30 – Palestra A Geografia Escolar e mudanças climáticas como estratégia para a Redução de Riscos e Desastres
Palestrante: professor André Peron.
Coordenador e Professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutor em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG/UFSC), linha de pesquisa: Geografia em processos educativos.

16h30 – Apresentação Aplicativo de Suporte para Professores Aderirem ao Currículo sobre o Tema Desastres
Palestrantes: acadêmicos Elida Marlene Alvarez MedinaFelipe Morais SantosNasarita RohdenMonica Dias VieiraRosihene Evelim da Silva AzevedoSalete Aparecida Martins.

jun
13
sex
Cineclube Cinecittà: ‘Il Postino’
jun 13@15:00

O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sinopse

Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.

Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.

Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.

Cine Paredão: ‘Il Mare’
jun 13@19:00

O Cine Paredão, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 13 de junho, às 19h, o filme Il Mare (2000), A casa à beira-mar em português, do diretor Hyun-seung Lee. A exibição é gratuita e aberta ao público, e ocorre no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sinopse

Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão, ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.

Gênero: romance/fantasia; duração: 1h45min; classificação indicativa: 12 anos.

Assista ao trailer de Il Mare:

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

Palestra ‘O eclipse do Sol de 1994’
jun 13@20:00 – 22:00

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra GEA 40 anos: O eclipse do Sol de 1994 nesta sexta-feira, 13 de junho, às 20h. O evento ocorre no Planetário da UFSC, no campus Trindade, em Florianópolis.

O presidente do GEA Adolfo Stotz Neto palestrará sobre o eclipse total do Sol em solo catarinense, ocorrido em novembro de 1994. Falará sobre o fenômeno, região de ocorrência, documentação obtida pelo GEA, recepção de astrônomos internacionais e as filmagens do evento.

A atividade é gratuita e aberta a todos. As vagas são por ordem de chagada.

Sobre o GEA

O GEA é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a UFSC com atividades de divulgação da astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.

Mais informações no site do GEA e do Planetário da UFSC.

jun
18
qua
Atividades do Planetário e Observatório Astronômico da UFSC ao longo do dia
jun 18 dia inteiro

Projeção na cúpula do Planetário mostra uma faixa mais iluminada, que é uma porção de nossa galáxia, a Via Láctea. Constelações estão espalhadas pela cena, como a de Touro e de Órion, assim como o aglomerado das Plêiades visível à esquerda. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgam as atividades previstas para o mês de junho, sempre com programação gratuita às quartas-feiras. Todos os eventos são abertos ao público em geral e ocorrem no campus da UFSC na Trindade, em Florianópolis.

Em caso de chuva ou céu nublado, estarão mantidas as atividades de sessão infantil, sessão de Planetário e as palestras. O limite de lotação das sessões é de 39 pessoas por sessão de Planetário, com vagas preenchidas por ordem de chegada.

Mais informações pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

18 de junho

Das 11h30 às 12h30: Se o céu estiver limpo, observação solar em frente à Reitoria da UFSC.

Das 18h30 às 21h30: Se o céu estiver limpo, observação de objetos celestes com telescópios.
Local: Observatório Astronômico.

Às 18h30: Seminário: Eletrólise: um vislumbre das estrelas
Apresentado por: Caio Felipe Carvalho de Moura – graduando em Física (UFSC)
Resumo: O seminário Eletrólise: um vislumbre das estrelas será uma explicação de como usamos processos químicos e físicos para simular o comportamento que observamos em estrelas. Veremos como o espectro emitido por tais é tratado de forma a nos dar informações sobre sua composição química, discutindo o significado e a importância do tema para a astronomia.
Local: sala de aula do Planetário.
Duração: 45 minutos.

Às 18h30: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

Às 19h: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

Às 19h30: Sessão de Planetário O que veremos no céu hoje?.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40min.

Sobre o Observatório

O Observatório Astronômico da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, por meio da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento e, portanto, a observação com detalhes de planetas, da Lua, de aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e até do Sol. Para saber mais, veja o que podemos observar.

Mais informações pelo site observatorio.ufsc.br, pelo Instagram ou pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

 

jun
24
ter
Debate: ‘Pena Justa: entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro’
jun 24@18:30 – 22:30

Foto: Ron Lach/Pexels.

O evento Pena Justa: Entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro ocorre no dia 24 de junho, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). A proposta é discutir as discrepâncias entre a legislação penal e a realidade vivida no sistema prisional brasileiro. A iniciativa é realizada pelos estudantes da segunda fase do curso de Direito da UFSC e vinculada ao projeto de extensão da disciplina de Direito Penal II.

Os convidados são Renê Beckmann Johann Júnior, coordenador do Núcleo Especializado de Política Criminal e Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, e Ana Paula Zimmermann de Meireles Phillippi, Chefe de Secretaria do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo formulário online.

jun
25
qua
Atividades do Planetário e Observatório Astronômico da UFSC ao longo do dia
jun 25 dia inteiro

Projeção na cúpula do Planetário mostra uma faixa mais iluminada, que é uma porção de nossa galáxia, a Via Láctea. Constelações estão espalhadas pela cena, como a de Touro e de Órion, assim como o aglomerado das Plêiades visível à esquerda. Foto: Ariéll Cristóvão/Agecom/UFSC

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgam as atividades previstas para o mês de junho, sempre com programação gratuita às quartas-feiras. Todos os eventos são abertos ao público em geral e ocorrem no campus da UFSC na Trindade, em Florianópolis.

Em caso de chuva ou céu nublado, estarão mantidas as atividades de sessão infantil, sessão de Planetário e as palestras. O limite de lotação das sessões é de 39 pessoas por sessão de Planetário, com vagas preenchidas por ordem de chegada.

Mais informações pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

25 de junho

Das 11h30 às 12h30: Se o céu estiver limpo, observação solar em frente à Reitoria da UFSC.

Das 18h30 às 21h30: se o céu estiver limpo, observação de objetos celestes com telescópios.
Local: Observatório Astronômico.

Às 18h30: Seminário: Cometas: do mito à ciência – o que esses viajantes cósmicos nos revelam?
Apresentado por: Roberto Miguel Torres – doutor em Astronomia (USP), atualmente realiza seu pós-doutorado no departamento de Física da UFSC.
Resumo: Os cometas, com suas caudas luminosas e passagens raras pelo céu, sempre fascinaram a humanidade – inspirando lendas, presságios e, hoje, grandes descobertas científicas. Mas o que realmente sabemos sobre esses “arquivos gelados” do Sistema Solar? Nesta palestra, exploraremos: o que são cometas e de onde vêm (Cinturão de Kuiper e Nuvem de Oort); como missões como a Rosetta revolucionaram nosso entendimento; sua possível ligação com a origem da água e da vida na Terra; dicas para observar cometas e chuvas de meteoros (sim, aquelas “estrelas cadentes”). Venha descobrir por que esses visitantes celestes são tão importantes para a astronomia – e como você pode acompanhar seus rastros no céu.
Local: sala de aula do Planetário.
Duração: 45 minutos.

Às 18h30: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

Às 19h: Sessão de Planetário infantil.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 30min.

Às 19h30: Sessão de Planetário O que veremos no céu hoje?.
Local: Sala de Projeção do Planetário.
Duração: 40min.

Sobre o Observatório

O Observatório Astronômico da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, por meio da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento e, portanto, a observação com detalhes de planetas, da Lua, de aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas e até do Sol. Para saber mais, veja o que podemos observar.

Mais informações pelo site observatorio.ufsc.br, pelo Instagram ou pelo e-mail observatorio@contato.ufsc.br.

 

jun
26
qui
Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação
jun 26@9:00 – 18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 26 e 27 junho, o Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação, em Florianópolis. Organizado pelo Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências da Saúde (CSS) da UFSC, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o evento gratuito busca construir um espaço para discussões em torno dos desafios trazidos pela transformação digital ao longo dos anos nas áreas de Saúde Digital, Educação, Privacidade e Cibersegurança.

O simpósio será composto por palestras, mesas redondas, artigos, resumos e cases de pessoas inscritas e convidados especialistas nas áreas. Para aqueles interessados em apresentar seu trabalho presencialmente, as propostas de artigos, resumos e cases devem ser enviadas até 14 de abril por meio do formulário disponível no site do evento.

O encontro também conta com o apoio de instituições como a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), a Subsecretaria  de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da UFSC.

Para se inscrever como participante, basta acessar o site do evento. Mais informações e atualizações sobre o Simpósio podem estão disponíveis no Instagram @simposiobridge.

Laboratório Bridge

Desde 2013, o Laboratório, vinculado ao CTC e ao CCS da UFSC, desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública e educação, com projetos em parceria com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o MEC.

jun
27
sex
Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação
jun 27@9:00 – 18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 26 e 27 junho, o Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação, em Florianópolis. Organizado pelo Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências da Saúde (CSS) da UFSC, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o evento gratuito busca construir um espaço para discussões em torno dos desafios trazidos pela transformação digital ao longo dos anos nas áreas de Saúde Digital, Educação, Privacidade e Cibersegurança.

O simpósio será composto por palestras, mesas redondas, artigos, resumos e cases de pessoas inscritas e convidados especialistas nas áreas. Para aqueles interessados em apresentar seu trabalho presencialmente, as propostas de artigos, resumos e cases devem ser enviadas até 14 de abril por meio do formulário disponível no site do evento.

O encontro também conta com o apoio de instituições como a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), a Subsecretaria  de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da UFSC.

Para se inscrever como participante, basta acessar o site do evento. Mais informações e atualizações sobre o Simpósio podem estão disponíveis no Instagram @simposiobridge.

Laboratório Bridge

Desde 2013, o Laboratório, vinculado ao CTC e ao CCS da UFSC, desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública e educação, com projetos em parceria com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o MEC.