O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove nesta sexta-feira, 11 de abril, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra O grande cometa de janeiro de 1910. O evento, com Antônio C. de Lucena, relembra como no final de 1909, início de 1910, o mundo aguardava a passagem do Cometa Halley, cujo periélio estava previsto para 20 de abril daquele ano, o que realmente aconteceu na data prevista.
Entretanto, em 12 de janeiro de 1910, após a sua conjunção com o Sol, surgiu no céu um enorme cometa, extremamente brilhante e que podia ser visto a olho nu durante o dia, e que fez o seu periélio em 17 de janeiro de 1910. Devido a isto, para a posteridade, este cometa foi, e ainda é confundido com o Cometa Halley.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.
O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva, da jornalista Juliana Dal Piva, egressa do curso de Jornalismo da UFSC. O evento contará com uma palestra da autora e será realizado na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 18h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A participação é gratuita, mediante confirmação pelo site Sympla.
A obra relata as investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1971, e a identificação dos responsáveis pelo crime, feita pela Justiça 43 anos depois. Com 208 páginas, o livro também mostra como a ditadura militar brasileira interferiu nas apurações que buscavam elucidar o caso. Apenas em 2014 o Grupo de Justiça de Transição do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro conseguiu apontar cinco militares como responsáveis pelo assassinato.
Juliana Dal Piva concluiu o curso de Jornalismo na UFSC em 2009 e atualmente é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (Clip) e colunista do ICL Notícias. É apresentadora do podcast A vida secreta do Jair e autora dos livros O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro — best-seller em 2022 e finalista do Prêmio Jabuti em 2023. A jornalista venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Relatoría para la Libertad de Expresión (Rele), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio e já atuou como repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL.
O lançamento é uma realização do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Jornalistas de SC e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), com apoio do Gabinete do Deputado Padre Pedro Baldissera e da Alesc.
O curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) promove uma palestra e debate com Susana Bleil, da Universidade Le Havre Normandie, França. O evento “MST: a construção do comum. Notas de pesquisa na França e no Brasil” ocorre no dia 15 de abril, terça-feira, das 16h20 às 18h, na sala 115 do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). A atividade é aberta para toda a comunidade.
Susana Bleil é doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Atualmente, leciona Português e Civilização Brasileira na Universidade Le Havre Normandie, onde integra o Groupe de Recherche Identité et Cultures (GRIC). É também pesquisadora associada ao Centre d’études des mouvements sociaux (CEMS-EHESS). Entre suas publicações recentes estão o livro “MST: a construção do comum” (Contracorrente, 2024) e o artigo “Une violence invisible? La recrudescence des assassinats dans le Brésil rural”, publicado na revista Brésil(s) em 2018.
Mais informações pelo e-mail relacoesinternacionais@contato.ufsc.br
Na próxima terça-feira, 15 de abril, às 18h30, ocorre a palestra “Marco ancestral: direitos territoriais dos povos indígenas em Santa Catarina”. Promovida pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), do curso de Direito, a palestra tem o objetivo de suscitar o debate acerca dos direitos dos povos indígenas à terra, por meio do ponto de vista dos indígenas e também do Direito.
Para abordar a temática de forma ampla, a mesa contará com o cacique Guarani Hyral Moreira, coordenador da Funai em Santa Catarina, o cacique Kaingang Sadraque Lopes, da Goj Ty Sá, ou ‘Goitaxá’, no Saco dos Limões em Florianópolis, o cacique Laklanõ/Xokleng Brasílio Priprá, que participou do julgamento do ‘marco temporal’ no STF, e a advogada especialista em direitos indígenas Juliana de Paula Batista, que atuou durante nove anos no Instituto Socioambiental (ISA).
O evento é aberto ao público. Participantes registrados podem ter certificado de participação de duas horas.
Abril Indígena
O Abril Indígena na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre de 1º a 30 de abril, com atividades planejadas para ocorrerem no campus da UFSC em Florianópolis. Com o tema “Demarcando e Protagonizando os Espaços Institucionais”, os eventos têm a intenção de fortalecer a presença e o protagonismo indígena na UFSC.
A programação conta com mesas-redondas, debates, exibição de filmes, exposições culturais e rodas de conversa com lideranças indígenas, docentes e estudantes. Os eventos buscam promover reflexões e diálogos sobre a presença e o protagonismo indígena nos espaços institucionais, fortalecendo a luta pelos direitos e o reconhecimento dos Povos Originários.
Acompanhe a programação completa no Instagram.
A palestra “Ilha: Uma breve abordagem da narrativa insular cubana” ocorre no dia 16 de abril, quarta-feira, às 19h30, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). A atividade será ministrada em espanhol pelo fotógrafo cubano Julio García Martínez, que debaterá identidade e insularidade.
O evento, que é promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), o Projeto Varal da Trajano e o Festival FOTOCANÍMAR, integra o Ciclo Conexões do NEFA. A entrada é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.
Julio César García Martínez é um renomado fotógrafo cubano que conduzirá uma reflexão sobre como a condição geográfica de Cuba — uma ilha — influencia sua cultura, história e identidade, a partir de perguntas como: “Têm as ilhas, por serem ilhas, um destino histórico peculiar? Como a ausência de fronteiras físicas molda a vida de seus habitantes?”. Com base em projetos fotográficos e fotojornalísticos desenvolvidos em Cuba, o artista discutirá a dualidade entre isolamento e convergência cultural, desafiando a noção de limitação geográfica.
Guiado pelo pensamento do escritor espanhol Ángel Ganivet — que descreveu a insularidade como uma “casa estreita” —, o fotógrafo destacará como Cuba transformou sua condição em um símbolo de resistência e hibridismo. “Carregamos o peso de nossa dimensão territorial. Não somos continentais, nem sequer antilhanos: somos simplesmente insulares, o que é como dizer insulares em uma casa estreita”, afirma o palestrante. Também serão exibidas imagens exclusivas de seu acervo, incluindo registros do Festival FOTOCANÍMAR, do qual é coordenador.
O fotógrafo
Nascido em Matanzas, em 1985, Julio César García Martínez é graduado em Artes Plásticas pela Escola de Instrutores de Arte de sua cidade. Com formação em oficinas da Foto Fest International, Foundation for Culture and Society e Witness Visual Storytellers, Martínez atua no Departamento de Jornalismo da Universidade de Matanzas e coordena o Festival FOTOCANÍMAR, um dos principais eventos de fotografia de Cuba. Seu trabalho, exibido em exposições nacionais e internacionais, aborda temas como memória coletiva, identidade cultural e urbanidade, consolidando-o como uma voz relevante na cena da fotografia documental cubana.
O Ciclo Conexões do NEFA
O ciclo busca fomentar diálogos entre artistas, pesquisadores e o público, explorando a fotografia como linguagem expandida visual. A parceria com o Projeto Varal da Trajano — iniciativa que democratiza o acesso à arte em espaços públicos — reforça o compromisso com a circulação de saberes e a integração cultural.
Serviço
Mais informações com Anderson Coelho pelo e-mail: andersoncoe@gmail.com ou telefone: (48) 991854671
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.

O Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (Canoa) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra A vida social das águas urbanas: conexões sobre casas, infraestruturas e mudanças climáticas em 25 de abril, sexta-feira, às 10h, no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – sétimo andar. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
A palestrante é a pós-doutoranda Camila Pierobon, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora falará sobre a antropologia da água, com destaque para o estado da arte e as lacunas presentes nesse campo de pesquisa, e discutirá a centralidade da água em múltiplas dimensões da vida social.
“Inicialmente, abordarei seu papel na organização do orçamento doméstico e nas dinâmicas de conflito envolvendo vizinhanças e grupos armados, como milícias e o tráfico de drogas. Em seguida, examinarei como a água se articula a práticas de cuidado — de si e dos outros —, evidenciando como atos íntimos de cuidado estão atravessados pela distribuição desigual da água na cidade. Proponho, na sequência, pensar a água como lente para repensar questões sobre a violência urbana e como elemento-chave na materialização cotidiana das mudanças climáticas. Concluo com a hipótese de que a privatização dos serviços de abastecimento pode intensificar a atuação de grupos armados nas periferias, aprofundando desigualdades sociais, especialmente de raça e gênero.”
Mais informações pelo Instagram do Canoa.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza a palestra Astronomia: Cartografia da Lua 2, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 20h, no Planetário da UFSC. O evento é aberto e gratuito, e não é necessário realizar inscrições.
O GEA é uma Associação sem fins lucrativos sediada no Planetário da UFSC, que promove a divulgação e o ensino da Astronomia e das ciências. O membro do GEA Marcos Boehme será o palestrante e falará sobre o esforço histórico para mapear e nomear a superfície da Lua, desde desenhos e mapas até fotografias e a era espacial.
Para mais informações acesse o site do GEA.
O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento Diálogos do Trabalho SC – Os mundos do trabalho em tempos de Inteligência Artificial nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de maio. As atividades ocorrem no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A participação é gratuita, mas requer inscrição pelo site do evento, com vagas limitadas.
O Diálogos do Trabalho SC contará com conferência de abertura realizada pela professora Letícia Cesarino (UFSC), no dia 7, às 19h, tratando do tema Trabalho, tecnologia e política na atualidade. No dia 8, às 10h, ocorrerá o painel Aplicações e efeitos da Inteligência Artificial sobre o trabalho, com palestras do pós doutor em economia e professor Cassio Calvete (UFRGS) e do mestre em engenharia e coordenador de inovação Renato Simões (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados). O evento terá também, no dia 8, às 8h30, oficinas sobre Redes Sociais e Inteligência Artificial.
Conforme os organizadores, o objetivo é promover por meio de palestras e oficinas um espaço formativo que propicie um debate qualificado sobre aplicações e impactos da Inteligência Artificial nos mundos do trabalho, situando o tema no atual contexto sociopolítico e articulando perspectivas interdisciplinares e de diversas instituições.
O evento é promovido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SRT/SC-MTE), o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE/SC) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), com apoio de outras entidades.
Para mais informações, acesse o site do Diálogos do Trabalho SC.
O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento Diálogos do Trabalho SC – Os mundos do trabalho em tempos de Inteligência Artificial nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de maio. As atividades ocorrem no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A participação é gratuita, mas requer inscrição pelo site do evento, com vagas limitadas.
O Diálogos do Trabalho SC contará com conferência de abertura realizada pela professora Letícia Cesarino (UFSC), no dia 7, às 19h, tratando do tema Trabalho, tecnologia e política na atualidade. No dia 8, às 10h, ocorrerá o painel Aplicações e efeitos da Inteligência Artificial sobre o trabalho, com palestras do pós doutor em economia e professor Cassio Calvete (UFRGS) e do mestre em engenharia e coordenador de inovação Renato Simões (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados). O evento terá também, no dia 8, às 8h30, oficinas sobre Redes Sociais e Inteligência Artificial.
Conforme os organizadores, o objetivo é promover por meio de palestras e oficinas um espaço formativo que propicie um debate qualificado sobre aplicações e impactos da Inteligência Artificial nos mundos do trabalho, situando o tema no atual contexto sociopolítico e articulando perspectivas interdisciplinares e de diversas instituições.
O evento é promovido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SRT/SC-MTE), o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE/SC) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), com apoio de outras entidades.
Para mais informações, acesse o site do Diálogos do Trabalho SC.
A palestra é gratuita e aberta ao público. Para receber certificado de participação, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line.
Para mais informações, acesse o Instagram do Mithra.

O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove nesta sexta-feira, 9 de maio, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra Placas Tectônicas e evolução da vida complexa: implicações na busca de civilizações extraterrestres. O evento, ministrado por Margherita Baraco (GEA), aborda a importância da tectônica planetária na evolução biológica.
Segundo os organizadores, pesquisadores defendem que placas tectônicas aceleraram fortemente a emergência e a evolução de espécies complexas de vida. Sugerem também que oceanos e continentes são requisitos para o desenvolvimento das chamadas Civilizações Ativas e Comunicativas (do inglês, ACC), uma vez que a evolução inicial da vida simples tem que ter ocorrido na água, enquanto a evolução tardia da vida mais avançada, capaz de criar tecnologia, tem que ter surgido na terra. A palestrante falará ainda sobre exoplanetas, Paradoxo de Fermi e a possível escassez de placas tectônicas de longa duração e/ou de continentes e oceanos em exoplanetas contendo vida primitiva.
Sobre o GEA
O GEA é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a UFSC com atividades de divulgação da astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove entre os dias 12 e 15 de maio a Semana da Enfermagem 2025. Com o tema Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem, a programação busca reconhecer e valorizar o trabalho de enfermeiros, técnicos, auxiliares, docentes e estudantes de Enfermagem que atuam no hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições nas atividades podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do link. As inscrições nas práticas integrativas e sessões de autocuidado (automaquiagem, cuidados com cabelo, etc.) devem ser realizadas no NEPEN (3° andar) do HU.
“A Semana da Enfermagem é um momento importante de reconhecimento dos profissionais que atuam diariamente no cuidado com os pacientes e na promoção da saúde, além de oferecer espaços de escuta, formação e valorização da equipe”, afirma Juliana Krum Cardoso Da Silva, chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC.
A programação contempla palestras, oficinas, rodas de conversa e ações voltadas ao bem-estar dos profissionais. Um dos destaques é a mesa-redonda “Saúde Mental dos Trabalhadores da Enfermagem”, com participação de especialistas do hospital e da UFSC. Também estão previstas oficinas organizadas em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).
Outras atividades voltadas ao cuidado dos profissionais incluem sessões de quick massage, reiki, auriculoterapia, workshops de felicidade e espaços de embelezamento. Além disso, haverá uma UTI cenográfica e simulações de atendimento, organizadas pela Comissão Interdisciplinar de Cuidados com a Pele (CICPel) e pela Liga Acadêmica de Estomaterapia (Lapefe), além de uma exposição de coberturas para tratamento de feridas.
O encerramento oficial acontece em 14 de maio, às 17h, com a entrega do prêmio “Profissional Destaque”, que reconhece o compromisso, a dedicação e o impacto positivo dos trabalhadores da enfermagem no cuidado aos pacientes do HU-UFSC. No dia 20 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, serão finalizadas as homenagens.
Datas importantes
A Semana da Enfermagem é celebrada em todo o país no mês de maio, marcando duas datas significativas para a categoria: 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, e 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em referência à brasileira Ana Néri.
Sobre o HU-UFSC e a Rede Ebserh
O HU-UFSC integra a Rede Ebserh desde 2016. A estatal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), administra atualmente 45 hospitais universitários federais, com foco na excelência da gestão hospitalar. Além de atender ao SUS, essas instituições cumprem papel essencial na formação de profissionais de saúde e na produção científica do país.
com informações da Unidade de Comunicação Regional 17 do HU-UFSC

O Núcleo de Finanças Pessoais e Comportamentais (NUFIPEC) da UFSC promove, nos dias 12 e 14 de maio, quatro palestras abertas ao público com o objetivo de ampliar o acesso a conteúdos relevantes sobre finanças pessoais e investimentos. Os encontros abordarão temas como planejamento financeiro, fundos de investimento e renda fixa, trazendo tanto fundamentos teóricos quanto aplicações práticas.
A programação contará com especialistas da área e visa contribuir com a formação crítica e técnica dos participantes, promovendo autonomia e responsabilidade nas decisões financeiras. As atividades serão realizadas presencialmente no Auditório do Centro Socioeconômico da UFSC e são gratuitas, integrando a Semana Nacional de Educação Financeira. As inscrições podem ser feitas até o dia 12, conforme os links abaixo.
Planejamento Financeiro: Estratégias para Assumir o Controle das suas Finanças
Fundos de Investimento: Critérios Técnicos para uma Escolha Eficiente
Renda Fixa: Produtos, Perfis e Oportunidades no Cenário Atual
Investindo em Renda Fixa: da Teoria à Prática
Dia 12, as atividades ocorrem das 18h30 às 22h. No dia 14, das 8h20 às 12h.
Mais informações no site do NUFIPEC ou Instagram do NUFIPEC: @nufipec
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove entre os dias 12 e 15 de maio a Semana da Enfermagem 2025. Com o tema Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem, a programação busca reconhecer e valorizar o trabalho de enfermeiros, técnicos, auxiliares, docentes e estudantes de Enfermagem que atuam no hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições nas atividades podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do link. As inscrições nas práticas integrativas e sessões de autocuidado (automaquiagem, cuidados com cabelo, etc.) devem ser realizadas no NEPEN (3° andar) do HU.
“A Semana da Enfermagem é um momento importante de reconhecimento dos profissionais que atuam diariamente no cuidado com os pacientes e na promoção da saúde, além de oferecer espaços de escuta, formação e valorização da equipe”, afirma Juliana Krum Cardoso Da Silva, chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC.
A programação contempla palestras, oficinas, rodas de conversa e ações voltadas ao bem-estar dos profissionais. Um dos destaques é a mesa-redonda “Saúde Mental dos Trabalhadores da Enfermagem”, com participação de especialistas do hospital e da UFSC. Também estão previstas oficinas organizadas em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).
Outras atividades voltadas ao cuidado dos profissionais incluem sessões de quick massage, reiki, auriculoterapia, workshops de felicidade e espaços de embelezamento. Além disso, haverá uma UTI cenográfica e simulações de atendimento, organizadas pela Comissão Interdisciplinar de Cuidados com a Pele (CICPel) e pela Liga Acadêmica de Estomaterapia (Lapefe), além de uma exposição de coberturas para tratamento de feridas.
O encerramento oficial acontece em 14 de maio, às 17h, com a entrega do prêmio “Profissional Destaque”, que reconhece o compromisso, a dedicação e o impacto positivo dos trabalhadores da enfermagem no cuidado aos pacientes do HU-UFSC. No dia 20 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, serão finalizadas as homenagens.
Datas importantes
A Semana da Enfermagem é celebrada em todo o país no mês de maio, marcando duas datas significativas para a categoria: 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, e 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em referência à brasileira Ana Néri.
Sobre o HU-UFSC e a Rede Ebserh
O HU-UFSC integra a Rede Ebserh desde 2016. A estatal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), administra atualmente 45 hospitais universitários federais, com foco na excelência da gestão hospitalar. Além de atender ao SUS, essas instituições cumprem papel essencial na formação de profissionais de saúde e na produção científica do país.
com informações da Unidade de Comunicação Regional 17 do HU-UFSC
O Projeto Escola de Economia Circular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Desvendando o Burnout: Estratégias para Promover o Desenvolvimento Humano Saudável e Sustentável, no dia 13 de maio, das 14h às 17h, no auditório da Biblioteca Central (BU). Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição. Os participantes têm direito a certificado de 3 horas.
A proposta da palestra é trazer insights e estratégias para conquistar espaços organizacionais saudáveis, significativos e produtivos; para quem trabalha para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Palestrante:
Juliano Pozati é empreendedor e fundador da Escola Círculo, com experiência em publicidade, marketing, educação corporativa e desenvolvimento humano. Nesta palestra, Juliano nos convida para uma reflexão, mergulhando no universo da “sociedade do cansaço”, do “excesso de informação e conectividade”, e nos alertando sobre os impactos negativos de ambientes de trabalho mentalmente ou emocionalmente estagnados ou “ tóxicos”.
Para mais informações, acesse o site do evento.
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove entre os dias 12 e 15 de maio a Semana da Enfermagem 2025. Com o tema Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem, a programação busca reconhecer e valorizar o trabalho de enfermeiros, técnicos, auxiliares, docentes e estudantes de Enfermagem que atuam no hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições nas atividades podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do link. As inscrições nas práticas integrativas e sessões de autocuidado (automaquiagem, cuidados com cabelo, etc.) devem ser realizadas no NEPEN (3° andar) do HU.
“A Semana da Enfermagem é um momento importante de reconhecimento dos profissionais que atuam diariamente no cuidado com os pacientes e na promoção da saúde, além de oferecer espaços de escuta, formação e valorização da equipe”, afirma Juliana Krum Cardoso Da Silva, chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC.
A programação contempla palestras, oficinas, rodas de conversa e ações voltadas ao bem-estar dos profissionais. Um dos destaques é a mesa-redonda “Saúde Mental dos Trabalhadores da Enfermagem”, com participação de especialistas do hospital e da UFSC. Também estão previstas oficinas organizadas em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).
Outras atividades voltadas ao cuidado dos profissionais incluem sessões de quick massage, reiki, auriculoterapia, workshops de felicidade e espaços de embelezamento. Além disso, haverá uma UTI cenográfica e simulações de atendimento, organizadas pela Comissão Interdisciplinar de Cuidados com a Pele (CICPel) e pela Liga Acadêmica de Estomaterapia (Lapefe), além de uma exposição de coberturas para tratamento de feridas.
O encerramento oficial acontece em 14 de maio, às 17h, com a entrega do prêmio “Profissional Destaque”, que reconhece o compromisso, a dedicação e o impacto positivo dos trabalhadores da enfermagem no cuidado aos pacientes do HU-UFSC. No dia 20 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, serão finalizadas as homenagens.
Datas importantes
A Semana da Enfermagem é celebrada em todo o país no mês de maio, marcando duas datas significativas para a categoria: 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, e 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em referência à brasileira Ana Néri.
Sobre o HU-UFSC e a Rede Ebserh
O HU-UFSC integra a Rede Ebserh desde 2016. A estatal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), administra atualmente 45 hospitais universitários federais, com foco na excelência da gestão hospitalar. Além de atender ao SUS, essas instituições cumprem papel essencial na formação de profissionais de saúde e na produção científica do país.
com informações da Unidade de Comunicação Regional 17 do HU-UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove entre os dias 12 e 15 de maio a Semana da Enfermagem 2025. Com o tema Saúde planetária: desafios e a atuação crítica da Enfermagem, a programação busca reconhecer e valorizar o trabalho de enfermeiros, técnicos, auxiliares, docentes e estudantes de Enfermagem que atuam no hospital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As inscrições nas atividades podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do link. As inscrições nas práticas integrativas e sessões de autocuidado (automaquiagem, cuidados com cabelo, etc.) devem ser realizadas no NEPEN (3° andar) do HU.
“A Semana da Enfermagem é um momento importante de reconhecimento dos profissionais que atuam diariamente no cuidado com os pacientes e na promoção da saúde, além de oferecer espaços de escuta, formação e valorização da equipe”, afirma Juliana Krum Cardoso Da Silva, chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFSC.
A programação contempla palestras, oficinas, rodas de conversa e ações voltadas ao bem-estar dos profissionais. Um dos destaques é a mesa-redonda “Saúde Mental dos Trabalhadores da Enfermagem”, com participação de especialistas do hospital e da UFSC. Também estão previstas oficinas organizadas em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC).
Outras atividades voltadas ao cuidado dos profissionais incluem sessões de quick massage, reiki, auriculoterapia, workshops de felicidade e espaços de embelezamento. Além disso, haverá uma UTI cenográfica e simulações de atendimento, organizadas pela Comissão Interdisciplinar de Cuidados com a Pele (CICPel) e pela Liga Acadêmica de Estomaterapia (Lapefe), além de uma exposição de coberturas para tratamento de feridas.
O encerramento oficial acontece em 14 de maio, às 17h, com a entrega do prêmio “Profissional Destaque”, que reconhece o compromisso, a dedicação e o impacto positivo dos trabalhadores da enfermagem no cuidado aos pacientes do HU-UFSC. No dia 20 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, serão finalizadas as homenagens.
Datas importantes
A Semana da Enfermagem é celebrada em todo o país no mês de maio, marcando duas datas significativas para a categoria: 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, e 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em referência à brasileira Ana Néri.
Sobre o HU-UFSC e a Rede Ebserh
O HU-UFSC integra a Rede Ebserh desde 2016. A estatal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), administra atualmente 45 hospitais universitários federais, com foco na excelência da gestão hospitalar. Além de atender ao SUS, essas instituições cumprem papel essencial na formação de profissionais de saúde e na produção científica do país.
com informações da Unidade de Comunicação Regional 17 do HU-UFSC