O Departamento de Serviço Social (DSS) e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) promovem no dia 9 de setembro o Seminário Supervisão e estágio em serviço social: a experiência da UFSC e da Universidade Católica de Angola (UCAN), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 18h30.
O evento contará com a palestra do professor Amor António Monteiro, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UCAN, que será mediada pelo professor Hélder Boska de Moraes Sarmento. O Seminário acontece como uma das atividades do docente da UCAN enquanto visita o PPGSS/UFSC. A iniciativa foi viabilizada a partir da aprovação no edital de seleção de candidatos às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita será de 2 a 20 de setembro, tendo como professora anfitriã Tânia Regina Krüger.
O evento é gratuito e tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação em Serviço Social, mas é aberto a toda comunidade. Para participar, não é necessário realizar inscrição. O Seminário dá direito a certificado que deve ser solicitado.
Mais informações no site ou no Instagram da Coordenadoria de Estágios do DSS.

Estudantes do Ensino Médio terão oportunidade de conhecer a infraestrutura e obter informações de 110 graduações presenciais e seis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na segunda edição da Feira de Cursos, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.
Essa será a segunda edição do evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). O objetivo da inscrição antecipada é planejar a logística para o desenvolvimento da programação. A 2ª Feira de Cursos da UFSC também será realizada nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. As datas e a programação estão em fase de definição e serão disponibilizadas no site do evento.
Como chegar ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Visitas guiadas a laboratórios e informações de intercâmbio
Nos estandes montados, os estudantes conhecerão detalhes das graduações, como disciplinas e campos de atuação, e serviços que a instituição oferece aos acadêmicos, entre eles apoio pedagógico e orientação para estágios e intercâmbios.
Haverá ainda visitas guiadas a laboratórios, palestras sobre as graduações, atividades culturais e orientação vocacional para ajudar na escolha do curso superior. Os estudantes também terão oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão da Universidade. A programação completa do evento pode ser consultada no site feiradecursos.ufsc.br. Para esclarecimento de dúvidas, os organizadores disponibilizaram o e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.
A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.
Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.
A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.
Para mais informações, acesse o site.
O Programa de Pós-Graduacão em Engenharia Química (PosENQ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a palestra How to prepare and publish a scientific paper, ministrada em inglês por Leticya Coelho, no dia 10 de setembro, das 14h às 15h. Os interessados podem participar pessoalmente no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) ou remotamente através do link. Os participantes vão ter direito a certificado de 1 hora.
Na palestra serão abordados os principais aspectos do processo de publicação científica. Serão discutidos temas como a preparação e submissão de artigos científicos para maximizar as chances de aceitação, os detalhes essenciais a serem observados, a avaliação do artigo, a resposta às revisões, a conformidade ética das publicações, e as opções disponíveis em caso de rejeição do artigo.
Leticya é doutora em engenharia química pela UFSC e editora científica na Elsevier. Atuando no serviço de transferência de artigos, ela já revisou mais de 10 mil cartas de rejeição de artigos submetidos, avaliou dezenas de submissões até a aceitação, e mantém contato constante com profissionais da publicação científica. Na palestra, Leticya compartilhará insights que ajudarão os participantes a navegar pelo processo de publicação científica.
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Guatemala, a Democracia e o Império no dia 10 de setembro, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico. O livro, de Juan José Arévalo e traduzido por Géssica Carolina Goulart Pinto, Luiz Felipe Domingos, Maria Eduarda Munaro e Marlon de Oliveira Xavier, faz parte da coleção Pátria Grande. O evento marca a primeira atividade das Jornadas Bolivarianas de 2024 e os participantes receberão um certificado de 4 horas.
A obra é um relato e uma denúncia da ação imperialista na Guatemala. Publicado pela Editora Insular, o livro será apresentado pelos tradutores. Além da obra, a conversa abordará a Guatemala atual, governada pelo filho de Juan José, Bernardo Arévalo.
Juan José Arévalo foi um intelectual e político guatemalteco com uma vasta obra. Atuou como presidente do país de março de 1945 a março de 1951, após a queda do ditador Jorge Ubico pela revolução popular. Durante seu mandato, implementou uma nova Constituição e iniciou uma série de reformas nas estruturas do Estado, que até então funcionava como uma espécie de marionete da United Fruit.
Para mais informações, acesse o site do IELA.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.
A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.
Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.
A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.
Para mais informações, acesse o site.
A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.
O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.
Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.
De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.
Confira a programação:
Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.
Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.
Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado
Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.
A III Mostra Científica do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina ocorrerá nos dias 11 a 13 de setembro. O evento se propõe a divulgar a produção científica e tecnológica desenvolvida entre a comunidade acadêmica dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, visando ampliar a integração acadêmica para incentivar colaborações e cooperações com outras instituições de ensino e pesquisa. A programação está prevista para ser realizada entre 9h e 16h 30 min, no prédio CBS01 da UFSC de Curitibanos.
Pretende-se também, com o evento, aproximar produtores e empresas da área às inovações produzidas no campus, visando estimular parcerias, visto que o tema do evento é “Tecnologias e inovações agrárias”.
Na oportunidade, haverá a exposição de mais de 70 trabalhos dos cursos de graduação e pós-graduação das ciências agrárias do campus, da UFSC, outras instituições de ensino e pesquisa e empresas.
A programação contemplará também um workshop sobre o cultivo do alho, cultura importante para a região, com especialistas renomados.
Programação do evento:
Horário
|
Descrição da atividade
|
Local
|
---|---|---|
09:00 – 09:40
|
Palestra – Bruno Polli Domanowski – “Inteligência de Mercado Florestal da Suzano Papel e Celulose”
|
Auditório CBS01
|
09:50 – 10:20
|
Roda de conversa
|
Auditório CBS01
|
10:30 – 11:00
|
Exposição de empresas
|
Hall do CBS01
|
14:00 – 15:00
|
Exposição de banners (Graduação e PG em Agronomia/Eng. Florestal da UFSC Curitibanos e empresas)
|
Hall do CBS01
|
14:00 – 15:00
|
Apresentação oral dos resumos selecionados – (Graduação e PG em Med. veterinária da UFSC Curitibanos)
|
Auditório CBS01
|
15:15 – 18:00
|
Workshop “Cultivo do alho: inovações para reestruturação.”
|
CC1102 no CBS01
|
Horário
|
Descrição da atividade
|
Local
|
---|---|---|
09:00 – 09:40
|
Palestra “Inovações na Medicina Veterinária” – a confirmar
|
Auditório CBS01
|
09:50 – 10:20
|
Roda de conversa
|
Auditório CBS01
|
10:30 – 11:30
|
Exposição de banners (Graduação e PPGMVCI da UFSC Curitibanos, outras Instituições e empresas)
|
Hall do CBS01
|
10:30 – 11:30
|
Apresentação oral dos resumos selecionados (Graduação e PG em Agronomia/Eng. Florestal da UFSC Curitibanos)
|
Auditório CBS01
|
13:30
|
Entrega de prêmios e Encerramento
|
Auditório CBS01
|
As inscrições no evento e de orientações para submissão de resumos estão abertas em https://contech-2024.web.app/
Como fazer minha inscrição no evento?
O valor das inscrições como participante e, consequentemente como apresentador são dividas nas seguintes categorias:
- Estudantes de graduação – R$20,00
- Estudantes de pós-graduação – R$30,00
- Profissionais – R$50,00
- Acompanhantes – R$15,00 (sem certificado)
Procedimento para realização das inscrições:
- Efetuar o pagamento por meio do PIX para a chave 51.401.978/0001-04 (Empresa – MARTINI MAFRA PROJETOS E PRODUCOES LTDA).
- Em seguida, envie o comprovante para o e-mail
para que o link da inscrição seja enviado ao seu e-mail.
Você pode enviar seu resumo para a III Mostra Científica e Tecnológica da UFSC – campus Curitibanos.
Quer saber como? Faça o seguinte:
- Baixar o modelo na aba de “Modelo de Resumo”
- Adaptar seu resumo ao modelo
- Preencher o formulário de inscrição no ConTech
- Ler o Termo de Permissão e Sigilo e caso concorde, e caso concorde, aceite-o
- Pronto! Sua inscrição está reservada! Agora falta só efetuar o pagamento, conforme a aba “Como fazer minha inscrição no evento?”
Datas Importantes:
-
Inscrições
09/07/2024 a 11/09/2024 até 8:30
-
Submissão de Resumos
09/07/2024 até 23/08/2024 (inscrições prorrogadas!)
-
Divulgação dos Resumos Aprovados
30/08/2024
-
Divulgação dos Trabalhos Selecionados para Apresentação Oral
30/08/2024
-
Evento
11/09/2024 a 13/09/2024
-
Premiação
13/09/2024
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica da Universidade Federal de Santa Catarina (PROGRAD/UFSC) promove uma atividade de recepção aos calouros do semestre letivo 2024.2 nesta quarta-feira, 11 de setembro. Às 12h, antes da apresentação do Projeto 12:30, o reitor da UFSC, professor Irineu Manoel da Silva, e a vice-reitora, professora Joana Célia dos Passos, estarão no palco para dar as boas-vindas aos estudantes da Universidade. Em seguida, às 12h30, haverá a apresentação musical de Diogo Nestor (@diogonestor).
O evento ocorrerá no palco montado na Praça da Cidadania da UFSC, no campus de Florianópolis.
Mais informações sobre a recepção aos estudantes na página Calouros UFSC e no Instagram do Projeto 12:30.
Para conhecer mais sobre o Projeto 12:30, acesse aqui.
No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
No mesmo dia estará ocorrendo a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com uma fala importante do reitor da UFSC no local.
Diogo Nestor
O guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.
No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.
O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.
Mais informações: www.diogonestor.com.br

A poetisa e ativista social Énia Lipanga, natural de Moçambique, vem pela primeira vez ao Brasil e estará em Florianópolis para três ações culturais nos dias 11 e 12 de setembro. A turnê Compostas de Ti(s) é composta por uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Lipanga estará na cidade a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) se suas apresentações serão no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus da Trindade, Florianópolis.
No dia 11 de setembro, quarta-feira, às 14h, será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e logo depois, às 18h30, a palestra As vozes femininas moçambicanas. No dia 12 de setembro, quinta-feira, às 18h30, ocorre o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulários eletrônicos. As vagas são limitadas.
Para se inscrever em cada atividade, acesse os respectivos links abaixo:
11/09 | quarta-feira
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
12/09 | quinta-feira
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia está entre as potentes vozes africanas na poesia e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos – esta considerada o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a secretária de Cultura Arte e Esporte da UFSC Eliane Debus, “a poetisa Énia Lipanga, com seus versos fortes e viscerais, tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural tem o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC), do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), da Associação de Educadores Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br ou telefone (48) 3721-2376.
O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.
A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.
Conforme descrevem os organizadores, no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.
Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.
A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.
Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.
A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.
Para mais informações, acesse o site.
A 14° edição do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Sapeco/UFSC) ocorre a partir desta quarta-feira, 11 de setembro, até sexta-feira, 13 de setembro. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) do campus Trindade, em Florianópolis.
O Sapeco ocorre desde 2011, sendo organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, com o intuito de promover a integração acadêmica por meio de discussões de diversos temas dentro da Ecologia. O Sapeco é gratuito e não requer inscrição prévia, sendo aberto a toda comunidade universitária, com direito a certificado de 30 horas.
Durante o seminário, são realizadas apresentações e avaliações dos projetos de mestrado e os resultados parciais de mestrado e doutorado. Cada apresentação conta com dois avaliadores, doutores do Programa, abordando discussões sobre teoria ecológica, desenho amostral, análises de dados e viabilidade dos projetos.
De acordo a subcoordenadora da Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, Malva Isabel Hernández, o seminário é um momento de aprendizagem, reflexão e divulgação da produção acadêmica para a comunidade universitária. “Esta é uma excelente oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas dentro do Programa e se envolver com a divulgação científica”, diz.
Confira a programação:
Quarta-feira, 11 de setembro:
– Palestra de abertura com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia.
– Apresentação de projetos dos estudantes do primeiro ano de mestrado, seguidos de avaliação e arguição.
Quinta-feira, 12 de setembro:
– Apresentação dos resultados parciais dos estudantes do segundo ano de mestrado.
Sexta-feira, 13 de setembro:
– Apresentação do andamento e dos resultados parciais das pesquisas dos estudantes do segundo ano de doutorado
Mais informações no site do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC.
O Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Encontro de estudos e debate sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024) no auditório do bloco E (anexo) do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), dia 12 de setembro às 14h.
O encontro é destinado a professores, estudantes e colegiados das licenciaturas e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e tem como objetivo estudar e dialogar sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024). A reunião vai abordar os principais impactos para as licenciaturas.
Para participar não é necessário inscrição prévia.
Mais informações na página do Fórum das Licenciaturas.

A roda integra o projeto Multilinguismos (CNPq), coordenado pela professora Cristine Severo (DLLV/PPGL/DICH) com vistas à valorização de línguas minorizadas no Brasil; divulgação de grupos e pesquisadoras/es envolvidas/os com as línguas e comunidades linguísticas minorizadas; difusão e reflexão sobre as línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani; reconhecimento dos direitos linguísticos de diferentes comunidades minorizadas no Brasil.
O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.
O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.
O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o fórum Universidade em Debate, com o tema Governança Universitária, na quinta-feira, 12 setembro, às 14h.
O evento terá a participação dos professores Carmen Perez-Esparrells, Maria de Lourdes Machado-Taylor e Francisco Ganga Contreras, com mediação de Graziele Alano Gesser, pesquisadora do Inpeau. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do do Inpeau/UFSC no YouTube. A atividade é aberta ao público.
Para mais informações, acesse a página inpeau.ufsc.br.
A mesa temática O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios ocorre nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC). O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade é organizada pelo Departamento de Serviço Social e pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC).
O objetivo da mesa temática é ampliar a interlocução do serviço social brasileiro com os países de língua portuguesa e no âmbito das iniciativas de cooperação acadêmica Sul-Sul. Os palestrantes serão Amor António Monteiro – assistente social, doutor em serviço social pela PUC/SP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Católica de Angola (UCAN) –, e Salé Gabriel Beninho – atuou como assistente social no Ministério do Género Criança e Acção Social-(MGCAS) de Moçambique e é doutorando em Serviço Social no PPGSS.
A visita do professor Amor António Monteiro foi viabilizada a partir da inscrição e aprovação no Edital Nº 26/2023/PROPG CAPES/PRINT – Vagas remanescentes seleção de candidatos(as) às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita do professor é de 02 a 20 de setembro e a professora anfitriã é Tânia Regina Krüger.
Mais informações no Instagram, na página do PPGSS, pelo e-mail ppgss@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-3804 (WhatsApp) e (48) 3721-4937.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria do Ateliê Smith, recebe a exposição Entre pinceladas e cores: 100 anos de Salim Miguel, de 5 de agosto a 27 de setembro, no hall do auditório Elke Hering, do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. O evento faz parte da programação das ações comemorativas dos 100 anos: Salim Miguel, um escritor reconhecido pela forte influência na literatura brasileira contemporânea.
A exposição de arte apresentará telas em pintura acrílica que retratam a obra e a vida de Salim Miguel. Os expositores compõem um coletivo de artistas do Ateliê Smith, que utilizam diferentes ferramentas e técnicas em suas produções, mas juntos aprimoram seus trabalhos.
Em 5 de agosto, às 15h, ocorrerá a cerimônia de abertura oficial da exposição com a presença dos artistas e familiares de Salim. Como programação complementar haverá uma mesa de promoção do acervo com obras do autor, além da exibição do curta Salim na intimidade: Maktub.
A iniciativa reúne eventos programados para acontecer ao longo deste ano em diferentes instituições, como: seminários, rodas de debate, palestras, reedição de livros e uma adaptação dramatizada do romance Nur Na Escuridão.
Para mais informações, acesse o site.