A Biblioteca Setorial de Blumenau sedia, entre 18 de novembro e 13 de dezembro, a exposição de artes plásticas Por que fecho os olhos?. A mostra contará com obras do artista e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau, SchiloMukoviç. Schilo é angolano e seu trabalho retrata “em cores e formas a relação com a vida, o contato com o mundo interior, com as emoções perpassando por sua trajetória e cultura”.
A exposição tem como objetivo dar visibilidade à produção cultural e artística das pessoas pretas da comunidade universitária. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, acesse o perfil @schilomukovitchi.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade acadêmica e externa para o 10º Seminário de Educação Ambiental, que acontecerá no dia 13 de dezembro, das 13h30 às 18h, no Auditório do CFH, Bloco B, na UFSC.
Com o tema Crise Climática, Conflitos Socioambientais e Extensão Universitária, o evento propõe uma reflexão crítica sobre os impactos do modelo capitalista na crise climática e nas desigualdades socioambientais, buscando promover o debate sobre o papel da extensão universitária na construção de soluções para esses desafios.
Programação
O seminário contará com duas mesas-redondas:
Mesa 1: A crise não é só climática, é de uma sociedade ‘estragada’ pela ‘monocultura de tudo
Descrição da mesa: A crise climática anuncia o fim do planeta tal como o conhecemos. As mudanças climáticas extremas são consequência de um modelo de civilização em colapso, sustentado por pilares como o capitalismo, a monocultura, o epistemicídio, a hegemonia e a colonialidade. A primeira etapa para uma transformação é a tomada de consciência. Ao reconhecermos as lógicas que sustentam esse modelo, podemos quebrá-las e abrir espaço para novas formas de pensamento e ação. Essa mesa propõe uma reflexão sobre essas questões e como podemos agir para gerar mudanças profundas em nossa sociedade.
Palestrantes:
- Manu Rocha – doutorando e mestre em Antropologia Social pela UFSC, vinculado a grupos como GESTO e CANOA.
- Marília Gaia – professora do Centro de Ciências Agrárias da UFSC e coordenadora do LECERA.
Mesa 2: Territorialidade e Racismo Ambiental: Possibilidades de Insurgência Frente aos Conflitos Socioambientais
Descrição da mesa: O racismo ambiental é um fenômeno enraizado nas desigualdades sociais e ambientais, afetando de forma desproporcional as comunidades negras, indígenas e periféricas. Este racismo se manifesta tanto nas práticas de exclusão quanto na concentração de atividades poluidoras e projetos de exploração nos territórios dessas populações, que frequentemente têm seus direitos territoriais e culturais violados. A crise climática intensifica esses conflitos, criando novas formas de injustiça. Esta mesa discutirá como o racismo ambiental se entrelaça com a crise climática e as formas de insurgência que estão surgindo a partir das comunidades afetadas, propondo alternativas para a construção de uma justiça socioambiental.
Palestrantes:
- Shirlen Vidal de Oliveira – líder comunitária do Quilombo Vidal Martins.
- Wera Mirim – jovem liderança guarani e coordenadora da Escola Indígena Yaka Porã.
- Lucas Ribeiro Guari – agrônomo e pesquisador sobre questões étnico-raciais no campo.
Durante os intervalos das mesas haverá um momento de interação com café com manjericão, onde os participantes poderão apreciar uma exposição organizada pelo NEAmb.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online. O seminário oferece certificado de participação. Para mais informações, acompanhe o perfil do NEAmb no Instagram.
Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu oficialmente a responsabilidade da gestão, guarda e manutenção da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Alguns anos depois, a Universidade se tornaria gestora também da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.
Em comemoração aos 45 anos desta data e também ao aniversário da UFSC, que completa 64 anos neste mês de dezembro, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa abre suas portas gratuitamente neste domingo, 15 de dezembro, das 8h30 às 18h30. Além da entrada gratuita a celebração reúne atrações culturais e exibição de fotos e documentos relacionados a trajetória da UFSC na preservação e divulgação das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
De acordo com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), recentemente, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones receberam novas obras de restauração e requalificação. As fortificações receberam novos equipamentos e soluções de acessibilidade.
Programação cultural
A programação cultural se inicia às 15h30 com a apresentação da Performance Poética, da escritora e performer Liza. Eliza Roberta Alves Gilioli, mais conhecida como Liza ou PotenciaLiza, mulher cis, negra e LGBTQIAPN+, tem 24 anos, é poeta, escritora, performer, MC, slammer, slammaster, atriz, compositora, produtora cultural e arte-educadora. Mora em Florianópolis, é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há seis anos, apresentando-se em slams, saraus, feiras literárias e eventos culturais.
Em 2019 integrou o Coletivo Somas, produzindo o primeiro Festival Somas em sua cidade natal, Jaú (SP). Em 2022, foi uma das fundadoras e produtoras do Slam Cruz e Sousa e, em 2023, do Slam Xodó e Slam Guettude. Atualmente é representante destes últimos. De 2022 a 2024, fez parte da CIA Nosso Olhar, participando da peça Avozes enquanto atriz e dramaturga. Em 2024, produziu a dramaturgia e estreou a experimentação artística Não Pertença contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo (LPG) – 2023 SC.
Atua enquanto produtora na Guettude Produções, na qual, neste ano, promoveu o Festival Slam Guettude na comunidade do Morro da Caixa por meio da LPG 2023 SC. Participa também enquanto integrante do Coro Cabeludo-Coro & grupo de pesquisa em voz, performance e cultura afro-brasileira. Recentemente, foi vencedora do Prêmio Hip Hop Floripa na categoria Conhecimento.
Às 16h, ocorre a apresentação da banda Trio Praieira. Formada em 2023 por três músicos egressos da UFSC, a Praieira traz uma sonoridade contagiante que mescla samba-rock, reggae, rock e outros ritmos, prometendo conquistar o público com sua energia.
Composta por Glauber Oliveira nos vocais e guitarra, Rodolfo Pimenta na bateria e vocais, e Eduardo Tesche no baixo e vocais, a Praieira apresenta um repertório que reflete a vivência dos integrantes e a vibração da cidade de Florianópolis.
A banda se destaca pela sua versatilidade musical e pela energia contagiante de suas apresentações. Com influências que vão desde os clássicos do samba-rock até as sonoridades mais contemporâneas, a Praieira promete levar o público a uma verdadeira viagem musical.
A visitação e a programação cultural são livres para todos os públicos. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.
Comemoração dos 64 anos da UFSC
Em comemoração aos seus 64 anos de atividades, a UFSC promove, até 19 de dezembro, uma agenda festiva repleta de atrações artísticas e culturais, com mostra de artes cênicas, música, Orquestra e exposição. Confira a programação completa.
>> Serviço
O Que: 45 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC
Quando: 15/12/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita para toda comunidade
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – CFISC | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302
Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.
Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.
Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.
Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.
Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.
Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.
O Observatório de Justiça Ecológica da Universidade Federal de Santa Catarina (OJE/UFSC), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA), promove um seminário com três pesquisadoras vinculadas ao projeto de cooperação internacional Speak4Nature. O evento ocorrerá em 24 de fevereiro, na sala 302 do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC), com participação presencial e remota.
As pesquisadoras são ligadas à Universidad Carlos III de Madrid e estão em período de pesquisa na UFSC. Noelia Fragoso analisará A Quinta Estação, de N.K. Jemisin, e Oryx e Crake, de Margaret Atwood, explorando identidades conscientes do colapso ecossocial e novas formas de habitar a Terra. Loreto García Saiz discutirá a agroindústria em Almería, destacando como a exploração territorial, a gestão hídrica e a precarização da mão de obra migrante reproduzem lógicas coloniais. Sofia Pérez Baeza abordará o tecnocapitalismo, que, ao ocultar a dependência da digitalização de recursos finitos, reforça a lógica do crescimento ilimitado.
A mediação será feita pelas pesquisadoras do OJE e membras da Rede Speak4Nature, Gabrielle Tabares Fagundez, doutora e pós-doutoranda no PPGD/UFSC, e Marcela Mascarello, doutoranda no PPGD/UFSC.
O Observatório de Justiça Ecológica é coordenado pela professora Letícia Albuquerque, professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Programa de Pós-Graduação em Direito.
Mais sobre o SPEAK FOR NATURE no site do projeto.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link.
Para saber mais sobre o evento consulte a página do Observatório de Justiça Ecológica.
Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.
Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.
Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.
Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.
Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.
Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.
Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.
Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.
Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.
Em 2025, a Sala Verde UFSC dará início às suas atividades com a 2ª Edição da Semana de Arte com Educação Ambiental. Este evento une a criatividade artística e o debate sobre questões ambientais.
Durante uma semana, a comunidade da UFSC e o público externo serão convidados a explorar sua expressão criativa por meio de diversas técnicas artísticas, como fuxico, tricô, crochê, bordado livre e ecocaderno. Ao mesmo tempo, essas atividades proporcionam um espaço de troca de ideias sobre a importância do meio ambiente. O reaproveitamento de materiais como linhas, tecidos e papéis, entre outros, será o foco dessas ações, promovendo a sustentabilidade de maneira prática e criativa.
Programação completa, os links para as inscrições e mais informações no site da Sala Verde.
Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito, com participação aberta ao público, bastando aos interessados levarem um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).
Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.
Serviço:
O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IMDH/UFSC), junto ao Coletivo Catarinense Derlei de Luca e a outras organizações, realiza a Caminhada Memória, Verdade e Justiça em 1° de abril, das 16h às 18h, com início em frente à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Florianópolis. O ato público marca os 61 anos do golpe cívico-militar no Brasil.
O IMDH foi oficialmente criado na UFSC em 2 de março de 2020, tendo como finalidades a construção de um acervo e a realização de atividades de educação, pesquisa, promoção e observação sobre Direitos Humanos. Administrativamente, o Instituto está vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.
Para mais informações sobre o evento, acesse o linktree do IMDH.
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), com o apoio do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas realiza, no dia 4 de abril, o 1º Funzana de 2025. O evento, que ocorre às 18h30 no espaço físico do NUER, localizado no 2º andar do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo apresentar as linhas de pesquisa e projetos em andamento do núcleo.
O iniciativa busca ampliar as discussões sobre identidades, relações interétnicas e epistemologias afro-diaspóricas, fortalecendo o debate acadêmico e promovendo o intercâmbio de conhecimentos sobre as experiências das populações negras e quilombolas. Aberto ao público acadêmico e não acadêmico, o evento é gratuito e não exige inscrição prévia. Além disso, os participantes receberão certificado de 4 horas de participação.
Entre as palestrantes confirmadas estão:
Drª Alexandra Alencar: falará sobre “Ebó Epistêmico e suas frentes de atuação”. É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Co-coordenadora NUER e do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC). Rainha do Maracatu Arrasta Ilha, é mãe do Nagô e do Irê e apresentará o trabalho “Música e formação de sociabilidades na Guiné-Bissau: rap e a Bancada como articuladores da experiência contemporânea dos jovens”.
Drª Ilka Boaventura Leite: apresentará o macroprojeto “ORÍ EBÓ AXÉ: quilombos, diásporas africanas, poéticas e políticas”. Professora titular aposentada do Departamento e do PPGAS, Ilka é também professora colaboradora do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, na área África e suas Diásporas. Fundadora e atualmente co-coordenadora do NUER, bem como coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.
Drª Samara Freire: sua fala é intitulada “Vivências e realizações: um relato da construção do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFSC”. Samara é professora adjunta do Departamento de Antropologia e do PPGAS na UFSC. Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ), além de coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (UFSC/EAD). Trabalha com comunidades quilombolas e palenqueras e atua nas produções dos Estudos Afro Latino Americano e Caribenho.
Drª Thainá Castro: falará sobre “Patrimônio Negro: as potencialidades dos acervos do NUER”. Thainá graduou-se em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Memória Social pela mesma instituição e doutora em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professora adjunta da Coordenadoria Especial de Museologia da UFSC e co-coordenadora do programa Ebó Epistêmico (CFH/UFSC).
Para mais informações, acompanhe as redes sociais do NUER (@nuer.ufsc) e do Instituto Kadila (@institutokadila).
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um seminário e uma palestra com o professor Alberto Portioli Staudacher, da universidade italiana Politecnico di Milano, em 10 de abril, no Centro Tecnológico (CTC).
A palestra Operations Strategy: Aligning Operations with the Market for Competitive Advantage ocorrerá às 11h, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Em seguida, ocorre o seminário Innovative Teaching: Active Learning às 13h30, no Anfiteatro B, no mesmo departamento. Ambos são ministrados em inglês.
Mais informações com a professora Marina Bouzon, pelo e-mail marina.bouzon@ufsc.br.
Tecnologia não é destino: democratização do desenvolvimento tecnológico segundo o construtivismo de Feenberg é o tema do nono seminário do Ciclo de Debates Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade é online e ocorre nesta terça-feira, 15 de abril, às 14h, no canal do grupo de pesquisa Repercute no Youtube. O palestrante será o professor Cristiano Cordeiro Cruz, do Instituto Mauá de Tecnologia, e a mediação será feita pelo professor Guilherme Scheid.
“Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula, faz-se imprescindível dialogar com pesquisadoras, pesquisadores e sociedade interessada”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.
O evento é promovido pelos grupos de pesquisa da UFSC Repercute, Comunic e Tema Didático, juntos com os parceiros de pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).
Para obter o certificado de participação no evento, é necessário realizar a inscrição.
Mais informações no site do Repercute, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com.
O curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na quarta-feira, 23 de abril, o seminário Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização, que acontece às 9h30, na Sala Machado de Assis, 4º andar, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
O evento será uma mesa-redonda com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a interpretação comunitária no Brasil, abordando temas como a formação profissional, a construção de políticas públicas e o reconhecimento institucional dessa prática essencial para a mediação linguística em contextos sociais diversos.
As convidadas Mylene Queiroz e Jaqueline Nordin, reconhecidas por suas pesquisas e atuações na área, irão compartilhar suas experiências e discutir os desafios e perspectivas de profissionalização da interpretação comunitária.
O Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental na Sociedade de Risco da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC) promove o seminário Juridicidade Ecológica e Emergência Climática nos dias 29 e 30 de abril. O evento terá atividades presenciais e on-line, com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Os instrumentos de gestão, controle e monitoramento do geodireito como ferramenta para a governança socioecológica da Lagoa da Conceição, coordenado pela professora Letícia Albuquerque junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A programação conta com o lançamento de dois livros, palestras com especialistas sobre o tema e apresentações de teses e projetos de tese do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC).
O seminário é híbrido e ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC) e no canal do YouTube do GPDA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
Programação:
Terça-feira – 29 de abril
Abertura do evento pelos presidentes: 9h às 9h20.
Palestras com convidados: 9h20 às 11h20.
Debates: 11h20 às 11h30.
Apresentações dos doutorandos: 14h às 16h30
Debates: 16h30 às 17h.
Quarta-feira – 30 de abril
Lançamento do Livro Projeto FAPESC (GPDA e OJE): 10h às 11h30.
Justiça Ecológica: uma perspectiva do direito ambiental no caso da balneabilidade da Lagoa da Conceição. Autor: Enzo Hideki Nakawatase
Direto Ecológico e Geodireito: estudos científicos interdisciplinares e sistêmicos da Lagoa da Conceição e da emergência climática.
Encerramento: 11h30.
Para se inscrever, acesse o formulário on-line.
Mais informações no site do CCJ.
O Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental na Sociedade de Risco da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC) promove o seminário Juridicidade Ecológica e Emergência Climática nos dias 29 e 30 de abril. O evento terá atividades presenciais e on-line, com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Os instrumentos de gestão, controle e monitoramento do geodireito como ferramenta para a governança socioecológica da Lagoa da Conceição, coordenado pela professora Letícia Albuquerque junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A programação conta com o lançamento de dois livros, palestras com especialistas sobre o tema e apresentações de teses e projetos de tese do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC).
O seminário é híbrido e ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC) e no canal do YouTube do GPDA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
Programação:
Terça-feira – 29 de abril
Abertura do evento pelos presidentes: 9h às 9h20.
Palestras com convidados: 9h20 às 11h20.
Debates: 11h20 às 11h30.
Apresentações dos doutorandos: 14h às 16h30
Debates: 16h30 às 17h.
Quarta-feira – 30 de abril
Lançamento do Livro Projeto FAPESC (GPDA e OJE): 10h às 11h30.
Justiça Ecológica: uma perspectiva do direito ambiental no caso da balneabilidade da Lagoa da Conceição. Autor: Enzo Hideki Nakawatase
Direto Ecológico e Geodireito: estudos científicos interdisciplinares e sistêmicos da Lagoa da Conceição e da emergência climática.
Encerramento: 11h30.
Para se inscrever, acesse o formulário on-line.
Mais informações no site do CCJ.
O III Seminário Fatores Humanos: Saúde e segurança em contextos extremos e emergências, organizado pelo Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado em 2 e 3 de maio no Sapiens Parque, em Florianópolis. O evento foi selecionado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para representar a UFSC no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), contemplado como evento nacional.
O seminário trará para as palestras representantes de áreas da Psicologia, Medicina, Ciências Espaciais, Biologia, entre outros. Dentre as temáticas, serão discutidas as mudanças climáticas e como elas influenciam as emergências e os desastres, ações humanas para prevenção de acidentes, adoecimentos e crises nos mais distintos contextos, a promoção da saúde em ambientes polares e espaciais, e mais. O evento e os temas estão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de serem pioneiros no Brasil e no mundo em diversos aspectos, e oferecerem perspectivas de inserção acadêmica e profissional em áreas polares, espaciais e de desastres e emergências, todas com investimentos crescentes expressivos para as próximas décadas.
Participarão do evento pessoas envolvidas em pesquisa polar, espacial e de emergências do Brasil e do exterior. Com tradução simultânea para Libras e posteriormente tradução em inglês na reprodução no YouTube, a programação inclui a professora Danielle Ayres do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC e que atualmente está no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a finalista do prêmio TikTok Lorrane Olivlet, divulgadora científica que já foi convidada pela NASA e pela ONU; a recordista do Guinness Book Karina Oliani, fundadora da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) e Paola Barros Delben, selecionada pela Universidade de Zurich para uma experiência no projeto pioneiro LunAres, sete vezes na Antártica e premiada no Brasil e no exterior.
Representantes de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Associação de Pesquisadores e Educadores Polares e dos Mares (APECS-Brasil) e membros do laboratório Fator Humano também estarão presentes.
O Laboratório Fator Humano é liderado pelo professor Roberto Cruz e vice-líder Paola Barros Delben, com a participação dos estagiários de pós-doutoramento Priscilla Barros Delben e Jorge Jose Ramirez Landaeta, do doutorando Esdras Almeida, da mestranda Daniela Silvestre e da estudante de Física Natasha Barros Delben.
O III Seminário Fatores Humanos: Saúde e segurança em contextos extremos e emergências, organizado pelo Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado em 2 e 3 de maio no Sapiens Parque, em Florianópolis. O evento foi selecionado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para representar a UFSC no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), contemplado como evento nacional.
O seminário trará para as palestras representantes de áreas da Psicologia, Medicina, Ciências Espaciais, Biologia, entre outros. Dentre as temáticas, serão discutidas as mudanças climáticas e como elas influenciam as emergências e os desastres, ações humanas para prevenção de acidentes, adoecimentos e crises nos mais distintos contextos, a promoção da saúde em ambientes polares e espaciais, e mais. O evento e os temas estão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de serem pioneiros no Brasil e no mundo em diversos aspectos, e oferecerem perspectivas de inserção acadêmica e profissional em áreas polares, espaciais e de desastres e emergências, todas com investimentos crescentes expressivos para as próximas décadas.
Participarão do evento pessoas envolvidas em pesquisa polar, espacial e de emergências do Brasil e do exterior. Com tradução simultânea para Libras e posteriormente tradução em inglês na reprodução no YouTube, a programação inclui a professora Danielle Ayres do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC e que atualmente está no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a finalista do prêmio TikTok Lorrane Olivlet, divulgadora científica que já foi convidada pela NASA e pela ONU; a recordista do Guinness Book Karina Oliani, fundadora da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) e Paola Barros Delben, selecionada pela Universidade de Zurich para uma experiência no projeto pioneiro LunAres, sete vezes na Antártica e premiada no Brasil e no exterior.
Representantes de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Associação de Pesquisadores e Educadores Polares e dos Mares (APECS-Brasil) e membros do laboratório Fator Humano também estarão presentes.
O Laboratório Fator Humano é liderado pelo professor Roberto Cruz e vice-líder Paola Barros Delben, com a participação dos estagiários de pós-doutoramento Priscilla Barros Delben e Jorge Jose Ramirez Landaeta, do doutorando Esdras Almeida, da mestranda Daniela Silvestre e da estudante de Física Natasha Barros Delben.