A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será palco do I Seminário Ibero-Americano TIC e Políticas Sociais: desafios do acesso e intervenções profissionais, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de maio. O evento, gratuito e de formato híbrido, está com submissões abertas para trabalhos até 21 de março. Pioneiro no Brasil ao abordar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito das políticas sociais, o seminário contará com uma programação diversificada, com apresentação de trabalhos, minicursos, palestras e conferências com pesquisadores do Brasil, Chile e Argentina.
A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa em rede financiado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A organização reúne especialistas das áreas de Serviço Social, Ciências da Computação e Ciências da Comunicação, com o propósito de fomentar debates críticos, produzir e difundir conhecimento, além de possibilitar um espaço de articulação e organização política das categorias profissionais e dos usuários.
Mais informações podem ser no site do evento.
O Programa de Pós-Graduação (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Seminário Noa Noa: Interlocuções com Cleber Teixeira em 22 de maio, quinta-feira, a partir das 14h30. O evento ocorre na sala Drummond do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.
A figura do poeta-editor-tipógrafo, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Florianópolis, será abordada desde diferentes olhares, pelos convidados Dennis Radünz, Katherine Funke, Renato Coffy, Tina Merz, Joaquín Correa, Demetrio Panarotto, Joca Wolff, Cristiano Moreira e Patrícia Galelli. Será apresentado também o filme Cleber e a máquina, por Rosana Cacciatore e Marina Moros. Maria Elisabeth de Quadros Pereira Rego, responsável pelo Instituto Casa Cleber Teixeira, dará as boas-vindas ao Seminário, que terá no seu encerramento o professor Raul Antelo.
O Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove seu XIV Ciclo de Seminários, com atividades de 20 a 22 de maio, das 17h30 às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB), no bairro Córrego Grande, em Florianópolis. A participação dá direito a certificado de duas horas em cada dia.
Confira a programação dos encontros:
- Terça-feira, 20 de maio: A pesquisa como caminho: a metodologia cartográfica como forma de pesquisa em movimento;
- Quarta-feira, 21 de maio: A utilização de técnicas anatômicas como modelo de aprendizagem prática;
- Quarta-feira, 22 de maio: A natureza é bicha: por que a vida nunca foi heteronormativa e binária.
Para mais informações, acesse o Instagram do PET Biologia.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, será palco do I Seminário Ibero-Americano TIC e Políticas Sociais: desafios do acesso e intervenções profissionais, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de maio. O evento, gratuito e de formato híbrido, está com submissões abertas para trabalhos até 21 de março. Pioneiro no Brasil ao abordar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito das políticas sociais, o seminário contará com uma programação diversificada, com apresentação de trabalhos, minicursos, palestras e conferências com pesquisadores do Brasil, Chile e Argentina.
A iniciativa faz parte de um projeto de pesquisa em rede financiado pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A organização reúne especialistas das áreas de Serviço Social, Ciências da Computação e Ciências da Comunicação, com o propósito de fomentar debates críticos, produzir e difundir conhecimento, além de possibilitar um espaço de articulação e organização política das categorias profissionais e dos usuários.
Mais informações podem ser no site do evento.
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Instituto Kadila, promove o 2º Funzana de 2025 com o tema Religiosidades de Matrizes Africanas na quarta-feira, 28 de maio. O evento ocorre das 18h30 às 21h30 na Sala Selvino José Assman, no Centro de Filosofia Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Participarão do evento pesquisadores de doutorado vinculados ao NUER. Sandra Tanhote, ceramista e doutoranda em Antropologia Social pela UFSC, abordará sua pesquisa Do Barro: artefatos de cerâmica e religiões de matriz africana. Roselaine Dias da Silva, doutoranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, apresentará sua pesquisa Saberes/fazeres evocados por Yalorixás do Batuque em tempos de enchentes no Rio Grande do Sul. Lucas Maciel Ferreira, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política na UFSC, falará sobre Fundamentos para uma sociologia da saúde afrobrasileira.
Para participar, é necessário realizar a inscrição. Mais informações no site e no Instagram no NUER.
O 1º Seminário do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), na categoria Temas Livres, ocorre em 2 de junho, segunda-feira, das 8h30 às 17h. O evento será no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e tem por objetivo a divulgação e discussão dos resultados dos projetos de extensão financiados pelo PROEXT-PG da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão apresentadas 19 ações de extensões em diversas áreas.
O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) é uma iniciativa da Capes/Sesu, com objetivo de contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Por meio do edital nº 3/2024/PROPG/PROEX – PROEXT-PG, as Pró-Reitoras de Pós-Graduação (PROPG) e de Extensão (PROEX) selecionaram em torno de 40 ações de extensão coordenadas por professores credenciados em algum programa de pós-graduação (PPG) da UFSC para receberem apoio financeiro dentro do programa Capes/Sesu PROEXT-PG. Foram aceitas duas modalidades de inscrição: PPGs com as Escolas, destinada a propostas de ações de extensão que promovam parcerias com escolas dos níveis fundamental ou médio; e Ações de Extensão em Tema Livre, destinada a propostas em qualquer domínio de conhecimento e público-alvo.
Mais informações no site do PROEXT-PG.
O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFAP/UFSC) realiza, de 4 a 6 de junho, o X Encontro de Fungos, Algas e Plantas, com uma programação em comemoração aos 10 anos do evento. As atividades ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) e no Departamento de Botânica, campus Florianópolis, nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h40, e da tarde, das 14h às 17h.
O evento é gratuito, com inscrições abertas até 4 de junho, pelo site oficial do evento. Os participantes terão direito a certificado de participação. Aqueles que se inscreverem nos minicursos também receberão certificados, com carga horária entre 3 e 6 horas, de acordo com a atividade escolhida.
A programação inclui palestras e mesas-redondas com pesquisadores, docentes e discentes do PPGFAP, abordando temas atuais nas áreas de fungos, algas e plantas. Também serão oferecidos sete minicursos sobre temas diversos — desde produção de mapas e uso do programa R, até identificação de plantas e fungos, e atividades com biomoléculas vegetais. As vagas para os minicursos são limitadas.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
Mais informações no Instagram do evento.
O Observatório de Justiça Ecológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC), juntamente com o projeto de cooperação internacional Speak4Nature, promove o seminário Corporate social responsibility and sustainability: Approaches, determinants and impacts in the firm context nesta quinta-feira, 5 de junho, às 15h30, sala 111 do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em Florianópolis.
Ministrado pela professora Lucrezia Songini, da Università del Piemonte Orientale (Itália), o evento visa promover a reflexão sobre as abordagens e os impactos da responsabilidade social corporativa e da sustentabilidade no contexto empresarial. A participação é gratuita e gera certificação, por meio de inscrição a ser realizada presencialmente, no mesmo dia e local.
Para mais informações, acesse a página do Observatório de Justiça Ecológica da UFSC, ou o site do projeto Speak4Nature.
O evento também terá transmissão ao vivo através do link.
O Projeto de Extensão UFSC Sem Fronteiras, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com as inscrições abertas para toda comunidade para participar do seminário sobre migrações, refúgio e deslocamentos humanos em alusão à Semana do Migrante e do Refugiado. O evento acontecerá na sexta-feira, 13 de junho, às 14h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH) da UFSC.
A Semana do Migrante e do Refugiado no Brasil é comemorada anualmente entre os dias 19 e 23 de junho. Os objetivos são discutir o fenômeno migratório humanizado sob diversas perspectivas, com ênfase na participação das pessoas migrantes e refugiadas na formação do Estado brasileiro, promover e difundir os direitos, as liberdades, as obrigações e as garantias dos migrantes e dos refugiados, e incentivar entidades da sociedade civil a debater e propor políticas públicas, com a apresentação de alternativas de empregabilidade e de integração cultural de migrantes e refugiados.
Para mais informações e programação completa acessar a página UFSC sem fronteiras. Para a realização das inscrições acesse o formulário.
A equipe do Acervo Memória e Direitos Humanos, vinculada ao Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove no dia 18 de junho, quarta-feira, às 9h, o lançamento da coleção do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CCPMMDP). O evento ocorre no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis.
A coleção reúne documentos digitalizados que registram a atuação do Comitê, criado em 1983 e coordenado por Derlei Catarina de Luca. Entre os materiais disponíveis estão registros das buscas por desaparecidos políticos, processos de anistiados, correspondências de familiares, ofícios trocados com instituições, projetos de espaços de memória e recortes de imprensa.
Os documentos foram organizados, descritos e indexados ao longo de três anos por bolsistas e voluntários do Acervo Memória e Direitos Humanos. Todo o conteúdo estará acessível ao público no site memoriaedireitoshumanos.ufsc.br.
A programação inicia com uma mesa de abertura às 9h, com a participação de Lúcia Haygert, do Coletivo Catarinense MVJ Derlei de Luca; Fernando Ponte, professor aposentado da UFSC e membro do IMDH; e Luiz Felipe Paiva, representante do IMDH e do acervo.
Às 9h30, serão apresentados os resultados do trabalho de tratamento do acervo e o lançamento oficial da coleção, com Graziela Martins de Medeiros, professora da UFSC e integrante do IMDH, e Arthur Will Tocchetto de Oliveira, ex-bolsista do instituto.
A partir das 10h10, haverá uma intervenção com relatos de filhos e filhas de presos e desaparecidos políticos: Marlene Soccas, ex-presa política; Arlindo Costa, filho de Lucindo Costa; e João Stuart Wright, filho de Paulo Stuart Wright.
O acervo do Comitê Catarinense Pró-Memória foi reunido ao longo de mais de 25 anos e doado ao Memorial dos Direitos Humanos, sediado no Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o 10° seminário do Ciclo de Debates: Plataformização da Educação Pública: do sul global ao contexto local na segunda-feira, 23 de junho, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
Com tema Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, esta edição do ciclo terá como palestrantes os professores Carolina Israel, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Leonardo Cruz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mediação do professor Éverton Almeida, da UFSC.
O seminário é promovido em parceria com a Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (Pontifícia Universidade Católica-SP), Learning, Media and Social Interactions (Universitat de Barcelona, Espanha) e o projeto Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (Universidade de Lisboa, Portugal).
Para obter o certificado de três horas de participação no evento, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line e acompanhar a transmissão do seminário no canal do YouTube do grupo Repercute.
Link da transmissão ao vivo:
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
O IV Seminário de Políticas Linguísticas Críticas (SPLC): Diálogos Latino-Americanos ocorre de 23 a 25 de junho nos períodos matutino (10h às 12h), vespertino (15h às 17h) e noturno (19h-21h). Trata-se de um evento internacional realizado na modalidade on-line, com transmissão pelo canal do grupo POLITICAS no YouTube. O evento conta com conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho e lançamento de livros.
Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), o quarto SPLC conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As professoras da UFSC Cristine Gorski Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa coordenam a organização, que conta com um comitê científico composto por pesquisadores que atuam em universidades brasileiras e empreendem estudos em perspectiva crítica e interdisciplinar.
Os debates têm como fio condutor: 1) Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias; 2) Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos; 3) Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas. Nas conferências, o foco incide sobre aspectos relativos ao transnacionalismo, às fronteiras e aos hibridismos.
Haverá certificação para os participantes, que podem se inscrever no decorrer do evento, via link que estará disponível no chat do YouTube.
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail: plcriticas@gmail.com.
Confira a programação completa:
23/06, segunda-feira
9h-12h – GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Alexandre Cohn da Silveira (UNILAB)
https://www.youtube.com/watch?v=PS9li46wAfk
13h-16 GT I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitária
Mediação: Charlott Eloize (UEPG)
https://www.youtube.com/watch?v=NWQboOJ9MiM
17h-19h Mesa I | Diversidade linguística: patrimônio cultural e questões identitárias [abertura]
Dra. Magdalena Doyle (UNC | Argentina) – Activismos lingüísticos en territorios híbridos: apuestas conceptuales y desafíos metodológicos
Dra. Iskra de La Cruz Hernández (UIS | Colômbia) – ¿Qué implica formar desde la perspectiva glotopolítica a futuros docentes de lenguaje? –
Dr. Xoán Carlos Lagares Diez (UFF | Brasil) – Patrimonialização e direitos linguísticos
Mediação: Dra. Kelly Cristina Nascimento Day (UEAP | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=3ZZKJ65HxUA
19h30-20h30 Conferência I | La diversidad desde la perspectiva social: hablantes en contexto
Hamlet Antonio García Zúñiga (Centro INAH Yucatán).
https://www.youtube.com/watch?v=EHpTXp_–Jc
24/06, terça-feira
9h-12h GT II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Mediação: Nívea Rohling (GRUPLA | PPGEL-UTFPR)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13-14h30min Lançamento de livros
Mediação: Maria Luiza Barbosa
15h-17h Mesa II | Línguas minoritarizadas: resistências e ativismos
Dra. Almandina Cárdenas Demay (INALI | México)
Dra. Itzel Vargas García (UNAM | México)
Ms. Beatriz Dominga Pérez López (ativista indígena | México)
Mediação: Leonardo Alves (UFSC | Brasil)
https://www.youtube.com/watch?v=evxC3pk-Mak
17h-19h Mesa III | Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Dra. Rosana Cássia dos Santos (UFSC| CNPq | Brasil) – Resgate e pós-resgate: escritoras brasileiras do passado
Dra. Maria Beatriz Cyrino Moreira (UNILA Brasil) – Pontos de escuta no repertório pianístico latino-americano
Dr. José Henrique R. Machado (IFgoiano | Brasil) -A mimese, a música e a arte no contexto simbólico da cultura popular
Mediação: Dra Luana Barossi (UFSC | Brasil)
25/06, quarta-feira
9h-12h GT III| Arte, literatura e música: vozes e autoria latino-americanas
Mediação: Janyne Sattler (GERMINA | PPGFIL-UFSC)
https://www.youtube.com/watch?v=Z2_CQhwzEok
13h-15h Conferência (de encerramento) | ¿En qué sentido la vinculación fortalece la democracia?
Palestrante – Eva Emilia Hamamé Ahumada
*Mediação: Cristine Gorski e Maria Luiza
https://www.youtube.com/watch?v=R_NtX0zZWx4
15h-17h Mesa IV | Línguas, identidades, biografias e pertencimentos
Dra. Florencia Ciccone (UBA | Argentina) – Lenguas indígenas e identidades étnicas en Argentina: visibilización sociopolítica y (re)emergencias lingüísticas
Dra. Graciela Maricel Martínez (UBA | Argentina) – Lengua e identidad: Usos y creencias sobre la lengua caboverdiana en Buenos Aires
Dra. Carla Regina Martins Paza (UFSC | Brasil) – Mulheres rendeiras: língua, tradição, identidade e pertencimento
Mediação: Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 26 e 27 junho, o Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação, em Florianópolis. Organizado pelo Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências da Saúde (CSS) da UFSC, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o evento gratuito busca construir um espaço para discussões em torno dos desafios trazidos pela transformação digital ao longo dos anos nas áreas de Saúde Digital, Educação, Privacidade e Cibersegurança.
O simpósio será composto por palestras, mesas redondas, artigos, resumos e cases de pessoas inscritas e convidados especialistas nas áreas. Para aqueles interessados em apresentar seu trabalho presencialmente, as propostas de artigos, resumos e cases devem ser enviadas até 14 de abril por meio do formulário disponível no site do evento.
O encontro também conta com o apoio de instituições como a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da UFSC.
Para se inscrever como participante, basta acessar o site do evento. Mais informações e atualizações sobre o Simpósio podem estão disponíveis no Instagram @simposiobridge.
Laboratório Bridge
Desde 2013, o Laboratório, vinculado ao CTC e ao CCS da UFSC, desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública e educação, com projetos em parceria com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o MEC.
Em uma iniciativa conjunta, o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Labeur/UFSC) e o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Estado de Santa Catarina (Labplan/Udesc) promovem o II Seminário Interno Labeur/Labplan na sexta-feira, 27 de junho, na sala 203 do bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), do Campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. O evento é gratuito, dispensa inscrições e será realizado das 8h30 às 18h.
Retomando os encontros iniciados em 2021, o seminário consolida-se como espaço formativo e de compartilhamento de pesquisas, experiências acadêmicas e discussões sobre temas emergentes nos campos da Geografia, do Planejamento Urbano e Regional e das Políticas Públicas, afirmam os organizadores. Com um cronograma diverso, o evento reunirá mais de 25 pesquisadores – entre docentes, doutorandos, mestrandos e graduandos – vinculados a instituições, além da UFSC e Udesc, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Prefeitura Municipal de Florianópolis (incluindo a Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano), Colégio de Aplicação da UFSC, Rede Municipal de Ensino de Florianópolis e o Laboratório de Transportes da UFSC (LabTrans).
Conforme a organização, a diversidade temática é um dos destaques da programação, com apresentações que abordarão desde o comércio hortifrutigranjeiro em Florianópolis, as infraestruturas hídricas no Peru e os desafios do polo frutífero Petrolina-Juazeiro, até investigações sobre infraestruturas de energia, integração regional, atlas geográficos, produção pesqueira, portos secos e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
A coordenação do seminário está a cargo do professor José Messias Bastos, da UFSC, e da professora Isa de Oliveira Rocha, da Udesc, que ressaltam o caráter colaborativo e formativo da iniciativa, destacando a importância do fortalecimento dos vínculos entre os grupos de pesquisa e da promoção da produção científica em rede. O evento conta com o apoio do Instituto Ignacio Rangel.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail labeurufsc@gmail.com.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 26 e 27 junho, o Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação, em Florianópolis. Organizado pelo Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências da Saúde (CSS) da UFSC, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o evento gratuito busca construir um espaço para discussões em torno dos desafios trazidos pela transformação digital ao longo dos anos nas áreas de Saúde Digital, Educação, Privacidade e Cibersegurança.
O simpósio será composto por palestras, mesas redondas, artigos, resumos e cases de pessoas inscritas e convidados especialistas nas áreas. Para aqueles interessados em apresentar seu trabalho presencialmente, as propostas de artigos, resumos e cases devem ser enviadas até 14 de abril por meio do formulário disponível no site do evento.
O encontro também conta com o apoio de instituições como a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da UFSC.
Para se inscrever como participante, basta acessar o site do evento. Mais informações e atualizações sobre o Simpósio podem estão disponíveis no Instagram @simposiobridge.
Laboratório Bridge
Desde 2013, o Laboratório, vinculado ao CTC e ao CCS da UFSC, desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública e educação, com projetos em parceria com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o MEC.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.