O seminário Direitos Humanos em Pauta vai ocorrer no dia 10 de dezembro, das 9h às 20h, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A atividade é apoiada pelo Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professores da universidade também vão ministrar palestras no evento.
Os temas do seminário serão: Sistema de Justiça x Direitos Humanos; Direito à Moradia; Segurança Cidadã; Conselhos de Direitos; Assédio Judicial/Violência Política; Saúde Integral: PIC’s e Agroecologia; Comida, Cultura, Campo e Cidade; Educação como Direito dos Povos do Campo, das Águas, das Florestas e das Periferias Urbanas; Vidas em risco: A luta do povo Laklãno Xokleng em SC; Vidas em risco: Negros na mira das armas; Vidas em risco: Comunidade LGBTQIAPN+; Vidas em risco: População em situação de rua; Vidas em risco: Mulheres criminalizadas; e Formatura do curso Lideranças Comunitárias.
O evento é gratuito e aberto a toda comunidade da UFSC.
Mais informações através do Instagram do IMDH ou do e-mail imdh@contato.ufsc.br.
O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) promove duas rodas de diálogo virtuais, nos dias 5 e 12 dezembro, integrando o projeto Multilinguismos: diálogos com a Educação. As transmissões serão feitas pelo canal do YouTube do grupo PoLiTicas. Não é necessário realizar inscrição, a participação é gratuita.
No dia 5 de dezembro, às 14h, o debate será voltado para a revitalização da Língua Talian, idioma de origem vêneta falado por descendentes de imigrantes italianos no Brasil. A roda contará com a presença de Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO | ASSODITA) e Juvenal Dal Castel (ASSODITA), responsáveis pelo Projeto Cucagna Scola de Talian, que busca preservar e promover o uso da língua. A mediação será conduzida por Cristine Severo, professora da UFS. Para assistir, acesse aqui.
No dia 12 de dezembro, às 14h, o tema do debate será Ecolinguística, uma abordagem que estuda as interações entre linguagem e meio ambiente. O expositor será Hildo Honório do Couto (UNB), com debate conduzido por Ana Lívia Agostinho (UFSC) e mediação de Cristine Severo. Para assistir, acesse aqui.
Mais informações no site do grupo.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade acadêmica e externa para o 10º Seminário de Educação Ambiental, que acontecerá no dia 13 de dezembro, das 13h30 às 18h, no Auditório do CFH, Bloco B, na UFSC.
Com o tema Crise Climática, Conflitos Socioambientais e Extensão Universitária, o evento propõe uma reflexão crítica sobre os impactos do modelo capitalista na crise climática e nas desigualdades socioambientais, buscando promover o debate sobre o papel da extensão universitária na construção de soluções para esses desafios.
Programação
O seminário contará com duas mesas-redondas:
Mesa 1: A crise não é só climática, é de uma sociedade ‘estragada’ pela ‘monocultura de tudo
Descrição da mesa: A crise climática anuncia o fim do planeta tal como o conhecemos. As mudanças climáticas extremas são consequência de um modelo de civilização em colapso, sustentado por pilares como o capitalismo, a monocultura, o epistemicídio, a hegemonia e a colonialidade. A primeira etapa para uma transformação é a tomada de consciência. Ao reconhecermos as lógicas que sustentam esse modelo, podemos quebrá-las e abrir espaço para novas formas de pensamento e ação. Essa mesa propõe uma reflexão sobre essas questões e como podemos agir para gerar mudanças profundas em nossa sociedade.
Palestrantes:
- Manu Rocha – doutorando e mestre em Antropologia Social pela UFSC, vinculado a grupos como GESTO e CANOA.
- Marília Gaia – professora do Centro de Ciências Agrárias da UFSC e coordenadora do LECERA.
Mesa 2: Territorialidade e Racismo Ambiental: Possibilidades de Insurgência Frente aos Conflitos Socioambientais
Descrição da mesa: O racismo ambiental é um fenômeno enraizado nas desigualdades sociais e ambientais, afetando de forma desproporcional as comunidades negras, indígenas e periféricas. Este racismo se manifesta tanto nas práticas de exclusão quanto na concentração de atividades poluidoras e projetos de exploração nos territórios dessas populações, que frequentemente têm seus direitos territoriais e culturais violados. A crise climática intensifica esses conflitos, criando novas formas de injustiça. Esta mesa discutirá como o racismo ambiental se entrelaça com a crise climática e as formas de insurgência que estão surgindo a partir das comunidades afetadas, propondo alternativas para a construção de uma justiça socioambiental.
Palestrantes:
- Shirlen Vidal de Oliveira – líder comunitária do Quilombo Vidal Martins.
- Wera Mirim – jovem liderança guarani e coordenadora da Escola Indígena Yaka Porã.
- Lucas Ribeiro Guari – agrônomo e pesquisador sobre questões étnico-raciais no campo.
Durante os intervalos das mesas haverá um momento de interação com café com manjericão, onde os participantes poderão apreciar uma exposição organizada pelo NEAmb.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online. O seminário oferece certificado de participação. Para mais informações, acompanhe o perfil do NEAmb no Instagram.
O Observatório de Justiça Ecológica da Universidade Federal de Santa Catarina (OJE/UFSC), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA), promove um seminário com três pesquisadoras vinculadas ao projeto de cooperação internacional Speak4Nature. O evento ocorrerá em 24 de fevereiro, na sala 302 do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC), com participação presencial e remota.
As pesquisadoras são ligadas à Universidad Carlos III de Madrid e estão em período de pesquisa na UFSC. Noelia Fragoso analisará A Quinta Estação, de N.K. Jemisin, e Oryx e Crake, de Margaret Atwood, explorando identidades conscientes do colapso ecossocial e novas formas de habitar a Terra. Loreto García Saiz discutirá a agroindústria em Almería, destacando como a exploração territorial, a gestão hídrica e a precarização da mão de obra migrante reproduzem lógicas coloniais. Sofia Pérez Baeza abordará o tecnocapitalismo, que, ao ocultar a dependência da digitalização de recursos finitos, reforça a lógica do crescimento ilimitado.
A mediação será feita pelas pesquisadoras do OJE e membras da Rede Speak4Nature, Gabrielle Tabares Fagundez, doutora e pós-doutoranda no PPGD/UFSC, e Marcela Mascarello, doutoranda no PPGD/UFSC.
O Observatório de Justiça Ecológica é coordenado pela professora Letícia Albuquerque, professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Programa de Pós-Graduação em Direito.
Mais sobre o SPEAK FOR NATURE no site do projeto.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link.
Para saber mais sobre o evento consulte a página do Observatório de Justiça Ecológica.
O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.
O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.
Sobre o filme
O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.
O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.
O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.
O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um seminário e uma palestra com o professor Alberto Portioli Staudacher, da universidade italiana Politecnico di Milano, em 10 de abril, no Centro Tecnológico (CTC).
A palestra Operations Strategy: Aligning Operations with the Market for Competitive Advantage ocorrerá às 11h, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Em seguida, ocorre o seminário Innovative Teaching: Active Learning às 13h30, no Anfiteatro B, no mesmo departamento. Ambos são ministrados em inglês.
Mais informações com a professora Marina Bouzon, pelo e-mail marina.bouzon@ufsc.br.
Tecnologia não é destino: democratização do desenvolvimento tecnológico segundo o construtivismo de Feenberg é o tema do nono seminário do Ciclo de Debates Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade é online e ocorre nesta terça-feira, 15 de abril, às 14h, no canal do grupo de pesquisa Repercute no Youtube. O palestrante será o professor Cristiano Cordeiro Cruz, do Instituto Mauá de Tecnologia, e a mediação será feita pelo professor Guilherme Scheid.
“Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula, faz-se imprescindível dialogar com pesquisadoras, pesquisadores e sociedade interessada”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.
O evento é promovido pelos grupos de pesquisa da UFSC Repercute, Comunic e Tema Didático, juntos com os parceiros de pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).
Para obter o certificado de participação no evento, é necessário realizar a inscrição.
Mais informações no site do Repercute, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com.
O curso de Letras Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, na quarta-feira, 23 de abril, o seminário Interpretação comunitária no Brasil: conceitos, práticas e profissionalização, que acontece às 9h30, na Sala Machado de Assis, 4º andar, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
O evento será uma mesa-redonda com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre a interpretação comunitária no Brasil, abordando temas como a formação profissional, a construção de políticas públicas e o reconhecimento institucional dessa prática essencial para a mediação linguística em contextos sociais diversos.
As convidadas Mylene Queiroz e Jaqueline Nordin, reconhecidas por suas pesquisas e atuações na área, irão compartilhar suas experiências e discutir os desafios e perspectivas de profissionalização da interpretação comunitária.
O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) oferecerá uma roda de conversa sobre Mulheres e o desenvolvimento de carreiras em 28 de abril às 17h no Auditório do Departamento de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é organizado pela professora Gertrudes Dandolini, voluntária da Rede Sinova UFSC.
O evento conta com a presença da professora Rebeca Barcellos do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Suas pesquisas investigam a relação das mulheres com o trabalho, explorando como fatores pessoais e contextuais influenciam o desenvolvimento da carreira e impactam as trajetórias profissionais. A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e conexão.
Para mais informações e inscrição acesse o formulário.
O Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental na Sociedade de Risco da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC) promove o seminário Juridicidade Ecológica e Emergência Climática nos dias 29 e 30 de abril. O evento terá atividades presenciais e on-line, com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Os instrumentos de gestão, controle e monitoramento do geodireito como ferramenta para a governança socioecológica da Lagoa da Conceição, coordenado pela professora Letícia Albuquerque junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A programação conta com o lançamento de dois livros, palestras com especialistas sobre o tema e apresentações de teses e projetos de tese do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC).
O seminário é híbrido e ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC) e no canal do YouTube do GPDA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
Programação:
Terça-feira – 29 de abril
Abertura do evento pelos presidentes: 9h às 9h20.
Palestras com convidados: 9h20 às 11h20.
Debates: 11h20 às 11h30.
Apresentações dos doutorandos: 14h às 16h30
Debates: 16h30 às 17h.
Quarta-feira – 30 de abril
Lançamento do Livro Projeto FAPESC (GPDA e OJE): 10h às 11h30.
Justiça Ecológica: uma perspectiva do direito ambiental no caso da balneabilidade da Lagoa da Conceição. Autor: Enzo Hideki Nakawatase
Direto Ecológico e Geodireito: estudos científicos interdisciplinares e sistêmicos da Lagoa da Conceição e da emergência climática.
Encerramento: 11h30.
Para se inscrever, acesse o formulário on-line.
Mais informações no site do CCJ.
O Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental na Sociedade de Risco da Universidade Federal de Santa Catarina (GPDA/UFSC) promove o seminário Juridicidade Ecológica e Emergência Climática nos dias 29 e 30 de abril. O evento terá atividades presenciais e on-line, com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Os instrumentos de gestão, controle e monitoramento do geodireito como ferramenta para a governança socioecológica da Lagoa da Conceição, coordenado pela professora Letícia Albuquerque junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). A programação conta com o lançamento de dois livros, palestras com especialistas sobre o tema e apresentações de teses e projetos de tese do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC).
O seminário é híbrido e ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC) e no canal do YouTube do GPDA. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
Programação:
Terça-feira – 29 de abril
Abertura do evento pelos presidentes: 9h às 9h20.
Palestras com convidados: 9h20 às 11h20.
Debates: 11h20 às 11h30.
Apresentações dos doutorandos: 14h às 16h30
Debates: 16h30 às 17h.
Quarta-feira – 30 de abril
Lançamento do Livro Projeto FAPESC (GPDA e OJE): 10h às 11h30.
Justiça Ecológica: uma perspectiva do direito ambiental no caso da balneabilidade da Lagoa da Conceição. Autor: Enzo Hideki Nakawatase
Direto Ecológico e Geodireito: estudos científicos interdisciplinares e sistêmicos da Lagoa da Conceição e da emergência climática.
Encerramento: 11h30.
Para se inscrever, acesse o formulário on-line.
Mais informações no site do CCJ.
O III Seminário Fatores Humanos: Saúde e segurança em contextos extremos e emergências, organizado pelo Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado em 2 e 3 de maio no Sapiens Parque, em Florianópolis. O evento foi selecionado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para representar a UFSC no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), contemplado como evento nacional.
O seminário trará para as palestras representantes de áreas da Psicologia, Medicina, Ciências Espaciais, Biologia, entre outros. Dentre as temáticas, serão discutidas as mudanças climáticas e como elas influenciam as emergências e os desastres, ações humanas para prevenção de acidentes, adoecimentos e crises nos mais distintos contextos, a promoção da saúde em ambientes polares e espaciais, e mais. O evento e os temas estão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de serem pioneiros no Brasil e no mundo em diversos aspectos, e oferecerem perspectivas de inserção acadêmica e profissional em áreas polares, espaciais e de desastres e emergências, todas com investimentos crescentes expressivos para as próximas décadas.
Participarão do evento pessoas envolvidas em pesquisa polar, espacial e de emergências do Brasil e do exterior. Com tradução simultânea para Libras e posteriormente tradução em inglês na reprodução no YouTube, a programação inclui a professora Danielle Ayres do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC e que atualmente está no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a finalista do prêmio TikTok Lorrane Olivlet, divulgadora científica que já foi convidada pela NASA e pela ONU; a recordista do Guinness Book Karina Oliani, fundadora da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) e Paola Barros Delben, selecionada pela Universidade de Zurich para uma experiência no projeto pioneiro LunAres, sete vezes na Antártica e premiada no Brasil e no exterior.
Representantes de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Associação de Pesquisadores e Educadores Polares e dos Mares (APECS-Brasil) e membros do laboratório Fator Humano também estarão presentes.
O Laboratório Fator Humano é liderado pelo professor Roberto Cruz e vice-líder Paola Barros Delben, com a participação dos estagiários de pós-doutoramento Priscilla Barros Delben e Jorge Jose Ramirez Landaeta, do doutorando Esdras Almeida, da mestranda Daniela Silvestre e da estudante de Física Natasha Barros Delben.
O III Seminário Fatores Humanos: Saúde e segurança em contextos extremos e emergências, organizado pelo Laboratório Fator Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será realizado em 2 e 3 de maio no Sapiens Parque, em Florianópolis. O evento foi selecionado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) para representar a UFSC no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), contemplado como evento nacional.
O seminário trará para as palestras representantes de áreas da Psicologia, Medicina, Ciências Espaciais, Biologia, entre outros. Dentre as temáticas, serão discutidas as mudanças climáticas e como elas influenciam as emergências e os desastres, ações humanas para prevenção de acidentes, adoecimentos e crises nos mais distintos contextos, a promoção da saúde em ambientes polares e espaciais, e mais. O evento e os temas estão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de serem pioneiros no Brasil e no mundo em diversos aspectos, e oferecerem perspectivas de inserção acadêmica e profissional em áreas polares, espaciais e de desastres e emergências, todas com investimentos crescentes expressivos para as próximas décadas.
Participarão do evento pessoas envolvidas em pesquisa polar, espacial e de emergências do Brasil e do exterior. Com tradução simultânea para Libras e posteriormente tradução em inglês na reprodução no YouTube, a programação inclui a professora Danielle Ayres do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFSC e que atualmente está no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a finalista do prêmio TikTok Lorrane Olivlet, divulgadora científica que já foi convidada pela NASA e pela ONU; a recordista do Guinness Book Karina Oliani, fundadora da Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas e Esportes de Aventura (ABMAR) e Paola Barros Delben, selecionada pela Universidade de Zurich para uma experiência no projeto pioneiro LunAres, sete vezes na Antártica e premiada no Brasil e no exterior.
Representantes de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), da Associação de Pesquisadores e Educadores Polares e dos Mares (APECS-Brasil) e membros do laboratório Fator Humano também estarão presentes.
O Laboratório Fator Humano é liderado pelo professor Roberto Cruz e vice-líder Paola Barros Delben, com a participação dos estagiários de pós-doutoramento Priscilla Barros Delben e Jorge Jose Ramirez Landaeta, do doutorando Esdras Almeida, da mestranda Daniela Silvestre e da estudante de Física Natasha Barros Delben.
O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/CNPq) e o Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (Genajor/CNPq), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), organizam o I Seminário Internacional Plataformize a História: Narrativas Jornalísticas na Era das Plataformas de 5 a 9 de maio. O evento, que é totalmente remoto e gratuito, reunirá pesquisadores de Portugal e Espanha para debater como a plataformização impacta as narrativas jornalísticas contemporâneas, com transmissão pelo YouTube, sempre a partir das 9h.
Para participar e receber certificação, é preciso realizar a inscrição via Sympla.
O seminário tem o apoio do Grupo de Pesquisa Laboratori de Prospectiva i Recerca en Comunicació, Cultura i Cooperació (Laprec), da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), do Grupo de Pesquisa iNova Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), e da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Programação
Na mesa de abertura, segunda-feira (05/05), estarão os professores Santiago Giraldo Luque, da Universidad Autônoma de Barcelona, e a professora Cristina Fernández-Rovira, da Universitat Central de Catalunya, ambos da Espanha. A palestra terá como tema Retos del relato periodístico en el imperio de las redes sociales. A mediação ficará por conta de Ricardo Bugs (Laprec/Genajor/UAB).
Na terça-feira (06/05) será a vez da professora Sónia de Sá, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que falará sobre a A narrativa da audiência televisiva nas plataformas. A mediação será da professora Cláudia Thomé (Genajor/UFJF).
O professor Jorge Vázquez Herrero, da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, fará sua intervenção na quarta-feira (07/05). A palestra terá como tema La narrativa periodística en las plataformas: formatos y lenguajes en los medios digitales. A mediação será das professoras Fabiana Piccinin (Genajor/Nephi-Jor/UFSC/Laprec/UAB) e Raquel Longhi (Nephi-Jor/Genajor/UFSC).
Na quinta-feira (08/05), o professor Pedro Coelho, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), de Portugal, falará sobre a A investigação jornalística e os desafios do visual. A mediação será da professora Raquel Longhi.
A programação termina na sexta-feira (09/05) com a palestra do professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. Intitulada Uns papéis que voam: o jornalismo na era das plataformas e da Inteligência Artificial, a fala terá a mediação da professora Rita Paulino (Nephi-Jor/Genajor/UFSC). Na mesa de encerramento do evento, estarão as professoras organizadoras, Fabiana Piccinin e Raquel Longhi.
Mais informações pelo e-mail plataformizeahistoria.ufsc@gmail.com
O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/CNPq) e o Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (Genajor/CNPq), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), organizam o I Seminário Internacional Plataformize a História: Narrativas Jornalísticas na Era das Plataformas de 5 a 9 de maio. O evento, que é totalmente remoto e gratuito, reunirá pesquisadores de Portugal e Espanha para debater como a plataformização impacta as narrativas jornalísticas contemporâneas, com transmissão pelo YouTube, sempre a partir das 9h.
Para participar e receber certificação, é preciso realizar a inscrição via Sympla.
O seminário tem o apoio do Grupo de Pesquisa Laboratori de Prospectiva i Recerca en Comunicació, Cultura i Cooperació (Laprec), da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), do Grupo de Pesquisa iNova Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), e da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Programação
Na mesa de abertura, segunda-feira (05/05), estarão os professores Santiago Giraldo Luque, da Universidad Autônoma de Barcelona, e a professora Cristina Fernández-Rovira, da Universitat Central de Catalunya, ambos da Espanha. A palestra terá como tema Retos del relato periodístico en el imperio de las redes sociales. A mediação ficará por conta de Ricardo Bugs (Laprec/Genajor/UAB).
Na terça-feira (06/05) será a vez da professora Sónia de Sá, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que falará sobre a A narrativa da audiência televisiva nas plataformas. A mediação será da professora Cláudia Thomé (Genajor/UFJF).
O professor Jorge Vázquez Herrero, da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, fará sua intervenção na quarta-feira (07/05). A palestra terá como tema La narrativa periodística en las plataformas: formatos y lenguajes en los medios digitales. A mediação será das professoras Fabiana Piccinin (Genajor/Nephi-Jor/UFSC/Laprec/UAB) e Raquel Longhi (Nephi-Jor/Genajor/UFSC).
Na quinta-feira (08/05), o professor Pedro Coelho, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), de Portugal, falará sobre a A investigação jornalística e os desafios do visual. A mediação será da professora Raquel Longhi.
A programação termina na sexta-feira (09/05) com a palestra do professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. Intitulada Uns papéis que voam: o jornalismo na era das plataformas e da Inteligência Artificial, a fala terá a mediação da professora Rita Paulino (Nephi-Jor/Genajor/UFSC). Na mesa de encerramento do evento, estarão as professoras organizadoras, Fabiana Piccinin e Raquel Longhi.
Mais informações pelo e-mail plataformizeahistoria.ufsc@gmail.com
O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/CNPq) e o Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (Genajor/CNPq), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), organizam o I Seminário Internacional Plataformize a História: Narrativas Jornalísticas na Era das Plataformas de 5 a 9 de maio. O evento, que é totalmente remoto e gratuito, reunirá pesquisadores de Portugal e Espanha para debater como a plataformização impacta as narrativas jornalísticas contemporâneas, com transmissão pelo YouTube, sempre a partir das 9h.
Para participar e receber certificação, é preciso realizar a inscrição via Sympla.
O seminário tem o apoio do Grupo de Pesquisa Laboratori de Prospectiva i Recerca en Comunicació, Cultura i Cooperació (Laprec), da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), do Grupo de Pesquisa iNova Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), e da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Programação
Na mesa de abertura, segunda-feira (05/05), estarão os professores Santiago Giraldo Luque, da Universidad Autônoma de Barcelona, e a professora Cristina Fernández-Rovira, da Universitat Central de Catalunya, ambos da Espanha. A palestra terá como tema Retos del relato periodístico en el imperio de las redes sociales. A mediação ficará por conta de Ricardo Bugs (Laprec/Genajor/UAB).
Na terça-feira (06/05) será a vez da professora Sónia de Sá, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que falará sobre a A narrativa da audiência televisiva nas plataformas. A mediação será da professora Cláudia Thomé (Genajor/UFJF).
O professor Jorge Vázquez Herrero, da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, fará sua intervenção na quarta-feira (07/05). A palestra terá como tema La narrativa periodística en las plataformas: formatos y lenguajes en los medios digitales. A mediação será das professoras Fabiana Piccinin (Genajor/Nephi-Jor/UFSC/Laprec/UAB) e Raquel Longhi (Nephi-Jor/Genajor/UFSC).
Na quinta-feira (08/05), o professor Pedro Coelho, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), de Portugal, falará sobre a A investigação jornalística e os desafios do visual. A mediação será da professora Raquel Longhi.
A programação termina na sexta-feira (09/05) com a palestra do professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. Intitulada Uns papéis que voam: o jornalismo na era das plataformas e da Inteligência Artificial, a fala terá a mediação da professora Rita Paulino (Nephi-Jor/Genajor/UFSC). Na mesa de encerramento do evento, estarão as professoras organizadoras, Fabiana Piccinin e Raquel Longhi.
Mais informações pelo e-mail plataformizeahistoria.ufsc@gmail.com
O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/CNPq) e o Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (Genajor/CNPq), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), organizam o I Seminário Internacional Plataformize a História: Narrativas Jornalísticas na Era das Plataformas de 5 a 9 de maio. O evento, que é totalmente remoto e gratuito, reunirá pesquisadores de Portugal e Espanha para debater como a plataformização impacta as narrativas jornalísticas contemporâneas, com transmissão pelo YouTube, sempre a partir das 9h.
Para participar e receber certificação, é preciso realizar a inscrição via Sympla.
O seminário tem o apoio do Grupo de Pesquisa Laboratori de Prospectiva i Recerca en Comunicació, Cultura i Cooperació (Laprec), da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), do Grupo de Pesquisa iNova Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), e da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Programação
Na mesa de abertura, segunda-feira (05/05), estarão os professores Santiago Giraldo Luque, da Universidad Autônoma de Barcelona, e a professora Cristina Fernández-Rovira, da Universitat Central de Catalunya, ambos da Espanha. A palestra terá como tema Retos del relato periodístico en el imperio de las redes sociales. A mediação ficará por conta de Ricardo Bugs (Laprec/Genajor/UAB).
Na terça-feira (06/05) será a vez da professora Sónia de Sá, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que falará sobre a A narrativa da audiência televisiva nas plataformas. A mediação será da professora Cláudia Thomé (Genajor/UFJF).
O professor Jorge Vázquez Herrero, da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, fará sua intervenção na quarta-feira (07/05). A palestra terá como tema La narrativa periodística en las plataformas: formatos y lenguajes en los medios digitales. A mediação será das professoras Fabiana Piccinin (Genajor/Nephi-Jor/UFSC/Laprec/UAB) e Raquel Longhi (Nephi-Jor/Genajor/UFSC).
Na quinta-feira (08/05), o professor Pedro Coelho, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), de Portugal, falará sobre a A investigação jornalística e os desafios do visual. A mediação será da professora Raquel Longhi.
A programação termina na sexta-feira (09/05) com a palestra do professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. Intitulada Uns papéis que voam: o jornalismo na era das plataformas e da Inteligência Artificial, a fala terá a mediação da professora Rita Paulino (Nephi-Jor/Genajor/UFSC). Na mesa de encerramento do evento, estarão as professoras organizadoras, Fabiana Piccinin e Raquel Longhi.
Mais informações pelo e-mail plataformizeahistoria.ufsc@gmail.com
O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/CNPq) e o Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (Genajor/CNPq), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC), organizam o I Seminário Internacional Plataformize a História: Narrativas Jornalísticas na Era das Plataformas de 5 a 9 de maio. O evento, que é totalmente remoto e gratuito, reunirá pesquisadores de Portugal e Espanha para debater como a plataformização impacta as narrativas jornalísticas contemporâneas, com transmissão pelo YouTube, sempre a partir das 9h.
Para participar e receber certificação, é preciso realizar a inscrição via Sympla.
O seminário tem o apoio do Grupo de Pesquisa Laboratori de Prospectiva i Recerca en Comunicació, Cultura i Cooperació (Laprec), da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), do Grupo de Pesquisa iNova Media Lab, da Universidade Nova de Lisboa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC), e da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Programação
Na mesa de abertura, segunda-feira (05/05), estarão os professores Santiago Giraldo Luque, da Universidad Autônoma de Barcelona, e a professora Cristina Fernández-Rovira, da Universitat Central de Catalunya, ambos da Espanha. A palestra terá como tema Retos del relato periodístico en el imperio de las redes sociales. A mediação ficará por conta de Ricardo Bugs (Laprec/Genajor/UAB).
Na terça-feira (06/05) será a vez da professora Sónia de Sá, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, que falará sobre a A narrativa da audiência televisiva nas plataformas. A mediação será da professora Cláudia Thomé (Genajor/UFJF).
O professor Jorge Vázquez Herrero, da Universidade de Santiago de Compostela, da Espanha, fará sua intervenção na quarta-feira (07/05). A palestra terá como tema La narrativa periodística en las plataformas: formatos y lenguajes en los medios digitales. A mediação será das professoras Fabiana Piccinin (Genajor/Nephi-Jor/UFSC/Laprec/UAB) e Raquel Longhi (Nephi-Jor/Genajor/UFSC).
Na quinta-feira (08/05), o professor Pedro Coelho, da Universidade Nova de Lisboa (UNL), de Portugal, falará sobre a A investigação jornalística e os desafios do visual. A mediação será da professora Raquel Longhi.
A programação termina na sexta-feira (09/05) com a palestra do professor João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal. Intitulada Uns papéis que voam: o jornalismo na era das plataformas e da Inteligência Artificial, a fala terá a mediação da professora Rita Paulino (Nephi-Jor/Genajor/UFSC). Na mesa de encerramento do evento, estarão as professoras organizadoras, Fabiana Piccinin e Raquel Longhi.
Mais informações pelo e-mail plataformizeahistoria.ufsc@gmail.com