
O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Sobre a China, um debate sobre a influência e os desafios da potência asiática no cenário global, no dia 20 de março, quinta-feira, às 17h. O encontro será híbrido, realizado no Labeur, na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, e transmitido pelo canal do Labeur no Youtube.
A mesa contará com a participação de Vítor Silveira, vice-presidente do PT de Santa Catarina, e dos pesquisadores Bruno Saggiorato e Otávio Cascaes, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Também estará presente Filipe Calueio, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O evento é uma realização do Instituto Rangel, do Labeur e do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) da Udesc. Ao reunir pesquisadores e dirigentes que conheceram e estudam a China e suas relações políticas e econômicas, a iniciativa busca fomentar reflexões acadêmicas e políticas sobre o papel do país no cenário internacional.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrições. Os participantes terão direito a certificado.
Mais informações pelo Instagram @inst.rangel.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.
A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.
A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.
O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).
O trailer do documentário está disponível por meio deste link.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a primeira edição do PROPG Convida, uma série de workshops mensais sobre temas para a pós-graduação. O primeiro encontro, intitulado (IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política, ocorrerá em 3 de abril, às 10h, por meio da plataforma Google Meet.
O workshop será conduzido por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista e servidor do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
O workshop pode ser acessado através do link.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
O curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) promove uma palestra e debate com Susana Bleil, da Universidade Le Havre Normandie, França. O evento “MST: a construção do comum. Notas de pesquisa na França e no Brasil” ocorre no dia 15 de abril, terça-feira, das 16h20 às 18h, na sala 115 do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). A atividade é aberta para toda a comunidade.
Susana Bleil é doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Atualmente, leciona Português e Civilização Brasileira na Universidade Le Havre Normandie, onde integra o Groupe de Recherche Identité et Cultures (GRIC). É também pesquisadora associada ao Centre d’études des mouvements sociaux (CEMS-EHESS). Entre suas publicações recentes estão o livro “MST: a construção do comum” (Contracorrente, 2024) e o artigo “Une violence invisible? La recrudescence des assassinats dans le Brésil rural”, publicado na revista Brésil(s) em 2018.
Mais informações pelo e-mail relacoesinternacionais@contato.ufsc.br
O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).
Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.
As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.
Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Academy UFSC promove, na terça-feira, 22 de abril, o workshop Co-criando com IA: tirando projetos do papel, que busca mostrar, na prática, como usar Inteligência Artificial (IA) para transformar uma ideia em um projeto palpável em menos de uma hora. A atividade ocorre no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 19h, e faz parte do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), maior festival de criatividade do mundo, que, em Florianópolis, ocorre entre 21 e 23 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.
Formato:
Breve introdução teórica (15 min) sobre como a IA pode ser usada na criação e execução de projetos. Demonstração prática (40 min), passando por todas as etapas.
1. Etapas da prática:
Geração e estruturação da ideia (Adapta ou ChatGPT) – 10 min
- Utilizar IA conversacional para ajudar a elaborar uma ideia
- Refinar a ideia pedindo ajuda da IA para estruturar público-alvo, objetivo e cronograma com etapas iniciais.
- Napkin pra deixar esse cronograma legal
2. Desenvolvimento do Projeto – 25 min
- Falar sobre projetos voltados para produto ou serviço (ex: app, plataforma):
- Falar sobre projetos de cunho criativo (ex: evento, campanha, iniciativa de conteúdo):
3. Apresentação do Resultado – 5 min
- Mostrar os materiais e finalizar falando que “se fizemos isso em 1 hora, imagina o que você não pode criar elaborando mais sobre o assunto?”
Ferramentas utilizadas:
- ChatGPT (ideação e estruturação)
- Vercel V0 (protótipos/MVPs de produtos)
- Gamma (páginas/posts/sites)
- Napkin (organização de ideias)
O Academy UFSC, programa do departamento de Ciências da Administração focado na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo, promove nesta quarta-feira, 23 de abril, o WorksShop Fronteiras de vendas: fundamentos e tendências das operações de marketing, vendas e C.S. O evento será realizado às 18h, na sala 302, bloco F do Centro Socioeconômico. As inscrições são gratuitas.
O objetivo do evento é entender os fundamentos das operações de marketing, vendas e customer success, ao lado das principais tendências, o que é considerado essencial para quem quer se manter competitivo e relevante. Nesse workshop do Academy UFSC em parceria com o World Creativity Day, será possível mergulhar nas fronteiras da nova geração de vendas, aprendendo como alinhar estratégia, tecnologia e experiência do cliente para gerar valor real. Mais informações: https://worldcreativityday.com/brazil/florianopolis/activities/fronteiras-de-vendas
O Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Santa Catarina (Nuppi/UFSC) realiza o evento PI e a Música: Sinta o Ritmo da Propriedade Intelectual – uma imersão no papel da Propriedade Intelectual no universo musical nesta quarta-feira, 23 de abril, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A atividade será um debate entre músicos e estudiosos do Direito Autoral e contará com a presença de artistas como Guilherme Coutinho, Lucas Duarte (@lucassduarte_ ) e MC Versa (@salveversa). As inscrições estão disponíveis pelo formulário on-line.
Também ocorrerá, durante o evento, o lançamento do projeto Autoria Marginal (@autoriamarginal), que marca a abertura das vendas de uma obra voltada à amplificação do debate e à reescrita da legislação brasileira de Direitos Autorais.
Para mais informações, acesse o site do Nuppi/UFSC.
O programa de extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (TILSJUR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da promoção de um workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras, em 24 de abril, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. O workshop em defesa da educação bilíngue de surdos ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma realização da Associação de Surdos de Laguna e Região (Assul), com apoio do TILSJUR e participação de gestores da Secretaria de Educação de Laguna.
O objetivo é discutir propostas para a garantia de direitos linguísticos, políticas educacionais e melhoraria da qualidade do ensino para surdos. Ao fim do workshop, será formulado um documento a ser entregue à Secretaria de Educação de Laguna e região com base na discussão.
A participação da comunidade e a construção coletiva do requerimento são fundamentais para a garantia de direitos linguísticos das comunidades surdas na educação. A educação bilíngue é uma importante conquista das comunidades surdas e sua implementação na região sul do estado de Santa Catarina contribuirá significativamente no desenvolvimento pleno das pessoas surdas e na equidade linguística e cultural desse público, segundo a professora Silvana Aguiar dos Santos, coordenadora do TILSJUR.
A vice-coordenadora do TILSJUR, professora Marianne Stumpf, fará a palestra A conquista da Lei de Libras e os Direitos Linguísticos dos Surdos. A garantia de direitos linguísticos das pessoas surdas é um dos pilares das atividades desenvolvidas pelo TILSJUR.
Mais informações no Instagram ou no site da TILSJUR.
O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (ProfNIT/UFSC) promove, no dia 29 de abril, das 18h30 às 22h, o workshop No Ritmo da PI: Debatendo a Propriedade Intelectual e o Mercado da Música, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de abril neste link. Será emitido certificado de participação com carga horária de 3h30min.
A atividade reunirá alunos, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios da propriedade intelectual no setor musical, especialmente no contexto da indústria criativa e das transformações tecnológicas. A programação contará com a palestra de Liz Sass, que discutirá tendências e dilemas legais enfrentados pelo mercado musical, além da apresentação de estudos de caso desenvolvidos por discentes do ProfNIT. Entre os temas abordados estão conflitos jurídicos em torno de obras como “Gotye vs. Luiz Bonfá”, disputas envolvendo Legião Urbana e Charlie Brown Jr., questões legais em torno de trilhas sonoras de games, e os desafios da fixação sonora na era digital, com destaque para casos internacionais como o de Lady Gaga.
Para assistir ao workshop, acesse aqui.
Mais informações no link ou pelos telefones (49) 99139-7097 (Izabelly) ou (98) 99136-7644 (Pauline)
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).
Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.
As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.
Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o workshop Tecnologias para Diabetes em LivingLab: Onde a Tecnologia Encontra a Vida Real, que reunirá profissionais de saúde, representante da Anvisa, Inmetro, associações de diabetes, indústria e usuários finais para discutir desafios e problemáticas enfrentadas com glicosímetro (sensor de monitoramento contínuo de glicose) e bomba de insulina. O evento está marcado para 6 de maio, às 14h, de forma virtual.
O objetivo do workshop é apresentar perspectivas de diferentes áreas para estabelecer estratégias para prevenção de eventos adversos em dispositivos médicos usados por pessoas com diabetes. O evento é voltado a pessoas que têm diabetes, profissionais da saúde, pesquisadores, profissionais que atuam em agências reguladoras, na indústria e demais interessados.
Para mais informações e o recebimento do link do workshop acesse o formulário de inscrição
O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).
Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.
As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.
Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.
O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maio, de forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.
Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.
Programação:
13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)
14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)
15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)
Para mais informações, acesse o site do evento.