O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.
A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.
Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.
Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.
A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.
Confira a programação no site da Jornada Discente.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O Laboratório de Psicologia da Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (Koan/UFSC) realiza o evento Sábado Gestáltico – Corpo em terapia neste sábado, 31 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do ciclo de palestras e/ou mesas-redondas sobre Gestalt-terapia, que ocorrem aos sábados pela manhã na UFSC. As atividades são abertas ao público, gratuitas, com inscrições prévias e certificados de participação. Realize a inscrição pelo Sympla.
Nesta edição, serão abordados temas relacionados aos aspectos do corpo e seus sofrimentos na perspectiva da clínica gestáltica. Serão apresentadas e debatidas situações potencialmente reais e suas possibilidades clínicas em gestalt-terapia.
O evento conta com as palestras Pessoa com dor crônica, ministrada pelo acupunturista e professor da UFSC Li Shih Min, e Fenomenologia do corpo em Gestalt-terapia, realizada pela professora de Psicologia da UFSC e coordenadora do Koan, Magda Zurba. As discussões serão mediadas por Lucas Gonçalves, estudante do curso de Psicologia da UFSC e membro do Koan.
Conforme os organizadores, os temas da mesa estão diretamente relacionados ao projeto de pesquisa em andamento Atenção em saúde mental: um estudo sobre políticas públicas, prevenção, promoção e modelos de cuidado, bem como ao projeto de extensão, também em andamento, Saúde mental a pessoas com dor crônica e/ou fibromialgia.
Para mais informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail koan.cfh@contato.ufsc.br.
No dia 9 de junho, segunda-feira, às 18h, haverá o lançamento conjunto de três publicações que colocam em evidência o protagonismo feminino nas lutas por direitos, memória e justiça, e faz um chamado à reflexão crítica e à mobilização coletiva. O evento ocorre no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) — localizado na Rua Des. Vitor Lima, 45, no campus da UFSC, em frente à Praça do Pida, na Trindade. O evento é gratuito e aberto a todos.
O lançamento dessas três publicações é “Será um momento de reflexões potentes e necessárias sobre os enfrentamentos das mulheres diante das múltiplas formas de violência”, afirmam as organizadoras. O encontro reunirá autoras, coletivos, pesquisadoras e militantes, além de abrir espaço para o debate com o público presente. As obras lançadas abordam temas como a violência obstétrica, a violência política de gênero e os desafios enfrentados por mulheres em cargos de liderança e decisão. É um convite para pensar o Brasil a partir da experiência das mulheres — com escuta, sensibilidade e compromisso.
“Somos Todas”: dar voz à dor e à força do parto
A primeira publicação da noite, “Somos Todas”, de Daniele Manfrini, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), mergulha em um dos temas mais silenciados da experiência feminina: a violência obstétrica. Fruto de sua tese de doutorado, o livro parte da vivência da própria autora para construir uma pesquisa encarnada, que cruza sua trajetória profissional como assistente social com a sua experiência pessoal de parto.
Além de uma análise acadêmica, a obra é também um ato político e coletivo, que dá voz a mulheres que enfrentaram abusos, negligências e desrespeitos em momentos cruciais de suas vidas. Por meio de relatos emocionantes e contundentes, o livro revela como essas mulheres transformaram a dor em mobilização, reivindicando respeito, acolhimento e autonomia para todas. A narrativa, escrita em primeira pessoa, articula teoria feminista e prática social, destacando a importância das epistemologias feministas e do conhecimento situado na produção acadêmica.
“Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”: resistências nos espaços de poder
A segunda obra, “Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”, é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial. Partindo da célebre fala da ex-presidenta Dilma Rousseff — “É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos” —, o livro traz à tona os obstáculos enfrentados por mulheres que ocupam cargos de liderança e poder.
Além de narrar casos, o guia busca fortalecer a atuação política das mulheres e apontar estratégias de enfrentamento às múltiplas formas de violência que incidem sobre elas, especialmente quando suas identidades são atravessadas por interseccionalidades. Mulheres negras, indígenas, LBTQIA+, com deficiência, ciganas e de comunidades periféricas são alvo de uma violência acumulada, que une machismo, racismo, capacitismo e outras formas de opressão.
A publicação ressalta que a construção de ambientes mais seguros e igualitários exige políticas públicas eficazes, mudanças culturais profundas e o engajamento da sociedade civil, além da implementação contínua de medidas de proteção. O livro também é um agradecimento à Secretaria Nacional de Articulação Institucional Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, responsável pelo financiamento da pesquisa.
“Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”: ferramentas para reagir e resistir
A cartilha “Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”, produzida pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), foi elaborado no âmbito do projeto “Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero”, com apoio da FAPESC, e visa oferecer orientação prática, apoio e informação sobre os sinais e manifestações da violência política de gênero, tanto em espaços presenciais quanto digitais.
A cartilha identifica formas de violência comuns sofridas por mulheres que atuam na política ou que se expõem publicamente — como comentários misóginos, ataques coordenados nas redes sociais e discursos de ódio — e propõe procedimentos legais, formas de apoio e estratégias de autoproteção. Ao mesmo tempo, busca educar e sensibilizar sobre a importância de ambientes democráticos inclusivos, onde mulheres possam exercer sua cidadania com segurança e dignidade.
Mais informações no site do IEG (ieg.ufsc.br), Instagram (@iegufsc) e pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.
A equipe do Acervo Memória e Direitos Humanos, vinculada ao Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove no dia 18 de junho, quarta-feira, às 9h, o lançamento da coleção do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CCPMMDP). O evento ocorre no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis.
A coleção reúne documentos digitalizados que registram a atuação do Comitê, criado em 1983 e coordenado por Derlei Catarina de Luca. Entre os materiais disponíveis estão registros das buscas por desaparecidos políticos, processos de anistiados, correspondências de familiares, ofícios trocados com instituições, projetos de espaços de memória e recortes de imprensa.
Os documentos foram organizados, descritos e indexados ao longo de três anos por bolsistas e voluntários do Acervo Memória e Direitos Humanos. Todo o conteúdo estará acessível ao público no site memoriaedireitoshumanos.ufsc.br.
A programação inicia com uma mesa de abertura às 9h, com a participação de Lúcia Haygert, do Coletivo Catarinense MVJ Derlei de Luca; Fernando Ponte, professor aposentado da UFSC e membro do IMDH; e Luiz Felipe Paiva, representante do IMDH e do acervo.
Às 9h30, serão apresentados os resultados do trabalho de tratamento do acervo e o lançamento oficial da coleção, com Graziela Martins de Medeiros, professora da UFSC e integrante do IMDH, e Arthur Will Tocchetto de Oliveira, ex-bolsista do instituto.
A partir das 10h10, haverá uma intervenção com relatos de filhos e filhas de presos e desaparecidos políticos: Marlene Soccas, ex-presa política; Arlindo Costa, filho de Lucindo Costa; e João Stuart Wright, filho de Paulo Stuart Wright.
O acervo do Comitê Catarinense Pró-Memória foi reunido ao longo de mais de 25 anos e doado ao Memorial dos Direitos Humanos, sediado no Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).
Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o 10° seminário do Ciclo de Debates: Plataformização da Educação Pública: do sul global ao contexto local na segunda-feira, 23 de junho, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
Com tema Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, esta edição do ciclo terá como palestrantes os professores Carolina Israel, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Leonardo Cruz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mediação do professor Éverton Almeida, da UFSC.
O seminário é promovido em parceria com a Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (Pontifícia Universidade Católica-SP), Learning, Media and Social Interactions (Universitat de Barcelona, Espanha) e o projeto Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (Universidade de Lisboa, Portugal).
Para obter o certificado de três horas de participação no evento, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line e acompanhar a transmissão do seminário no canal do YouTube do grupo Repercute.
Link da transmissão ao vivo:
O evento Pena Justa: Entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro ocorre no dia 24 de junho, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). A proposta é discutir as discrepâncias entre a legislação penal e a realidade vivida no sistema prisional brasileiro. A iniciativa é realizada pelos estudantes da segunda fase do curso de Direito da UFSC e vinculada ao projeto de extensão da disciplina de Direito Penal II.
Os convidados são Renê Beckmann Johann Júnior, coordenador do Núcleo Especializado de Política Criminal e Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, e Ana Paula Zimmermann de Meireles Phillippi, Chefe de Secretaria do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.
As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.
Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.
Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.