
O projeto de extensão Literar, grupo de estudos em Direito e Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá três encontros ao longo do segundo semestre de 2024. Com o tema “Romances Gráficos e Narrativas Políticas”, a 11ª edição do Literar irá debater os livros Angola Janga, de Marcelo D’Salete, e Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle. A participação é aberta a todos e as inscrições devem ser feitas neste link. O cronograma dos encontros está disponível aqui.
Coordenado pela professora Luana Renostro Heinen, o grupo foi criado em 2019 com o objetivo de questionar o formalismo e tecnicismo que prevalecem no ambiente jurídico por meio da arte. A análise crítica da literatura permite transportar o imaginativo das páginas para a realidade. O grupo pretende ser um espaço interdisciplinar de troca, onde seja possível construir, através de dilemas humanos (em especial políticos, éticos e jurídicos), um pensamento crítico em relação ao sistema normativo, a partir da arte da leitura, interpretação e escrita literária.
11ª Edição: Romances Gráficos e Narrativas Políticas
A literatura é expressão da liberdade, e essa liberdade reside também em sua forma. Na 11ª edição do Literar será debatido como as narrativas gráficas podem ampliar a consciência política. Nesse sentido, foram selecionadas obras com narrativas intensas e impactantes. Angola Janga, de Marcelo D’Salete, retrata a resistência do quilombo de Palmares, destacando a luta por liberdade e justiça em uma sociedade opressiva. D’Salete utiliza o poder das imagens e das palavras para nos levar a refletir sobre a resistência negra e a importância da memória. Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle, mergulha nas complexas relações entre arte e política, explorando a vida de artistas e suas lutas contra regimes autoritários. Através de uma narrativa envolvente, de la Calle nos mostra como a arte pode ser uma arma poderosa na resistência a toda forma de controle.
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações na página do Literar ou no Instagram.
Em celebração à Semana da Consciência Negra, a Sala Verde UFSC promove um evento sobre a valorização da cultura negra e da tradição do Coco de Roda na terça-feira, 19 de novembro, em parceria com o projeto Saia do Mar: intercâmbio cultural e vivências entre o Nordeste e o Sul, fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Música, do Ministério da Cultura. A atividade é gratuita, aberta a todo o público e ocorre no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da UFSC, das 14h às 20h. Haverá certificação e acessibilidade em Libras. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.
Programação
14h às 17h – Oficina Saia do Mar: intercâmbio cultural e vivências entre o Nordeste e o Sul + Coco de Roda da Paraíba
Com Mestra Ana do Coco e Ismael do Coco, do grupo Novo Quilombo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/activities/11003
18h às 20h – Mesa de conversa Conexão Cultural Sul e Nordeste: valorização e retomada do Coco, uma linguagem cultural de 200 anos
Com a Mestra Ana do Coco
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/activities/11004
Mais informações no site da Sala Verde UFSC.
O Coletivo Curitiblack da UFSC Curitibanos promove, em 19 de novembro, às 19h, o evento comemorativo ao Dia da Consciência Negra no Mercado Municipal de Curitibanos, com atividades como performance do Coral Municipal de Curitibanos, Gincana Musical, Capoeira Angola, divulgação de projetos e roda de conversa com debate sobre o antirracismo.
O objetivo, segundo o grupo, é levar ao ambiente público o questionamento sobre as atitudes racistas que não são percebidas como tal, para além dos xingamentos.
O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da UFSC promove, no dia 21 de novembro, quinta-feira, a partir das 14h, a Roda de Conversa intitulada “A ‘língua sacra’ do cristianismo: a Tradução”, com o palestrante Scott Randall Paine, professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB). A roda terá mediação da professora do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, Cristine Severo.
O evento será online, transmitido pelo YouTube e integra o projeto de extensão Língua, Cultura e Religião, coordenado pelo PoLiTicas em parceria com o projeto de extensão do Departamento de Libras da UFSC, “Yoga e Meditação para Todos“, coordenado pelo professor Tarcísio de Arantes Leite.
O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da UFSC promove, no dia 28 de novembro, quinta-feira, às 14h a roda de conversa “Roda 32: Políticas linguísticas, Integração e Internacionalização do Ensino Superior: Unila e Unilab em foco”, online, pelo YouTube. Participam do evento Laura Janaína Dias Amato (Unila), Maria Elias Soares (UFC), Stela Maria Meneghel (Furb) e haverá mediação de Alexandre Silveira (Unilab).
O evento integra o projeto “Multilinguismos: Diálogos com a Educação“, do grupo Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da UFSC.
O projeto Cine Ciência UFSC irá apresentar nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o filme O Dilema das Redes (2020), às 18h, no auditório da Biblioteca Universitária (BU), no Campus Trindade, em Florianópolis. Após a exibição do longa, será realizada uma roda de conversa sobre como a vida virtual afeta a vida real com a professora Jerusa Marchi, do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Mais informações no perfil do Instagram @cinecienciaufsc.
Sinopse do filme
O Dilema das Redes nos mostra como os magos da tecnologia possuem o controle sobre a maneira em que pensamos, agimos e vivemos. Frequentadores do Vale do Silício revelam como as plataformas de mídias sociais estão reprogramando a sociedade e sua forma de enxergar a vida.
Com informações do site Adoro Cinema.

O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) promove duas rodas de diálogo virtuais, nos dias 5 e 12 dezembro, integrando o projeto Multilinguismos: diálogos com a Educação. As transmissões serão feitas pelo canal do YouTube do grupo PoLiTicas. Não é necessário realizar inscrição, a participação é gratuita.
No dia 5 de dezembro, às 14h, o debate será voltado para a revitalização da Língua Talian, idioma de origem vêneta falado por descendentes de imigrantes italianos no Brasil. A roda contará com a presença de Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO | ASSODITA) e Juvenal Dal Castel (ASSODITA), responsáveis pelo Projeto Cucagna Scola de Talian, que busca preservar e promover o uso da língua. A mediação será conduzida por Cristine Severo, professora da UFS. Para assistir, acesse aqui.
No dia 12 de dezembro, às 14h, o tema do debate será Ecolinguística, uma abordagem que estuda as interações entre linguagem e meio ambiente. O expositor será Hildo Honório do Couto (UNB), com debate conduzido por Ana Lívia Agostinho (UFSC) e mediação de Cristine Severo. Para assistir, acesse aqui.
Mais informações no site do grupo.
O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Catarina (PoLiTicas/UFSC) promove duas rodas de diálogo virtuais, nos dias 5 e 12 dezembro, integrando o projeto Multilinguismos: diálogos com a Educação. As transmissões serão feitas pelo canal do YouTube do grupo PoLiTicas. Não é necessário realizar inscrição, a participação é gratuita.
No dia 5 de dezembro, às 14h, o debate será voltado para a revitalização da Língua Talian, idioma de origem vêneta falado por descendentes de imigrantes italianos no Brasil. A roda contará com a presença de Loremi Loregian-Penkal (UNICENTRO | ASSODITA) e Juvenal Dal Castel (ASSODITA), responsáveis pelo Projeto Cucagna Scola de Talian, que busca preservar e promover o uso da língua. A mediação será conduzida por Cristine Severo, professora da UFS. Para assistir, acesse aqui.
No dia 12 de dezembro, às 14h, o tema do debate será Ecolinguística, uma abordagem que estuda as interações entre linguagem e meio ambiente. O expositor será Hildo Honório do Couto (UNB), com debate conduzido por Ana Lívia Agostinho (UFSC) e mediação de Cristine Severo. Para assistir, acesse aqui.
Mais informações no site do grupo.
O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.
O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.
Sobre o filme
O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.
O Programa de Educação Tutorial (PET) de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), supervisionado pela professora Daniela Queiroz Campos, abre as inscrições para o grupo de leitura. O encontro acontecerá na Sala do PET História no CFH – 6º andar, dia 27 de março às 14h. O livro a ser estudado será “Futuro Passado“, do historiador alemão Reinhart Koselleck. PET é um programa de educação tutorial organizado pelos estudantes. Os encontros acontecem quinzenalmente, com foco em estudantes da graduação e pós graduação.
As leituras têm a finalidade de aprofundamento de uma reflexão essencial sobre o tempo histórico e as transformações na percepção do passado, presente e futuro na modernidade, a partir da obra clássica de Reinhart Koselleck. Os ensaios reunidos em Futuro Passado apresentam uma expressiva coleção das principais contribuições que marcaram a obra de Koselleck, que expõe, com toda a sua maestria, a história dos conceitos Begriffsgeschichte e as seus desdobramentos quando articuladas em termos de uma teoria da história.
As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro, durante toda a duração do grupo de leitura. A cada encontro é somado um certificado de 2h.
Para participar e receber o certificado, é necessário se inscrever via formulário.
Mais informações no Instagram @pethistoriaufsc e pelo e-mail pet.hst.ufsc@gmail.com
Leia também:
Grupo de leitura que aborda obra de historiador alemão abre inscrições para participantes
O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.
O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.
O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.
O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) oferecerá uma roda de conversa sobre Mulheres e o desenvolvimento de carreiras em 28 de abril às 17h no Auditório do Departamento de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é organizado pela professora Gertrudes Dandolini, voluntária da Rede Sinova UFSC.
O evento conta com a presença da professora Rebeca Barcellos do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Suas pesquisas investigam a relação das mulheres com o trabalho, explorando como fatores pessoais e contextuais influenciam o desenvolvimento da carreira e impactam as trajetórias profissionais. A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e conexão.
Para mais informações e inscrição acesse o formulário.
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o professor da Universidade de Lisboa (ULisboa) José Maria Carvalho Ferreira para a roda de conversa Situação e crise: miséria humana na sociedade global. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 15h, no auditório do Bloco B do CFH. A atividade é aberta a todo o público.
José Maria é professor catedrático do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da ULisboa. Possui graduação em Economia Política, mestrado e doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis. Também é definido como um português apaixonado pela anarquia, que a compreende como uma potência de vida que ensina a viver. José Maria ressalta que “anarquia não pode ser modelo nem como análise, nem como prática e, sobretudo, como modelo de vida”, mas que emerge da espontaneidade e da liberdade vivida.
Na pauta do evento da UFSC, constam temas centrais em suas experiências investigativas, tais como situação de crise, emprego e miséria humana na sociedade global; economia real clássica e contingências da economia virtual; tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a crise no mundo do trabalho e das qualificações; e anarquia e probabilidades de emancipação social. Dentre os escritos e organizados de sua vasta publicação, destacam-se, no âmbito do debate, experiências de seus últimos títulos: Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais (2024); Autobiografia de um Gigante Ah! (Não) (2023); e Contingências da Pandemia Gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas (2022), todos publicados pelo Socius/Clássica Editora.
O encontro é organizado por três grupos da UFSC: Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política (Gepep) e Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela).
O Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas rodas de conversa em 5 e 12 de junho, às 14h. As atividades integram o projeto Língua, Religião e Cultura, uma parceria entre o grupo PoLiTicas e o Projeto Yoga e Meditação para Todos, e podem ser assistidas pelo canal do YouTube do grupo.
Em 5 de junho, a roda de conversa será com Ezra Nhampoca, da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, sobre Linguística missonária: Moçambique e Angola. A mediação será realizada pela professora Cristine Severo da UFSC. Será abordado o tratamento dos dados levantados sobre as línguas africanas em Moçambique e Angola pelos missionários: questionamentos, acervos e práticas atuais.
Em 12 de junho, a roda de conversa será com Fautisno Teixeira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre O papel das línguas na mística Islâmica. A medição também será realizada pela professora Cristine. Será discutido o papel das línguas nas práticas religiosas e místicas do Islamismo.
Mais informações no site do grupo.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terá uma palestra sobre “As grandes questões em aberto na Ciência moderna” no dia 06 de junho às 20h no Planetário da UFSC.
A palestra é ministrada por Júlio César Fernandes que falará de modo breve e acessível alguns dos grandes temas em aberto na ciência moderna, tanto na pesquisa básica quanto aplicada. Não é necessário inscrição prévia.
Sobre o GEA
O GEA é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a UFSC com atividades de divulgação da astronomia e ciências afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Para mais informações acesse a página do GEA e do Planetário.
Alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o evento Ficorremediação em Lagos Urbanos Eutrofizados, no dia 7 de junho, das 13h30 às 17h, no Parque Natural Municipal do Córrego Grande, em Florianópolis. A atividade faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente e busca aproximar a comunidade do conhecimento científico produzido na universidade.
Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do processo de biorremediação utilizando algas, entender os fatores que causam a eutrofização dos lagos e o papel das algas nesse processo. Haverá também exposição de espécies de algas, atividades interativas sobre monitoramento da água e rodas de conversa com os estudantes.
O projeto está relacionado à rampa filtrante de biorremediação instalada no lago do parque, desenvolvida e monitorada pelo Laboratório de Ficologia (LAFIC), do Departamento de Botânica da UFSC. Esse sistema utiliza algas para a remoção de poluentes e o controle da eutrofização, promovendo a melhoria da qualidade da água de forma natural e sustentável.
A proposta é conscientizar o público sobre a importância da qualidade da água e estimular o uso de tecnologias sustentáveis na restauração ambiental de áreas urbanas.
Mais informações no instagram do laboratório.
A Coordenadoria do Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (CARC/UFSC) organiza a 9ª Semana Nacional de Arquivos (SNA) entre segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de junho. As atividades ocorrem na sede da CARC, localizada no campus de Florianópolis no bairro Córrego Grande, ao lado do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA). A SNA é uma iniciativa articulada pelo Arquivo Nacional, com eventos em todo o país, sempre na semana do Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.
Para participar, os interessados devem enviar nome completo e CPF para o e-mail arquivocentral@contato.ufsc.br até 9 de junho, a fim de efetivar a inscrição, que são gratuitas e dão direito a certificado de três horas.
Com tema Mudanças Climáticas: Preservação e Acessibilidade, a proposta desta edição da SNA, alinhada às discussões globais da COP-30, destaca os efeitos da crise climática sobre a preservação documental e reforça a importância da gestão de riscos e da ampliação do acesso aos acervos.
Programação:
09/06 – Visitas mediadas ao Arquivo Central
8h e às 13h | Arquivo Central da UFSC
Visitas técnicas conduzidas por arquivistas da equipe, com apresentação do funcionamento e das atividades do setor.
10/06 – Roda de conversa “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”
9h30 | Arquivo Central da UFSC
Reflexão e troca de experiências sobre a temática “Preservar e acessar arquivos em tempos de mudança climática”, com discussões deflagradas a partir de fontes audiovisuais, como trechos de filmes, séries e matérias jornalísticas.
Para mais informações, acesse o site da Coordenadoria do Arquivo Central da UFSC.
O Coletivo Batalha do Conviva promove em 9 de junho, na segunda-feira, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
As inscrições são por ordem de chegada. 50% das vagas são reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras. O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.
Mais informações no Instagram da Batalha do Conviva.
Programação
18h: Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h: Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30: Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
Premiação
1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass