O Linc Social, programa da Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove, no dia 25 de abril, uma visita totalmente gratuita ao Instituto Padre Vilson Groh (IVG). Com transporte incluso, a partida se inicia no estacionamento do Centro Socioeconômico (CSE), às 13h15. Para participar é necessário se inscrever através do formulário. Os participantes terão direito a certificado de 4 horas.
O Linc Social é um programa de extensão da UFSC que pretende pesquisar, mapear e entender os locais que promovam algum tipo de inovação social. Como parte do Linc, tem-se o projeto Rotas da Inovação, que tem o objetivo de levar alunos da UFSC para conhecer os bastidores de instituições que possuam iniciativa social.
Para mais informações acesse o instagram do programa.

A Conferência “Cuidar da Amazônia arriscando a vida. Sangue, terra e acumulação de riquezas no Brasil” ocorre no dia 25 de abril, às 14h30, na sala 102 do Bloco B do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). O evento é aberto a todos e não é preciso se inscrever. A palestra será ministrada pela professora convidada Susana Bleil, da Université de Havre, França.
O evento ocorre no âmbito do convênio de intercâmbio entre o Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Université de Havre, mediado pelo professor Agripa Faria Alexandre. Durante a conferência, haverá também informes sobre como participar do convênio de intercâmbio.
Mais informações pelo e-mail do professor Agripa: agripa.alexandre@gmail.com
O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.
Mais informações no Instagram.

O Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual (Nuppi) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, nesta sexta-feira, 26 de abril, a partir das 18h30, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o Seminário Acadêmico em Comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual (IP DAY). O tema do evento é PI e os ODS: Construir nosso futuro comum com inovação e criatividade.
Em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, a proposta é discutir um tema crucial: o papel da propriedade intelectual (PI) na promoção de soluções inovadoras e criativas essenciais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e construir um futuro comum sustentável. Segundo a organizadora do evento e coordenadora do Nuppi/UFSC, professora Liz Saas, “teremos excelentes profissionais e palestrantes vinculados a diferentes áreas, trazendo discussões que debatem a interface entre propriedade intelectual e sustentabilidade”.
O seminário é gratuito e aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, além de atuantes e aspirantes no tema. Para participar, é necessário inscrever-se pelo link. Tem apoio do Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFSC (Sinova), do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit/UFSC), do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da Comissão de Direito da Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina (OAB-SC).
Mais informações pelo instagram do Núcleo.
No dia 26 de abril, o cineclube Cine Buñuel projeta o documentário Chavela (2018), das diretoras Catherine Gund e Daresha Kyi. A exibição será às 19 horas, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral. Cine Buñuel é um projeto de extensão que apresenta filmes e estimula o debate por meio do cinema hispânico e latino-americano, e neste ano organiza o ciclo Qué viva la música!, com foco na manifestação musical hispânica e latino-americana, cuja exibição já contou com Buena Vista Social Club (1999) de Wim Wenders e Violeta foi para o céu (2011), de Andrés Wood.
O documentário Chavela (2018) é construído com imagens de entrevistas com Chavela Vargas, e com depoimentos de pessoas próximas da artista. A cantora, nascida na Costa Rica, teve o México como primeiro espaço de florescimento na carreira, onde começou cantando rancheras, estilo musical tradicional mexicano. A força com que colocava sentimento na sua voz caracterizava sua presença artística, que ia além da música e transmitia-se por meio da sua personalidade intensa. O retrato de Chavela procura abordar o significado que ela deixa para a história musical do México e mundial, com sua qualidade e quebra de padrões por não seguir o que se esperava das mulheres, por meio da sua sexualidade e maneira de se vestir. O documentário segue a cantora até o fim de sua vida, contando a história de amores, do seu problema com alcoolismo e pausa na carreira, até o seu retorno aos palcos na Espanha e por meio dos filmes do diretor Pedro Almodóvar.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.
O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) realiza nesta sexta-feira, 26 de abril, uma palestra de astronomia com o tema Mulheres no Espaço, no Planetário da UFSC, às 20h. O evento é gratuito e aberto a todos.
A palestra será ministrada pelo professor de Física Cleber Chaves, que apresentará uma lista completa e em ordem cronológica de todas as mulheres que já estiveram em órbita da Terra, com uma breve biografia de cada uma delas e seu tempo de permanência no espaço.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Trote Ecológico – Integração Ambiental. A atividade ocorre em 27 de abril, das 9h às 13h, na praça do Centro Tecnológico (CTC), no Campus de Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.
Durante o evento, os participantes se dedicarão à manutenção de uma área de recuperação ambiental na praça do CTC, e aos canteiros de horta e viveiros. Além disso, será realizado um piquenique coletivo. Mais informações no Instagram do NEAmb.
Tecnológico (CTC) de Florianópolis.
*Evento atualizado em 24/4/2024, às 14h42, para inclusão de nova data.
A professora do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFil/UFSC), Janyne Sattler, lançará seu novo livro Que sabia ela de ser filósofa neste sábado, 27 de abril, às 15h. O lançamento será na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, e integra a programação do I Encontro Regional Sul do Mulherio das Letras.
O livro foi publicado pela Folha Editora e tem o prefácio escrito por Clair Castilhos, professora aposentada do departamento de Saúde Pública da UFSC.
Mais informações sobre o livro na página da editora.
Na próxima segunda-feira, dia 29 de Abril, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) e o Centro de Desportos (CDS) realizarão aulas abertas no Varandão do Centro de Cultura e Eventos, a partir das 11h. A comunidade da UFSC está convidada a aproveitar as oficinas de dança dos ritmos de samba, forró, jazz funk e danças circulares em homenagem ao dia, ministradas pelo Projeto de Práticas Corporais. Também, às 18h do dia 3 de maio, haverá um bailinho aberto, no mesmo local, para prática das danças a dois. Trata-se de uma oportunidade para curtir e se divertir com a arte da dança nos próximos dias.
29 DE ABRIL, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCven/UFSC:
– 10h30min Lançamento do edital de seleção da Companhia de Dança UFSC Informações em https://secarte.ufsc.br/selecao-de-bailarinos-e-bailarinas-para-formacao-da-companhia-de-danca-ufsc/
– 11h Oficina de Jazz Funk
– 11h30min Oficina de Danças Circulares
– 12h Oficina de Forró
– 12h45min Oficina de Samba
3 DE MAIO, no Varandão do Centro de Cultura e Eventos – CCEven/UFSC:
– A partir das 18h, Baile Aberto com Oficinas de Forró e Samba: haverá oficinas, a partir das 18h, e em seguida teremos bailinho para prática das danças a dois.
Mais informações pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br
A Comissão de Transidentidade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 convida estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente as pessoas trans, para participarem da mesa redonda Uma década de ações afirmativas para pessoas trans na UFSC. Os participantes serão instruídos a como acessar a nova política de ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como as cotas nos concursos públicos, na graduação e na pós-graduação.
A Resolução Normativa n.181/2023/CUn, de 8 de agosto de 2023, será debatida e explicada no evento que promoverá abordará as ações afirmativas para pessoas trans e levantará questionamentos sobre as benesses, tesões e desafios dessas políticas.
O debate acontecerá na segunda-feira, 29 de abril, às 14h na sala 324 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, no Campus de Florianópolis.
O Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, dia 29 de abril, a palestra Ninguneo, necropolítica, afropessimismo, e um afrofuturo: Uma reflexão sobre vida e morte negras, no Auditório do Centro de Comunicação e Expressão, às 18h30. A palestra, feita em espanhol, é aberta ao público em geral e o professor Jerome Branche, da University of Pittsburgh, fará uma intervenção no debate sobre “vida e morte negras”. As inscrições estarão disponíveis a partir de 19 de abril e serão feitas por QRCode ou no link disponibilizado nos cartazes de divulgação. Os participantes terão direito a certificado de três horas.
Jerome Branche é professor de Estudos Latino-americanos e Afro-atlânticos do Departamento de Línguas e Literaturas Hispânicas da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Branche, que é diretor de publicações da Revista Iberoamericana, ministrou o curso de pós-graduação “Afrolatinidades”, fevereiro e março de 2024, em cinco aulas na UFSC, e agora promove palestra aberta ao público em geral sobre a questão afro.
A Cátedra Antonieta de Barros, cátedra UNESCO de Educação para a Igualdade Racial, em parceria com Ministério das Mulheres, lança, no dia 30 de abril, o projeto Participação política e enfrentamento às violências de gênero e raça na América Latina e Caribe, coordenado pela vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos.
A programação inclui a abertura às 9h30 com apresentação cultural de Liza e uma fala lançando oficialmente o projeto de pesquisa, com a Secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, Carmen Foro.
Em seguida, haverá um debate sobre violência política contra mulheres em Santa Catarina, com as vereadoras Ana Lúcia Martins, de Joinville; Maria Tereza Capra, de São Miguel do Oeste; Carla Ayres, de Florianópolis; e Giovana Mondardo, de Criciúma.
O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema.
Na sessão de abril haverá a exibição do filme Burning Casablanca, de Ismaël El Iraki. O longa marroquino estreou em 2020 na seleção oficial do 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Selecionado para mais de trinta festivais internacionais, ganhou vários prêmios entre 2020 a 2022.
A sinopse indica que Larsen Snake, uma estrela do rock decadente, retorna à sua Casablanca natal, onde tem um encontro explosivo com Rajae, uma jovem de rua com uma voz de ouro. Juntos, eles exploram as noites da cidade e se apaixonam perdidamente. No entanto, sua paixão é rapidamente abalada pelo peso de seus passados e o casal decidido parte rumo ao deserto, buscando escapar de seus demônios internos.
França, Marrocos, Bélgica | 2021 | 2h00 | Drama |
O Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Red de Gobierno Electrónico de América Latina y el Caribe (Red Gealc) promovem, nos dias 2 e 3 de maio o Workshop Internacional de Documento Eletrônico (WIDE 2024). O evento ocorre das 9h às 17h, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, localizado no Centro Tecnológico da UFSC em Florianópolis.
O público-alvo são gestores, pesquisadores, técnicos das entidades oficiais de chaves públicas dos países do Mercosul, parceiros de projetos do LabSEC, além de estudantes de graduação e pós -graduação. Para participar, é necessário realizar inscrições por meio dos links para participação presencial e para participação online. As inscrições estão abertas e seguem até 29 de abril. Haverá certificado de 12 horas emitido aos participantes.
O WIDE 2024 tem por objetivo abordar temas de conhecimentos técnicos sobre documento eletrônico, listas de confiança e gestão de identidades aplicados no âmbito internacional, principalmente relacionado a região da América Latina e do Caribe. Por ser um evento com ênfase técnica, os conhecimentos repassados contemplarão aos interessados em nível regional, nacional e internacional.
Mais informações na página oficial do evento.
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), promove, do dia 2 de maio até 19 de setembro, a oficina de Leitura Escritas de Mulheres nas Rotas do Atlântico Negro. Os encontros ocorrem quinzenalmente, nas quintas-feiras das 15h às 17h, no bloco A do CFH. Para participar das oficinas é necessário realizar as inscrições enviando um e-mail para: atendimentoinstitutokadila@gmail.com, informando o nome completo, CPF e um telefone para contato, até 1 de maio. Os participantes têm direito a certificado de 42 horas.
Os encontros tem como intuito conhecer mais profundamente as vozes das mulheres que fizeram ecoar, nos desdobramentos espaço-temporais do Atlântico Negro, as suas experiências, as dores e alegrias do seu percurso. A proposta é fazer a leitura de escritoras africanas, afro-brasileiras, caribenhas e afro-estadunidenses, para ouvir e compreender o que disseram, seu testemunho histórico e sua criação literária.
Sobre o instituto
O Instituto Kadila reúne um grupo de professores e pesquisadores da UFSC e colaboradores de outras universidades nacionais e estrangeiras, cujo interesse comum é a área de estudos africanos e das diásporas. Participam ainda da equipe, pesquisadoras em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O Instituto conta com a parceria de vários laboratórios e núcleos vinculados aos diferentes centros da UFSC.
Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do Instituto Kadila.
O Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o 1° Simpósio Catarinense de Saúde Mental na Perinatalidade. O evento é realizado em razão do Maio Furta Cor, uma campanha de apoio e valorização da saúde mental materna, e tem a finalidade de mobilizar profissionais da área e toda a comunidade para a importância desta causa. O simpósio conta com a parceria da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), do Serviço de Psicologia do HU/UFSC e de alguns coletivos de Florianópolis.
O simpósio acontecerá na sexta-feira, 3 de maio, no Auditório Central do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) das 13h30 às 17h30. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado de quatro horas aos participantes.
Para mais informações, acessar o instagram @saudementalmaterna.floripa.

O palestrante Antônio C. de Lucena, do Grupo de Estudos de Astronomia, apresentará um panorama geral, simplificado, do sistema educacional brasileiro. Em seguida será mais detalhado o Ensino Fundamental, mais especificamente os anos iniciais (1º ao 5º) especialmente na parte que contempla o ensino da Astronomia. Finalmente será feita uma apresentação de alguns dos conceitos básicos que são contemplados na Base Nacional Comum Curricular, versão do território catarinense. Mais informações: https://geaufsc.paginas.ufsc.br/

O Programa UFSC Academy oferece a palestra online Mindfulness – Atenção Plena, nesta quinta-feira, 9 de maio pelo YouTube, às 19h.
Para participar, é necessário realizar inscrições até a quinta-feira, por meio da plataforma Sympla.
As inscrições são gratuitas e a atividade dá direito a certificado de 1h30.
A prática de Mindfulness ajuda na redução de ansiedade e estresse, além de ser uma prática milenar cada vez mais difundida e praticada no mundo todo, com benefícios comprovados cientificamente.
Segundo os organizadores da palestra, conhecer e utilizar a prática no dia a dia é um recurso para melhorar vários aspectos relacionados à Saúde Mental.
O Academy UFSC apresenta uma oficina que aborda o tema de maneira prática, trazendo seus princípios, apresentando seus benefícios e demonstrando exercícios que podem ser utilizados, diariamente, por todos.
A atividade faz parte dos esforços do programa, que pretende atuar por meio de workshops, palestras, minicursos, capacitações, visitas técnicas, dentre outras iniciativas.
Mais informações na plataforma Sympla.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará de 6 a 17 de maio, de forma presencial, no Planetário da UFSC, o Curso de Introdução à Astronomia: Leitura do Céu e Sistema Solar. As aulas ocorrerão de segundas a sexta-feiras, das 19h30 às 21h30, com carga horária de 20 horas/aulas. O curso é aberto à comunidade em geral, e o pré-requisito é possuir o Ensino Fundamental completo.
Aluno com 75% de frequência terá direito a certificado disponibilizado pela UFSC. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) faz a gestão financeira dos cursos de astronomia do GEA. As inscrições custam R$ 70 para estudantes e R$ 110 para a comunidade em geral. Para o segundo semestre está prevista a realização do Curso de Introdução à Astronomia – Estrelas Galáxias e Cosmologia, mas ainda não há uma data definida.
Os cursos de introdução à astronomia são promovidos desde 1987 pelo GEA. No período foram 68 formações para 2.385 alunos. “O curso é um projeto do GEA e Planetário/UFSC que visa à divulgação científica da ciência astronômica, capacitando os partícipes a adquirir um conhecimento básico do assunto. Sem deixar o rigor científico de lado, o projeto se fez valer pelo ensino de forma compreensível para os frequentadores”, ressalta a coordenadora da iniciativa, Michele Monguilhott.
Mais informações em na página geaufsc.paginas.ufsc.br ou pelo e-mail gea.cfh@contato.ufsc.br.
A palestra “Infâncias, Imagem e Pesquisa”, ministrada pela professora Wendy Luttrell, da City University of New York, ocorre no dia 7 de maio, terça-feira, às 10h, no auditório do Bloco Amarelo, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart/Udesc). No mesmo dia, às 14h30, ocorre uma roda de conversa com a pesquisadora, na sala Básica 1, do Bloco Amarelo (térreo). As atividades são gratuitas e abertas a todos.
O evento é promovido pelo Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA/CED/UFSC), com apoio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFSC). A palestra abre o Ciclo de Encontros que irá celebrar os 25 anos de criação do NICA.
Sobre a palestrante
Wendy Luttrell é professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Sociologia da City University of New York e autora de diversos livros sobre pesquisas qualitativas comprometidas com a justiça social, principalmente no campo da educação, e perspectivas críticas nos estudos da infância.
Mais informações por e-mail, com as coordenadoras do NICA: gilkagirardello@gmail.com (Gilka Girardello) e
fantin.monica@gmail.com (Mônica Fantin).
* Notícia editada em 6 de maio, às 10:02, para alteração de local do evento, a pedido da organização