Calendário de Eventos UFSC

jun
6
sex
Ciclo de cinema alemão exibe ‘Kadish para um amigo’
jun 6@19:00 – 21:00

O Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) exibirá o filme Kadish para um amigo nesta sexta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento é aberto para toda comunidade e ocorre no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os filmes são exibidos a cada 15 dias, todas as sexta-feiras, sempre em língua alemão, com legendas em português.

O filme “Kadish para um amigo” é uma comédia dramática que conta a história de Ali que mudou-se há pouco para Berlin. Como refugiado do Líbano está em causa a sua permanência na Alemanha. Os garotos da vizinhança colocam-no perante um teste de coragem: assaltar o apartamento de um vizinho idoso, emigrante judeu russo. A seguir, Ali tem que reparar os prejuízos causados ao velho para evitar ser deportado.

jun
10
ter
Cineclube África no Cinema: ‘Barcelone ou la mort’
jun 10@19:00

O Cineclube África no Cinema exibe o documentário Barcelone ou la mort (2008), do diretor franco-senegalês Idrissa Guiro, nesta terça-feira, 10 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Centro Integrado de Cultura (MIS/CIC), em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público.

O Cineclube África no Cinema é uma das atividades de extensão universitária promovidas pelo Laboratório de Estudos da História da África (Lehaf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público em geral.

África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do Lehaf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MIS. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.

Sinopse

De um subúrbio de Dacar, partem para Europa frágeis barcos, símbolos de uma batalha e de um povo: pescadores privados de seu ganha-pão pela globalização e levados a se comprometerem com o perigoso negócio de transporte de clandestinos para a Espanha. Um país com dificuldades para oferecer um futuro a seus jovens. Em cada família, alguém sonha em partir, a qualquer custo, para alcançar “Barcelona”, uma palavra que é símbolo do sonho europeu.

jun
13
sex
Cineclube Cinecittà: ‘Il Postino’
jun 13@15:00

O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sinopse

Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.

Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.

Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.

Cine Paredão: ‘Il Mare’
jun 13@19:00

O Cine Paredão, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 13 de junho, às 19h, o filme Il Mare (2000), A casa à beira-mar em português, do diretor Hyun-seung Lee. A exibição é gratuita e aberta ao público, e ocorre no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sinopse

Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão, ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.

Gênero: romance/fantasia; duração: 1h45min; classificação indicativa: 12 anos.

Assista ao trailer de Il Mare:

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

jun
18
qua
Lançamento da coleção do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos
jun 18@9:00 – 12:00

A equipe do Acervo Memória e Direitos Humanos, vinculada ao Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove no dia 18 de junho, quarta-feira, às 9h, o lançamento da coleção do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CCPMMDP). O evento ocorre no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis.

A coleção reúne documentos digitalizados que registram a atuação do Comitê, criado em 1983 e coordenado por Derlei Catarina de Luca. Entre os materiais disponíveis estão registros das buscas por desaparecidos políticos, processos de anistiados, correspondências de familiares, ofícios trocados com instituições, projetos de espaços de memória e recortes de imprensa.

Os documentos foram organizados, descritos e indexados ao longo de três anos por bolsistas e voluntários do Acervo Memória e Direitos Humanos. Todo o conteúdo estará acessível ao público no site memoriaedireitoshumanos.ufsc.br.

A programação inicia com uma mesa de abertura às 9h, com a participação de Lúcia Haygert, do Coletivo Catarinense MVJ Derlei de Luca; Fernando Ponte, professor aposentado da UFSC e membro do IMDH; e Luiz Felipe Paiva, representante do IMDH e do acervo.

Às 9h30, serão apresentados os resultados do trabalho de tratamento do acervo e o lançamento oficial da coleção, com Graziela Martins de Medeiros, professora da UFSC e integrante do IMDH, e Arthur Will Tocchetto de Oliveira, ex-bolsista do instituto.

A partir das 10h10, haverá uma intervenção com relatos de filhos e filhas de presos e desaparecidos políticos: Marlene Soccas, ex-presa política; Arlindo Costa, filho de Lucindo Costa; e João Stuart Wright, filho de Paulo Stuart Wright.

O acervo do Comitê Catarinense Pró-Memória foi reunido ao longo de mais de 25 anos e doado ao Memorial dos Direitos Humanos, sediado no Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).