Calendário de Eventos UFSC

jun
13
sex
Cineclube Cinecittà: ‘Il Postino’
jun 13@15:00

O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sinopse

Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.

Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.

Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.

Cine Paredão: ‘Il Mare’
jun 13@19:00

O Cine Paredão, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 13 de junho, às 19h, o filme Il Mare (2000), A casa à beira-mar em português, do diretor Hyun-seung Lee. A exibição é gratuita e aberta ao público, e ocorre no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Sinopse

Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão, ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.

Gênero: romance/fantasia; duração: 1h45min; classificação indicativa: 12 anos.

Assista ao trailer de Il Mare:

Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.

jun
18
qua
Projeto 12:30 recebe banda ‘Cambirela’
jun 18@12:30 – 13:30

A banda Cambirela subirá ao palco do Projeto 12:30 na quarta-feira, 18 de junho, às 12h30. A apresentação será no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Praça Santos Dumont. O Projeto 12:30 promove apresentações mensais gratuitas e abertas a toda a comunidade.

Formada em Palhoça (SC) em 2019, a banda Cambirela vem conquistando espaço com seu som e letras que refletem a dualidade da vida do jovem brasileiro. A proposta musical da Cambirela é um “rock alternativo agridoce”, uma viagem sonora que transita entre a melancolia e a felicidade, capturando a essência das emoções cotidianas com autenticidade e profundidade.

Com influências que vão do rock clássico ao indie contemporâneo, a banda busca se destacar dentro do gênero alternativo trazendo elementos como a sanfona e levadas que remetem a bandas bailes e suas nostalgias. Suas letras em português abordam temas que ressoam especialmente na juventude brasileira, abordando questões de saúde mental e autoconhecimento.

Cambirela lançou seu primeiro single: “Submerso” com um videoclipe em março de 2023 e no mês seguinte lançou um EP chamado “Nós” que conta com 4 faixas inéditas. Além do single “Submerso”, “Nós” tem as faixas “Metamorfose”, “Antes de Ir” e “Todos Por Si”. Nós – Mini Doc, o making of do EP “Nós” saiu uma semana antes do single “O Pedido”, música que os fãs já cantavam nos shows mas que não tinha sido lançada em 2023.

Fazendo shows desde novembro de 2022, Cambirela já organizou e participou dos festivais: Borbulha, Uso Roupa Preta no Verão e 9a Semana do Rock Catarinense. Participaram do concurso de bandas ATL Rock’n Didge, organizado pela rádio Atlântida. Tocaram nas casas noturnas: Haôma Baixo Centro, Didge, Beco Bar, Bro cave, Arena Opus, onde fizeram uma participação especial, e Desgosto, onde abriram o show da banda carioca Menores Atos.

A banda é composta por Arthur Paim (voz, guitarra e sanfona), João Carlos (guitarra), João Pedro (baixo) e Vitor Folster (Bateria).

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, o Projeto 12:30 é uma iniciativa cultural realizada pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).

Atualmente, o Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas no Teatro Carmen Fossari, na Trindade, em Florianópolis.

Mais informações no site do DAC e no Instagram do projeto @projeto1230.ufsc.

Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.