O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, de 21 a 25 de outubro a ‘I Semana Internacional da UFSC’, evento que reunirá especialistas, acadêmicos e a comunidade universitária para discutir temas relacionados à internacionalização da educação superior. Organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), a semana oferecerá uma programação composta por painéis, conferências, mesas-redondas e outras atividades voltadas ao compartilhamento de experiências de internacionalização.
A abertura oficial do evento será no dia 21 de outubro, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com uma conferência ministrada pelo professor André Brasil, da Universidade de Leiden, Holanda.
A semana contará com painéis temáticos distribuídos ao longo dos dias, que abordarão tópicos como a internacionalização da pesquisa científica e dos programas de pós-graduação e as oportunidades futuras de cooperação internacional para a UFSC.
Entre alguns dos participantes convidados, destacam-se: Hans de Wit, professor emérito do Center for International Higher Education, Boston College/Estados Unidos; e Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Capes.
Além dos paineis organizados pela comissão, a Semana abrangerá atividades relacionadas aos subprojetos da UFSC do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (Capes-PrInt) e outras atividades de internacionalização propostas pela própria comunidade universitária.
Segundo a organização, a I Semana Internacional da UFSC promete ser um marco importante para a Universidade, fortalecendo suas redes de cooperação internacional e reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e a solidariedade internacional.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Werner Kraus Junior, destaca que o evento será um momento marcante da internacionalização da UFSC, que trará visibilidade para os projetos e ações em andamento e possibilitará vislumbrar novos cenários e oportunidades para futuras propostas.
Para o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, o evento também será uma oportunidade para os diversos atores institucionais compartilharem suas experiências de internacionalização e incentivarem a comunidade universitária a seguir a mesma trilha.
Para acessar a programação preliminar, clique aqui.
A programação final e as inscrições para os participantes estarão disponíveis em breve na página.
O Centro Acadêmico Livre da Computação (Calico), o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação (Casin) e o Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a edição deste ano da Semana Acadêmica de Ciência da Computação e Sistemas de Informação deste ano (Seccom 2024) entre os dias 21 e 25 de outubro.
Com tema “Segurança da informação”, o evento conta com palestras, minicursos, maratona de programação, hackathons, fórum da graduação, entre outros. As atividades acontecem das 10h às 20h, no auditório de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) e nas salas de aula do Centro Tecnológico (CTC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Para participar do evento, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pessoas da comunidade devem realizar as inscrições por formulários on-line. A participação dá direito a certificado de horas.
- Formulário de inscrição na Seccom 2024;
- Formulário de inscrição na maratona;
- Formulário de inscrição no hackathon;
- Chamada para apresentação no Fórum de Computação;
- Chamada de atividades para a Seccom 2024 (palestras ou minicursos).
Para mais informações, acesse o Instagram da Seccom.
O projeto de extensão Literar, grupo de estudos em Direito e Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá três encontros ao longo do segundo semestre de 2024. Com o tema “Romances Gráficos e Narrativas Políticas”, a 11ª edição do Literar irá debater os livros Angola Janga, de Marcelo D’Salete, e Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle. A participação é aberta a todos e as inscrições devem ser feitas neste link. O cronograma dos encontros está disponível aqui.
Coordenado pela professora Luana Renostro Heinen, o grupo foi criado em 2019 com o objetivo de questionar o formalismo e tecnicismo que prevalecem no ambiente jurídico por meio da arte. A análise crítica da literatura permite transportar o imaginativo das páginas para a realidade. O grupo pretende ser um espaço interdisciplinar de troca, onde seja possível construir, através de dilemas humanos (em especial políticos, éticos e jurídicos), um pensamento crítico em relação ao sistema normativo, a partir da arte da leitura, interpretação e escrita literária.
11ª Edição: Romances Gráficos e Narrativas Políticas
A literatura é expressão da liberdade, e essa liberdade reside também em sua forma. Na 11ª edição do Literar será debatido como as narrativas gráficas podem ampliar a consciência política. Nesse sentido, foram selecionadas obras com narrativas intensas e impactantes. Angola Janga, de Marcelo D’Salete, retrata a resistência do quilombo de Palmares, destacando a luta por liberdade e justiça em uma sociedade opressiva. D’Salete utiliza o poder das imagens e das palavras para nos levar a refletir sobre a resistência negra e a importância da memória. Pinturas de Guerra, de Ángel de la Calle, mergulha nas complexas relações entre arte e política, explorando a vida de artistas e suas lutas contra regimes autoritários. Através de uma narrativa envolvente, de la Calle nos mostra como a arte pode ser uma arma poderosa na resistência a toda forma de controle.
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações na página do Literar ou no Instagram.
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, de 21 a 25 de outubro a ‘I Semana Internacional da UFSC’, evento que reunirá especialistas, acadêmicos e a comunidade universitária para discutir temas relacionados à internacionalização da educação superior. Organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), a semana oferecerá uma programação composta por painéis, conferências, mesas-redondas e outras atividades voltadas ao compartilhamento de experiências de internacionalização.
A abertura oficial do evento será no dia 21 de outubro, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com uma conferência ministrada pelo professor André Brasil, da Universidade de Leiden, Holanda.
A semana contará com painéis temáticos distribuídos ao longo dos dias, que abordarão tópicos como a internacionalização da pesquisa científica e dos programas de pós-graduação e as oportunidades futuras de cooperação internacional para a UFSC.
Entre alguns dos participantes convidados, destacam-se: Hans de Wit, professor emérito do Center for International Higher Education, Boston College/Estados Unidos; e Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Capes.
Além dos paineis organizados pela comissão, a Semana abrangerá atividades relacionadas aos subprojetos da UFSC do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (Capes-PrInt) e outras atividades de internacionalização propostas pela própria comunidade universitária.
Segundo a organização, a I Semana Internacional da UFSC promete ser um marco importante para a Universidade, fortalecendo suas redes de cooperação internacional e reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e a solidariedade internacional.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Werner Kraus Junior, destaca que o evento será um momento marcante da internacionalização da UFSC, que trará visibilidade para os projetos e ações em andamento e possibilitará vislumbrar novos cenários e oportunidades para futuras propostas.
Para o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, o evento também será uma oportunidade para os diversos atores institucionais compartilharem suas experiências de internacionalização e incentivarem a comunidade universitária a seguir a mesma trilha.
Para acessar a programação preliminar, clique aqui.
A programação final e as inscrições para os participantes estarão disponíveis em breve na página.
O Centro Acadêmico Livre da Computação (Calico), o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação (Casin) e o Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a edição deste ano da Semana Acadêmica de Ciência da Computação e Sistemas de Informação deste ano (Seccom 2024) entre os dias 21 e 25 de outubro.
Com tema “Segurança da informação”, o evento conta com palestras, minicursos, maratona de programação, hackathons, fórum da graduação, entre outros. As atividades acontecem das 10h às 20h, no auditório de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) e nas salas de aula do Centro Tecnológico (CTC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Para participar do evento, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pessoas da comunidade devem realizar as inscrições por formulários on-line. A participação dá direito a certificado de horas.
- Formulário de inscrição na Seccom 2024;
- Formulário de inscrição na maratona;
- Formulário de inscrição no hackathon;
- Chamada para apresentação no Fórum de Computação;
- Chamada de atividades para a Seccom 2024 (palestras ou minicursos).
Para mais informações, acesse o Instagram da Seccom.
O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.
O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, de 7 a 31 de outubro, a exposição fotográfica Entreplanos: o palco do ethos cosplay, de Max Waldmann, no Espaço Expositivo Salão Circulação da Biblioteca Universitária (BU). O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral. No dia 23 de outubro, às 15h, haverá um encontro com os cosplayers fotografados e o artista.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde se especializou na área tridimensional e cerâmica aplicada na Arte Contemporânea, Max, que é natural de São Paulo, iniciou sua carreira artística com sua vinda para Florianópolis. Sua trajetória pré-fotográfica o levou a diversas poéticas, focando no aspecto do vazio como possibilidade artística e nos entrespaços digitais que conectam informações por meio de hiperlinks. Durante esse período, participou de exposições em Florianópolis, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, junto a chamadas internacionais em Amsterdã, Londres e Buenos Aires.
Mais informações na página da BU.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Bordando Afonso Cruz: Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa, na Galeria Expositiva do Hall Principal. A mostra está disponível para visitação de 1º a 31 de outubro.
A exposição traz 16 bordados inspirados no escritor português Afonso Cruz, feitos por participantes do Projeto Bordando Escritores em Língua Portuguesa. As obras trazem diversas técnicas além do bordado, como aquarela e aplicação de tecidos.
Sobre o projeto
A cada mês, os participantes são convidados a ler contos e/ou poemas de um autor que escreve em língua portuguesa, sugeridos pela professora Chirley Domingues. Com a orientação da bordadeira Susan Mariot, arteterapeuta e psicóloga que coordena a atividade, as obras lidas são bordadas com base nas leituras, conversas em grupo e escolha de materiais. Ao longo do projeto, cada participante “tece” sua própria literatura num livro bordado. Atualmente a iniciativa conta com um grupo presencial e outro on-line.
Mais informações pelo Instagram @susan_amariot.
A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição fotográfica “Pescador”, de Matheus Miguel, no Espaço Expositivo Hall do Auditório. Disponível para visitação de 1º a 31 de outubro, a mostra surgiu de ensaios fotográficos em áreas populares de Florianópolis (SC), na qual se observa a marca da cultura e do ofício de pescar.
Sobre o artista
Matheus Miguel conheceu a fotografia através de sua mãe, Paula Miguel, e desde muito cedo, por volta dos 12 anos de idade, praticava o conhecimento que lhe foi passado. Hoje, aos 22 anos, é estudante de Cinema na UFSC, estagiário no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC) e aluno da escola de fotografia Câmera Criativa.
Mais informações sobre o artista no Instagram.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, de 21 a 25 de outubro a ‘I Semana Internacional da UFSC’, evento que reunirá especialistas, acadêmicos e a comunidade universitária para discutir temas relacionados à internacionalização da educação superior. Organizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), a semana oferecerá uma programação composta por painéis, conferências, mesas-redondas e outras atividades voltadas ao compartilhamento de experiências de internacionalização.
A abertura oficial do evento será no dia 21 de outubro, às 18h30, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com uma conferência ministrada pelo professor André Brasil, da Universidade de Leiden, Holanda.
A semana contará com painéis temáticos distribuídos ao longo dos dias, que abordarão tópicos como a internacionalização da pesquisa científica e dos programas de pós-graduação e as oportunidades futuras de cooperação internacional para a UFSC.
Entre alguns dos participantes convidados, destacam-se: Hans de Wit, professor emérito do Center for International Higher Education, Boston College/Estados Unidos; e Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Capes.
Além dos paineis organizados pela comissão, a Semana abrangerá atividades relacionadas aos subprojetos da UFSC do Programa Institucional de Internacionalização da Capes (Capes-PrInt) e outras atividades de internacionalização propostas pela própria comunidade universitária.
Segundo a organização, a I Semana Internacional da UFSC promete ser um marco importante para a Universidade, fortalecendo suas redes de cooperação internacional e reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica e a solidariedade internacional.
O pró-reitor de Pós-Graduação, Werner Kraus Junior, destaca que o evento será um momento marcante da internacionalização da UFSC, que trará visibilidade para os projetos e ações em andamento e possibilitará vislumbrar novos cenários e oportunidades para futuras propostas.
Para o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, o evento também será uma oportunidade para os diversos atores institucionais compartilharem suas experiências de internacionalização e incentivarem a comunidade universitária a seguir a mesma trilha.
Para acessar a programação preliminar, clique aqui.
A programação final e as inscrições para os participantes estarão disponíveis em breve na página.
O Centro Acadêmico Livre da Computação (Calico), o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação (Casin) e o Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a edição deste ano da Semana Acadêmica de Ciência da Computação e Sistemas de Informação deste ano (Seccom 2024) entre os dias 21 e 25 de outubro.
Com tema “Segurança da informação”, o evento conta com palestras, minicursos, maratona de programação, hackathons, fórum da graduação, entre outros. As atividades acontecem das 10h às 20h, no auditório de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) e nas salas de aula do Centro Tecnológico (CTC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Para participar do evento, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pessoas da comunidade devem realizar as inscrições por formulários on-line. A participação dá direito a certificado de horas.
- Formulário de inscrição na Seccom 2024;
- Formulário de inscrição na maratona;
- Formulário de inscrição no hackathon;
- Chamada para apresentação no Fórum de Computação;
- Chamada de atividades para a Seccom 2024 (palestras ou minicursos).
Para mais informações, acesse o Instagram da Seccom.
O Grupo de Astrofísica (GAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, todas as quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio.
A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 12h às 13h.
Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz, conseguimos observar uma esfera laranja quase perfeita, e que eventualmente possui algumas manchas escuras – as manchas solares.
Sobre o Observatório
O Observatório da UFSC é um projeto de extensão do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC. Seu objetivo é levar a Astronomia e a Física ao público em geral, através da observação do céu noturno e diurno com telescópios, acompanhada de conversas com monitores, que são estudantes de graduação e pós-graduação em Física e Astrofísica. O Observatório conta com diversos telescópios que propiciam um grande aumento, e portanto a observação com detalhes de planetas, da Lua, aglomerados de estrelas, galáxias, nebulosas, e até do Sol. Para saber mais, veja “O que podemos observar?“.
Mais informações:
observatorio.ufsc.br
Instagram
E-mail