Calendário de Eventos UFSC

maio
5
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 5@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
7
qua
Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?
maio 7@18:30 – 20:30

O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).

Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.

As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.

Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.

maio
12
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 12@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
13
ter
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 13@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
14
qua
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 14@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
15
qui
VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 15@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
19
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 19@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
20
ter
Ciclo de Debates sobre Educação Infantil
maio 20@19:30 – 21:00

O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.

O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.

Programação:

29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.

20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.

17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma  perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.

 

maio
26
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 26@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
27
ter
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 27@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

CinePet: ‘GIG – A Uberização do Trabalho’
maio 27@19:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o CinePet com a exibição do filme GIG – A uberização do trabalho em 27 de maio, terça-feira, às 19h. O evento ocorrerá no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), em Florianópolis.

A exibição, em comemoração ao mês do trabalhador, será seguida por uma roda de conversa sobre a relação entre a plataformização do trabalho e a educação, com Astrid Baecker, professora do Centro de Ciências da Educação (CED), e Victor Silva Couto, motoboy e estudante de História da UFSC.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas durante o evento. A participação dá direito a certificado de três horas.

Mais informação no site, no Instagram do PET Pedagogia ou pelo email ufscpetpedagogia@gmail.com.

maio
28
qua
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 28@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 28@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

maio
29
qui
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 29@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 29@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

maio
30
sex
I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec)
maio 30@9:00 – 17:00

O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.

Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.

De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.

Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.

maio
31
sáb
Sábado Gestáltico – Corpo em terapia
maio 31@8:30 – 12:00

O Laboratório de Psicologia da Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Santa Catarina (Koan/UFSC) realiza o evento Sábado Gestáltico – Corpo em terapia neste sábado, 31 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), das 8h30 às 12h. A atividade faz parte do ciclo de palestras e/ou mesas-redondas sobre Gestalt-terapia, que ocorrem aos sábados pela manhã na UFSC. As atividades são abertas ao público, gratuitas, com inscrições prévias e certificados de participação. Realize a inscrição pelo Sympla.

Nesta edição, serão abordados temas relacionados aos aspectos do corpo e seus sofrimentos na perspectiva da clínica gestáltica. Serão apresentadas e debatidas situações potencialmente reais e suas possibilidades clínicas em gestalt-terapia.

O evento conta com as palestras Pessoa com dor crônica, ministrada pelo acupunturista e professor da UFSC Li Shih Min, e Fenomenologia do corpo em Gestalt-terapia, realizada pela professora de Psicologia da UFSC e coordenadora do Koan, Magda Zurba. As discussões serão mediadas por Lucas Gonçalves, estudante do curso de Psicologia da UFSC e membro do Koan.

Conforme os organizadores, os temas da mesa estão diretamente relacionados ao projeto de pesquisa em andamento Atenção em saúde mental: um estudo sobre políticas públicas, prevenção, promoção e modelos de cuidado, bem como ao projeto de extensão, também em andamento, Saúde mental a pessoas com dor crônica e/ou fibromialgia.

Para mais informações, acesse o site do evento. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail koan.cfh@contato.ufsc.br.

jun
17
ter
Ciclo de Debates sobre Educação Infantil
jun 17@19:30 – 21:00

O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.

O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.

Programação:

29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.

20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.

17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma  perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.

 

jun
24
ter
Debate: ‘Pena Justa: entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro’
jun 24@18:30 – 22:30

Foto: Ron Lach/Pexels.

O evento Pena Justa: Entre a norma e a realidade do sistema prisional brasileiro ocorre no dia 24 de junho, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC). A proposta é discutir as discrepâncias entre a legislação penal e a realidade vivida no sistema prisional brasileiro. A iniciativa é realizada pelos estudantes da segunda fase do curso de Direito da UFSC e vinculada ao projeto de extensão da disciplina de Direito Penal II.

Os convidados são Renê Beckmann Johann Júnior, coordenador do Núcleo Especializado de Política Criminal e Execução Penal da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, e Ana Paula Zimmermann de Meireles Phillippi, Chefe de Secretaria do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo formulário online.

jul
21
seg
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 21 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.