Calendário de Eventos UFSC

mar
21
sex
12ª Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã)
mar 21@18:30 – 22:00

O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).

A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.

> Clique aqui para conferir a programação completa.

Para mais informações, acesse o perfil @caacufsc.

mar
28
sex
21 anos do Catarina e 51 da enchente de Tubarão: lançamento de livro sobre o Catarina
mar 28@19:00

O Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza um evento especial que marca os 21 anos do Furacão Catarina e os 51 anos da inundação em Tubarão, dois dos maiores desastres naturais que atingiram Santa Catarina. A atividade, que ocorre no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da UFSC, nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, é aberta ao público e contará com o lançamento do livro Harmonia e Tempestade: Minha Jornada ao Olho do Catarina, do professor Reinaldo Haas.

Segundo Haas, o Furacão Catarina (2004), que resultou em 11 fatalidades, e a Inundação de Tubarão (1974), que registrou 199 vítimas confirmadas, com estimativas não oficiais de aproximadamente 1.000 fatalidades, são eventos marcantes na história do estado. O professor destaca que, no caso do furacão, apesar de estimativas de meteorologistas dos EUA indicarem um número maior de vítimas, a preparação e os alertas foram fundamentais para reduzir as perdas. “Esse fato demonstra o avanço da meteorologia e a importância das lições aprendidas com eventos passados, que foram essenciais para minimizar os impactos”, diz Haas.

 

abr
10
qui
Lançamento do livro ‘A questão da universidade’
abr 10@18:30 – 22:30

O Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA/UFSC) promove o lançamento do livro A questão da Universidade (Editora Insular, 2025), de Álvaro Vieira Pinto, no dia 10 de abril, quinta-feira, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A obra será apresentada por Nildo Ouriques, presidente do IELA, Dauto da Silveira, que escreveu o prefácio, e Renato Ramos Milis, diretor do Sintufsc. A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A questão da Universidade é o décimo volume da Coleção Pátria Grande, que integra a Biblioteca do Pensamento crítico do IELA, e foi editado no começo dos anos 1960. O autor, Álvaro Vieira Pinto, carioca do bairro Botafogo, nasceu em 1909 e morreu em 1987. Era diplomado em Medicina com doutorado em Filosofia, Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do Paraguay, professor de História da Filosofia na Universidade Nacional de Filosofia e chefe do departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Revolucionário marxista e crítico do subdesenvolvimento e do imperialismo, é autor de uma volumosa obra. Escreveu “O Conceito de Tecnologia” e “A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos”, ambas obras póstumas.

Mais informações na página do IELA ou pelo e-mail iela@contato.ufsc.br  ou telefone (48) 3721-6483

abr
14
seg
Lançamento do livro ‘Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva’, de Juliana Dal Piva
abr 14@18:00

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva, da jornalista Juliana Dal Piva, egressa do curso de Jornalismo da UFSC. O evento contará com uma palestra da autora e será realizado na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 18h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A participação é gratuita, mediante confirmação pelo site Sympla.

A obra relata as investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1971, e a identificação dos responsáveis pelo crime, feita pela Justiça 43 anos depois. Com 208 páginas, o livro também mostra como a ditadura militar brasileira interferiu nas apurações que buscavam elucidar o caso. Apenas em 2014 o Grupo de Justiça de Transição do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro conseguiu apontar cinco militares como responsáveis pelo assassinato.

Jornalista Juliana Dal Piva se formou na UFSC em 2009. Foto: Custódio Coimbra

Juliana Dal Piva concluiu o curso de Jornalismo na UFSC em 2009 e atualmente é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (Clip) e colunista do ICL Notícias. É apresentadora do podcast A vida secreta do Jair e autora dos livros O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro — best-seller em 2022 e finalista do Prêmio Jabuti em 2023. A jornalista venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Relatoría para la Libertad de Expresión (Rele), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio e já atuou como repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL.

O lançamento é uma realização do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Jornalistas de SC e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), com apoio do Gabinete do Deputado Padre Pedro Baldissera e da Alesc.

abr
22
ter
Lançamento do livro ‘Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina’
abr 22@18:30

Primeiro volume da série temática Moradia e habitação em Santa Catarina, o livro Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina será lançado em 22 de abril, terça-feira, às 18h30, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. A obra foi publicada pela Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com apoio do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Udesc (PPGPLAN), do Observatório das Migrações/SC, do Instituto Cidade e Território (ITCidades) e do Laboratório de Relações de Gênero e Família.

Com distribuição gratuita, 13 artigos e 300 páginas, o livro foi organizado pelo professor da Udesc Francisco Canella e pelo professor aposentado da UFSC e presidente do ITCidades, Lino Peres. A iniciativa surge em um período de agravamento das condições sociais e econômicas nos últimos anos, com consequente intensificação das lutas populares por moradia no estado e no país.

O livro, afirma Peres, avalia as políticas habitacionais, particularmente em Santa Catarina, considerando a ausência ou insuficiência de programas habitacionais promovidos tanto pelo governo do Estado quanto pelas prefeituras. Há grandes municípios em SC que até agora não têm programa habitacional. Esta ausência ou insuficiência ocasionaram, somadas ao processo inflacionário e ao aumento do custo de vida dos últimos anos, a explosão das ocupações, situação agravada pela pandemia de covid-19.

Para Canella, o livro fortalece o compromisso de disseminar o debate e dar visibilidade às lutas por direitos sociais, envolvendo lideranças de movimentos sociais e pesquisadores das universidades. Por se tratar de uma série, o presente volume representa o primeiro passo de um processo que deve consolidar o diálogo entre a universidade e a sociedade, especialmente com aqueles setores sociais economicamente mais vulneráveis.
O lançamento, com a presença de autores, será uma oportunidade de aprofundar a compreensão do tema em um estado com os alugueis e preços dos imóveis entre os mais caros do país.

abr
23
qua
XX Escola Regional de Banco de Dados 2025
abr 23@14:00 – 21:00

O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.

O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.

Mais informações, na página do ERBD 2025.

abr
24
qui
XX Escola Regional de Banco de Dados 2025
abr 24@14:00 – 21:00

O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.

O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.

Mais informações, na página do ERBD 2025.

abr
25
sex
XX Escola Regional de Banco de Dados 2025
abr 25@14:00 – 21:00

O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.

De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.

O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.

Mais informações, na página do ERBD 2025.

Webinar ‘Conexões UFSC: Internacionalização na prática’
abr 25@14:30

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.

O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).

O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).

O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.

O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.

Saiba mais na página da Sinter.

Lançamento do livro ‘Miséria e Sofrimento na Educação Brasileira’
abr 25@19:00

O lançamento do livro Miséria e Sofrimento na Educação Brasileira, publicação de uma coletânea em homenagem aos 30 anos de A miséria do Mundo, de Pierre Bourdieu, será realizado no dia 25 de abril, às 19h, no Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis. Organizada pela professora Ione Ribeiro Valle, do Departamento de Estudos Especializados em Educação, a obra teve como referência estudos desenvolvidos a partir de entrevistas no quadro de grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação é da Editora da UFBA.

O livro foi dividido em seis partes. A primeira delas – Fazer Sociologia da Educação com Pierre Bourdieu – situa a leitura na obra de Pierre Bourdieu, no quadro da dinâmica reflexiva e analítica adotada por ele e por seus colaboradores em A Miséria do Mundo. Já na segunda parte – Políticas Neoliberais, Educação e Pós-Graduação – os autores abordam mudanças introduzidas no campo educacional, a partir de “novos” modelos de gestão, envolvendo a qualidade e a internacionalização, além das ambiguidades entre as conquistas e as misérias vividas e sentidas ao longo do percurso doutoral. A terceira parte – Profissionais da Educação: ‘A Mão Esquerda do Estado’ – traz as dificuldades enfrentadas para exercer os diferentes métiers no campo educacional, e isso desde a formação universitária, decorrentes da “demissão do Estado”, das próprias políticas de ação afirmativa, e de armadilhas impostas atualmente pelas redes sociais.

A quarta parte – Limites e Contradições da Democratização da Educação – oferece a análise de obstáculos às políticas de expansão das oportunidades educacionais, enredadas em dinâmicas institucionais que distanciam os percursos escolares e que favorecem os mais favorecidos, assim como a ausência de expectativas para os que acessam tardiamente a escolarização e vislumbram novas oportunidades profissionais. A quinta parte – Magistério como Estratégia de Inserção e Progressão Profissional – analisa maneiras postas em prática para construir uma carreira no magistério tendo em vista a necessidade de se reclassificar ou de evitar a desclassificação social, assim como as condições adversas enfrentadas durante as trajetórias escolares e de progressão profissional. E na sexta e última parte – As violências se multiplicam, se diversificam, se sobrepõem e atravessam fronteiras – são postos em evidência os impactos da distribuição desigual dos diferentes capitais, promotora de formas de discriminação, de violências e de exclusão social e profissional.

A obra se encerra com um texto de Nonna Mayer, traduzido para português, intitulado: A entrevista segundo Pierre Bourdieu. Análise crítica de A Miséria do mundo, publicado pela Revista Francesa de Sociologia em 1995.

Mais informações no site da EdUFBA.

abr
28
seg
UFSC em Dança: A dança em suas dimensões afrodiaspóricas
abr 28@10:00 – 20:30

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) realizará a primeira edição do UFSC em Dança. Com o tema “A dança em suas dimensões afrodiaspóricas”, o evento oferece, nos dias 28 e 29 de abril, oficinas, painéis e apresentações artísticas gratuitas.

O UFSC em Dança reunirá estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança ao redor do mundo, impulsionadas pela diáspora africana.

A temática explora a diáspora negra como um motor de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, nas artes, na música, no teatro e na dança. Reafirmando o compromisso da UFSC com a preservação e valorização da cultura negra, não apenas como presente, mas como parte integrante da Universidade, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com o tema, promovendo a integração da comunidade universitária e local.

O evento contará com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Companhia de Dança UFSC. Aproveitando a oportunidade, serão comemorados também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina (Aprodança).

Programação

28 de abril de 2025 | segunda-feira

10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1

12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca

14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2

16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3

18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.

18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e  Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa


29 de abril de 2025 | terça-feira

10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4

11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5

14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6

16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance,  sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7

18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca

20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC

A programação está sujeita a alterações.

Mais informações no e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Com informações da SeCArtE UFSC

abr
29
ter
UFSC em Dança: A dança em suas dimensões afrodiaspóricas
abr 29@10:00 – 20:30

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) realizará a primeira edição do UFSC em Dança. Com o tema “A dança em suas dimensões afrodiaspóricas”, o evento oferece, nos dias 28 e 29 de abril, oficinas, painéis e apresentações artísticas gratuitas.

O UFSC em Dança reunirá estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança ao redor do mundo, impulsionadas pela diáspora africana.

A temática explora a diáspora negra como um motor de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, nas artes, na música, no teatro e na dança. Reafirmando o compromisso da UFSC com a preservação e valorização da cultura negra, não apenas como presente, mas como parte integrante da Universidade, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com o tema, promovendo a integração da comunidade universitária e local.

O evento contará com a participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Companhia de Dança UFSC. Aproveitando a oportunidade, serão comemorados também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina (Aprodança).

Programação

28 de abril de 2025 | segunda-feira

10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1

12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca

14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2

16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3

18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.

18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e  Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa


29 de abril de 2025 | terça-feira

10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4

11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5

14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6

16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance,  sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7

18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca

20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC

A programação está sujeita a alterações.

Mais informações no e-mail secarte@contato.ufsc.br.

Com informações da SeCArtE UFSC

maio
7
qua
Diálogos do Trabalho SC: Os mundos do trabalho em tempos de IA
maio 7 dia inteiro

O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento Diálogos do Trabalho SC – Os mundos do trabalho em tempos de Inteligência Artificial nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de maio. As atividades ocorrem no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A participação é gratuita, mas requer inscrição pelo site do evento, com vagas limitadas.

O Diálogos do Trabalho SC contará com conferência de abertura realizada pela professora Letícia Cesarino (UFSC), no dia 7, às 19h, tratando do tema Trabalho, tecnologia e política na atualidade. No dia 8, às 10h, ocorrerá o painel Aplicações e efeitos da Inteligência Artificial sobre o trabalho, com palestras do pós doutor em economia e professor Cassio Calvete (UFRGS) e do mestre em engenharia e coordenador de inovação Renato Simões (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados). O evento terá também, no dia 8, às 8h30, oficinas sobre Redes Sociais e Inteligência Artificial.

Conforme os organizadores, o objetivo é promover por meio de palestras e oficinas um espaço formativo que propicie um debate qualificado sobre aplicações e impactos da Inteligência Artificial nos mundos do trabalho, situando o tema no atual contexto sociopolítico e articulando perspectivas interdisciplinares e de diversas instituições.

O evento é promovido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SRT/SC-MTE), o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE/SC) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), com apoio de outras entidades.

Para mais informações, acesse o site do Diálogos do Trabalho SC.

maio
8
qui
Diálogos do Trabalho SC: Os mundos do trabalho em tempos de IA
maio 8 dia inteiro

O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento Diálogos do Trabalho SC – Os mundos do trabalho em tempos de Inteligência Artificial nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de maio. As atividades ocorrem no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A participação é gratuita, mas requer inscrição pelo site do evento, com vagas limitadas.

O Diálogos do Trabalho SC contará com conferência de abertura realizada pela professora Letícia Cesarino (UFSC), no dia 7, às 19h, tratando do tema Trabalho, tecnologia e política na atualidade. No dia 8, às 10h, ocorrerá o painel Aplicações e efeitos da Inteligência Artificial sobre o trabalho, com palestras do pós doutor em economia e professor Cassio Calvete (UFRGS) e do mestre em engenharia e coordenador de inovação Renato Simões (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados). O evento terá também, no dia 8, às 8h30, oficinas sobre Redes Sociais e Inteligência Artificial.

Conforme os organizadores, o objetivo é promover por meio de palestras e oficinas um espaço formativo que propicie um debate qualificado sobre aplicações e impactos da Inteligência Artificial nos mundos do trabalho, situando o tema no atual contexto sociopolítico e articulando perspectivas interdisciplinares e de diversas instituições.

O evento é promovido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SRT/SC-MTE), o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE/SC) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), com apoio de outras entidades.

Para mais informações, acesse o site do Diálogos do Trabalho SC.

maio
19
seg
Lançamento do livro ‘Para onde vai a Igreja Católica? Uma análise sociológica’
maio 19@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC) convida a comunidade universitária para o lançamento do mais recente livro do professor Carlos Eduardo SellPara onde vai a Igreja Católica? Uma análise sociológica, publicado pela editora Vozes (2025). O lançamento ocorre na segunda-feira, 19 de maio, às 14h, no Auditório do Bloco E-Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e não requer inscrições.

Lançado poucos dias antes do falecimento do papa Francisco e da eleição de seu sucessor, Leão XIV, o livro de Carlos Sell investiga sociologicamente não apenas as perspectivas futuras da Igreja Católica, agora diante da sua troca de comando, mas já resultantes de uma profunda e complexa alteração na relação da instituição com o mundo leigo, as mudanças sócio-políticas e culturais da últimas décadas, assim como de um papado que impactou de modo fundamental a percepção e os rumos da Igreja Católica desde a última década.

Carlos Eduardo Sell é filósofo com pós-graduação (mestrado e doutorado) em Sociologia Política e professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do PPGSP/UFSC. Além de estudos na área de teoria sociológica, dedica-se ao estudo da Teologia e à investigação sociológica da religião.

 

maio
22
qui
Sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação do curso de Administração
maio 22@19:00

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e o Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem, nesta quinta-feira, 22 de maio, às 19h, uma sessão especial em comemoração dos 60 anos de criação e 50 anos de reconhecimento do curso de Administração da UFSC. O evento será realizado no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, sede da Alesc, em Florianópolis.

A cerimônia celebra a trajetória do curso, homenageando entidades e personalidades que contribuíram para sua consolidação e excelência ao longo das décadas. Com mais de 5 mil bacharéis formados, obteve nota máxima em todas as edições do Enade, foi reconhecido como um dos melhores cursos de Administração do país pelo Guia do Estudante em 2024, e ocupa a sétima posição no Ranking Universitário Folha (RUF), sendo o melhor de Santa Catarina.

O evento é aberto ao público e a inscrição é gratuita, com direito a certificado de 3 horas complementares. As inscrições podem ser realizadas até a data do evento pelo site even3.com.br/60anosadmufsc/.

maio
23
sex
Lançamento do livro ‘O circuito imobiliário na América Latina: dependência, neoliberalismo e ditadura no Chile’
maio 23@18:00

O Observatório de Comunidades e Periferias de Santa Catarina (OcupaSC), em conjunto com o Instituto Cidade e Território e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do livro O circuito imobiliário na América Latina: dependência, neoliberalismo e ditadura no Chile, de autoria do economista e doutor em desenvolvimento econômico Vitor Hugo Tonin. O lançamento ocorre nesta sexta-feira, 23 de maio, às 18h, no Auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Resultado da pesquisa de doutorado do autor, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o trabalho tem como questionamento central o porquê de ainda existem, na América Latina, problemas de acesso à moradia e à cidade. Como forma de compreender e responder a essa pergunta, o livro desenvolve um estudo sobre o Chile, no entendimento de que lá foi onde mais se desenvolveu o mercado imobiliário capitalista e que, ainda assim, verificam-se problemas no acesso à moradia, como o déficit habitacional e a qualidade urbanística das moradias.

A publicação do livro veio de um convite do Observatório das Metrópoles, e o financiamento da impressão foi feito pelo Sindicato Químicos Unificados e pela Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. O lançamento faz partes dos esforços desenvolvidos pelo OcupaSC para a realização, promoção e divulgação de pesquisas científicas, especialmente sobre a questão urbana.

Para mais informações, acesse o Instagram @ocupasc.

maio
26
seg
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 26@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.

maio
27
ter
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 27@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.

maio
28
qua
Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 – Programação Completa
maio 28@8:30 – 19:00

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.

Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.

O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.

Todos os eventos estão descritos e os links das inscrições estão disponíveis na página UFSC Sustentável.

Programação e Inscrições

Ecotalks

ECOTALKS - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

No dia 27 de maio, a partir das 8h30 haverá a recepção com frutas, bolos e alimentos saudáveis dos participantes, com a Mesa de Abertura formada às 9h, a apresentação do Vídeo Institucional que comemora 10 anos do UFSC Sustentável e Lançamento do PLS UFSC (Plano de Logística Sustentável) –  documento estratégico que orienta metas, ações e indicadores para uma gestão institucional mais eficiente e ambientalmente responsável. Em seguida, uma apresentação cultural com Hilario Júnior, conhecido como Jaci, poeta e educador ambiental do SLAM EDUCA, apresenta uma performance que une poesia e consciência ecológica.

O primeiro Ecotalk começa às 9h30, com o título: “Da Terra ao Parlamento – Caminhos do Ativismo Ambiental”, com Ingrid Sateré Mawé – Primeira vereadora indígena de Florianópolis, bióloga e ativista; Marquito (Marcos José de Abreu) – Deputado estadual, mestre em Agroecossistemas e ativista; e Paulo Horta – Doutor, biólogo, professor do CCB/UFSC e ativista ambiental.

O segundo Ecotalk 2, previsto para 10h30, com o título “O impacto das mudanças climáticas e a urgência da ação” será uma conversa profunda e necessária sobre os desafios climáticos e os caminhos possíveis para a transformação, com Carlos Nobre – Doutor, climatologista, referência internacional em mudanças climáticas e Amazônia; e Regina Rodrigues – Doutora, oceanógrafa e professora UFSC, especialista em clima e oceanos.

Mais informações e inscrições no site.

Minicursos

MINICURSO - GERAL_Prancheta 1_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar dos minicursos, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data do minicurso. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização do minicurso. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • 27 de maio (terça-feira) – 14h – Minicurso: “Caminhando pela UFCS – reconhecimento dinâmico de plantas medicinais” com Cesar Simionato, Renata Palandri Sigolo. Local de encontro: em frente a Reitoria
  • 28 de maio (Quarta-feira) -10h30 – Minicurso: “Por que o veganismo resolve os maiores problemas do planeta?” com Anderson Rodrigues – Miniauditório DSSCSE – AUDDSS – CSE-D217

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Oficinas

OFICINA - GERAL_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das oficinas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da oficina. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se houve desistências. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da oficina. Os materiais necessários serão disponibilizados pela UFSC.

  • Oficina de Composteira Doméstica Externa – 26 de maio (segunda-feira) – 14h às 17h no Bosque do CFH
  • Oficina de Plantas Medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais) – 28 de maio  (quarta-feira) – 14h às 17h no Miniauditório do CSE
  • Oficina de Biofertilizante – 29 de maio (quinta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC
  • Oficina Do Campo à Cozinha: oficina culinária para promoção da alimentação saudável e sustentável – 30 de maio  ( sexta-feira) – 9h às 12h no Laboratório de Técnica Dietética da Nutrição/CCS
  • Oficina “Saberes que Brotam: Alimentação Viva e Cuidado com o Planeta” – 30 de maio  (sexta-feira) – 14h às 17h na Sala Verde/UFSC

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Visitas Guiadas

VISITA - GERAL (1)_Prancheta 1

clique para ampliar

Para participar das visitas guiadas, é necessário inscrição prévia. A inscrição será confirmada por e-mail ou telefone com antecedência mínima de dois dias da data da visita. Caso não tenha sido selecionado e tenha interesse em ir, recomendamos em ir no local/hora da saída para verificar se não sobrou nenhuma vaga. O local de saída é o ponto de ônibus em frente ao Centro de Eventos

São disponibilizadas 30 vagas por visita, com transporte fornecido pela UFSC e a entrada aos locais de visita são gratuitas. Menores de 18 anos, só podem participar da visita se autorizados pelos responsáveis e/ou acompanhados desses. Os certificados serão disponibilizados até um mês após a realização da visita.
  • Visita ao Projeto Tamar + EMEB – 26 de maio (segunda-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 18h00 – Barra da Lagoa
  • Visita Estação Ecológica dos Carijós – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 12h50 – Retorno: 17h30 – Santo Antônio de Lisboa
  • Visita Cidade das Abelhas – 27 de maio (terça-feira) – Saída: 13h20 – Retorno: 17h30 – Saco Grande
  • Visita ao Museu Oceanográfico – 29 de maio – (quinta-feira) Saída: 12h50 – Retorno: 19h00 – Balneário Piçarras
  • Visita Parque da Serra do Tabuleiro – 29 de maio (quinta-feira) Saída: 7h40 – Retorno: 12h20 – Palhoça
  • Visita ao Instituto Çarakura – 30 de maio (sexta-feira) – Saída 08h00 – Retorno: 12h15 – Ratones

Mais informações: 48 3721-4224 (WhatsApp)/ 3721-6107 ou gestaoambiental@contato.ufsc.br.

Yoga, meditação e conexão com a natureza

YOGA_Prancheta 1

clique para ampliar

A Yoga, meditação e conexão com a natureza são práticas que despertam a consciência do ser em harmonia com o todo. Fundamentadas na respiração, na escuta interna e no silêncio, convidam ao reencontro com a essência da vida. Por meio do corpo, da mente e do espírito, promovem equilíbrio, presença e serenidade. São caminhos de cura que integram o indivíduo ao fluxo natural do universo.  Participe no dia 28 de maio (quarta-feira), das 14h às 16h, em frente ao templo ecumênico da UFSC.

Ministrante: Diana Levi Baratta Monteiro e Cinthia Zúniga.

Mutirão de Recuperação Ambiental na UFSC

Plantando o Futuro_Prancheta 1

clique para ampliar

O mutirão ocorre na quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 12h, no campus da UFSC em Florianópolis, atrás do antigo RU (atual alojamento Estudantil Indígena), próximo ao LCME e LABIME. Qualquer pessoa pode participar, mediante inscrição prévia. Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável. Há 30 vagas e recomenda-se levar água para consumo próprio, usar boné ou chapéu, aplicar repelente, vista calça (preferencialmente) e utilizar calçado fechado para maior conforto e segurança.

A atividade integra a Semana do Meio Ambiente e o Minicurso “Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas em Margens de Córregos: Vivências no PRAD/UFSC”, da Sala Verde UFSC. O objetivo do minicurso é sensibilizar e envolver a comunidade interna e externa da UFSC nas ações do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da UFSC (PRAD-TRI-UFSC), desenvolvido no Campus Florianópolis da Trindade. A atividade está estruturada em três encontros que aliam teoria, prática e vivência em campo, abordando os desafios e estratégias para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de cursos d’água. O terceiro e último encontro será dedicado a uma ação coletiva de plantio em uma das áreas em processo de recuperação ambiental no campus da Trindade. O mutirão tem como objetivo aplicar, de forma prática e colaborativa, os conhecimentos discutidos nos encontros anteriores do minicurso, promovendo a restauração ecológica das margens de córregos da UFSC. Mais do que plantar mudas, essa vivência busca fortalecer o sentimento de pertencimento à universidade e estimular o compromisso coletivo com a regeneração dos ecossistemas que nos cercam.Ministrantes: Equipe da Sala Verde UFSC e Equipe da CGA (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).

Trilhas de Criança – Poção

Passeio em parceria com o Instituto Trilhas de Criança, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Será no dia 31 de maio, para a Trilha do Poção, das 9h às 12h.

Para quem não tem transporte, a UFSC disponobilizará um ônibus de 30 lugares, com saída marcada para as 8h20 no Centro de Eventos da UFSC (chegue com 10 minutos de antecedência).

Trilha para a família toda, com 25 vagas familiares para esta trilha, com um número máximo de quatro integrantes por família. As vagas são definidas por sorteio entre os inscritos, realizado uma semana antes da data agendada para o passeio. Os resultados são comunicados no grupo de WhatsApp do Instituto Trilhas de Criança, ao qual você ganha acesso assim que finaliza sua inscrição.

Informações e inscrições.

Outras Atividades

A Semana do Meio Ambiente UFSC 2025 também inclui exposições e a exibição de um filme no Cine Paredão. Confira:

Cineparedão: “Sasquatch Sunset” no Bosque do CFH

Na sexta-feira, 30 de maio, às 19h, o projeto Cineparedão exibirá o filme Sasquatch Sunset no Bosque do CFH. A obra acompanha uma família de Pé-Grandes em uma jornada cômica e tocante pela sobrevivência em um mundo em constante transformação ambiental e social. O Cineparedão é um projeto de extensão da UFSC que desde 2008 promove sessões ao ar livre com curadoria voltada a filmes independentes, latino-americanos e críticos.

Troca Verde

Na quarta-feira, 28 de maio, das 11h às 13h, em frente à Reitoria, ocorre a atividade “Troca Verde”, que propõe a troca de mudas de plantas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento busca ampliar o acervo dos jardins dos participantes e promover o cultivo de hortas mais sustentáveis e diversas.

Instalação “Oferta-sekekonapai” 

A instalação “Oferta-sekekonapai”, em cartaz de 26 de maio a 27 de junho, no espaço expositivo Janela da Arte (BU), convida o público a refletir sobre a devastação da Amazônia nas últimas décadas. A obra é assinada por Autaki Peri Wauja, professor indígena e doutorando em Antropologia Social, e por Gabriel Bicho, artista e bolsista da Sala Verde/UFSC.

Exposição “Troncos, Galhos e Raízes” 

De 26 a 30 de maio, o Hall da Reitoria abriga a exposição “Troncos, Galhos e Raízes”, do artista visual e escultor Hélio Ormeu Ribeiro. A mostra apresenta esculturas criadas a partir de madeiras descartadas pela natureza, propondo um novo olhar sobre o que é considerado resíduo, ao gerar vida e emoção por meio da arte.

Exposição “Terras e Águas”

Com o tema “Terras e Águas – História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng: Ontem, Hoje, Sempre”, a exposição estará aberta ao público de 26 a 30 de maio, das 8h às 18h, no MArquE/UFSC. A mostra resulta de um diálogo intercultural entre curadores indígenas e não indígenas, reafirmando a presença ancestral dos povos originários na região.