O projeto Cinema e Alzheimer exibe o filme Poesia (2010) na segunda-feira, 5 de maio, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público.
O drama sul-coreano, do diretor Lee Chang-dong, acompanha Mija, uma avó que descobre e lida com as consequências de um crime hediondo comedido pelo neto, ao mesmo tempo que percebe os primeiros sinais de demência. É nas aulas de poesia que ela descobre um novo sentido para a vida. O evento contará com a presença da professora Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia da UFSC, que debaterá o filme ao final da exibição.
O projeto é coordenado por André Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), tendo apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC. A iniciativa faz exibições mensais de filmes de países diversos que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto.
O projeto CineBuñuel da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o longa-metragem La Patagonia rebelde, de Héctor Olivera, nesta sexta-feira, 9 de maio, às 19h. A exibição ocorre na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis.
La Patagonia rebelde é um filme de 1974, baseado no livro Los vengadores de la Patagonia trágica, de Osvaldo Bayer. A história se passa no início dos anos 1920, em um contexto de embates entre as classes operárias e os latifundiários argentinos. Apoiados pelas autoridades, os latifundiários exercem repressão violenta às tentativas de articulação política dos trabalhadores.
A intensificação dos conflitos culmina em uma rebelião contra os patrões e as instituições. O governo de Hipólito Yrigoyen envia o tenente Zavala para conduzir as negociações, mas as elites agrárias conspiram para extrair mais benefícios às custas dos trabalhadores, aumentando a insatisfação e os protestos. Zavala então, levará a cabo a ordem de reprimir a insurgência a qualquer custo.
A projeção de La Patagonia rebelde integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O CineBuñuel é um projeto de extensão da UFSC que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme La Cocina, dirigido por Alonso Ruizpalacios, em 16 de maio, sexta-feira, às 19h.
Na cozinha abafada de um restaurante da Times Square, onde culturas de todo o mundo se misturam durante a hora do almoço, o chef Pedro (Raúl Briones Carmona), imigrante ilegal, está dividido entre o estresse do trabalho e seu romance complicado com a garçonete Julia (Rooney Mara). Quando a quantia de US$ 823,78 desaparece do caixa na noite anterior, a desconfiança se espalha e as tensões colocam em risco as frágeis esperanças da equipe.
Mais informações no Instagram do projeto.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme O Crepúsculo do Pé Grande, de 2024, dos diretores David e Nathan Zellner, nesta sexta-feira, 30 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Esta edição comemora o aniversário de 17 anos do projeto Cine Paredão, o cineclube há mais tempo em atividade ininterrupta em Santa Catarina.
A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site UFSC Sustentável.
O Crepúsculo do Pé Grande
Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.
O projeto de pesquisa e extensão Ebó Epistêmico, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do curta-metragem documental Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias nesta segunda-feira, 2 de junho, às 18h30, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário atravessa os caminhos construídos ao longo das cinco edições do projeto Fazendo Cruzos, realizado pelo Ebó Epistêmico na UFSC desde 2022.
Segundo as organizadoras, desde sua criação, o projeto Fazendo Cruzos se propõe a ser um espaço formativo que articula práticas pedagógicas no formato de evento acadêmico-científico-artístico-cultural de cunho interdisciplinar, com ênfase na produção e na circulação de saberes críticos sobre as relações raciais no Brasil. O documentário é um convite para vivenciar a potência das encruzilhadas e da afirmação da diversidade como princípio formativo, afirmam.
Na 1° edição, teve como tema Onde estão os artistas negros em Santa Catarina e, a partir da 2° edição, segue as temáticas de acordo com o plano de ensino da disciplina Estudos Afro-brasileiros do curso de Ciências Sociais da UFSC, realizando a transposição didática de autores, conceitos e debates discutidos na formação de educadores antirracistas.
Ao longo de suas cinco edições, a iniciativa tem promovido a ocupação dos espaços físicos – halls, corredores, jardins, salas de aula etc. – e institucionais da Universidade, com práticas que transcendem os limites da educação formal de uma sala de aula tradicional. Por meio de rodas de conversas, oficinas, performance, exposições e intervenções urbanas, o Fazendo Cruzos mobiliza epistemologias negras, trazendo reflexões sobre a constituição do campo das relações raciais e os dispositivos de reprodução das desigualdades na universidade pública brasileira.
Vinculado ao Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (Nuer) e ao Laboratório Universitário de Política, Direitos, Conflitos e Antropologia (Lupa), o Ebó Epistêmico é ministrado e coordenado pelas professoras Flávia Medeiros e Alexandra Alencar, do Departamento de Antropologia, em parceria com a professora Thainá Castro, do curso de Museologia da UFSC.
Para mais informações, acesse o Instagram @eboepistemicoufsc.
O Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) exibirá o filme Kadish para um amigo nesta sexta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento é aberto para toda comunidade e ocorre no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. Os filmes são exibidos a cada 15 dias, todas as sexta-feiras, sempre em língua alemão, com legendas em português.
O filme “Kadish para um amigo” é uma comédia dramática que conta a história de Ali que mudou-se há pouco para Berlin. Como refugiado do Líbano está em causa a sua permanência na Alemanha. Os garotos da vizinhança colocam-no perante um teste de coragem: assaltar o apartamento de um vizinho idoso, emigrante judeu russo. A seguir, Ali tem que reparar os prejuízos causados ao velho para evitar ser deportado.
O Cineclube África no Cinema exibe o documentário Barcelone ou la mort (2008), do diretor franco-senegalês Idrissa Guiro, nesta terça-feira, 10 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Centro Integrado de Cultura (MIS/CIC), em Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público.
O Cineclube África no Cinema é uma das atividades de extensão universitária promovidas pelo Laboratório de Estudos da História da África (Lehaf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público em geral.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do Lehaf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do MIS. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
Sinopse
De um subúrbio de Dacar, partem para Europa frágeis barcos, símbolos de uma batalha e de um povo: pescadores privados de seu ganha-pão pela globalização e levados a se comprometerem com o perigoso negócio de transporte de clandestinos para a Espanha. Um país com dificuldades para oferecer um futuro a seus jovens. Em cada família, alguém sonha em partir, a qualquer custo, para alcançar “Barcelona”, uma palavra que é símbolo do sonho europeu.
O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Sinopse
Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.
Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.
Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.
O Cine Paredão, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 13 de junho, às 19h, o filme Il Mare (2000), A casa à beira-mar em português, do diretor Hyun-seung Lee. A exibição é gratuita e aberta ao público, e ocorre no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Sinopse
Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão, ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.
Gênero: romance/fantasia; duração: 1h45min; classificação indicativa: 12 anos.
Assista ao trailer de Il Mare:
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
Mais informações no Instagram.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.
Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI, pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.
Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.
A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.
João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.
“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.
A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.
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