Calendário de Eventos UFSC

maio
28
qua
Lançamento do livro ‘Hércules no Monte Eta’
maio 28@19:00

O livro Hércules no Monte Eta, de Luiz Queriquelli, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e da graduação em Letras-Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançado nesta quarta-feira, 28 de maio, às 19h, no Franz Cabaret, no Centro de Florianópolis. A primeira tiragem foi premiada por um edital do PGET, e todos os presentes no lançamento receberão um exemplar de cortesia.

O livro contém uma tradução em edição bilíngue da tragédia Hércules no Monte Eta, de Sêneca, acompanhada da novela Enganados (uma recriação da tragédia) e dois ensaios sobre a obra.

Mais informações instagram.com/latimtododia.

maio
31
sáb
Lançamento do livro ‘A África e suas relações internacionais’
maio 31@10:00

A Livraria Desterrados e o Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) farão o lançamento do livro A África e suas relações internacionais no dia 31 de maio, sábado, às 10h na Livraria Desterrados, no Centro de Florianópolis (Rua Tiradentes, 204).

A obra faz parte da série Relações Internacionais da editora Blucher, de São Paulo, e trata-se de uma leitura ligeira para quem deseja se inteirar dos desafios africanos. O livro conta a história recente da África a partir de uma abordagem nova, na qual o continente africano não é apenas considerado o grande teatro para ações decisivas ao futuro, mas também a gênese de um contingente humano com papel protagonista no drama atual da humanidade. O autor, Sílvio Marcus de Souza Correa, é professor do Departamento de História da UFSC e coordenador do LEHAf.

Para mais informações acesse o site da editora

jun
9
seg
Lançamento de publicações sobre violência de gênero e protagonismo feminino
jun 9@18:00 – 22:00

No dia 9 de junho, segunda-feira, às 18h,  haverá o lançamento conjunto de três publicações que colocam em evidência o protagonismo feminino nas lutas por direitos, memória e justiça, e faz um chamado à reflexão crítica e à mobilização coletiva. O evento ocorre no Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) — localizado na Rua Des. Vitor Lima, 45, no campus da UFSC, em frente à Praça do Pida, na Trindade. O evento é gratuito e aberto a todos.

O lançamento dessas três publicações é “Será um momento de reflexões potentes e necessárias sobre os enfrentamentos das mulheres diante das múltiplas formas de violência”, afirmam as organizadoras. O encontro reunirá autoras, coletivos, pesquisadoras e militantes, além de abrir espaço para o debate com o público presente. As obras lançadas abordam temas como a violência obstétrica, a violência política de gênero e os desafios enfrentados por mulheres em cargos de liderança e decisão. É um convite para pensar o Brasil a partir da experiência das mulheres — com escuta, sensibilidade e compromisso.

“Somos Todas”: dar voz à dor e à força do parto

A primeira publicação da noite, “Somos Todas”, de Daniele Manfrini, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), mergulha em um dos temas mais silenciados da experiência feminina: a violência obstétrica. Fruto de sua tese de doutorado, o livro parte da vivência da própria autora para construir uma pesquisa encarnada, que cruza sua trajetória profissional como assistente social com a sua experiência pessoal de parto.

Além de uma análise acadêmica, a obra é também um ato político e coletivo, que dá voz a mulheres que enfrentaram abusos, negligências e desrespeitos em momentos cruciais de suas vidas. Por meio de relatos emocionantes e contundentes, o livro revela como essas mulheres transformaram a dor em mobilização, reivindicando respeito, acolhimento e autonomia para todas. A narrativa, escrita em primeira pessoa, articula teoria feminista e prática social, destacando a importância das epistemologias feministas e do conhecimento situado na produção acadêmica.

“Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”: resistências nos espaços de poder

A segunda obra, “Direitos diante da Violência Política contra Mulheres”, é fruto de uma pesquisa desenvolvida pela Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial. Partindo da célebre fala da ex-presidenta Dilma Rousseff — “É verdade: eu sou uma mulher dura cercada de homens meigos” —, o livro traz à tona os obstáculos enfrentados por mulheres que ocupam cargos de liderança e poder.

Além de narrar casos, o guia busca fortalecer a atuação política das mulheres e apontar estratégias de enfrentamento às múltiplas formas de violência que incidem sobre elas, especialmente quando suas identidades são atravessadas por interseccionalidades. Mulheres negras, indígenas, LBTQIA+, com deficiência, ciganas e de comunidades periféricas são alvo de uma violência acumulada, que une machismo, racismo, capacitismo e outras formas de opressão.

A publicação ressalta que a construção de ambientes mais seguros e igualitários exige políticas públicas eficazes, mudanças culturais profundas e o engajamento da sociedade civil, além da implementação contínua de medidas de proteção. O livro também é um agradecimento à Secretaria Nacional de Articulação Institucional Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, responsável pelo financiamento da pesquisa.

“Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”: ferramentas para reagir e resistir

A cartilha “Violência Política de Gênero: guia de conhecimento e boas práticas”, produzida pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH/UFSC), foi elaborado no âmbito do projeto “Internet Segura com Perspectiva Crítica de Gênero”, com apoio da FAPESC, e visa oferecer orientação prática, apoio e informação sobre os sinais e manifestações da violência política de gênero, tanto em espaços presenciais quanto digitais.

A cartilha identifica formas de violência comuns sofridas por mulheres que atuam na política ou que se expõem publicamente — como comentários misóginos, ataques coordenados nas redes sociais e discursos de ódio — e propõe procedimentos legais, formas de apoio e estratégias de autoproteção. Ao mesmo tempo, busca educar e sensibilizar sobre a importância de ambientes democráticos inclusivos, onde mulheres possam exercer sua cidadania com segurança e dignidade.

Mais informações no site do IEG (ieg.ufsc.br), Instagram (@iegufsc) e pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com

jun
13
sex
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 13@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.

jun
14
sáb
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 14@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

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