Calendário de Eventos UFSC

abr
16
qua
Live ‘Negacionismo e Ciência’, com Emilio Garcia
abr 16@19:00

Na quarta-feira, 16 de abril, às 19h, a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), programa de extensão da Biblioetca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), transmite pelo canal do YouTube mais uma edicação do Cidad Convida, a série de lives que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, à comunicação, à informação e à educação.

O convidado da vez é Emilio Garcia, produtor de conteúdo do canal BlaBlaLogia e do podcast Os Três Elementos, biólogo, mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor. Com o tema Negacionismo e Ciência, o encontro ainda conta com a participação da professora Suely Figueiredo, pesquisadora integrante do Cidad, e discutirá sobre o papel da divulgação científica nas redes e os fluxos de desinformação que afetam a ciência e a educação. Haverá certificados aos participantes.

Mais informações no perfil @confiabilidadeinformacional

abr
28
seg
Palestra ‘Como a química pode auxiliar na conservação e restauro de bens culturais?’
abr 28@15:00 – 17:00

Como a química pode auxiliar na conservação e restauro de bens culturais? é tema de palestra on-line que ocorre em 28 de abril, segunda-feira, das 15h às 17h, pela plataforma Google Meet. Ministrada pelo químico Thiago Guimarães Costa, da Fundação Catarinense de Cultura, a atividade faz parte do projeto de extensão Ciclo de palestras: química e o cotidiano, desenvolvido pelos professores do Colégio de Aplicação da UFSC Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. Os interessados devem se inscrever até as 18h de 24 de abril pelo sistema de inscrições da UFSC.

O objetivo é contextualizar a área de química aplicada ao patrimônio cultural e discutir resultados de pesquisas e estudos de casos desenvolvidos no Laboratório de Materiais da Fundação Catarinense de Cultura, bem como outras publicações presentes na literatura. “A conservação e restauração de bens culturais é uma atividade transdisciplinar, que exige conhecimentos das áreas de química, física, biologia, materiais, história da arte, artes visuais, dentre outras. Neste sentido, a química pode auxiliar no processo de intervenção em bens culturais de diversas maneiras, com destaque para: o estudo do processo de degradação de materiais constitutivos de obras de arte, caracterização de materiais utilizados em bens culturais e ainda a preparação de novos materiais para serem aplicados em processos de restauração”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.

2º Colóquio IEG de Pesquisas: ‘Saúde, políticas públicas e discursos médico-sociais’
abr 28@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o Primeiro Encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário.

O objetivo do 2º Colóquio IEG de Pesquisas é promover um espaço plural e interdisciplinar de divulgação, debate e articulação de pesquisas em estudos de gênero, feministas e interseccionais, reunindo pesquisadoras/es, ativistas e artistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior. A atividade pretende dar visibilidade a investigações que abordem marcadores sociais da diferença, como raça, classe, sexualidade e deficiência, em suas múltiplas conexões.

O tema do primeiro encontro será “Saúde, Políticas Públicas e Discursos Médico-Sociais”, que terá a professora Luciana Patrícia Zucco, como mediadora e debatedora. Ela é doutora pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (IFF/Fiocruz), professora associada do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC), e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), onde coordena a área de concentração de Estudos de Gênero e Sexualidades (EGES).

Os palestrantes serão:

Cláudia Cristine Moro, doutoranda do  PPGICH, que apresentará sua pesquisa “Divergências no Rastreamento Mamográfico: uma séria questão de saúde das mulheres”.
José Augusto Simões de Miranda, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês (PPGI/UFSC) e pós-doutorando em Estudos de Gênero pelo PPGICH, que apresentará o trabalho “A inter-relação entre estigmas e outros problemas sociais em campanhas sobre HIV: uma análise do discurso a partir de uma abordagem interseccional”.
Ornela Barone Zallocco, doutoranda em Educação com formação em Narrativas e autobiografias pela Universidad Nacional de Rosario (UNR/Argentina), que apresentará o estudo “Visualidades emergentes o en emergencia de personas menstruantes”.

Para se inscrever, acesse o formulário.

Para assistir ao encontro, acesse aqui.

Mais informações no site ieg.ufsc.br, no Instagram @iegufsc ou pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.

maio
10
sáb
Palestra ‘O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais’
maio 10@9:00

O projeto Speak4Nature promove a palestra online O papel da ficção literária no imaginário jurídico: possibilidades frente aos desafios ecossociais, neste sábado, 10 de maio, às 9h. A atividade é realizada em parceria com o Grupo de Estudos sobre Escritoras Brasileiras do Passado, coordenado pela professora Rosana Cássia dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT), e com o Grupo de Pesquisa Observatório de Justiça Ecológica, coordenado pela professora Letícia Albuquerque, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento propõe uma reflexão sobre o papel da literatura escrita por mulheres no questionamento dos imaginários sociais e jurídicos, no contexto da crise ecossocial. O objetivo é analisar a literatura de ficção científica e o afrofuturismo, com foco em autoras como Lu Ain-Zaila e Nnedi Okorafor, além da representação dos papéis de gênero em obras da literatura brasileira.

O debate é sobre como os textos literários podem tanto reproduzir estereótipos sociais quanto criar caminhos de resistência e reimaginação de futuros possíveis. Por meio da literatura, prioriza-se uma leitura crítica do paradigma antropocêntrico e colonial que permeia o imaginário jurídico dominante, em diálogo com a perspectiva da justiça ecológica.

As palestrantes são Noelia Fragoso Tellez, doutoranda em Humanidades na Universidad Carlos III de Madrid e mestre em Estudos Literários pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Flávia Dall Agnol de Oliveira, doutoranda em Direito na UFSC e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Thais Silveira Pertille, mestre e doutora em Direito pela UFSC. Thais abordará o livro de contos de sua autoria (A voz da bruxa: contos da bruxa Simone na ilha da magia), o eco, a construção do feminino e a interseção com o Direito.

A palestra ocorrerá em plataforma online e integra o projeto de cooperação internacional Speak for Nature. Informações sobre o projeto no site https://www.speak4nature.eu

maio
22
qui
Palestra ‘Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale’
maio 22@19:00 – 20:30

O Academy UFSC, projeto do Departamento de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/UFSC), promove a palestra Da UFSC ao Vale do Silício: lições do empreendedorismo universitário e insights do Vale na quinta-feira, 22 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento será ministrado por Eduardo Vieira, fundador da Monking, empresa referência em comunicação para inovação, com clientes como Ambev, Natura, Itaú e iFood.

Criada dentro do curso de Administração da UFSC, a Monking hoje conta com mais de 50 pessoas. Além de fundador, Eduardo é mentor de startups na Abstartups e na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), e recentemente morou no Vale do Silício, onde estudou tendências em tecnologia, inovação e comunicação.

Para participar, é necessário se inscrever pelo Sympla. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia da palestra, com direito a certificado de 1h30.

Sobre o Academy UFSC

O Academy UFSC é uma iniciativa focada na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo. Parte do plano Inova UFSC, criado pela Sinova, o programa tem como intuito não apenas preparar aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, mas também desenvolver competências voltadas à criatividade e à inovação. O Academy conta com workshops, mentorias, capacitações e visitas técnicas para aproximar o aluno de ambientes inovadores e profissionais capacitados, gerando conexão com o ecossistema inovador de Santa Catarina ao criar pontes entre a Universidade e o mercado.

Para mais informações, acesse a página do Academy UFSC.

maio
28
qua
Webinário ‘A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária’
maio 28@14:00

O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.

A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.

Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.

Sobre o Instituto Kadila

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.

Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila  é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.

 

Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.

jun
23
seg
10° Seminário do Ciclo de Debates: ‘Plataformização da Educação Pública: do sul global ao contexto local’
jun 23@14:00

Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o 10° seminário do Ciclo de Debates: Plataformização da Educação Pública: do sul global ao contexto local na segunda-feira, 23 de junho, às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.

Com tema Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, esta edição do ciclo terá como palestrantes os professores Carolina Israel, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Leonardo Cruz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mediação do professor Éverton Almeida, da UFSC.

O seminário é promovido em parceria com a Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (Pontifícia Universidade Católica-SP), Learning, Media and Social Interactions (Universitat de Barcelona, Espanha) e o projeto Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (Universidade de Lisboa, Portugal).

Para obter o certificado de três horas de participação no evento, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line e acompanhar a transmissão do seminário no canal do YouTube do grupo Repercute.

Link da transmissão ao vivo:

jun
30
seg
Palestra online ‘Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação’
jun 30@15:00 – 17:00

A palestra online Química que Transforma: Resíduos, Ciência e Criatividade na Educação ocorre em 30 de junho, das 15h às 17h. O evento faz parte do projeto de extensão Ciclo de Palestras: Química e o Cotidiano, desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos professores Ana Karina Timbola Hobmeir e Heros Horst. A palestra será ministrada pelo professor Elder Corrêa Leopoldino, docente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Jaraguá do Sul. As inscrições estão abertas até 27 de junho, às 12h.

A iniciativa tem como objetivo apresentar, de forma prática e acessível, como a química pode ser usada como ferramenta de transformação de resíduos, promovendo aprendizado, consciência ambiental e desenvolvimento de soluções locais. A partir de projetos desenvolvidos com alunos no contexto de iniciação científica e projeto integrador, são apresentados exemplos que envolvem a produção de materiais adsorventes a partir de resíduos como erva-mate e bitucas de cigarro, formulação de bioplásticos com casca de batata e caroço de abacate, tintas naturais feitas com repolho roxo, cremes cosméticos utilizando borra de café e produtos com amido extraído de caroço de manga.

O encontro propõe uma reflexão sobre como práticas simples de pesquisa aplicada, quando bem orientadas, podem despertar o interesse dos alunos, integrar disciplinas e impactar diretamente a comunidade. O uso da iniciação científica no ensino médio, em especial, tem se mostrado uma estratégia para trabalhar competências como pensamento crítico, protagonismo estudantil, resolução de problemas e o conteúdo curricular de forma significativa.

O link de acesso será disponibilizado via e-mail no dia do evento para os participantes com inscrição homologada. Os certificados serão emitidos aos participantes que apresentarem frequência maior ou igual a 75% do tempo do evento. Público alvo são os alunos dos Ensino Médio e comunidade em geral. Dependendo da demanda de inscritos, as inscrições serão homologadas de acordo com a ordem cronológica de inscrição.

Para realizar a inscrição, acesse o formulário on-line.

2º Colóquio IEG de Pesquisas – ‘Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+’
jun 30@19:00 – 21:00

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o terceiro encontro do 2° Colóquio IEG de Pesquisas na segunda-feira, 30 de junho, das 19h às 21h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Com tema Narrativas Dissidentes: Teatro, Arte e Resistência LGBTQIA+, o evento integra as comemorações dos 20 anos do IEG e reunirá pesquisas que investigam os cruzamentos entre arte, política e dissidência de gênero e sexualidade no contexto teatral brasileiro contemporâneo.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário on-line até a data do evento. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os inscritos terão acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações. O certificado é de duas horas.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade para refletir sobre o poder da arte como prática crítica e espaço de resistência frente às múltiplas formas de opressão. A mediação e debate serão conduzidos pela professora Camile Cecilia dos Anjos, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pesquisadora associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Com doutorado em Teatro pela Udesc, onde investigou as representações lésbicas no teatro brasileiro, e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a professora Camile Anjos é reconhecida por sua trajetória artística e acadêmica, com ênfase em estudos de gênero, feminismos e performance. Além de sua atuação docente, integrou por 13 anos a Cia. Milongas, destacando-se como atriz, preparadora corporal e dramaturga, com especialização em danças populares pernambucanas. Seus recentes trabalhos artísticos exploram temáticas ligadas à diversidade e representação LGBTQIA+ no cenário teatral brasileiro.

O colóquio contará com três apresentações de pesquisa. A primeira será realizada por Cae Linn Beck da Silva, mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFSC), com o trabalho Recontando memórias transcestrais e fabulando futuros para a comunidade transvestigênere através do teatro. A pesquisa investiga o Teatro Trans Brasileiro como forma de resistência ao epistemicídio trans, explorando como a memória e a representatividade transgênera na cena teatral contribuem para a construção de futuros possíveis.

A segunda apresentação será de Agnes Cristine Souza Vilseki, doutoranda em Artes dos Media e Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/Portugal), com o estudo Para além da Queermuseu, um ensaio fílmico a partir da apropriação de vídeos do YouTube. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista e da teoria queer, Agnes analisa conteúdos digitais sobre o cancelamento da exposição Queermuseu em 2017, propondo um ensaio fílmico que revisita criticamente os discursos que emergiram desse episódio.

Fechando a sessão, Suzana Morelo Vergara Martins Costa, doutoranda pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC), apresentará a pesquisa Mostras e festivais de teatros feministas e interseccionais: contribuição ao campo através da interdisciplinaridade. A investigação aborda como festivais de teatro em Florianópolis se consolidam como plataformas políticas e culturais para artistas feministas e LGBTQIA+, analisando suas contribuições para os movimentos sociais e para as políticas públicas de diversidade cultural.

Para mais informações sobre o 2º Colóquio IEG de Pesquisa, acesse o site ou Instagram do instituto, ou entre em contato pelo e-mail estudosdegenero@gmail.com.