O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGRI/UFSC) promove o IV Seminário de Pesquisa em Relações Internacionais (SEPERI) nos dias 28 e 29 de novembro, em formato híbrido, permitindo participação presencial e virtual.
As inscrições para submissão de resumos e pôsteres devem ser feitas até 10 de outubro. O prazo para envio dos artigos completos é 10 de novembro. Interessados em participar como ouvintes podem se inscrever até 22 de novembro. A participação é gratuita e os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do evento. Todas as informações estão disponíveis no edital.
O evento é voltado ao debate de pesquisas nas áreas de Economia Política Internacional e Política Internacional, alinhadas às linhas de pesquisa do PPGRI. O SEPERI visa promover a discussão de estudos em andamento de graduandos e pós-graduandos em Relações Internacionais e áreas afins, desde que os trabalhos se enquadrem nas temáticas gerais do seminário.
A programação inclui a apresentação de pesquisas de pós-graduação, além da Mostra de Iniciação Científica, exclusiva para trabalhos de graduação, que será realizada presencialmente. As palestras de abertura e encerramento, assim como as sessões dos Grupos de Trabalho (GTs), ocorrerão em ambos os formatos, presencial e virtual.
Mais informações no site do evento, no Instagram ou pelo e-mail seperi.ppgri@gmail.com .
O Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) promove o seminário “A escola diante das atuais transformações no mundo do trabalho” nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 14h, nos auditórios do Centro de Desportos (CDS) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento é aberto a todos e as inscrições são gratuitas. Será fornecido certificado de 16 horas de participação. Para se inscrever, acesse aqui.
O Seminário se constitui em uma das etapas da pesquisa, financiada pelo CNPq, que o TMT tem desenvolvido junto à escolas da rede pública de Florianópolis (SC). A pesquisa, que tem como título “Educação escolar, reprodução da classe trabalhadora e transformações no mundo do trabalho”, objetiva contribuir para a avaliação e elaboração de políticas educacionais que considerem as condições de vida, trabalho e escolarização de crianças, jovens e adultos no Brasil hoje, com vistas ao alcance de patamares mais elevados de qualidade educacional. Tais patamares demandam assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, capaz de contribuir para um efetivo processo de ensino e aprendizagem para todas as pessoas.
“Através de análises críticas acerca do contexto que vivemos no mundo, investigamos de que forma a precarização do trabalho oriunda da Indústria 4.0 e a plataformização do trabalho e da educação tem impactado sobre a juventude e a classe trabalhadora”, afirma Giovanni Felipe Ernst Frizzo, pesquisador integrante do TMT. O seminário contará com a participação internacional (por videoconferência) do professor Pietro Basso, da Itália, além das participações nacionais do professor Ricardo Antunes e da professora Carolina Catini, ambos da Unicamp.
As inscrições devem ser feitas neste link.
Mais informações na página do Núcleo de Estudos.

O coletivo de discentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC promove, no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 10h, o encontro Saúde Coletiva na encruzilhada: contracolonialidade e mandingas para enfrentar o racismo epistêmico. O evento será realizado em formato on-line, por meio deste link, mas terá transmissão na Sala H005, Bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na UFSC em Florianópolis.
O evento é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e movimentos sociais, além de trabalhadores da área. Não é necessário se inscrever. A participação é gratuita.
Participa do evento João Matheus Acosta Dallmann, professor do Departamento de Ciências da Saúde na UFSC, Campus de Araranguá. O professor João Matheus é doutor em Sociologia Política pela UFSC (2018) e docente desde 2018 no Centro de Tecnologias e Saúde do Campus Araranguá. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão Antirracista em Saúde (ILERA), João Matheus é também membro do Número de Estudos Afro-Latino-Americanos, dos Povos Originários e Quilombolas da UFSC Araranguá. Coordena, ainda, o Eixo Educação e Saúde Antirracista da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo, vinculada à Unesco.
Mais informações sobre o evento:
Instagram: @coletivoppgscufsc
E-mail: coletivodappgscufsc@gmail.com
O Seminário de Confiabilidade Informacional 2024: Informação, Cognição e Sociedade de Dados, ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro, em formato online. Realizado pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD), que também é um programa de extensão da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O seminário conta, neste ano, com a parceria do Grupo de Estudos em Filosofia da Informação, da Mente e Epistemologia (Gefime) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A programação completa do evento está disponível online, além de uma playlist com os links de transmissão. A participação é livre, sem necessidade de inscrições prévias. O evento emitirá certificados mediante lista de presença.
O evento será realizado no YouTube da Unesp Marília e abordará questões emergentes envolvendo datificação, algoritmos, plataformas digitais, modelos de linguagem e tecnologias cognitivas, além de debater temas como lógica, significação, desinformação e o contexto contemporâneo dos fluxos de informação.
O seminário terá dezesseis participantes de instituições de diversas partes do país e está dividido em quatro mesas temáticas e uma live especial, além de contar com sorteio de livro no encerramento do evento.
Veja abaixo a programação:
03 de dezembro (terça-feira)
Abertura (09:45h)
Mesa 1 (10h-12h):
Informação, confiança e incerteza
Prof. Eugênio Bucci (USP)
Prof. Claudio Paixão (UFMG)
Prof. Alberto Cupani (UFSC)
Mediação: Prof. José Claudio Matos (UDESC, CIDAD)
Mesa 2 (14h-16h):
Interpretação e tecnologias cognitivas
Prof. Eli Borges Jr. (UFJF)
Prof. Júlio César Rosa de Araújo (UFC)
Prof. Gillian Queiroga (UFBA)
Mediação: Leonardo Ripoll (USP, UFSC, CIDAD)
Live (19h-20h):
Desafios multilaterais da IA generativa
Profa. Lucia Santaella (PUC-SP)
Mediação: Prof. Marcos Alves (Unesp, CIDAD)
4 de dezembro (quarta-feira)
Mesa 3 (10h-12h):
Informação, lógica e cognição
Profa. Itala Maria Loffredo D’Ottaviano (Unicamp)
Prof. Luiz Henrique da Cruz Silvestrini (Unesp)
Prof. Rafael Rodrigues Testa (Unicamp)
Mediação: Prof. Marcos Alves (Unesp, CIDAD)
Mesa 4 (14h-16h):
Colonialismo, plataformas e sociedade de dados
Profa. Suely Figueiredo (CIDAD)
Prof. Sérgio Amadeu (UFABC)
Prof. Fernando Horta (Ibict)
Mediação: Profa. Suely Figueiredo (CIDAD)
Encerramento com sorteio do livro “Desinformação, ingrediente da desordem” (16h)
Mais informações: @confiabilidadeinformacional (Instagram)
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Seminário de Confiabilidade Informacional 2024: Informação, Cognição e Sociedade de Dados, ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro, em formato online. Realizado pela Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD), que também é um programa de extensão da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O seminário conta, neste ano, com a parceria do Grupo de Estudos em Filosofia da Informação, da Mente e Epistemologia (Gefime) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A programação completa do evento está disponível online, além de uma playlist com os links de transmissão. A participação é livre, sem necessidade de inscrições prévias. O evento emitirá certificados mediante lista de presença.
O evento será realizado no YouTube da Unesp Marília e abordará questões emergentes envolvendo datificação, algoritmos, plataformas digitais, modelos de linguagem e tecnologias cognitivas, além de debater temas como lógica, significação, desinformação e o contexto contemporâneo dos fluxos de informação.
O seminário terá dezesseis participantes de instituições de diversas partes do país e está dividido em quatro mesas temáticas e uma live especial, além de contar com sorteio de livro no encerramento do evento.
Veja abaixo a programação:
03 de dezembro (terça-feira)
Abertura (09:45h)
Mesa 1 (10h-12h):
Informação, confiança e incerteza
Prof. Eugênio Bucci (USP)
Prof. Claudio Paixão (UFMG)
Prof. Alberto Cupani (UFSC)
Mediação: Prof. José Claudio Matos (UDESC, CIDAD)
Mesa 2 (14h-16h):
Interpretação e tecnologias cognitivas
Prof. Eli Borges Jr. (UFJF)
Prof. Júlio César Rosa de Araújo (UFC)
Prof. Gillian Queiroga (UFBA)
Mediação: Leonardo Ripoll (USP, UFSC, CIDAD)
Live (19h-20h):
Desafios multilaterais da IA generativa
Profa. Lucia Santaella (PUC-SP)
Mediação: Prof. Marcos Alves (Unesp, CIDAD)
4 de dezembro (quarta-feira)
Mesa 3 (10h-12h):
Informação, lógica e cognição
Profa. Itala Maria Loffredo D’Ottaviano (Unicamp)
Prof. Luiz Henrique da Cruz Silvestrini (Unesp)
Prof. Rafael Rodrigues Testa (Unicamp)
Mediação: Prof. Marcos Alves (Unesp, CIDAD)
Mesa 4 (14h-16h):
Colonialismo, plataformas e sociedade de dados
Profa. Suely Figueiredo (CIDAD)
Prof. Sérgio Amadeu (UFABC)
Prof. Fernando Horta (Ibict)
Mediação: Profa. Suely Figueiredo (CIDAD)
Encerramento com sorteio do livro “Desinformação, ingrediente da desordem” (16h)
Mais informações: @confiabilidadeinformacional (Instagram)
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.
O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.
Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.
O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.
A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.
Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.
O Coletivo Ecolhar, em conjunto com as ONGs da Rede Mata Atlântica (RMA) promovem, no sábado, 7 de dezembro, o seminário “O Olhar Ecológico sobre os Resíduos Sólidos”, na Sala 3 do Centro de Ciências Biológicas (CCB), das 14h às 19h.
Serão abordados temas como materiais e produtos; cadeias de produção; consumismo e desperdício; experiências e práticas e políticas púbicas.
O historiador Gert Schinke, um dos fundadores do Coletivo Ecolhar, será um dos palestrantes. Ecologista que tem o início da sua atuação em Porto Alegre, na Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), com José Lutzemberger e tem na trajetória livros como “Ecoplamento”, Gert Schinke dará um panorama geral da situação dos resíduos sólidos no município de Florianópolis e das respectivas políticas públicas.
Outra palestrante, Janine Schmitz, é formada como “Embaixadora Lixo Zero” e pesquisa alternativas para a redução de resíduos e melhores destinos para eles desde 1995. Ministra palestras sobre o tema “Lixo Zero” e apresentará a experiência na gestão da empresa Caule eco.lógicos que atua não apenas como empresa Lixo Zero, mas Lixo Negativo, mostrando alternativas de renda às instituições de reciclagem.
Após um intervalo, haverá uma roda de conversa com pessoas que trabalham com a reciclagem de resíduos em diferentes áreas, como resíduos sólidos em geral, resíduo eletrônico, resíduo têxtil e material orgânico/compostável.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição.
Mais informações no site.
O seminário Direitos Humanos em Pauta vai ocorrer no dia 10 de dezembro, das 9h às 20h, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A atividade é apoiada pelo Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professores da universidade também vão ministrar palestras no evento.
Os temas do seminário serão: Sistema de Justiça x Direitos Humanos; Direito à Moradia; Segurança Cidadã; Conselhos de Direitos; Assédio Judicial/Violência Política; Saúde Integral: PIC’s e Agroecologia; Comida, Cultura, Campo e Cidade; Educação como Direito dos Povos do Campo, das Águas, das Florestas e das Periferias Urbanas; Vidas em risco: A luta do povo Laklãno Xokleng em SC; Vidas em risco: Negros na mira das armas; Vidas em risco: Comunidade LGBTQIAPN+; Vidas em risco: População em situação de rua; Vidas em risco: Mulheres criminalizadas; e Formatura do curso Lideranças Comunitárias.
O evento é gratuito e aberto a toda comunidade da UFSC.
Mais informações através do Instagram do IMDH ou do e-mail imdh@contato.ufsc.br.
No dia 12 de dezembro, às 14h, ocorre o Workshop Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GIRD) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). O evento busca fomentar a troca de conhecimentos e experiências sobre a gestão de riscos e desastres, com base na abordagem interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Para participar é necessário realizar a inscrição através do link. Todos os participantes inscritos que acompanharem o evento receberão certificado. Acesse a programação completa no Instagram.
O evento contará com a participação de especialistas:
- Heloisa Tavares de Mattos Martins (CEMADEN Educação)
- Regina Panceri, Gerente de Educação e Pesquisa na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de SC
- Felipe Gontijo, Coordenador do Grupo de Gestão de Riscos e Desastres (CEPED/UDESC)
- André Peron (Colégio de Aplicação/UFSC)
O workshop foi organizado pela professora Fabiana Santos Lima e por doutorandos da disciplina Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e Desastres, do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC).
Mais informações no Instagram do PPGECT ou pelo telefone pelo telefone (48) 988019875.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida a comunidade acadêmica e externa para o 10º Seminário de Educação Ambiental, que acontecerá no dia 13 de dezembro, das 13h30 às 18h, no Auditório do CFH, Bloco B, na UFSC.
Com o tema Crise Climática, Conflitos Socioambientais e Extensão Universitária, o evento propõe uma reflexão crítica sobre os impactos do modelo capitalista na crise climática e nas desigualdades socioambientais, buscando promover o debate sobre o papel da extensão universitária na construção de soluções para esses desafios.
Programação
O seminário contará com duas mesas-redondas:
Mesa 1: A crise não é só climática, é de uma sociedade ‘estragada’ pela ‘monocultura de tudo
Descrição da mesa: A crise climática anuncia o fim do planeta tal como o conhecemos. As mudanças climáticas extremas são consequência de um modelo de civilização em colapso, sustentado por pilares como o capitalismo, a monocultura, o epistemicídio, a hegemonia e a colonialidade. A primeira etapa para uma transformação é a tomada de consciência. Ao reconhecermos as lógicas que sustentam esse modelo, podemos quebrá-las e abrir espaço para novas formas de pensamento e ação. Essa mesa propõe uma reflexão sobre essas questões e como podemos agir para gerar mudanças profundas em nossa sociedade.
Palestrantes:
- Manu Rocha – doutorando e mestre em Antropologia Social pela UFSC, vinculado a grupos como GESTO e CANOA.
- Marília Gaia – professora do Centro de Ciências Agrárias da UFSC e coordenadora do LECERA.
Mesa 2: Territorialidade e Racismo Ambiental: Possibilidades de Insurgência Frente aos Conflitos Socioambientais
Descrição da mesa: O racismo ambiental é um fenômeno enraizado nas desigualdades sociais e ambientais, afetando de forma desproporcional as comunidades negras, indígenas e periféricas. Este racismo se manifesta tanto nas práticas de exclusão quanto na concentração de atividades poluidoras e projetos de exploração nos territórios dessas populações, que frequentemente têm seus direitos territoriais e culturais violados. A crise climática intensifica esses conflitos, criando novas formas de injustiça. Esta mesa discutirá como o racismo ambiental se entrelaça com a crise climática e as formas de insurgência que estão surgindo a partir das comunidades afetadas, propondo alternativas para a construção de uma justiça socioambiental.
Palestrantes:
- Shirlen Vidal de Oliveira – líder comunitária do Quilombo Vidal Martins.
- Wera Mirim – jovem liderança guarani e coordenadora da Escola Indígena Yaka Porã.
- Lucas Ribeiro Guari – agrônomo e pesquisador sobre questões étnico-raciais no campo.
Durante os intervalos das mesas haverá um momento de interação com café com manjericão, onde os participantes poderão apreciar uma exposição organizada pelo NEAmb.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário online. O seminário oferece certificado de participação. Para mais informações, acompanhe o perfil do NEAmb no Instagram.
O 2º Workshop de Integração Petrobras e Universidades ocorre no dia 16 de dezembro, das 9h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC.
O evento anual vai apresentar os resultados dos projetos da Petrobras executados com a UFSC, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sobre o tratamento de água produzida. A programação incluirá uma visita guiada e apresentações dos projetos temáticos envolvendo as tecnologias mais avançadas e inovadoras desenvolvidas nessas instituições para os representantes da Petrobras.
As inscrições são restritas aos integrantes das equipes participantes. Mais informações pelo Instagram do Projeto Petrobras UFSC, pelo e-mail eqa@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-6340 (WhatsApp) e (48) 3721 4064.
O Observatório de Justiça Ecológica da Universidade Federal de Santa Catarina (OJE/UFSC), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (GPDA), promove um seminário com três pesquisadoras vinculadas ao projeto de cooperação internacional Speak4Nature. O evento ocorrerá em 24 de fevereiro, na sala 302 do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFSC), com participação presencial e remota.
As pesquisadoras são ligadas à Universidad Carlos III de Madrid e estão em período de pesquisa na UFSC. Noelia Fragoso analisará A Quinta Estação, de N.K. Jemisin, e Oryx e Crake, de Margaret Atwood, explorando identidades conscientes do colapso ecossocial e novas formas de habitar a Terra. Loreto García Saiz discutirá a agroindústria em Almería, destacando como a exploração territorial, a gestão hídrica e a precarização da mão de obra migrante reproduzem lógicas coloniais. Sofia Pérez Baeza abordará o tecnocapitalismo, que, ao ocultar a dependência da digitalização de recursos finitos, reforça a lógica do crescimento ilimitado.
A mediação será feita pelas pesquisadoras do OJE e membras da Rede Speak4Nature, Gabrielle Tabares Fagundez, doutora e pós-doutoranda no PPGD/UFSC, e Marcela Mascarello, doutoranda no PPGD/UFSC.
O Observatório de Justiça Ecológica é coordenado pela professora Letícia Albuquerque, professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e do Programa de Pós-Graduação em Direito.
Mais sobre o SPEAK FOR NATURE no site do projeto.
As inscrições podem ser realizadas por meio do link.
Para saber mais sobre o evento consulte a página do Observatório de Justiça Ecológica.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a primeira edição do PROPG Convida, uma série de workshops mensais sobre temas para a pós-graduação. O primeiro encontro, intitulado (IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política, ocorrerá em 3 de abril, às 10h, por meio da plataforma Google Meet.
O workshop será conduzido por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista e servidor do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
O workshop pode ser acessado através do link.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um seminário e uma palestra com o professor Alberto Portioli Staudacher, da universidade italiana Politecnico di Milano, em 10 de abril, no Centro Tecnológico (CTC).
A palestra Operations Strategy: Aligning Operations with the Market for Competitive Advantage ocorrerá às 11h, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Em seguida, ocorre o seminário Innovative Teaching: Active Learning às 13h30, no Anfiteatro B, no mesmo departamento. Ambos são ministrados em inglês.
Mais informações com a professora Marina Bouzon, pelo e-mail marina.bouzon@ufsc.br.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
Tecnologia não é destino: democratização do desenvolvimento tecnológico segundo o construtivismo de Feenberg é o tema do nono seminário do Ciclo de Debates Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade é online e ocorre nesta terça-feira, 15 de abril, às 14h, no canal do grupo de pesquisa Repercute no Youtube. O palestrante será o professor Cristiano Cordeiro Cruz, do Instituto Mauá de Tecnologia, e a mediação será feita pelo professor Guilherme Scheid.
“Em tempos em que as tecnologias generativas representam uma mudança disruptiva e acelerada nas formas de informação, comunicação, consumo e entretenimento, nota-se que tem se tornado um grande desafio em todos os níveis educacionais e muito evidente nas salas de aula, faz-se imprescindível dialogar com pesquisadoras, pesquisadores e sociedade interessada”, informa o resumo elaborado pelos organizadores.
O evento é promovido pelos grupos de pesquisa da UFSC Repercute, Comunic e Tema Didático, juntos com os parceiros de pesquisa Formação de Educadores com Suporte em Meio Digital (PUC-SP), Informed Collective Activism Regarding Real-Life Problems (UL – Portugal) e Learning, Media & Social Interactions (UB- Espanha).
Para obter o certificado de participação no evento, é necessário realizar a inscrição.
Mais informações no site do Repercute, no Instagram ou pelo e-mail gruporepercute@gmail.com.

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Academy UFSC promove, na terça-feira, 22 de abril, o workshop Co-criando com IA: tirando projetos do papel, que busca mostrar, na prática, como usar Inteligência Artificial (IA) para transformar uma ideia em um projeto palpável em menos de uma hora. A atividade ocorre no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 19h, e faz parte do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), maior festival de criatividade do mundo, que, em Florianópolis, ocorre entre 21 e 23 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.
Formato:
Breve introdução teórica (15 min) sobre como a IA pode ser usada na criação e execução de projetos. Demonstração prática (40 min), passando por todas as etapas.
1. Etapas da prática:
Geração e estruturação da ideia (Adapta ou ChatGPT) – 10 min
- Utilizar IA conversacional para ajudar a elaborar uma ideia
- Refinar a ideia pedindo ajuda da IA para estruturar público-alvo, objetivo e cronograma com etapas iniciais.
- Napkin pra deixar esse cronograma legal
2. Desenvolvimento do Projeto – 25 min
- Falar sobre projetos voltados para produto ou serviço (ex: app, plataforma):
- Falar sobre projetos de cunho criativo (ex: evento, campanha, iniciativa de conteúdo):
3. Apresentação do Resultado – 5 min
- Mostrar os materiais e finalizar falando que “se fizemos isso em 1 hora, imagina o que você não pode criar elaborando mais sobre o assunto?”
Ferramentas utilizadas:
- ChatGPT (ideação e estruturação)
- Vercel V0 (protótipos/MVPs de produtos)
- Gamma (páginas/posts/sites)
- Napkin (organização de ideias)