Calendário de Eventos UFSC

dez
17
ter
UFSC 64 anos: transmissão do show comemorativo do Dazaranha
dez 17@20:00 – 22:00

A TV UFSC transmitirá ao vivo o show Ícones da banda Dazaranha nesta terça-feira, 17 de dezembro, a partir das 20h, pelo canal 63.1, aberto e digital, na Grande Florianópolis. A apresentação ocorre no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integra a agenda festiva de comemoração dos 64 anos da Universidade, que inclui outras atrações artísticas e vai até quinta-feira, 19 de dezembro.

> Confira a programação artística e cultural completa

Turnê Ícones – Dazaranha

Dazaranha é uma das bandas mais respeitadas de Santa Catarina, com a apresentação de sua nova turnê, Ícones, um show que promete revisitar as músicas que marcaram sua trajetória e apresentar novas composições que refletem a evolução do grupo.

Formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Dinho Stormowsky, Adauto Charnesky e JC Basañez, a banda teve seu hit Vagabundo Confesso, de 1998, regravado por diversos artistas.

Agora, a turnê Ícones surge como uma homenagem às raízes do grupo e às influências que formaram seu estilo único. A apresentação incluirá músicas que são pilares de sua identidade musical.

fev
7
sex
Show: Banda Linha Vermelha
fev 7@20:00

O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 20h o show da banda Linha Vermelha. A apresentação é gratuita sem necessidade de retirada prévia de ingressos.

Linha Vermelha é uma banda formada no ano de 2019 em Florianópolis. Focada inicialmente em versões de clássicos, bem como obscuridades do rock, em 2022 seus integrantes Tommy Ho (vocais), Louis Law (baixo), Mary Moon (bateria), Bruno Blast e Bispo Mauricio (guitarras) entraram no estúdio para a gravação do primeiro EP autoral: As Aventuras do Eliminista na Terra do Mandamatá. Nesse primeiro trabalho, a banda pretende desviar a sua atenção para a visão musical sintetizada na proposta do Progressista-Macabro, ou simplesmente “Prog-Macabro”.

>> Serviço

O quê: apresentação Linha Vermelha
Quando: 07/02/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: entrada franca – abertura do Teatro às 19h
Informações: dac.ufsc.br | 48 3721-3853

mar
10
seg
Batalha do Conviva
mar 10@18:00 – 22:30

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá nesta segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação contará com a discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é gratuita e aberta ao público.

Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.

O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.

Serviço:

O quê: Batalha do Conviva 
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade   
Informações: @batalhadoconviva

mar
13
qui
Igrejinha Musical: Orquestra Filarmônica Catarinense
mar 13@19:00

Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). Foto: Divulgação

O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), retorna nesta quinta-feira, dia 13 de março, às 19h, na Igrejinha da UFSC, com a apresentação do concerto O Despertar de Vênus pela Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). A atração homenageia as mulheres, trazendo um programa inteiramente dedicado às compositoras da música clássica e do romantismo europeu até a música popular brasileira. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O programa conta com obras de Ethel Smyth, uma das principais vozes do movimento sufragista no Reino Unido, e Grace Williams, compositora inglesa do início do século XX, com a suíte orquestral Sea Sketches (Episódios do Mar), que será executada pela primeira vez em Santa Catarina; além das compositoras contemporâneas Daphne Tayo e Elodie Bouny. O concerto também destaca o grande legado da compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, pioneira na música popular e erudita nacional.

“A história da música não seria a mesma sem as obras e vidas dessas mulheres, que romperam barreiras e deixaram um legado criativo, sensível e pujante. O concerto é uma celebração da criatividade e da força feminina na música”, afirma Pablo Rossi, diretor artístico da OFiC.

Orquestra Filarmônica Catarinense

A Associação Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade promover a cultura musical em todas as suas formas e correlações, dando incentivo à música brasileira, estando entre as suas prioridades a manutenção da Orquestra Filarmônica Catarinense.

Em 2024, a Orquestra iniciou uma nova fase de programas culturais e sociais. A instituição conta com um amplo e diversificado portfólio desenvolvido desde 2005, quando foi fundada sob a denominação de R&R Classic. Durante todo esse período, atuou fortemente na área de produção artística, gerindo projetos diferenciados e eventos culturais de alta qualidade sonora no Estado de Santa Catarina.

Com intuito de incentivar uma maior inclusão cultural utilizando a música e as artes como ferramentas, a OFiC promoverá à sociedade o acesso aos bens culturais, por meio de ingressos acessíveis e/ou gratuitos, em todas as atividades realizadas por ela nesta temporada.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, o projeto Igrejinha Musical busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

As apresentações do projeto estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço:

O quê: Igrejinha Musical | Orquestra Filarmônica Catarinense – Concerto O Despertar de Vênus
Quando: 13/03/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto a comunidade – entrada liberada por ordem de chegada
Classificação: livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical
Mídias sociais Orquestra Filarmônica Catarinense: Instagram | Facebook | YouTube

mar
14
sex
Roda de Choro UFSC
mar 14@18:00

Na próxima sexta-feira, 14 de março, às 18h, a Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição da Roda de Choro UFSC. O evento é livre e gratuito, com participação aberta ao público, bastando aos interessados levarem um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

Para mais informações, acesse a Agenda Cultural da SeCArtE.

Serviço:

O quê: Roda de Choro UFSC
Quando: 14/03/2025 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

mar
28
sex
Workshop: Equal Education: Culturally Responsive Teaching
mar 28@13:00 – 14:30

O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.

As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago

As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados. 

A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.

As inscrições podem ser realizadas através do link.

abr
3
qui
Workshop ‘(IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política’
abr 3@10:00

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a primeira edição do PROPG Convida, uma série de workshops mensais sobre temas para a pós-graduação. O primeiro encontro, intitulado (IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política, ocorrerá em 3 de abril, às 10h, por meio da plataforma Google Meet.

O workshop será conduzido por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista e servidor do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).

O workshop pode ser acessado através do link.

abr
9
qua
Mesa-redonda ‘Quando a Ciência encontra a Arte’
abr 9@18:00 – 20:00

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda Quando a Ciência encontra a Arte na quarta-feira, 9 de abril, às 18h, no Auditório Prof. Milton Muniz, no CCB. Com mediação do professor Alberto Lindner, o evento discutirá pontos de encontro entre o conhecimento científico e a expressão artística, e contará com a presença de convidados e show da Banda Alocar. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Convidados:

• Raphael Soares – Carnavalesco, G.R.E.S Consulado
• Risoleta Marques – Profa. de Bioquímica da UFSC & cantora
• Luiz Serigheli – Pessoa bióloga, artista e egressa da UFSC
• Alana Oliveira – Estudante de Direito da UFSC, pesquisadora e artista

Para mais informações, acesse o Instagram do CCB/UFSC.

abr
11
sex
Workshop: Equal Education: Culturally Responsive Teaching
abr 11@13:00 – 14:30

O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.

As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago

As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados. 

A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.

As inscrições podem ser realizadas através do link.

Roda de Choro na Igrejinha
abr 11@18:00

A Igrejinha recebe a segunda edição da Roda de Choro UFSC nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 18h . O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical. A iniciativa é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

> Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Mais informações no site dac.ufsc.br ou pelo e-mail dac@contato.ufsc.br.

abr
16
qua
Concerto de Piano ‘Coração e alma’ na na Igrejinha
abr 16@19:30

O Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (Sôma) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o concerto Piano: Coração e Alma com o professor, doutorando e pianista argentino José María Lalo Vallina. O evento será realizado na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

O espetáculo combina música acadêmica com música popular e uma variedade de climas e ambientes musicais. O repertório para piano inclui obras de autoria de Vallina, juntamente com outras de Schubert, Satie, Bach, Chopin, Granados, Rachmaninoff, Liszt, Villalobos e Piazzola. Além do repertório de autores clássicos, traz também a música latino-americana, como folclore, boleros e tango, assim como as canções dos Beatles.

O concerto vincula-se às atividades acadêmico-culturais que o docente está desenvolvendo na UFSC como parte do intercâmbio de estudantes de pós-graduação, por meio do Programa Escala Posgrado, da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC). Além do Sôma, o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), com apoio do AUGM e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) estão promovendo o evento.

Para mais informações, acesse no site da SeCArtE ou pelo e-mail ppge@contato.ufsc.br

abr
22
ter
Workshop ‘Co-criando com IA: tirando projetos do papel’
abr 22@19:00 – 20:30
Workshop 'Co-criando com IA: tirando projetos do papel' @ Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Academy UFSC promove, na terça-feira, 22 de abril, o workshop Co-criando com IA: tirando projetos do papel, que busca mostrar, na prática, como usar Inteligência Artificial (IA) para transformar uma ideia em um projeto palpável em menos de uma hora. A atividade ocorre no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 19h, e faz parte do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), maior festival de criatividade do mundo, que, em Florianópolis, ocorre entre 21 e 23 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.

Formato:

Breve introdução teórica (15 min) sobre como a IA pode ser usada na criação e execução de projetos. Demonstração prática (40 min), passando por todas as etapas.

1. Etapas da prática:
Geração e estruturação da ideia (Adapta ou ChatGPT) – 10 min

  • Utilizar IA conversacional para ajudar a elaborar uma ideia
  • Refinar a ideia pedindo ajuda da IA para estruturar público-alvo, objetivo e cronograma com etapas iniciais.
  • Napkin pra deixar esse cronograma legal

2. Desenvolvimento do Projeto – 25 min

  • Falar sobre projetos voltados para produto ou serviço (ex: app, plataforma):
  • Falar sobre projetos de cunho criativo (ex: evento, campanha, iniciativa de conteúdo):

3. Apresentação do Resultado – 5 min

  • Mostrar os materiais e finalizar falando que “se fizemos isso em 1 hora, imagina o que você não pode criar elaborando mais sobre o assunto?”

Ferramentas utilizadas:

  • ChatGPT (ideação e estruturação)
  • Vercel V0 (protótipos/MVPs de produtos)
  • Gamma (páginas/posts/sites)
  • Napkin (organização de ideias)
abr
23
qua
WorksShop ‘Fronteiras de vendas’
abr 23@18:00

O Academy UFSC, programa do departamento de Ciências da Administração focado na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo, promove nesta quarta-feira, 23 de abril, o WorksShop Fronteiras de vendas: fundamentos e tendências das operações de marketing, vendas e C.S. O evento será realizado às 18h, na sala 302, bloco F do Centro Socioeconômico. As inscrições são gratuitas.

O objetivo do evento é entender os fundamentos das operações de marketing, vendas e customer success, ao lado das principais tendências, o que é considerado essencial para quem quer se manter competitivo e relevante. Nesse workshop do Academy UFSC em parceria com o World Creativity Day, será possível mergulhar nas fronteiras da nova geração de vendas, aprendendo como alinhar estratégia, tecnologia e experiência do cliente para gerar valor real. Mais informações: https://worldcreativityday.com/brazil/florianopolis/activities/fronteiras-de-vendas

abr
24
qui
Workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras
abr 24@13:30 – 17:30

O programa de extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (TILSJUR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da promoção de um workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras, em 24 de abril, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. O workshop em defesa da educação bilíngue de surdos ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma realização da Associação de Surdos de Laguna e Região (Assul), com apoio do TILSJUR e participação de gestores da Secretaria de Educação de Laguna.

O objetivo é discutir propostas para a garantia de direitos linguísticos, políticas educacionais e melhoraria da qualidade do ensino para surdos. Ao fim do workshop, será formulado um documento a ser entregue à Secretaria de Educação de Laguna e região com base na discussão.

A participação da comunidade e a construção coletiva do requerimento são fundamentais para a garantia de direitos linguísticos das comunidades surdas na educação. A educação bilíngue é uma importante conquista das comunidades surdas e sua implementação na região sul do estado de Santa Catarina contribuirá significativamente no desenvolvimento pleno das pessoas surdas e na equidade linguística e cultural desse público, segundo a professora Silvana Aguiar dos Santos, coordenadora do TILSJUR.

A vice-coordenadora do TILSJUR, professora Marianne Stumpf,  fará a palestra A conquista da Lei de Libras e os Direitos Linguísticos dos Surdos. A garantia de direitos linguísticos das pessoas surdas é um dos pilares das atividades desenvolvidas pelo TILSJUR.

Mais informações no Instagram ou no site da TILSJUR.

abr
25
sex
Livro na praça: Salim Miguel
abr 25@18:00 – 21:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove a próxima edição do projeto Livro na Praça, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento comemorará o centenário de nascimento de Salim Miguel. O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann discursará sobre o homenageado, abordando a relação autor/editor, a amizade entre ambos e o documentário Viagens a Biguaçu, dirigido por Brüggemann.

Outro tema a ser destacado será o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, já iniciado com a publicação do primeiro título, Primeiro de Abril: narrativas da cadeia, que foi indicado para o próximo vestibular da UFSC. A publicação da obra completa está prevista para ser concluída até o final de 2025.

O evento contará com a participação do pianista Sam Machado, natural de Aracaju, Sergipe (SE). Sam estudou piano no Conservatório de Música de Sergipe e, atualmente, cursa bacharelado em Piano Performance na UDESC.

abr
29
ter
Workshop: ‘No Ritmo da PI: debatendo a propriedade intelectual e o mercado da música’
abr 29@18:30 – 22:00

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (ProfNIT/UFSC) promove, no dia 29 de abril, das 18h30 às 22h, o workshop No Ritmo da PI: Debatendo a Propriedade Intelectual e o Mercado da Música, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de abril neste link. Será emitido certificado de participação com carga horária de 3h30min.

A atividade reunirá alunos, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios da propriedade intelectual no setor musical, especialmente no contexto da indústria criativa e das transformações tecnológicas. A programação contará com a palestra de Liz Sass, que discutirá tendências e dilemas legais enfrentados pelo mercado musical, além da apresentação de estudos de caso desenvolvidos por discentes do ProfNIT. Entre os temas abordados estão conflitos jurídicos em torno de obras como “Gotye vs. Luiz Bonfá”, disputas envolvendo Legião Urbana e Charlie Brown Jr., questões legais em torno de trilhas sonoras de games, e os desafios da fixação sonora na era digital, com destaque para casos internacionais como o de Lady Gaga.

Para assistir ao workshop, acesse aqui.

Mais informações no link ou pelos telefones (49) 99139-7097 (Izabelly) ou (98) 99136-7644 (Pauline)

abr
30
qua
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
abr 30@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
1
qui
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 1@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
2
sex
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 2@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
6
ter
Workshop sobre Tecnologias para Diabetes em ‘LivingLab’
maio 6@14:00 – 18:00

O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o workshop Tecnologias para Diabetes em LivingLab: Onde a Tecnologia Encontra a Vida Real, que reunirá profissionais de saúde, representante da Anvisa, Inmetro, associações de diabetes, indústria e usuários finais para discutir desafios e problemáticas enfrentadas com glicosímetro (sensor de monitoramento contínuo de glicose) e bomba de insulina. O evento está marcado para 6 de maio, às 14h, de forma virtual.

O objetivo do workshop é apresentar perspectivas de diferentes áreas para estabelecer estratégias para prevenção de eventos adversos em dispositivos médicos usados por pessoas com diabetes. O evento é voltado a pessoas que têm diabetes, profissionais da saúde, pesquisadores, profissionais que atuam em agências reguladoras, na indústria e demais interessados.

Para mais informações e o recebimento do link do workshop acesse o formulário de inscrição