Calendário de Eventos UFSC

maio
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VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 13@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

maio
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VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 14@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

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VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC
maio 15@10:00 – 17:00

O Portal de Periódicos da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o VII Ciclo de Debates Periódicos UFSC, entre 13 e 15 de maiode forma totalmente remota, com transmissão pelo canal do YouTube da BU. Realizado desde 2009, o Ciclo tem como objetivo proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo à troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo formulário on-line. Os participantes receberão certificado equivalente a 12 horas.

Segundo os organizadores, a realização digital do evento visa expandir seu alcance para outras regiões e instituições. “A programação busca sempre atender ao interesse nacional, contribuindo de forma prática para a formação de gestores de periódicos científicos no âmbito da execução de tarefas relacionadas à gestão editorial em sua totalidade”, afirmam.

Programação:

13/05 – Terça-feira
10h – Introdução ao Open Journal System 3.5 – Diego Abadan (Lepidus Tecnologia)
14h – Inteligência Artificial e editoração de periódicos científicos – Ricardo Limongi (UFG)

14/05 – Quarta-feira
10h – Métricas alternativas como forma de medir o impacto das produções científicas – Germana Barata (Unicamp)
14h – Avaliação por pares: desafios e tendências – Paula Carina de Araújo (UFPR)

15/05 – Quinta-feira
10h – A confirmar
14h – Proteção de dados em periódicos científicos: LGPD, bases de dados e ética científica – Walter Couto (IBICT)

Para mais informações, acesse o site do evento.

 

jun
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Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 13@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.

jun
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sáb
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 14@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.