Calendário de Eventos UFSC

jun
13
sex
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 13@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.

jun
14
sáb
Teatro ‘A Indiferente Solidão de Todas as Coisas’
jun 14@20:00 – 22:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o espetáculo “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” nos dias 13 e 14 de junho, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha da UFSC. A peça explora a memória e o pertencimento através de uma dramaturgia pautada em sonoridades. Os ingressos estarão disponíveis gratuitamente na bilheteria, uma hora antes de cada apresentação. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade, além da reserva de assentos para gestantes, pessoas idosas e com deficiência, que poderão entrar no teatro com 20 minutos de antecedência.

Criada pelo artista e pesquisador João Mario Filho, egresso do curso de Artes Cênicas da UFSC, o espetáculo tem trilha sonora ao vivo de Dioguitooos. A montagem combina teatro e música para investigar a relação entre fala, lembrança e sentimento de pertencimento. O público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial intensa. Após as sessões, haverá uma roda de conversa com o ator e o músico, acompanhados pelo professor Almir Ribeiro, diretor teatral, docente de Interpretação e pesquisador em Artes Cênicas; e pela psicanalista Mônica MC Mello, professora de Psicologia na UNIDAVI,  pesquisadora na área de gênero, que trabalha com a teoria queer e epistemologia do sul global.

Com dramaturgia fragmentada, a peça propõe uma experiência não linear, em que a construção narrativa é atribuída ao olhar de quem assiste. O texto, concebido como um labirinto, não busca uma conclusão, mas se apresenta como um fluxo descontínuo de imagens, palavras e silêncios. A linguagem, longe de libertar, aprisiona os sujeitos em suas memórias e na angústia de nomear o real. Segundo o autor, os elementos musicais e teatrais se fundem em uma performance de linguagem autoral, formato ainda pouco difundido em Santa Catarina.

A montagem cria, por meio de palavras, sons e ruídos, uma paisagem sonora intensa e desordenada. Essa cacofonia dá forma a uma poética do esquecimento, onde o texto não se impõe como discurso fechado, mas como evocação fragmentária, semelhante ao fluxo do inconsciente. Assim, cada pessoa na plateia é convidada a compor sua própria versão da narrativa, assumindo um papel de coautoria na experiência.

João Mario Filho, que também assina o texto, conduz a cena explorando a musicalidade da fala e sua reverberação no espaço. A palavra adquire corpo, ritmo e cadência. A trilha, executada por Dioguitooos, reforça o protagonismo do som, transformando o discurso em uma espécie de partitura. A proposta amplia a percepção sobre os recursos cênicos como materialidade sensorial, abordando a solidão como fenômeno ao mesmo tempo íntimo e coletivo.

“Esse trabalho nasce da necessidade de continuar fazendo teatro e da inquietação com a transitoriedade da vida. A ideia é mobilizar o público por meio de uma atmosfera que emana do próprio dispositivo da obra. Nesse sentido, a plateia se torna parte ativa da experiência, não apenas observadora”, explica João Mario Filho.

A concepção, texto e atuação de “A Indiferente Solidão de Todas as Coisas” são de João Mario Filho; a trilha sonora, composição e arranjos são assinados por Dioguitooos; e a iluminação, por Iscarlat Lemes. A peça estreou em novembro de 2018 e, desde então, tem sido aprimorada e adaptada para diferentes contextos e públicos. As apresentações fazem parte do projeto contemplado pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. As primeiras sessões ocorreram em maio, em Palhoça.

Mais informações no Instagram.

set
30
ter
IX Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC
set 30 dia inteiro
O Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), vinculado ao Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), realiza sua IX Jornada entre 30 de setembro e 1° de outubro, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Com tema Soundscapes of Ireland, o evento celebra a tapeçaria sonora da Irlanda, explorando as interseções entre som, música, literatura, teatro, rádio e cinema e destacando a diversidade e a complexidade das paisagens sonoras irlandesas. As inscrições são gratuitas.
Entre os palestrantes principais da Jornada, estão Paul Muldoon, Pedro Rebelo (QUB), Meabh Ni Fhuarthain (NUIG). Neste ano, o evento também realiza a primeira edição da bolsa Lady Gregory Grant, com verba de incentivo para participações a estudantes de graduação e pós-graduação de fora de Santa Catarina.
Propostas de comunicações que abordem o tema do evento, com duração de 15 a 20 minutos, contendo nome do autor, título do artigo, resumo (150 a 200 palavras) e notas sobre o autor (80 a 100 palavras), em fonte Times New Roman 12, preferencialmente em inglês, alternativamente em português, devem ser enviadas para ufsc.nei@gmail.com até 30 de junho.
 Propostas que abordem outros temas dentro dos Estudos Irlandeses também serão consideradas, a critério da comissão organizadora, de acordo com o número de vagas disponíveis.
Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do NEI.
out
1
qua
IX Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC
out 1 dia inteiro
O Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), vinculado ao Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), realiza sua IX Jornada entre 30 de setembro e 1° de outubro, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Com tema Soundscapes of Ireland, o evento celebra a tapeçaria sonora da Irlanda, explorando as interseções entre som, música, literatura, teatro, rádio e cinema e destacando a diversidade e a complexidade das paisagens sonoras irlandesas. As inscrições são gratuitas.
Entre os palestrantes principais da Jornada, estão Paul Muldoon, Pedro Rebelo (QUB), Meabh Ni Fhuarthain (NUIG). Neste ano, o evento também realiza a primeira edição da bolsa Lady Gregory Grant, com verba de incentivo para participações a estudantes de graduação e pós-graduação de fora de Santa Catarina.
Propostas de comunicações que abordem o tema do evento, com duração de 15 a 20 minutos, contendo nome do autor, título do artigo, resumo (150 a 200 palavras) e notas sobre o autor (80 a 100 palavras), em fonte Times New Roman 12, preferencialmente em inglês, alternativamente em português, devem ser enviadas para ufsc.nei@gmail.com até 30 de junho.
 Propostas que abordem outros temas dentro dos Estudos Irlandeses também serão consideradas, a critério da comissão organizadora, de acordo com o número de vagas disponíveis.
Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do NEI.
nov
12
qua
II Conferência Sobre Proteínas Alternativas e II Jornada de Carne Cultivada
nov 12@8:00 – nov 14@18:00

O UFSC Alt Protein Project (UFSC APP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (sbCTA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizam a II Conferência Sobre Proteínas Alternativas & II Jornada de Carne Cultivada de 12 a 14 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da UFSC, em Florianópolis.

Espera-se a participação de 250 a 300 pessoas, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores de destaque e profissionais da indústria. A programação científica irá abordar os principais aspectos de inovação dos setores plant-based, de carne cultivada e fermentação. O evento contará com palestrantes de renome nacional e internacional, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, além de proporcionar interação com indústrias e empresas da área.

“Será uma ótima oportunidade para interação e troca de experiências, possibilitando a formação de parcerias voltadas ao desenvolvimento de um sistema alimentar mais sustentável”, afirmam os organizadores.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento. A taxa varia de R$ 100 a R$ 1.200, de acordo com o perfil do participante.

Sobre a Conferência e a Jornada

A Conferência Sobre Proteínas Alternativas (Conference on Alternative Proteins – COAP) é um evento científico organizado pelos grupos universitários Alt Protein Project (APP), parte de um movimento estudantil global criado pelo Good Food Institute (GFI) para capacitar estudantes a liderar suas universidades na transformação do sistema alimentar. A COAP tem como objetivo promover a integração entre universidades e indústrias, destacando as principais inovações do setor.

O evento tem três eixos centrais: análogos de proteína à base de plantas, carne cultivada e fermentação. As discussões abordam ciência, tecnologia e mercado. A primeira edição, organizada pelos APPs da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em julho de 2024, reuniu cerca de 150 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais, fortalecendo o diálogo entre academia e indústria em prol de soluções alimentares mais sustentáveis, afirmam os realizadores.

A Jornada de Carne Cultivada (Cultured Meat Workshop – JCC) é o primeiro evento no Brasil dedicado ao tema, organizado pela Embrapa Suínos e Aves. A primeira edição ocorreu em agosto de 2022, em Concórdia (SC), com aproximadamente 200 participantes, apresentando as perspectivas de diversos setores, como a indústria de alimentos, a Sociedade Vegetariana Brasileira, pesquisadores da área, institutos de ciência e tecnologia, além de indústrias de insumos e equipamentos. O evento também abordou discussões sobre regulamentação futura e as tendências de consumo.

Mais informações no site da COAP e nas páginas do Instagram @coap2025 e @jcc.2025.