Calendário de Eventos UFSC

dez
17
ter
UFSC 64 anos: transmissão do show comemorativo do Dazaranha
dez 17@20:00 – 22:00

A TV UFSC transmitirá ao vivo o show Ícones da banda Dazaranha nesta terça-feira, 17 de dezembro, a partir das 20h, pelo canal 63.1, aberto e digital, na Grande Florianópolis. A apresentação ocorre no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integra a agenda festiva de comemoração dos 64 anos da Universidade, que inclui outras atrações artísticas e vai até quinta-feira, 19 de dezembro.

> Confira a programação artística e cultural completa

Turnê Ícones – Dazaranha

Dazaranha é uma das bandas mais respeitadas de Santa Catarina, com a apresentação de sua nova turnê, Ícones, um show que promete revisitar as músicas que marcaram sua trajetória e apresentar novas composições que refletem a evolução do grupo.

Formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Dinho Stormowsky, Adauto Charnesky e JC Basañez, a banda teve seu hit Vagabundo Confesso, de 1998, regravado por diversos artistas.

Agora, a turnê Ícones surge como uma homenagem às raízes do grupo e às influências que formaram seu estilo único. A apresentação incluirá músicas que são pilares de sua identidade musical.

mar
13
qui
Mesa-redonda: a importância e os desafios da divulgação científica
mar 13@18:00

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda A Importância e os Desafios da Divulgação Científica, na quinta-feira, 13 de março, às 18h. O evento ocorrerá no Auditório Professor Milton Muniz, no CCB, no Campus Florianópolis. Na ocasião, estarão em debate a comunicação de ciência no mundo digital e o conhecimento científico em conteúdo acessível e atrativo para todos.

Os participantes são: Eslen Delanogare, psicólogo e doutor em Neurociências pela UFSC; Edson Faria Jr., cinegrafista da natureza e biólogo pela UFSC; a equipe do Sporum, projeto de Divulgação Científica do CCB; Amanda Alves Gomes,  doutora em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em peixes marinhos; e Bruno Gonçalves Augusta, doutor em Paleontologia pelo Museu de Zoologia da USP e especialista em répteis fósseis. Amanda e Bruno possuem um canal no YouTube, 0 Zoomundo, com 165 mil inscritos.

A mediação será feita pelo professor Alberto Lindner. O evento é gratuito e aberto ao público.

Mais informações no Instagram do CCB.

mar
25
ter
40 anos do projeto de extensão Atividades Físicas Para Terceira Idade
mar 25@14:30

O projeto de extensão Atividades Físicas Para Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fará o lançamento das comemorações de seus 40 anos de atuação no dia 25 de março às 14h30 no auditório do Centro de Desportos (CDS), Bloco 5.

Na ocasião, ocorrerá uma palestra sobre envelhecimento saudável ministrada pela médica geriátrica Virginia Satuf.

Comemorações

Durante o todo semestre acontecerão atividades comemorativas todos os meses, sempre na última sexta-feira do mês, no Centro de Desportos (CDS). O intuito é divulgar as experiências dos 40 anos de trabalho com idosos, oferecendo tarefas comemorativas nas áreas de atividade física e envelhecimento.

As atividades terão início em março e serão finalizadas em agosto. Haverá dois grupos de atividades, um para a organização das atividades com idosos, e uma atividade paralela chamada 40 anos caminhando com a UFSC.

Os Autores do projeto são Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Carolina Fernandes da Silva, Jucemar Benedet e Lara Elena Gomes Marquardt, contando com a participação de alunos.

Mais informações @terceira.idade.ufsc

abr
9
qua
Mesa-redonda ‘Quando a Ciência encontra a Arte’
abr 9@18:00 – 20:00

O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda Quando a Ciência encontra a Arte na quarta-feira, 9 de abril, às 18h, no Auditório Prof. Milton Muniz, no CCB. Com mediação do professor Alberto Lindner, o evento discutirá pontos de encontro entre o conhecimento científico e a expressão artística, e contará com a presença de convidados e show da Banda Alocar. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Convidados:

• Raphael Soares – Carnavalesco, G.R.E.S Consulado
• Risoleta Marques – Profa. de Bioquímica da UFSC & cantora
• Luiz Serigheli – Pessoa bióloga, artista e egressa da UFSC
• Alana Oliveira – Estudante de Direito da UFSC, pesquisadora e artista

Para mais informações, acesse o Instagram do CCB/UFSC.

maio
6
ter
HU-UFSC 45 anos: Memórias que inspiram
maio 6@11:00

Maternidade é um dos serviços realizados pelo HU (Willian-Saldanha-CCS-Ebserh)

Neste 2 de maio, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), completa 45 anos de funcionamento, tanto na assistência à saúde da população quanto na formação de profissionais das diversas áreas da Saúde. A data especial será celebrada na próxima terça-feira, 6 de maio, com uma programação que inclui exposição histórica, entrega de reforma e ampliação na UTI Adulto, solenidade com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e do vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi.

 

Programação especial em comemoração os 45 anos do HU-UFSC

6 de maio

11h – Apresentação Musical – Em frente ao Ambulatório do HU-UFSC
14h – Solenidade de abertura – Auditório Central do HU-UFSC – participação do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, e do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza
15h – Confraternização 45 anos HU-UFSC – Refeitório do HU-UFSC – animação musical: Duda Medeiros – voz e violão

6 a 20 de maio

Exposição “Memórias que inspiram”, no hall de entrada do HU-UFSC

maio
27
ter
Projeto Varsul: 40 anos
maio 27 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

maio
28
qua
Projeto Varsul: 40 anos
maio 28 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

2º Funzana de 2025: Religiosidades de Matrizes Africana
maio 28@18:30 – 21:30

O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Instituto Kadila, promove o 2º Funzana de 2025 com o tema Religiosidades de Matrizes Africanas na quarta-feira, 28 de maio. O evento ocorre das 18h30 às 21h30 na Sala Selvino José Assman, no Centro de Filosofia Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.

Participarão do evento pesquisadores de doutorado vinculados ao NUER. Sandra Tanhote, ceramista e doutoranda em Antropologia Social pela UFSC, abordará sua pesquisa Do Barro: artefatos de cerâmica e religiões de matriz africana. Roselaine Dias da Silva, doutoranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, apresentará sua pesquisa Saberes/fazeres evocados por Yalorixás do Batuque em tempos de enchentes no Rio Grande do Sul. Lucas Maciel Ferreira, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política na UFSC, falará sobre Fundamentos para uma sociologia da saúde afrobrasileira.

Para participar, é necessário realizar a inscrição. Mais informações no site e no Instagram no NUER.

maio
29
qui
Projeto Varsul: 40 anos
maio 29 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

maio
30
sex
Projeto Varsul: 40 anos
maio 30 dia inteiro

O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC) recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo aos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Iniciado em 1985, o Varsul tem por objetivo geral a descrição do português falado e escrito de áreas socioculturalmente representativas do Sul do Brasil.

Com mesas-redondas e comunicação oral, o evento Varsul: 40 anos busca fomentar discussões entre pesquisadores, educadores e estudantes envolvidos em estudos sociolinguísticos e suas interfaces. Neste evento, serão homenageados três professores que contribuíram para a área da Sociolinguística brasileira e estiveram à frente do projeto desde a sua concepção nas diferentes agências do projeto: em Santa Catarina, o professor Paulino Vandresen, no Rio Grande do Sul, a professora Leda Bisol, e, no Paraná, a professora Odete Menon.

Ouvintes podem se inscrever pelo formulário on-line até 27 de maio. O valor das inscrições varia para estudantes graduação, pós-graduação, professores de educação básica, professores de magistério superior e pesquisadores.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail varsulprojeto@gmail.com.

 

 

 

 

jun
4
qua
X Encontro de Fungos, Algas e Plantas
jun 4@8:30 – jun 6@17:00

O Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFAP/UFSC) realiza, de 4 a 6 de junho, o X Encontro de Fungos, Algas e Plantas, com uma programação em comemoração aos 10 anos do evento. As atividades ocorrem no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) e no Departamento de Botânica, campus Florianópolis, nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h40, e da tarde, das 14h às 17h.

O evento é gratuito, com inscrições abertas até 4 de junho, pelo site oficial do evento. Os participantes terão direito a certificado de participação. Aqueles que se inscreverem nos minicursos também receberão certificados, com carga horária entre 3 e 6 horas, de acordo com a atividade escolhida.

A programação inclui palestras e mesas-redondas com pesquisadores, docentes e discentes do PPGFAP, abordando temas atuais nas áreas de fungos, algas e plantas. Também serão oferecidos sete minicursos sobre temas diversos — desde produção de mapas e uso do programa R, até identificação de plantas e fungos, e atividades com biomoléculas vegetais. As vagas para os minicursos são limitadas.

As inscrições podem ser realizadas através do link.

Mais informações no Instagram do evento.

jun
18
qua
Lançamento da coleção do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos
jun 18@9:00 – 12:00

A equipe do Acervo Memória e Direitos Humanos, vinculada ao Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove no dia 18 de junho, quarta-feira, às 9h, o lançamento da coleção do Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CCPMMDP). O evento ocorre no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis.

A coleção reúne documentos digitalizados que registram a atuação do Comitê, criado em 1983 e coordenado por Derlei Catarina de Luca. Entre os materiais disponíveis estão registros das buscas por desaparecidos políticos, processos de anistiados, correspondências de familiares, ofícios trocados com instituições, projetos de espaços de memória e recortes de imprensa.

Os documentos foram organizados, descritos e indexados ao longo de três anos por bolsistas e voluntários do Acervo Memória e Direitos Humanos. Todo o conteúdo estará acessível ao público no site memoriaedireitoshumanos.ufsc.br.

A programação inicia com uma mesa de abertura às 9h, com a participação de Lúcia Haygert, do Coletivo Catarinense MVJ Derlei de Luca; Fernando Ponte, professor aposentado da UFSC e membro do IMDH; e Luiz Felipe Paiva, representante do IMDH e do acervo.

Às 9h30, serão apresentados os resultados do trabalho de tratamento do acervo e o lançamento oficial da coleção, com Graziela Martins de Medeiros, professora da UFSC e integrante do IMDH, e Arthur Will Tocchetto de Oliveira, ex-bolsista do instituto.

A partir das 10h10, haverá uma intervenção com relatos de filhos e filhas de presos e desaparecidos políticos: Marlene Soccas, ex-presa política; Arlindo Costa, filho de Lucindo Costa; e João Stuart Wright, filho de Paulo Stuart Wright.

O acervo do Comitê Catarinense Pró-Memória foi reunido ao longo de mais de 25 anos e doado ao Memorial dos Direitos Humanos, sediado no Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC).

jun
26
qui
Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação
jun 26@9:00 – 18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 26 e 27 junho, o Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação, em Florianópolis. Organizado pelo Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências da Saúde (CSS) da UFSC, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o evento gratuito busca construir um espaço para discussões em torno dos desafios trazidos pela transformação digital ao longo dos anos nas áreas de Saúde Digital, Educação, Privacidade e Cibersegurança.

O simpósio será composto por palestras, mesas redondas, artigos, resumos e cases de pessoas inscritas e convidados especialistas nas áreas. Para aqueles interessados em apresentar seu trabalho presencialmente, as propostas de artigos, resumos e cases devem ser enviadas até 14 de abril por meio do formulário disponível no site do evento.

O encontro também conta com o apoio de instituições como a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), a Subsecretaria  de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da UFSC.

Para se inscrever como participante, basta acessar o site do evento. Mais informações e atualizações sobre o Simpósio podem estão disponíveis no Instagram @simposiobridge.

Laboratório Bridge

Desde 2013, o Laboratório, vinculado ao CTC e ao CCS da UFSC, desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública e educação, com projetos em parceria com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o MEC.

jun
27
sex
Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação
jun 27@9:00 – 18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, entre 26 e 27 junho, o Simpósio de Revolução Digital: Concretizando a Transformação, em Florianópolis. Organizado pelo Laboratório Bridge, vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) e ao Centro de Ciências da Saúde (CSS) da UFSC, e com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o evento gratuito busca construir um espaço para discussões em torno dos desafios trazidos pela transformação digital ao longo dos anos nas áreas de Saúde Digital, Educação, Privacidade e Cibersegurança.

O simpósio será composto por palestras, mesas redondas, artigos, resumos e cases de pessoas inscritas e convidados especialistas nas áreas. Para aqueles interessados em apresentar seu trabalho presencialmente, as propostas de artigos, resumos e cases devem ser enviadas até 14 de abril por meio do formulário disponível no site do evento.

O encontro também conta com o apoio de instituições como a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), a Subsecretaria  de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (STIC/MEC), a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Programa de Pós-Graduação em Informática em Saúde (PPGINFOS) da UFSC.

Para se inscrever como participante, basta acessar o site do evento. Mais informações e atualizações sobre o Simpósio podem estão disponíveis no Instagram @simposiobridge.

Laboratório Bridge

Desde 2013, o Laboratório, vinculado ao CTC e ao CCS da UFSC, desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública e educação, com projetos em parceria com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o MEC.

jul
30
qua
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
jul 30 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

 

jul
31
qui
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
jul 31 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

 

ago
1
sex
XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2025
ago 1 dia inteiro

Menu de Navegação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 30 de julho e 1° de agosto, o XIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto (Ensus 2025) no campus Trindade, em Florianópolis. Com palestras, mesas redondas, debates, oficinas e apresentações de artigo, o Ensus é um evento com edições nacionais e internacionais, que reúne, anualmente, professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada a projetos e a desenvolvimento de novos produtos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design.

As edições de 2016 a 2019 do encontro ocorreram na UFSC, no Centro de Cultura e Eventos.

Desde novembro de 2024, o evento está na etapa de submissão de artigos, aberta via plataforma OCS – Open Conference System da UFSC. Os artigos apresentados serão publicados nos anais do evento com revisão por pares duplo-cega.

Para mais informações sobre o Ensus, acesse ensus2025.paginas.ufsc.br.

 

set
24
qua
12° Encontro Escravidão e Liberdade
set 24@8:00 – 21:00

O Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o 12° Encontro Escravidão e Liberdade, em parceria com o grupo de pesquisa A experiência dos africanos e seus descendentes, composto por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). O evento ocorre de 24 a 27 de setembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), em Florianópolis.

As inscrições para apresentação de trabalhos, em pôster ou comunicação oral, vão até 31 de março e devem realizadas pelo site do evento, com valor de R$ 30 para graduandos e R$ 100 para pós-graduandos ou professores. Para participantes ouvintes, as inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir de agosto. Será disponibilizado um certificado de 30 horas para os participantes.

O encontro reúne pesquisadores de história da escravidão e de temas afins a cada dois anos desde 2003, tendo se consolidado como o principal evento da área da escravidão no Brasil, com a presença de estudiosos de todas as regiões do país e do exterior.

Ao total, serão realizadas duas conferências, uma mesa-redonda, cerca de 30 sessões coordenadas e apresentação de painéis, reunindo estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, além de professores universitários. As comunicações circularão com antecedência e, após o evento, serão reunidas em Anais eletrônicos da mesma maneira que em edições anteriores.

Segundo os organizadores, a iniciativa deve contribuir para o fortalecimento da área de História da Escravidão e do Pós-Abolição, além da formação e qualificação profissional de estudantes de graduação, pós-graduação e professores, respondendo, entre outras, às demandas da Lei 10.693/03, que trata sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

O Encontro tem o apoio do Programa de Apoio a Eventos no País da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PAEP/Capes).

 

set
25
qui
12° Encontro Escravidão e Liberdade
set 25@8:00 – 21:00

O Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o 12° Encontro Escravidão e Liberdade, em parceria com o grupo de pesquisa A experiência dos africanos e seus descendentes, composto por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). O evento ocorre de 24 a 27 de setembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), em Florianópolis.

As inscrições para apresentação de trabalhos, em pôster ou comunicação oral, vão até 31 de março e devem realizadas pelo site do evento, com valor de R$ 30 para graduandos e R$ 100 para pós-graduandos ou professores. Para participantes ouvintes, as inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir de agosto. Será disponibilizado um certificado de 30 horas para os participantes.

O encontro reúne pesquisadores de história da escravidão e de temas afins a cada dois anos desde 2003, tendo se consolidado como o principal evento da área da escravidão no Brasil, com a presença de estudiosos de todas as regiões do país e do exterior.

Ao total, serão realizadas duas conferências, uma mesa-redonda, cerca de 30 sessões coordenadas e apresentação de painéis, reunindo estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, além de professores universitários. As comunicações circularão com antecedência e, após o evento, serão reunidas em Anais eletrônicos da mesma maneira que em edições anteriores.

Segundo os organizadores, a iniciativa deve contribuir para o fortalecimento da área de História da Escravidão e do Pós-Abolição, além da formação e qualificação profissional de estudantes de graduação, pós-graduação e professores, respondendo, entre outras, às demandas da Lei 10.693/03, que trata sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

O Encontro tem o apoio do Programa de Apoio a Eventos no País da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PAEP/Capes).

 

set
26
sex
12° Encontro Escravidão e Liberdade
set 26@8:00 – 21:00

O Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza o 12° Encontro Escravidão e Liberdade, em parceria com o grupo de pesquisa A experiência dos africanos e seus descendentes, composto por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis). O evento ocorre de 24 a 27 de setembro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), em Florianópolis.

As inscrições para apresentação de trabalhos, em pôster ou comunicação oral, vão até 31 de março e devem realizadas pelo site do evento, com valor de R$ 30 para graduandos e R$ 100 para pós-graduandos ou professores. Para participantes ouvintes, as inscrições são gratuitas e estarão disponíveis a partir de agosto. Será disponibilizado um certificado de 30 horas para os participantes.

O encontro reúne pesquisadores de história da escravidão e de temas afins a cada dois anos desde 2003, tendo se consolidado como o principal evento da área da escravidão no Brasil, com a presença de estudiosos de todas as regiões do país e do exterior.

Ao total, serão realizadas duas conferências, uma mesa-redonda, cerca de 30 sessões coordenadas e apresentação de painéis, reunindo estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, além de professores universitários. As comunicações circularão com antecedência e, após o evento, serão reunidas em Anais eletrônicos da mesma maneira que em edições anteriores.

Segundo os organizadores, a iniciativa deve contribuir para o fortalecimento da área de História da Escravidão e do Pós-Abolição, além da formação e qualificação profissional de estudantes de graduação, pós-graduação e professores, respondendo, entre outras, às demandas da Lei 10.693/03, que trata sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana.

O Encontro tem o apoio do Programa de Apoio a Eventos no País da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PAEP/Capes).