Calendário de Eventos UFSC

set
26
qui
Oficina: Introdução à Ilustração Científica
set 26@14:00 – 17:00

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) e o Estúdio Leandro Lopes promovem a oficina Introdução à Ilustração Científica nesta quinta-feira, 26 de setembro, das 14h às 17h. A atividade ocorre no pavilhão de exposições do MArquE, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, antes do início do evento. Os participantes receberão certificado de 3 horas.

A oficina será ministrada por Leandro Lopes, ilustrador científico e professor de ilustração, e terá uma abordagem prática. Os participantes aprenderão técnicas de desenho de observação com grafite, utilizando conchas e crânios como modelos biológicos. Serão ensinadas técnicas de sombreado, extração de medidas e representação no papel por meio de linhas e manchas.

Mais informações podem ser obtidas no site do MArquE.

set
27
sex
Semana da Árvore UFSC 2024
set 27@8:00 – 18:00

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e o projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam de 23 a 27 de setembro a Semana da Árvore UFSC 2024. O evento, gratuito e aberto ao público interno e externo à UFSC, busca celebrar a natureza, com o objetivo de conscientização a respeito da preservação da flora, além de promover momentos de diálogo e reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente, inspirados pelos princípios da Educação Ambiental Crítica.

As atividades ocorrem na Sala Verde, localizada na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis, e também no espaço externo do campus.

A participação no evento dá direito à certificado de horas, a depender de cada atividade. Para participar, é necessário realizar inscrição nas atividades de interesse.

Conheça as atividades e inscreva-se nos links

Data Horário Atividade Ministrante Local Link para Inscrições
23/09 9h às 12h Oficina de Ecocaderno (com Encadernação Japonesa) Equipe da Sala Verde UFSC Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10488
23/09 14h30min às 17h Oficina de Cultura popular (Coco de Roda) Jade Bustos No Bosque do CFH (próximo à entrada do Planetário) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10489
24/09 9h às 12h Oficina “Esse papel está diferente! Usando fungos para fazer papel de quitina” Professora Maria Alice Neves (CCB) Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10490
25/09 11h às 13h Troca Verde: mudas de árvores Equipe da Sala Verde UFSC e CGA Feirinha da UFSC, banca em frente a Reitoria I Atividade sem Inscrição
25/09 13h às 18h Conhecendo e restaurando a restinga no Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis Professora Michele Dechoum (UFSC) e Elaine Zuchiwschi (IMA SC) Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis (Saída do ônibus em frente ao Centro de Eventos da UFSC) https://inscricoes.ufsc.br/activities/10491
26/09 9h às 11h30min Caminho das Árvores UFSC Allisson Jhonatan Gomes Castro (Biólogo da CGA/UFSC) Saída em frente à Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10493
27/09 14h às 17h Oficina Reutilizar para Criar: reutilizando folhas de revistas Isolete Voltolini Sala Verde UFSC https://inscricoes.ufsc.br/activities/10492

 

Mais informações podem ser obtidas no site salaverde.ufsc.br.

out
2
qua
Aula magna de Geografia: Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil
out 2@19:00

O Departamento de Geociências, o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Centro Acadêmico Livre de Geografia (Caligeo) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula magna de Geografia, com tema Impacto dos agroquímicos na saúde humana e ambiental na Argentina e no Brasil, na quarta-feira, 2 de outubro, às 19h. O evento será ministrado pela professora Ana Carolina Baceyro, da Universidad Nacional de Cuyo (Uncuyo), da Argentina, e ocorre no auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Não há necessidade de inscrição para participar.

Mais informações pelo email lindberg.junior@ufsc.com.br.

out
3
qui
Projeto 12:30: Show de Zabeba e Banda
out 3@12:30

A coordenação do Projeto 12:30 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que, devido à previsão de chuva, o show de Zabeba e Banda, inicialmente programado para o dia 2 de outubro, foi reagendado para o dia seguinte, 3 de outubro. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, às 12h30.

Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense, que começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. A apresentação é aberta à comunidade e não necessita inscrição prévia.

O Projeto 12:30 é promovido pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O projeto realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Mais informações através da página do projeto ou no Instagram.

out
15
ter
Seminário de Licenciatura em Geografia
out 15@8:45 – out 18@21:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 15 e 18 de outubro, o 4º Seminário da Licenciatura em Geografia. Com o tema Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente, o  objetivo do evento é estabelecer um espaço de reflexão, debate e compartilhamento de experiências visando ao fortalecimento da formação docente inicial e continuada. A iniciativa é voltada a estudantes da graduação e pós-graduação em Geografia e áreas afins, professores das redes básica e superior de ensino, bem como para comunidade acadêmica em geral. 

> Confira a programação completa do Seminário

A programação contará com oficinas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, grupos de trabalho, mesas redondas, noites culturais, saídas de campo e outras atividadesAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 22 de abril e 16 de outubro por meio deste link.

O Seminário é uma organização da UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

out
17
qui
Oficina IFSC Coqueiros-Luz
out 17@9:00

A primeira Oficina IFSC Coqueiros-Luz vai ocorrer amanhã, 17 de outubro, a partir das 9h, na orla próxima ao IFSC Continente. A oficina é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Continente), a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) e a Associação de Moradores de Coqueiros (Pró-Coqueiros). O evento também conta com o apoio do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e das ONGs Frutificar Sustentabilidade e Ecoando Sustentabilidade.

A atividade faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC. O objetivo é realizar a limpeza de resíduos na área e o manejo da vegetação exótica invasora da orla, com vistas a recomposição do ecossistema e a implantação do futuro Parque CoqueirosLuz.

Para participar, é necessário se inscrever individualmente em cada atividade através dos formulários disponíveis na página do IFSC. As vagas são limitadas.

Mais informações no Instagram do Projeto Campus-Parque-Cidade.

Programação:

9h às 12h – Oficina Manejo vegetal

Manejo de espécies exóticas, identificação do Passeio Verde, plantio de espécies nativas

Coordenadores: biólogo Rodrigo KiKo Bungus (Pró- Coqueiros) e professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

 

9h30 às 12h – Oficina Bioconstrução

Coleta de lixo para construção de escultura

Coordenador: Juan Mandala

 

19h às 21h – Diálogo Apresentação do projeto Coqueiros-luz: Reimaginando a orla 

Coordenador: professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

out
18
sex
Oficina: Nhande ka’aguy
out 18@9:00 – 15:00

O Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (NEAMB/UFSC) promove a oficina Nhande ka’aguy, nome que significa “nossa mata” em guarani. O evento é uma oportunidade de mergulhar na prática e teoria da perspectiva guarani sobre a natureza. O objetivo é promover a vivência entre a comunidade e a escola valorizando a cultura indígena, principalmente sua relação com a natureza para o pensamento de um bem-viver em coletivo.

A oficina ocorre no dia 18 de outubro, sexta-feira, na Tekoá Yaka Porã, localizada no Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este formulário até o dia do evento. Haverá emissão de certificado de 10 horas.

Confira a programação:

9h – Apresentação do coral das escolas
10h – Roda de conversa com Kerexu, Cacica Eliara E Wera Mirim
12h – Almoço coletivo preparado pela comunidade
13H – Trilha guiada até a cachoeira
15H – Plantio de mudas nativas no local

Para aqueles que precisam de transporte, o NEAMB disponibiliza um veículo saindo da UFSC. No entanto, as vagas são limitadas a 14 pessoas. As primeiras a se inscreverem e indicarem a necessidade de transporte serão contempladas. A equipe também está em contato com pessoas dispostas a oferecer caronas.

O NEAMB entrará em contato para organizar o transporte e fornecer os certificados de participação após o evento.

Mais informações pelo e-mail gestorneamb@gmail.com ou Instagram @neambufsc

out
21
seg
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 21 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

out
22
ter
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 22 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

out
23
qua
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 23 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

out
24
qui
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 24 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

out
25
sex
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 25 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

nov
5
ter
IELA celebra 20 anos na Sepex
nov 5@18:30 – nov 8@19:30

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) terá intensa programação durante a Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex) da UFSC, que acontece na semana que vem, de 4 a 8 de novembro. As atividades, propostas pela organização da Semana, também marcam o aniversário de 20 anos do Instituto que nasceu em 2004, fazendo da UFSC a primeira universidade brasileira a ter um Instituto de Estudos Latino-Americanos.

A celebração tem início no dia 5 de novembro, terça-feira, às 18h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico, com um debate sobre a Costa Rica. O professor Jonathan Elizandro Orozco fala sobre o Lado B do país conhecido como o coração civil da América, por ter decidido não ter um exército. A partir de um documentário – Bachero – que mostra a dura vida de imigrantes nicaraguenses na Costa Rica e o livro “El Gaspar”, ele desvela uma realidade que é pouco conhecida pelos latino-americanos em geral.

Outra atividade que acontece dentro da Sepex é a Oficina de Cordel, com o poeta e cordelista pernambucano Alan Salles. Hoje, no Brasil, e em Florianópolis inclusive, é bem comum entre os jovens a realização das conhecidas “batalhas” de rima. Uma atividade cultural que encontra suas raízes nos movimentos de rima dos Estados Unidos. A intenção da oficina de cordel é mostrar que, no Brasil, é larga e profícua a tradição da rima, tanto no nordeste com o cordel e a embolada, quando no sul, com as trovas. Conhecer essas raízes é vital para que a cultura popular estenda seus braços por todo o país.

A oficina de cordel acontece no dia 6 de novembro, quarta-feira, a partir das 14h30 no Mini Auditório do Serviço Social, no CSE, no Bloco D, sala 217, segundo andar.

Fechando a programação acontece a conferência principal com o tema: O imperialismo ainda existe?. Será no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório do CSE, com a participação da professora do Curso de Relações Internacionais, Camila Vidal, que tem como objeto de pesquisa sistemática os Estados Unidos e o professor Nildo Ouriques, presidente do IELA.

 

Mais informações:
iela@contato.ufsc.br

nov
19
ter
Saia do Mar: intercâmbio cultural e vivências entre o Nordeste e o Sul + Coco de Roda da Paraíba
nov 19@14:00 – 20:00

Em celebração à Semana da Consciência Negra, a Sala Verde UFSC promove um evento sobre a valorização da cultura negra e da tradição do Coco de Roda na terça-feira, 19 de novembro, em parceria com o projeto Saia do Mar: intercâmbio cultural e vivências entre o Nordeste e o Sul, fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Música, do Ministério da CulturaA atividade é gratuita, aberta a todo o público e ocorre no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da UFSC, das 14h às 20h. Haverá certificação e acessibilidade em Libras. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável.

Programação

14h às 17h – Oficina Saia do Mar: intercâmbio cultural e vivências entre o Nordeste e o Sul + Coco de Roda da Paraíba
Com Mestra Ana do Coco e Ismael do Coco, do grupo Novo Quilombo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/activities/11003

18h às 20h – Mesa de conversa Conexão Cultural Sul e Nordeste: valorização e retomada do Coco, uma linguagem cultural de 200 anos
Com a Mestra Ana do Coco
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/activities/11004

Mais informações no site da Sala Verde UFSC.

nov
25
seg
Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de História
nov 25 dia inteiro

Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.

Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.

A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.

As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.

Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.

nov
26
ter
Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de História
nov 26 dia inteiro

Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.

Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.

A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.

As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.

Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.

nov
27
qua
Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de História
nov 27 dia inteiro

Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.

Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.

A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.

As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.

Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.

nov
28
qui
Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de História
nov 28 dia inteiro

Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.

Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.

A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.

As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.

Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.

nov
29
sex
Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de História
nov 29 dia inteiro

Neste mês de novembro, a Sala Verde UFSC, espaço interativo e colaborativo vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC), comemora 20 anos dedicados à educação socioambiental. Em celebração a essa marca, o projeto promove a Semana da Sala Verde UFSC: 20 anos de história, que ocorre de 25 a 29 de novembro com uma diversa programação cultural, educacional e ambiental. As inscrições são gratuitas, ficam abertas até o último dia de evento e podem ser realizadas pelo site da Sala Verde.

Serão oferecidas uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade e ao público geral, com o objetivo de estimular o diálogo crítico e a reflexão sobre questões socioambientais. Focada na construção de um espaço para a troca de conhecimentos, experiências e práticas sustentáveis, a programação conta com palestra, oficinas, visita técnica guiada, apresentação cultural, entre outros.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade única para participar de um espaço de diálogo crítico, onde acadêmicos, profissionais e a comunidade em geral poderão trocar ideias, compartilhar experiências e discutir alternativas para os desafios ambientais de nossa sociedade. “Ao longo desses 20 anos, a Sala Verde UFSC tem se consolidado como um importante ponto de encontro para aqueles que buscam ampliar a compreensão sobre as relações entre sociedade, natureza e sustentabilidade”, afirmam.

A cerimônia de abertura oficial da Semana acontece na terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), com um café de boas-vindas e um mini-cortejo do Boi de Mamão. Após a abertura, será realizada uma palestra com Marcos Sorrentino, especialista em educação ambiental, e a exibição de um vídeo inédito do cientista Carlos Nobre, sobre mudanças climáticas.

As atividades, em sua maioria, ocorrem no campus Trindade da UFSC e na sede da Sala Verde, localizada no térreo da Biblioteca Universitária (BU). Outras atividades, como visitações, serão realizadas em ambientes externos à universidade. Confira a programação completa.

Para mais informações, acesse a página da Sala Verde UFSC.

dez
15
dom
Fortalezas da Ilha: 45 anos de gestão pela UFSC
dez 15@8:30 – 18:30

Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Foto: Antônio Carlos Francisco – CFISC/SeCArtE

Em 21 de novembro de 1979, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu oficialmente a responsabilidade da gestão, guarda e manutenção da Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Alguns anos depois, a Universidade se tornaria gestora também da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Em comemoração aos 45 anos desta data e também ao aniversário da UFSC, que completa 64 anos neste mês de dezembro, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa abre suas portas gratuitamente neste domingo, 15 de dezembro, das 8h30 às 18h30. Além da entrada gratuita a celebração reúne atrações culturais e exibição de fotos e documentos relacionados a trajetória da UFSC na preservação e divulgação das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

De acordo com a Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), recentemente, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones receberam novas obras de restauração e requalificação. As fortificações receberam novos equipamentos e soluções de acessibilidade.

Programação cultural

A programação cultural se inicia às 15h30 com a apresentação da Performance Poética, da escritora e performer Liza. Eliza Roberta Alves Gilioli, mais conhecida como Liza ou PotenciaLiza, mulher cis, negra e LGBTQIAPN+, tem 24 anos, é poeta, escritora, performer, MC, slammerslammaster, atriz, compositora, produtora cultural e arte-educadora. Mora em Florianópolis, é graduanda em Serviço Social pela UFSC e atua artisticamente há seis anos, apresentando-se em slams, saraus, feiras literárias e eventos culturais.

Escritora e performer Liza. Foto: @toiaoliveirafotografia

Em 2019 integrou o Coletivo Somas, produzindo o primeiro Festival Somas em sua cidade natal, Jaú (SP). Em 2022, foi uma das fundadoras e produtoras do Slam Cruz e Sousa e, em 2023, do Slam Xodó e Slam Guettude. Atualmente é representante destes últimos. De 2022 a 2024, fez parte da CIA Nosso Olhar, participando da peça Avozes enquanto atriz e dramaturga. Em 2024, produziu a dramaturgia e estreou a experimentação artística Não Pertença contemplada pelo Edital Lei Paulo Gustavo (LPG) – 2023 SC.

Atua enquanto produtora na Guettude Produções, na qual, neste ano, promoveu o Festival Slam Guettude na comunidade do Morro da Caixa por meio da LPG 2023 SC. Participa também enquanto integrante do Coro Cabeludo-Coro & grupo de pesquisa em voz, performance e cultura afro-brasileira. Recentemente, foi vencedora do Prêmio Hip Hop Floripa na categoria Conhecimento.

Trio Praieira: Foto: divulgação

Às 16h, ocorre a apresentação da banda Trio Praieira. Formada em 2023 por três músicos egressos da UFSC, a Praieira traz uma sonoridade contagiante que mescla samba-rock, reggae, rock e outros ritmos, prometendo conquistar o público com sua energia.

Composta por Glauber Oliveira nos vocais e guitarra, Rodolfo Pimenta na bateria e vocais, e Eduardo Tesche no baixo e vocais, a Praieira apresenta um repertório que reflete a vivência dos integrantes e a vibração da cidade de Florianópolis.

A banda se destaca pela sua versatilidade musical e pela energia contagiante de suas apresentações. Com influências que vão desde os clássicos do samba-rock até as sonoridades mais contemporâneas, a Praieira promete levar o público a uma verdadeira viagem musical.

A visitação e a programação cultural são livres para todos os públicos. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

Comemoração dos 64 anos da UFSC

Em comemoração aos seus 64 anos de atividades, a UFSC promove, até 19 de dezembro, uma agenda festiva repleta de atrações artísticas e culturais, com mostra de artes cênicasmúsicaOrquestra e exposição. Confira a programação completa.

>> Serviço

O Que: 45 anos de gestão das Fortalezas pela UFSC
Quando: 15/12/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita para toda comunidade
Mais informaçõesCoordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina – CFISC | fortalezas@contato.ufsc.br | (48) 3721-8302