A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) convidam para a solenidade que celebra a reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural composto pela Igrejinha da UFSC, Teatro Carmen Fossari e Casa do Divino; patrimônio histórico que passou por obras de reforma de revitalização.
O evento será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, além da solenidade, a reabertura contará com apresentações artístico-culturais.
Programação
Igrejinha da UFSC
18h – Abertura com Coral e Banda Nós por Nós do Colégio de Aplicação
18h30 – Solenidade com pronunciamento de autoridades
19h – Encerramento com o Coral da UFSC
Teatro Carmen Fossari
20h – apresentação Cia de Dança da UFSC
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço
O quê: Reabertura do Departamento Artístico Cultural (DAC)
Quando: 22/11/2024 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853
O Espaço Cultural Gênero e Diversidade (ECGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será reaberto na sexta-feira, 14 de março, às 11h, na rua Desembargador Vitor Lima, nº 54 (em frente à Praça do Pida), no bairro Trindade, em Florianópolis. A programação contará com a cerimônia de inauguração, com a presença do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Joana Célia dos Passos, da deputada estadual Luciane Carminatti, e da coordenação do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), além do descerramento da placa de reinauguração. O evento Reabertura do Espaço Cultural Gênero e Diversidades celebra os 20 anos do IEG e o Mês da Mulher. A reabertura é organizada pelo ECGD/UFSC em parceria com o IEG.
Após um processo de revitalização e modernização, o espaço foi restaurado para manter as características arquitetônicas originais e modernizado para atender às necessidades atuais, com reconfiguração da instalação elétrica e sanitários adaptados para acessibilidade. Os serviços de restauração, iniciados em agosto de 2024, buscaram preservar a arquitetura colonial moderna original da primeira metade do século XX. Foram mantidos elementos como a alvenaria de tijolos maciços queimados, as esquadrias (portas, janelas e aberturas) e os madeirames de sustentação do teto. A pintura foi realizada em cores básicas da época (branco para as alvenarias e azul para as esquadrias), e o piso foi recuperado por meio de lixamento e calafetação.
O prédio que abriga o ECGD foi inaugurado em 20 de março de 1938 como Grupo Escolar Olívio Amorim, originalmente destinado ao Curso Primário Complementar. Em 1952, passou a oferecer também o Curso Normal Brigadeiro Silva Paes, que formava professores para o ensino primário. Com a transferência da escola para um novo endereço em 1975, a edificação foi incorporada ao patrimônio da UFSC, abrigando inicialmente o Departamento de Assuntos Estudantis (DAE) e, mais tarde, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI). Em 2017, parte do prédio foi cedida ao Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) para a criação do Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD/UFSC), um local dedicado a atividades artísticas, culturais e acadêmicas com perspectiva de gênero e diversidade.
O ECGD será um espaço multiuso, destinado a atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão, com foco em temas relacionados a gênero e diversidade. A programação incluirá exposições, palestras, workshops e eventos culturais.
Mais informações no site do IEG.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.
O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.
Programação
- 9h00 – Recepção e apresentações
- 9h30 – Início das aulas
- 10h45 – Intervalo
- 12h30 – Almoço
- 14h00 – Retorno das aulas
- 15h30 – Intervalo
- 17h30 – Encerramento
O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, no dia 24 de março, a Aula Magna que marca o início do semestre letivo 2025.1. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), ocorrerá às 18h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do Campus Florianópolis, no bairro Trindade.
Com o tema De onde eles vêm: uma reflexão sobre a formação de leitores no espaço acadêmico, a aula será ministrada pelo escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 e autor das obras O avesso da pele e De onde eles vêm.
A atividade integra as ações de recepção e acolhimento dos estudantes e tem como proposta estimular uma reflexão sobre a trajetória universitária como um processo de aprendizado coletivo e construção de futuros possíveis. O evento é aberto a estudantes a toda a comunidade e não exige inscrição prévia.
A Prograd reforça a importância da participação da comunidade acadêmica, incentivando docentes a integrarem a atividade aos cronogramas de seus cursos. Além disso, as coordenações de curso são convidadas a orientar os estudantes ingressantes a acessarem a página calouros.ufsc.br, onde estão disponíveis informações sobre outras atividades de recepção.
> Serviço:
Data: 24 de março de 2025
Horário: 18h30
Local: Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, UFSC – Florianópolis
Palestrante: Jeferson Tenório
Para mais informações, acesse: calouros.ufsc.br.
A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).
A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.
O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.
O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”. A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.
Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.
Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.
Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.
O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate
Para assistir on-line, acesse aqui.
Mias informações na página do Lemate ou Instagram.
O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá a aula magna Formação em Design na Contemporaneidade, com a professora Lucy Niemeyer, no dia 25 de abril, às 9h30, no Auditório Henrique Fontes, localizado no térreo do Blobo B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer é autora, professora e pesquisadora brasileira, reconhecida como uma das maiores referências do design no Brasil. Formada pela ESDI e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Lucy tem no currículo publicações como Design no Brasil: Origens e Instalação, na qual oferece uma análise crítica sobre a origem do design no Brasil e o papel do designer no contexto capitalista.
Além de sua produção acadêmica, foi presidente do IBDesign, vice-presidente da AEnD-BR e organizadora do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&Ds). Lucy Niemeyer lecionou em diversas universidades, incluindo a ESDI/UERJ e PUC/Rio, atuando em áreas como Semiótica, Tipografia, Design Gráfico e Design de Produto.
Para mais informações, acesse a página posdesign.ufsc.br.
A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.
O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).
O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).
O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.
O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.
Saiba mais na página da Sinter.
O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.
O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.
Mais informações no site com programação e inscrições.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.
O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.
Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.
Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.
Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.
O terceiro episódio do webinário Conexões UFSC: Internacionalização na prática acontecerá na quarta-feira, 28 de maio, às 14h, e terá como tema A UFSC, Áfricas e suas diásporas na internacionalização universitária. A transmissão ao vivo poderá ser assistida no canal do YouTube UFSC Internacional.
A série é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinter/UFSC); a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira; e o Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM), por meio do professor Agripa Faria Alexandre. O novo episódio dá seguimento ao objetivo do projeto: apresentar mensalmente os projetos e as iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC.
Nesta edição, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre serão responsáveis pela mediação da conversa com a professora Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC), com participação das professoras filiadas ao Kadila Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, além de docentes convidados de Moçambique e da Angola. A abertura da entrevista será feita pela diretora da Sinter, Fernanda Leal, que dará início a conversa sobre a internacionalização da UFSC a partir das atividades e discussões promovidas pelo Kadila.
Sobre o Instituto Kadila
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas foi fundado em 2022, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da UFSC, sediado no CFH. Suas atividades são voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas. O Instituto Kadila reúne um grupo de professoras/es e pesquisadoras/es da UFSC e colaboradoras/es de outras universidades nacionais e estrangeiras, que apresentam interesse comum pelo campo de estudo.
Participam ainda da equipe, pesquisadoras/es em estágio de pós-doutorado e estudantes de pós-graduação e bolsistas de doutorado, mestrado e de iniciação científica. O nome Kadila advém de um projeto interdisciplinar pioneiro entre a UFSC e a Universidade Agostinho Neto, em Angola. O projeto teve início em 2013 (CAPES/AULP), coordenado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER), e teve como um de seus objetivos investir na formação universitária por meio da mobilidade internacional de docentes e discentes das universidades brasileiras e angolanas envolvidas. O termo Kadila é oriundo da língua quicongo e significa ser ou coisa que traz boa sorte, felicidade, amuleto.
Notícia organizada com informações do site do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas.




