Calendário de Eventos UFSC

nov
11
seg
Curso: Como fazer uma apresentação de impacto
nov 11@18:30

O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.

O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.

O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.

nov
13
qua
Curso: Como fazer uma apresentação de impacto
nov 13@18:30

O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.

O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.

O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.

nov
19
ter
Live: Desinformação e crise de confiança
nov 19@19:00 – 21:00

A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD), programa de extensão da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), transmite o segundo episódio do “CIDAD Convida”, a série de lives que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, comunicação, informação e educação. A live será transmitida pelo canal no YouTube do projeto na próxima terça-feira, 19 de novembro, às 19h. Para assistir, acesse aqui.

O convidado desta edição é Rogério Christofoletti, professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que apresentará o tema “Desinformação e Crise de Confiança”. O encontro terá a participação do jornalista Luís Ferrari, ex-secretário de Comunicação da UFSC e integrante do CIDAD, que discutirá sobre a relação entre a desinformação, os elementos de credibilidade jornalística e o contexto dos novos comunicadores e influenciadores do universo digital. Será fornecido certificado aos participantes e

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

mar
20
qui
Bootcamp Chainlink Florianópolis
mar 20@9:00 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.

O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.

Programação

  • 9h00 – Recepção e apresentações
  • 9h30 – Início das aulas
  • 10h45 – Intervalo
  • 12h30 – Almoço
  • 14h00 – Retorno das aulas
  • 15h30 – Intervalo
  • 17h30 – Encerramento

O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.

mar
24
seg
Aula Magna com escritor Jeferson Tenório
mar 24@18:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, no dia 24 de março, a Aula Magna que marca o início do semestre letivo 2025.1. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), ocorrerá às 18h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do Campus Florianópolis, no bairro Trindade.

Com o tema De onde eles vêm: uma reflexão sobre a formação de leitores no espaço acadêmico, a aula será ministrada pelo escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 e autor das obras O avesso da pele e De onde eles vêm.

A atividade integra as ações de recepção e acolhimento dos estudantes e tem como proposta estimular uma reflexão sobre a trajetória universitária como um processo de aprendizado coletivo e construção de futuros possíveis. O evento é aberto a estudantes a toda a comunidade e não exige inscrição prévia.

A Prograd reforça a importância da participação da comunidade acadêmica, incentivando docentes a integrarem a atividade aos cronogramas de seus cursos. Além disso, as coordenações de curso são convidadas a orientar os estudantes ingressantes a acessarem a página calouros.ufsc.br, onde estão disponíveis informações sobre outras atividades de recepção.

> Serviço:
Data: 24 de março de 2025
Horário: 18h30
Local: Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, UFSC – Florianópolis
Palestrante: Jeferson Tenório

Para mais informações, acesse: calouros.ufsc.br.

mar
26
qua
Live do Programa de Monitoria da UFSC 2025
mar 26@17:00

A da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 26 de março, quarta-feira, às 17h, uma live sobre o Programa de Monitoria da UFSC 2025. Durante a transmissão, serão apresentados os principais aspectos do regulamento do programa, bem como informações sobre o Sistema Moni e suas funcionalidades para monitores(as) e supervisores(as).

A live será transmitida pelo canal do Programa de Monitoria no YouTube e poderá ser acessada por meio do link.

abr
1
ter
Escola de Verão e das Águas: ‘Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária’
abr 1@18:00 – 21:00

A sessão de encerramento da IV Escola de Verão e das Águas (EVA) ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 18h, no auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (CCS/UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território, do Centro de Ciências Agrárias (LEMATE/CCA), e pelo do Programa de Educação Tutorial Educação do Campo (PET Educampo), do Centro de Ciências da Educação (CED).

A Escola de Verão e das Águas é um curso de extensão em formato de conferências on-line, cujo objetivo é fomentar e difundir o debate em torno das questões dos territórios, do meio rural, da qualidade de vida, do planejamento e do desenvolvimento. Em 2025, a IV Escola de Verão das Águas tem como tema o “Turismo de Base Comunitária no Contexto do Desenvolvimento Territorial Sustentável”.

O encerramento da IV Escola de Verão e das Águas se dará em formato híbrido, com sessão presencial às 19h, no auditório da pós-graduação do CCS, e transmissão ao vivo com o apoio técnico da equipe de assessoria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informações de Santa Catarina (SINDASPI-SC) pelo canal do LEMATE no Youtube e também nos canais do Sindicato.

O tema da palestra será “Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR”.  A atividade será ministrada pelo coordenador do Projeto do Plano de Visitação Turística na Comunidade Indígena Raposa I, de Roraima, e consultor técnico em gestão de etnoturismo, Enoque Raposo, do povo Macuxi. Na sequência, a professora Marinês Walkowski apresentará uma síntese sobre o turismo de base comunitária e o desenvolvimento territorial sustentável a partir dos aprendizados da edição da Escola de Verão e das Águas deste ano. A sessão terá a mediação do professor Orlando Ednei Ferretti, professor do Departamento de Geociências da UFSC.

Na IV edição da Escola de Verão e das Águas, o tema central discutido foi o Turismo de Base Comunitária (TBC) em sua relação com o desenvolvimento rural sustentável. O TBC pode ser uma alternativa de geração de renda, promoção da qualidade de vida das populações rurais e povos tradicionais, preservação de saberes, além de uma experiência diferenciada e única para quem busca esse tipo de vivência turística. As sessões da EVA buscaram discutir alguns princípios fundamentais do TBC, tais como a relação patrimônio material e imaterial dos territórios, produtos de qualidade, governança, sustentabilidade ambiental, comercialização, políticas públicas.

Segundo a professora Thaise Costa Guzzatti, responsável pela organização desta edição da EVA, o TBC tem atraído cada vez mais pessoas e produzido um engajamento cada vez maior por conta das suas características de valorização da experiência de viagem como um ambiente em que o turista possa viver a vida local, experimentar a paisagem, os sabores e os saberes de modo autêntico e orgânico.

Para além das sessões síncronas virtuais que ocorreram em tempo real, o legado da EVA 2025 consiste na formação de um repositório de aulas gravadas através do canal do LEMATE no Youtube, que poderão ser acessadas por pessoas interessadas no tema a qualquer tempo.

O que: Emergência climática e o Turismo de Base Comunitária: Caso da Comunidade Indígena Raposa 1, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, RR
Quando: 01/04/2025
Onde: Auditório da pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS) UFSC, Campus Trindade
18h: café com prosa
19h: palestras e debate

Para assistir on-line, acesse aqui.

Mias informações na página do Lemate ou Instagram.

abr
16
qua
Live ‘Negacionismo e Ciência’, com Emilio Garcia
abr 16@19:00

Na quarta-feira, 16 de abril, às 19h, a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), programa de extensão da Biblioetca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), transmite pelo canal do YouTube mais uma edicação do Cidad Convida, a série de lives que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, à comunicação, à informação e à educação.

O convidado da vez é Emilio Garcia, produtor de conteúdo do canal BlaBlaLogia e do podcast Os Três Elementos, biólogo, mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor. Com o tema Negacionismo e Ciência, o encontro ainda conta com a participação da professora Suely Figueiredo, pesquisadora integrante do Cidad, e discutirá sobre o papel da divulgação científica nas redes e os fluxos de desinformação que afetam a ciência e a educação. Haverá certificados aos participantes.

Mais informações no perfil @confiabilidadeinformacional

abr
25
sex
Aula Magna ‘Formação em Design na Contemporaneidade’
abr 25@9:30

O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá a aula magna Formação em Design na Contemporaneidade, com a professora Lucy Niemeyer, no dia 25 de abril, às  9h30, no Auditório Henrique Fontes, localizado no térreo do Blobo B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer é autora, professora e pesquisadora brasileira, reconhecida como uma das maiores referências do design no Brasil. Formada pela ESDI e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Lucy tem no currículo publicações como Design no Brasil: Origens e Instalação, na qual oferece uma análise crítica sobre a origem do design no Brasil e o papel do designer no contexto capitalista.

Além de sua produção acadêmica, foi presidente do IBDesign, vice-presidente da AEnD-BR e organizadora do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&Ds). Lucy Niemeyer lecionou em diversas universidades, incluindo a ESDI/UERJ e PUC/Rio, atuando em áreas como Semiótica, Tipografia, Design Gráfico e Design de Produto.

Para mais informações, acesse a página posdesign.ufsc.br.

maio
5
seg
Curso ‘Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade’
maio 5@14:00 – 17:00

O Programa de Formação Continuada (Profor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso Sofrimento Psíquico e Saúde Mental de Estudantes na Universidade a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira,  psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para o reconhecimento do sofrimento psíquico em estudantes, refletir sobre suas mediações (psíquicas, institucionais e políticas) e construir abordagens em saúde mental na Universidade. O curso tem como fundamentos a psicanálise e as teorias sociais críticas, abordando temas como: relações estudantes-professores(as), violências, ansiedade, depressão, TDAH, autismos, esquizofrenias, suicídio, por meio de discussão de casos educacionais e abordagens teórico-práticas.

O público-alvo são docentes e técnicos-administrativos em Educação. A realização dá direito à certificado de 20 horas.

Mais informações no site com programação e inscrições.

Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 5@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
12
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 12@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

Live: O Ingresso no Ensino Superior para Refugiados e Migrantes
maio 12@20:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio dos projetos de extensão Profissão, Carreiras & Projetos de Vida (LIOP), UFSC sem Fronteiras e a instituição beneficente Círculos de Hospitalidade promovem, nesta segunda-feira, 12 de maio, às 20h a live “O Ingresso no Ensino Superior para Refugiados e Migrantes”, via YouTube.

>> clique aqui para assistir à live

A iniciativa tem como objetivo promover o acesso à informação sobre o edital de Processo Seletivo da UFSC voltado para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário. A roda de conversa será informativa e incluirá uma visita virtual guiada pelos centros com estudantes internacionais ingressantes.

Além de abordar o processo seletivo exclusivo para refugiados, a live trará informações sobre a revalidação de diplomas estrangeiros e documentação e acesso às universidades públicas, além de programas de apoio à políticas institucionais. São parceiros da iniciativa a Rede Migra, e Caritas Brasileira Regional SC.

maio
14
qua
Cidad Convida: Teorias da Conspiração em Rede
maio 14@19:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad) da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) transmite a live Teorias da Conspiração em Rede na quarta-feira, 14 de maio, às 19h. A transmissão ocorre no canal no YouTube do projeto e faz parte da série Cidad Convida, que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, comunicação, informação e educação.

Terra plana, Reptilianos, Nova Ordem Mundial, Solução Mineral Milagrosa…. O que essas e outras teorias têm em comum e como elas se articulam em comunidades nas redes? Para discutir sobre o tema, o convidado é Ergon Cugler, atualmente vinculado à Universitat de Barcelona na área de Ciência de Dados, com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador sobre desinformação e políticas públicas, conta com mais de 500 produções, incluindo artigos científicos, ensaios e palestras no Brasil e no exterior.

O encontro ainda conta com a participação de José Claudio Matos, professor da Udesc e um dos coordenadores do Cidad, e discutirá sobre o atual cenário das teorias de conspiração que circulam no contexto brasileiro e latino-americano.

Os participantes terão direito a certificado.

Mais informações no Instagram do projeto.

maio
19
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 19@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

maio
26
seg
Curso ‘Distopia e Censura: Novafala e o 1984 de George Orwell’
maio 26@19:00 – 21:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (CIDAD), programa de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso está com inscrições abertas e será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio das 19h às 21h pela plataforma Microsoft Teams.

O romance distópico 1984, conhecido por gerar debates sobre liberdade de expressão, controle da informação, vigilância digital e censura, também descreve o projeto de uma reforma linguística profunda, que visa o controle do pensamento por meio da criação da ‘novafala’ (newspeak), um idioma reduzido, em que o significado de cada palavra é planejado para impedir qualquer sentido divergente da ideologia presente na história do livro.

Partindo desse e outros temas abordados pela obra, a interpretação proposta pelo curso, ministrado pelo professor José Claudio Matos da UDESC, procura abordar o projeto da novafala com as estratégias de supressão e censura de termos que visam a eliminação do discurso divergente em contextos informacionais da atualidade.

Inscrições podem ser realizadas até 3 de maio através de formulário. A carga horária é de 8h com direito à certificado. Vagas limitadas.

Mais informações no Instagram @confiabilidadeinformacional.

jul
21
seg
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 21 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
jul
22
ter
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 22 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
jul
23
qua
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 23 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.
jul
24
qui
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC
jul 24 dia inteiro
Curso de Inverno de Farmacologia UFSC @ bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB)
O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, entre 21 e 25 de julho. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado no auditório do bloco E do Centro de Ciências Biológicas (CCB).
As inscrições estão abertas até 30 de abril. O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site do curso.