Calendário de Eventos UFSC

Sep
18
Wed
Cineclube Presença
Sep 18@18:30

O Museu da Escola Catarinense (MESC) está promovendo o Cineclube Presença. As sessões ocorrem todas às quartas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu. A atividade é direcionada aos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Neste mês, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES), também da UDESC, o Cineclube Presença apresenta a mostra Cine Território. A mostra explora questões de territorialidade por meio de uma seleção diversificada de filmes.

Confira a programação:

  • 18/09 | 18h30: Em Nome de Cruz e Souza (José Rafael, 2023)
  • 18/09 | 19h00: Como Peixe Fora d’Água (Lacerda et al., 2004)
  • 25/09 | 18h30: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1980)

Mais informações no Instagram.

Sep
19
Thu
Apresentação da revisão da Resolução Normativa 017
Sep 19@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.

A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.

A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.

A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.

Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.

Sep
20
Fri
HU-UFSC celebra 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia
Sep 20@17:00
HU-UFSC celebra 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia @ Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU-UFSC

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) realiza evento comemorativo dos 30 anos da Residência Médica em Gastroenterologia. O encontro, que reunirá autoridades, professores e residentes que se formaram no HU ao longo dos anos, ocorre no Auditório do Bloco Didático da Medicina, no HU, às 17h.

Ao longo de três décadas, o Programa de Residência Médica em Gastroenterologia já formou 30 especialistas na área e, este ano, atende mais quatro médicos residentes.

Cine Buñuel: Café de los Maestros (2008)
Sep 20@19:00

Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.

Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.

Sobre o projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

Sep
25
Wed
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC
Sep 25@8:00 – 17:00
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC @ Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC)

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.

A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.

Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br

Cineclube Presença
Sep 25@18:30

O Museu da Escola Catarinense (MESC) está promovendo o Cineclube Presença. As sessões ocorrem todas às quartas-feiras de setembro, das 18h30 às 20h30, no auditório do Museu. A atividade é direcionada aos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Neste mês, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (VII SEDRES), também da UDESC, o Cineclube Presença apresenta a mostra Cine Território. A mostra explora questões de territorialidade por meio de uma seleção diversificada de filmes.

Confira a programação:

  • 18/09 | 18h30: Em Nome de Cruz e Souza (José Rafael, 2023)
  • 18/09 | 19h00: Como Peixe Fora d’Água (Lacerda et al., 2004)
  • 25/09 | 18h30: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, 1980)

Mais informações no Instagram.

Sep
26
Thu
Centenário da Declaração dos Direitos da Criança
Sep 26@13:45 – 18:00

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.

Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC).  As atividades começam às 13h45.

Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o  lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.

Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.

A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.

África no Cinema: O Espectro do Boko Haram
Sep 26@19:00 – 21:00

O Laboratório de Estudos em História da África da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) promove o evento África no Cinema no dia 26 de setembro , às 19h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro Agronômica, Florianópolis.

Na sessão de setembro, o projeto apresenta o documentário Le Spectre de Boko Haram (O Espectro do Boko Haram), da diretora camaronesa Cyrielle Raingou. Após o filme, haverá uma roda de conversa entre os mediadores e o público.

O projeto de extensão África no Cinema tem por objetivo a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e filmagens em África. O projeto divulga a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. A curadoria é do professor Sílvio Marcus de Souza Correa, vinculado ao LEHAf, e tem o apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e do Museu da Imagem e do Som (MIS/CIC/FCC).

Sinopse

Um grupo de crianças transforma a própria realidade em meio aos perigos do conflito armado no extremo norte de Camarões, onde desde 2014 a organização terrorista Boko Haram lidera ataques contra aldeias e a população local. Falta, uma garota estudiosa e trabalhadora que tenta lidar com a morte do pai em um atentado, e seu colega de classe, Ibrahim —junto do irmão mais velho, Mohamad—, equilibram a energia da infância com um passado traumático que os afasta da inocência de seus 8 e 11 anos.

Mais informações pelo e-mail silvio.correa@ufsc.br

Sep
27
Fri
Ciclo de cinema alemão: ‘Lene e os espíritos da Floresta’
Sep 27@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Lene e os Espíritos da Floresta (2020) nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE,  no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Sinopse:

A protagonista Lene, de sete anos, no início é cética sobre suas férias de verão na Floresta da Baviera, mas a garota aventureira rapidamente faz novos amigos que falam um dialeto engraçado. Ao explorar a área ela leva o público numa viagem de descoberta através do mundo mágico da floresta e das lendas que a rodeiam. Com Lene como narradora e protagonista, o diretor Dieter Schumann cria uma abordagem envolvente para a observação documental. Os pensamentos filosóficos de Wardursel sobre o “direito da floresta à vida” e a “obrigação do homem” estão presentes na história.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Confira o trailer de Lene e os Espíritos da Floresta (2020):

Oct
3
Thu
Cine Meridianum: O Homem do Norte
Oct 3@14:00 – 18:00

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da Universidade Federal de Santa Catarina (Meridianum/UFSC) promove nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 14h, mais uma edição do Cine Meridianum. Será exibido o filme O Homem do Norte (2022), dirigido por Robert Eggers. O evento é gratuito e não necessita de inscrições. A atividade ocorre no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O Homem do Norte inspira-se em poemas épicos do século X para contar a história de Amleth, um príncipe nórdico que jura vingança após o assassinato de seu pai por seu tio. Após a exibição, haverá um debate.

Sobre o Meridianum:

O Meridianum reúne pesquisadores dedicados ao estudo das interações entre tempo, espaço e saber, em diálogo com a História, a Arte e a Filosofia medievais. O Núcleo promove semestralmente encontros quinzenais sobre temas do medievo, além de atividades culturais e de História Pública. As discussões em torno das exibições deste semestre se alinham ao tema Cristãos, Judeus e Muçulmanos: Culturas Entrelaçadas do Medievo.

Mais informações no site do Meridianum.

Oct
10
Thu
Sobre Viver: o cinema do(a) trabalhador(a)
Oct 10@19:00

O Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC) exibe, nesta quinta-feira, 10 de outubro, em parceria com o projeto Fazendo Escola, o longa metragem Arábia (2017), dos diretores João Dumas e Afonso Uchoa. O filme integra a edição de 2024 d0 Sobre Viver: o cinema do.a trabalhador.a, que exibe, entre setembro e dezembro, quatro produções audiovisuais brasileiras contemporâneas de baixa circulação nas salas de cinema comerciais, com temáticas voltadas ao trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência. A exibição ocorre às 19h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), na Avenida Mauro Ramos, nº 448, no Centro de Florianópolis.

Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. Arábia recebeu o Trófeu Candango, sendo eleito o melhor filme nacional no 50° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, em 2018.

Para assistir o filme presencialmente, não é necessário realizar inscrições. Mas, caso queira acompanhá-lo de forma virtual, é necessário se inscrever pelo formulário on-line.

Para conferir as próximas exibições e mais informações, acesse a página do Lastro.

Trailer – Arábia (2017):

Oct
11
Fri
Ciclo de Cinema Alemão: Metrópolis
Oct 11@19:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, vai ocorrer a projeção do filme Metrópolis, de Fritz Lang, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento é promovido pelo projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.

Sinopse do filme:

A cidade se divide rigidamente entre os poderosos no plano superior e os operários, em regime de escravidão, vivendo em um local subterrâneo com suas famílias. Tudo é governado por Joh Fredersen, um insensível capitalista, cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Mas tudo muda quando o jovem conhece Maria, a líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Oct
16
Wed
Cine Ciência UFSC: “Perfume”
Oct 16@18:00

O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.

Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.

Oct
18
Fri
Cerimônia de Aposentadoria
Oct 18@9:00

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) retomará as cerimônias de homenagens aos servidores técnicos e docentes aposentados, interrompidas desde a pandemia.

A Cerimônia de Aposentadoria para 333 servidores docentes e técnicos que se aposentaram em 2019 e 2020 ocorre no dia 18 de outubro, às 9h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Haverá a presença de autoridades e convidados dos aposentados.

“A expectativa da Prodegesp é de um reencontro entre a instituição e os aposentados, como forma de agradecimento aos serviços prestados e ressaltar que a UFSC pode estar presente nos desafios e belezas que esta nova fase proporcionará em suas vidas. A Prodegesp retoma as cerimônias, inspirada na gestão atual de reconhecimento e valorização de seus servidores que construíram e constroem nossa Universidade singular e plural em sua diversidade”, ressalta a pró-reitora Sandra Regina Carrieri de Souza. Sandra salienta que no primeiro semestre de 2025 será feita a cerimônia para os aposentados dos anos de 2021 e 2022, e no segundo semestre de 2025, está prevista a cerimônia para os aposentados dos anos de 2023 e 2024.

“Estamos preparando uma cerimônia alegre, com muito carinho. Os aposentados receberão um presente personalizado, além da participação do Coral Vozes da Ilha e apresentação de Dança. Serão momentos de integração entre a instituição e os seus aposentados”, convida.

A Cerimônia é organizada pela Prodegesp com a participação da Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI-Unapi).

CineBuñuel: “Rebelión”
Oct 18@19:00

O CineBuñuel vai exibir Rebelión (2022) nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O longa-metragem é uma cinebiografia de Joe Arroyo, cantor de salsa colombiano, produzido pelo diretor José Luis Rugeles.

A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, uma programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

A exibição é gratuita e aberta ao público. O áudio será o original, em espanhol, com legendas em português.

Mais informações no Instagram ou no Facebook do CineBuñuel.

Sinopse do filme:

Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.

Oct
24
Thu
Conversando sobre edição: Editora Noa Noa
Oct 24@16:30 – 18:30

Poeta, editor e tipógrafo Cléber Teixeira. Foto: reprodução

O projeto de extensão e cultura A edição independente como espaço de trocas e intervenção artística realiza, em 24 de outubro, o evento Conversando sobre edição: a Editora Noa Noa, na sala 236 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Na abertura da atividade, às 16h30, será exibido o documentário Só tenho um norte, que aborda a vida de Cleber Teixeira, fundador da Editora Noa Noa e figura do cenário poético de Florianópolis.

Após a exibição, às 17h30, será realizado um painel de debate sobre edição independente, a Editora Noa Noa, o Instituto Cleber Teixeira e a cena literária florianopolitana. Com mediação do professor do curso de Letras Português Marcelo Lotufo, coordenador do projeto, a conversa contará com a presença de um dos diretores de Só tenho um norte, Demétrio Panarotto, além de Tina Merz e Joaquín Correa.

O evento é aberto à comunidade em geral, não requer inscrição e oferecerá certificado de duas horas aos participantes. Mais informações pelo e-mail marcelo.lotufo@ufsc.br.

Nov
5
Tue
IELA celebra 20 anos na Sepex
Nov 5@18:30 – Nov 8@19:30

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) terá intensa programação durante a Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex) da UFSC, que acontece na semana que vem, de 4 a 8 de novembro. As atividades, propostas pela organização da Semana, também marcam o aniversário de 20 anos do Instituto que nasceu em 2004, fazendo da UFSC a primeira universidade brasileira a ter um Instituto de Estudos Latino-Americanos.

A celebração tem início no dia 5 de novembro, terça-feira, às 18h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico, com um debate sobre a Costa Rica. O professor Jonathan Elizandro Orozco fala sobre o Lado B do país conhecido como o coração civil da América, por ter decidido não ter um exército. A partir de um documentário – Bachero – que mostra a dura vida de imigrantes nicaraguenses na Costa Rica e o livro “El Gaspar”, ele desvela uma realidade que é pouco conhecida pelos latino-americanos em geral.

Outra atividade que acontece dentro da Sepex é a Oficina de Cordel, com o poeta e cordelista pernambucano Alan Salles. Hoje, no Brasil, e em Florianópolis inclusive, é bem comum entre os jovens a realização das conhecidas “batalhas” de rima. Uma atividade cultural que encontra suas raízes nos movimentos de rima dos Estados Unidos. A intenção da oficina de cordel é mostrar que, no Brasil, é larga e profícua a tradição da rima, tanto no nordeste com o cordel e a embolada, quando no sul, com as trovas. Conhecer essas raízes é vital para que a cultura popular estenda seus braços por todo o país.

A oficina de cordel acontece no dia 6 de novembro, quarta-feira, a partir das 14h30 no Mini Auditório do Serviço Social, no CSE, no Bloco D, sala 217, segundo andar.

Fechando a programação acontece a conferência principal com o tema: O imperialismo ainda existe?. Será no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório do CSE, com a participação da professora do Curso de Relações Internacionais, Camila Vidal, que tem como objeto de pesquisa sistemática os Estados Unidos e o professor Nildo Ouriques, presidente do IELA.

 

Mais informações:
iela@contato.ufsc.br

Nov
6
Wed
Espetáculo teatral: A Força da Água
Nov 6@20:00

Espetáculo A Força da Água – grupo Pavilhão da Magnólia. Foto: Sergio Lima.

Em circulação pelo Sul e Sudeste do país, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o mais novo espetáculo do grupo cearense Pavilhão da Magnólia: A Força da Água. A apresentação gratuita será no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis.

Sob direção e dramaturgia de Henrique Fontes, o espetáculo explora a história da seca e o impacto da escassez de água na vida dos sertanejos nordestinos, refletindo sobre o direito à água enquanto necessidade e luta. A história propõe um olhar profundo sobre o sofrimento e a resistência das populações afetadas pela seca no Ceará, confrontando o público com perguntas inquietantes: até quando o discurso da seca será tratado como uma mera fatalidade? Como romperemos com as cercas da indiferença e da falta de acesso à água potável?

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro, respeitando a ordem de chegada do público. O espetáculo tem classificação de 14 anos. A apresentação conta com apoio do Programa de Extensão Pedagogia das Artes Cênicas e Processos de Criação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenado pelo professor Vicente Concilio.

Sobre o espetáculo

Até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? O que nos impede de romper a cerca que nos controla? A Força da Água, nova peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o caminho historiográfico da seca no Ceará. Desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no Caldeirão até o tempo presente quando, descobrimos que a água não é um direito constitucional. A peça de teatro documental, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca. Os relatos e documentos denunciam aquilo que nos impede de ter acesso à água potável e de qualidade. Até quando aceitaremos? Quando deixaremos nossas águas transbordarem?

Sobre o Grupo Pavilhão da Magnólia

Nos seus 19 anos de trajetória, o Pavilhão da Magnólia se consolida como um dos grupos expoentes do teatro brasileiro contemporâneo e investe em diversificados caminhos de criação em diálogo com outros criadores da cena, com uma atenção a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e para as infâncias. São mais de 1.200 apresentações (18 espetáculos montados) em mais de 80 cidades, participando de importantes festivais e mostras de teatro e arte do país. Desde 2018, tem como sede a Casa Absurda, espaço de cultura independente da cidade de Fortaleza.

Sobre Henrique Fontes

Dramaturgo, ator, diretor teatral e gestor cultural com 35 anos de experiência. Como diretor tem 19 peças montadas e como dramaturgo, 29 textos escritos. Henrique Fontes também é fundador do Espaço Cultural Casa da Ribeira em Natal e atual diretor artístico. Tem trabalhado com o Grupo Carmin desde sua origem, em 2007, e ajudou também a fundar os grupos Beira, Atores à Deriva e Casa da Ribeira. Integrou o Grupo Clowns de Shakespeare entre 1996 e 2004. Indicado aos prêmios Shell e APTR 2023 na categoria Dramaturgia pelo espetáculo Peça de Amar; foi vencedor do Prêmio Shell 2019 na categoria Dramaturgia, do Prêmio do Humor 2019 de melhor dramaturgia e também do Prêmio Botequim Cultural 2019 como melhor autor, além do Prêmio APTR de melhor dramaturgia – todos pela peça A Invenção do Nordeste.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O quê: Espetáculo  A Força da Água, com o grupo Pavilhão da Magnólia
Quando: 06/11/2024 | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari – UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – ingressos distribuídos presencialmente por ordem de chegada a partir das 19h
Classificação: 14 anos
Informações: (85) 98890-6539 | pavilhaodamagnolia.com.br | contato@pavilhaodamagnolia.com.br @paviilhaodamagnolia

Ficha técnica

Elenco: Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Junior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima
Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes
Direção de Movimento: Ana Claudia Viana
Pesquisadora-colaboradora: Cydney Seigerman
Oficina Rasaboxes: Julia Sarmento
Desenho de luz: Wallace Rios
Operação de luz: Jão Rios
Cenografia: Rodrigo Frota
Adereços: Beeethoven Cavalcante
Figurino: Ruth Aragão
Assistência de Figurino: Wendy Mesquita
Sonoplastia: Ayrton Pessoa Bob e Eliel Carvalho
Preparação Vocal: Thiago Nunes
Ilustrações: Raisa Christina
Designer Gráfico: Carol Veras
Fotos: Luiz Alves
Fotos projetadas e Edição de vídeo (DeepFake): Allan Diniz
Produção Executiva: Som e Fúria Produções
Coordenação de Produção: Jota Jr. Santos e Silvianne Lima
Acessibilidade em Libras: IncluAção
Agradecimentos: Alenio Alencar, Alexandre Costa, Belchior Torres, Bruno Souza dos Santos, Daniel Torres, Fabio Matias – Nego, Francis Wilker, Gabriel Dantas, Glairton de Paula, Glauber Matos, Kênia Rios, Kleber Pinheiro, Levi Mota, Marcelina, Marcio Abreu, Martinha, Miguel Vellinho, Renato de Humaitá, Ricardo Bruno, Rosa Primo,   Ruth Martins, Thereza Rocha, Viviane Lima, Cia Prisma, Coletivo Patu, Escola Porto Iracema das Artes, Fundação Santa Terezinha, Pequeña Cia de Teatro, Xama Teatro, Secretaria de Educação e Cultura de Senador Pompeu e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Conecta SC.   

Nov
8
Fri
Ciclo de cinema em língua alemã apresenta ‘Está Tudo Certo’
Nov 8@19:00
Ciclo de cinema em língua alemã apresenta 'Está Tudo Certo' @ Sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC)

O ciclo de cinema em língua alemã (Deutsches Kino) exibe o filme Está Tudo Certo (Alles ist Gut, 2018), dirigido por Eva Trobisch, nesta sexta-feira, 8 de novembro, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus de Florianópolis.

O filme apresenta a história de Janne, uma mulher sexualmente abusada pelo cunhado de seu chefe e que decide não contar a respeito do ocorrido para ninguém, seguindo a sua vida normalmente. Porém, no decorrer dos dias, ela percebe que o seu silêncio poderá trazer consequências irreversíveis. Confira o trailer:

O ciclo é um projeto de extensão do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes no idioma alemão, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras quinzenalmente. O projeto têm como objetivo, além da divulgação da cultura e história germânica,  propiciar contato com a língua alemã e promover diálogos reflexivos a partir de temas abordados nos filmes. A programação pode ser acompanhada no Instagram do curso de Letras Alemão.

Nov
11
Mon
Batalha de Rima: Edição Conhecimento
Nov 11@17:00

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, dia 11 de novembro, a partir das 17h, a Batalha de Rima – Edição Conhecimento, no hall do no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. A edição contará com duelo de rimas improvisadas entre dois MC’s (rimadores); cypher breaking dance; declamação de poesias de artistas do hip-hop; e microfone aberto (momento livre de declamação, música, roda de conversa, dentre outras manifestações). A atividade é aberta ao público, e as inscrições iniciam às 17h no local.

Esse projeto tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira por meio de atividades artísticas mensais na UFSC, relacionadas ao mundo do hip-hop. “É um movimento diverso, com raízes na cultura preta da América. A Batalha do Conviva tem como fundamento a luta antirracista e o pertencimento da arte negra às expressões urbanas, pois o Hip-hop dialoga com os direitos sociais brasileiros”.

Dentre as atividades do Coletivo, destacam-se a promoção e a divulgação da cultura hip-hop na Universidade, com a apresentação de batalhas de rima, grafite, poesia, dança e oficinas, além de fortalecimento dos laços entre a comunidade universitária e a população da cidade de Florianópolis, por meio de atividades culturais públicas, gratuitas e de qualidade no espaço do Campus Trindade.

Mais informações no perfil @batalhadoconviva.