Calendário de Eventos UFSC

dez
9
seg
Lançamento do livro “Contos finais escolhidos” de Franz Kafka
dez 9@19:00

Os tradutores e professores da área de alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Daniel Martineschen, Izabela Drozdowska-Broering e Markus J. Weininger organizam um coquetel de lançamento da coletânea bilíngue Contos finais escolhidos, do autor Franz Kafka, publicada pela editora Estação Liberdade. O evento faz parte das celebrações em memória dos 100 anos de morte do escritor húngaro, famoso por obras como A metamorfose O processo.

O coquetel acontecerá no dia 9 de dezembro às 19h na Sala Pitangueira, localizada no 1º andar do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A participação é gratuita e sem necessidade de inscrição. Haverá vendas de exemplares pela livraria Livros & Livros, e poderá ser visitada a exposição “Komplett Kafka”, produzida pelo Goethe Instituto e que traz desenhos do cartunista Nicolas Mahler.

Os professores responsáveis também se reunirão em uma roda de conversa sobre a importância da literatura kafkiana, o processo de tradução dos contos, o contexto em que a esta obra se insere e também o que ela representa para a literatura universal. Contos finais escolhidos apresenta traduções de vinte contos curtos e de um fragmento de texto do autor, escritos entre 1919 e 1924, ano de sua morte, e publicados, na sua grande maioria, postumamente. A rigor, esses textos deveriam ter sido destruídos como determinava o testamento do autor — o acesso à sua obra se deu por Max Brod, escritor amigo de Kafka, que desobedeceu o desejo do amigo e preservou os manuscritos à posteridade.

Kafka é notoriamente apontado como uma das maiores influências de escritores contemporâneos, pois soube enxergar e elevar a um nível universal questões e inquietações do mundo moderno que vieram à tona com ainda mais força nas décadas após a sua morte.

dez
10
ter
Festival de Cinema Fora do Ninho
dez 10@19:00

Festival de Cinema Fora do Ninho ocorre nos dias 12 e 26 de novembro e 10 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com exibição de três filmes premiados que abordam as relações entre pais e filhos, sempre às 19h. O evento é promovido pelo projeto de extensão Fora do Circuito, um cinema-arte que exibe gratuitamente, duas vezes por mês, filmes que não são exibidos nos cinemas comerciais de Florianópolis.

Da descoberta da vida de pais mortos à luta pela identidade e aos comportamentos geracionais, os filmes Uma Relação Delicada (2020), Um Burguês Muito Pequeno (1977) e Pedro Páramo (1967) expressam diferentes visões, problemas e linguagem de décadas e países diferentes.

Para participar, não é necessário se inscrever. A programação está disponível na página do projeto. Mais informações no Instagram.

dez
11
qua
Lançamento do livro ‘Por que a democracria brasileira não morreu?’
dez 11@14:00

O cientista político Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), fará na quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h, a apresentação e o lançamento de seu livro Por que a democracria brasileira não morreu?, escrito em parceria com Marcus André Melo, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após a apresentação, ocorrerá um debate com os professores Luciano Da Ros, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC), e Tiago Borges, do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO/UFSC), e com a jornalista Dagmara Spautz, comentarista na NSCTV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP/UFSC), pelo PPGSP e pela Livros & Livros, que disponibilizará alguns exemplares da obra para venda e sessão de autógrafos do autor.

Mais informações na página ppgsp.posgrad.ufsc.br.

dez
17
ter
Lançamento de livro: ‘O diabo na noite de Natal’
dez 17@15:00

A editora Katarina Kartonera promove o lançamento do livro O diabo na noite de Natal, de Osman Lins, no dia 17 de dezembro, às 15h, no Espaço Multiuso Zaidhé Lupinacci Muzart do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação, uma obra cartonera com tiragem limitada, é ilustrada e voltada para o público infantojuvenil. O lançamento faz parte das comemorações pelo centenário de nascimento do autor pernambucano, celebrado ao longo de 2024 em todo o Brasil.

Essa edição especial conta com a autorização de Ângela Lins, filha do escritor, e foi desenvolvida sob orientação de Ana Luiza Andrade, professora em Literatura Brasileira na graduação e pós-graduação da UFSC. 

Os livros da Katarina Kartonera são basicamente feitos à mão, capas que não se repetem, exclusivos, frutos de uma consciência social de inclusão, que recicla materiais como os papelões, vinculando na produção e circulação a participação de catadores, escritores, educadores, estudantes, pesquisadores e artistas.

Para mais informações, acesse o Instagram da editora.

mar
26
qua
Live do Programa de Monitoria da UFSC 2025
mar 26@17:00

A da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 26 de março, quarta-feira, às 17h, uma live sobre o Programa de Monitoria da UFSC 2025. Durante a transmissão, serão apresentados os principais aspectos do regulamento do programa, bem como informações sobre o Sistema Moni e suas funcionalidades para monitores(as) e supervisores(as).

A live será transmitida pelo canal do Programa de Monitoria no YouTube e poderá ser acessada por meio do link.

mar
28
sex
21 anos do Catarina e 51 da enchente de Tubarão: lançamento de livro sobre o Catarina
mar 28@19:00

O Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza um evento especial que marca os 21 anos do Furacão Catarina e os 51 anos da inundação em Tubarão, dois dos maiores desastres naturais que atingiram Santa Catarina. A atividade, que ocorre no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI) da UFSC, nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, é aberta ao público e contará com o lançamento do livro Harmonia e Tempestade: Minha Jornada ao Olho do Catarina, do professor Reinaldo Haas.

Segundo Haas, o Furacão Catarina (2004), que resultou em 11 fatalidades, e a Inundação de Tubarão (1974), que registrou 199 vítimas confirmadas, com estimativas não oficiais de aproximadamente 1.000 fatalidades, são eventos marcantes na história do estado. O professor destaca que, no caso do furacão, apesar de estimativas de meteorologistas dos EUA indicarem um número maior de vítimas, a preparação e os alertas foram fundamentais para reduzir as perdas. “Esse fato demonstra o avanço da meteorologia e a importância das lições aprendidas com eventos passados, que foram essenciais para minimizar os impactos”, diz Haas.

 

abr
10
qui
Lançamento do livro ‘A questão da universidade’
abr 10@18:30 – 22:30

O Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA/UFSC) promove o lançamento do livro A questão da Universidade (Editora Insular, 2025), de Álvaro Vieira Pinto, no dia 10 de abril, quinta-feira, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A obra será apresentada por Nildo Ouriques, presidente do IELA, Dauto da Silveira, que escreveu o prefácio, e Renato Ramos Milis, diretor do Sintufsc. A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

A questão da Universidade é o décimo volume da Coleção Pátria Grande, que integra a Biblioteca do Pensamento crítico do IELA, e foi editado no começo dos anos 1960. O autor, Álvaro Vieira Pinto, carioca do bairro Botafogo, nasceu em 1909 e morreu em 1987. Era diplomado em Medicina com doutorado em Filosofia, Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do Paraguay, professor de História da Filosofia na Universidade Nacional de Filosofia e chefe do departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). Revolucionário marxista e crítico do subdesenvolvimento e do imperialismo, é autor de uma volumosa obra. Escreveu “O Conceito de Tecnologia” e “A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos”, ambas obras póstumas.

Mais informações na página do IELA ou pelo e-mail iela@contato.ufsc.br  ou telefone (48) 3721-6483

abr
14
seg
Lançamento do livro ‘Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva’, de Juliana Dal Piva
abr 14@18:00

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva, da jornalista Juliana Dal Piva, egressa do curso de Jornalismo da UFSC. O evento contará com uma palestra da autora e será realizado na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 18h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A participação é gratuita, mediante confirmação pelo site Sympla.

A obra relata as investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1971, e a identificação dos responsáveis pelo crime, feita pela Justiça 43 anos depois. Com 208 páginas, o livro também mostra como a ditadura militar brasileira interferiu nas apurações que buscavam elucidar o caso. Apenas em 2014 o Grupo de Justiça de Transição do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro conseguiu apontar cinco militares como responsáveis pelo assassinato.

Jornalista Juliana Dal Piva se formou na UFSC em 2009. Foto: Custódio Coimbra

Juliana Dal Piva concluiu o curso de Jornalismo na UFSC em 2009 e atualmente é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (Clip) e colunista do ICL Notícias. É apresentadora do podcast A vida secreta do Jair e autora dos livros O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro — best-seller em 2022 e finalista do Prêmio Jabuti em 2023. A jornalista venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Relatoría para la Libertad de Expresión (Rele), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio e já atuou como repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL.

O lançamento é uma realização do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Jornalistas de SC e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), com apoio do Gabinete do Deputado Padre Pedro Baldissera e da Alesc.

abr
16
qua
Live ‘Negacionismo e Ciência’, com Emilio Garcia
abr 16@19:00

Na quarta-feira, 16 de abril, às 19h, a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), programa de extensão da Biblioetca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), transmite pelo canal do YouTube mais uma edicação do Cidad Convida, a série de lives que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, à comunicação, à informação e à educação.

O convidado da vez é Emilio Garcia, produtor de conteúdo do canal BlaBlaLogia e do podcast Os Três Elementos, biólogo, mestre em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor. Com o tema Negacionismo e Ciência, o encontro ainda conta com a participação da professora Suely Figueiredo, pesquisadora integrante do Cidad, e discutirá sobre o papel da divulgação científica nas redes e os fluxos de desinformação que afetam a ciência e a educação. Haverá certificados aos participantes.

Mais informações no perfil @confiabilidadeinformacional

abr
22
ter
Lançamento do livro ‘Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina’
abr 22@18:30

Primeiro volume da série temática Moradia e habitação em Santa Catarina, o livro Crítica da política habitacional: as lutas por moradia em Santa Catarina será lançado em 22 de abril, terça-feira, às 18h30, no auditório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. A obra foi publicada pela Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) com apoio do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Udesc (PPGPLAN), do Observatório das Migrações/SC, do Instituto Cidade e Território (ITCidades) e do Laboratório de Relações de Gênero e Família.

Com distribuição gratuita, 13 artigos e 300 páginas, o livro foi organizado pelo professor da Udesc Francisco Canella e pelo professor aposentado da UFSC e presidente do ITCidades, Lino Peres. A iniciativa surge em um período de agravamento das condições sociais e econômicas nos últimos anos, com consequente intensificação das lutas populares por moradia no estado e no país.

O livro, afirma Peres, avalia as políticas habitacionais, particularmente em Santa Catarina, considerando a ausência ou insuficiência de programas habitacionais promovidos tanto pelo governo do Estado quanto pelas prefeituras. Há grandes municípios em SC que até agora não têm programa habitacional. Esta ausência ou insuficiência ocasionaram, somadas ao processo inflacionário e ao aumento do custo de vida dos últimos anos, a explosão das ocupações, situação agravada pela pandemia de covid-19.

Para Canella, o livro fortalece o compromisso de disseminar o debate e dar visibilidade às lutas por direitos sociais, envolvendo lideranças de movimentos sociais e pesquisadores das universidades. Por se tratar de uma série, o presente volume representa o primeiro passo de um processo que deve consolidar o diálogo entre a universidade e a sociedade, especialmente com aqueles setores sociais economicamente mais vulneráveis.
O lançamento, com a presença de autores, será uma oportunidade de aprofundar a compreensão do tema em um estado com os alugueis e preços dos imóveis entre os mais caros do país.

abr
25
sex
Lançamento do livro ‘Miséria e Sofrimento na Educação Brasileira’
abr 25@19:00

O lançamento do livro Miséria e Sofrimento na Educação Brasileira, publicação de uma coletânea em homenagem aos 30 anos de A miséria do Mundo, de Pierre Bourdieu, será realizado no dia 25 de abril, às 19h, no Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis. Organizada pela professora Ione Ribeiro Valle, do Departamento de Estudos Especializados em Educação, a obra teve como referência estudos desenvolvidos a partir de entrevistas no quadro de grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação é da Editora da UFBA.

O livro foi dividido em seis partes. A primeira delas – Fazer Sociologia da Educação com Pierre Bourdieu – situa a leitura na obra de Pierre Bourdieu, no quadro da dinâmica reflexiva e analítica adotada por ele e por seus colaboradores em A Miséria do Mundo. Já na segunda parte – Políticas Neoliberais, Educação e Pós-Graduação – os autores abordam mudanças introduzidas no campo educacional, a partir de “novos” modelos de gestão, envolvendo a qualidade e a internacionalização, além das ambiguidades entre as conquistas e as misérias vividas e sentidas ao longo do percurso doutoral. A terceira parte – Profissionais da Educação: ‘A Mão Esquerda do Estado’ – traz as dificuldades enfrentadas para exercer os diferentes métiers no campo educacional, e isso desde a formação universitária, decorrentes da “demissão do Estado”, das próprias políticas de ação afirmativa, e de armadilhas impostas atualmente pelas redes sociais.

A quarta parte – Limites e Contradições da Democratização da Educação – oferece a análise de obstáculos às políticas de expansão das oportunidades educacionais, enredadas em dinâmicas institucionais que distanciam os percursos escolares e que favorecem os mais favorecidos, assim como a ausência de expectativas para os que acessam tardiamente a escolarização e vislumbram novas oportunidades profissionais. A quinta parte – Magistério como Estratégia de Inserção e Progressão Profissional – analisa maneiras postas em prática para construir uma carreira no magistério tendo em vista a necessidade de se reclassificar ou de evitar a desclassificação social, assim como as condições adversas enfrentadas durante as trajetórias escolares e de progressão profissional. E na sexta e última parte – As violências se multiplicam, se diversificam, se sobrepõem e atravessam fronteiras – são postos em evidência os impactos da distribuição desigual dos diferentes capitais, promotora de formas de discriminação, de violências e de exclusão social e profissional.

A obra se encerra com um texto de Nonna Mayer, traduzido para português, intitulado: A entrevista segundo Pierre Bourdieu. Análise crítica de A Miséria do mundo, publicado pela Revista Francesa de Sociologia em 1995.

Mais informações no site da EdUFBA.

maio
12
seg
Live: O Ingresso no Ensino Superior para Refugiados e Migrantes
maio 12@20:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio dos projetos de extensão Profissão, Carreiras & Projetos de Vida (LIOP), UFSC sem Fronteiras e a instituição beneficente Círculos de Hospitalidade promovem, nesta segunda-feira, 12 de maio, às 20h a live “O Ingresso no Ensino Superior para Refugiados e Migrantes”, via YouTube.

>> clique aqui para assistir à live

A iniciativa tem como objetivo promover o acesso à informação sobre o edital de Processo Seletivo da UFSC voltado para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio e portadoras de visto humanitário. A roda de conversa será informativa e incluirá uma visita virtual guiada pelos centros com estudantes internacionais ingressantes.

Além de abordar o processo seletivo exclusivo para refugiados, a live trará informações sobre a revalidação de diplomas estrangeiros e documentação e acesso às universidades públicas, além de programas de apoio à políticas institucionais. São parceiros da iniciativa a Rede Migra, e Caritas Brasileira Regional SC.

maio
14
qua
Cidad Convida: Teorias da Conspiração em Rede
maio 14@19:00

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad) da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) transmite a live Teorias da Conspiração em Rede na quarta-feira, 14 de maio, às 19h. A transmissão ocorre no canal no YouTube do projeto e faz parte da série Cidad Convida, que traz pessoas convidadas para debater, de forma ampliada, assuntos relacionados à tecnologia, comunicação, informação e educação.

Terra plana, Reptilianos, Nova Ordem Mundial, Solução Mineral Milagrosa…. O que essas e outras teorias têm em comum e como elas se articulam em comunidades nas redes? Para discutir sobre o tema, o convidado é Ergon Cugler, atualmente vinculado à Universitat de Barcelona na área de Ciência de Dados, com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador sobre desinformação e políticas públicas, conta com mais de 500 produções, incluindo artigos científicos, ensaios e palestras no Brasil e no exterior.

O encontro ainda conta com a participação de José Claudio Matos, professor da Udesc e um dos coordenadores do Cidad, e discutirá sobre o atual cenário das teorias de conspiração que circulam no contexto brasileiro e latino-americano.

Os participantes terão direito a certificado.

Mais informações no Instagram do projeto.

maio
19
seg
Lançamento do livro ‘Para onde vai a Igreja Católica? Uma análise sociológica’
maio 19@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSP/UFSC) convida a comunidade universitária para o lançamento do mais recente livro do professor Carlos Eduardo SellPara onde vai a Igreja Católica? Uma análise sociológica, publicado pela editora Vozes (2025). O lançamento ocorre na segunda-feira, 19 de maio, às 14h, no Auditório do Bloco E-Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e não requer inscrições.

Lançado poucos dias antes do falecimento do papa Francisco e da eleição de seu sucessor, Leão XIV, o livro de Carlos Sell investiga sociologicamente não apenas as perspectivas futuras da Igreja Católica, agora diante da sua troca de comando, mas já resultantes de uma profunda e complexa alteração na relação da instituição com o mundo leigo, as mudanças sócio-políticas e culturais da últimas décadas, assim como de um papado que impactou de modo fundamental a percepção e os rumos da Igreja Católica desde a última década.

Carlos Eduardo Sell é filósofo com pós-graduação (mestrado e doutorado) em Sociologia Política e professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do PPGSP/UFSC. Além de estudos na área de teoria sociológica, dedica-se ao estudo da Teologia e à investigação sociológica da religião.

 

maio
23
sex
Lançamento do livro ‘O circuito imobiliário na América Latina: dependência, neoliberalismo e ditadura no Chile’
maio 23@18:00

O Observatório de Comunidades e Periferias de Santa Catarina (OcupaSC), em conjunto com o Instituto Cidade e Território e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o lançamento do livro O circuito imobiliário na América Latina: dependência, neoliberalismo e ditadura no Chile, de autoria do economista e doutor em desenvolvimento econômico Vitor Hugo Tonin. O lançamento ocorre nesta sexta-feira, 23 de maio, às 18h, no Auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC.

Resultado da pesquisa de doutorado do autor, realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o trabalho tem como questionamento central o porquê de ainda existem, na América Latina, problemas de acesso à moradia e à cidade. Como forma de compreender e responder a essa pergunta, o livro desenvolve um estudo sobre o Chile, no entendimento de que lá foi onde mais se desenvolveu o mercado imobiliário capitalista e que, ainda assim, verificam-se problemas no acesso à moradia, como o déficit habitacional e a qualidade urbanística das moradias.

A publicação do livro veio de um convite do Observatório das Metrópoles, e o financiamento da impressão foi feito pelo Sindicato Químicos Unificados e pela Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. O lançamento faz partes dos esforços desenvolvidos pelo OcupaSC para a realização, promoção e divulgação de pesquisas científicas, especialmente sobre a questão urbana.

Para mais informações, acesse o Instagram @ocupasc.

maio
28
qua
Lançamento do livro ‘Geografia: ontem, hoje e amanhã’, de Armen Mamigonian
maio 28@18:00

A Editora do Instituto Ignacio Rangel, em parceria com o Departamento de Geociências e o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal de Santa Catarina (Labeur/UFSC), promove o lançamento da décima edição da Série Livros Geográficos, intitulada Geografia: ontem, hoje e amanhã, de Armen Mamigonian, professor emérito da UFSC e um dos principais nomes da geografia crítica brasileira. O evento ocorre durante a 44ª Semana de Geografia da UFSC, na quarta-feira, 28 de maio, às 18h, no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis, com a presença do autor.

A obra reúne parte significativa da produção intelectual do autor, incluindo sua tese de livre-docência apresentada na Universidade de São Paulo (USP) em 2005, além de ensaios inéditos e reflexões teóricas atualizadas. Com uma trajetória profundamente marcada pela leitura marxista do espaço e pelo diálogo com pensadores como Lenin e Ignacio Rangel, Mamigonian oferece neste volume uma interpretação contundente das crises do capitalismo contemporâneo e uma defesa renovada da geografia enquanto ciência social comprometida com a transformação do mundo, afirmam os organizadores.

“Foi o marxismo que me ofereceu a chave para entender a luta de classes como força motriz dos Estados”, diz o autor, que, aos 90 anos, há mais de sete décadas contribui com uma leitura dialética das formações territoriais e da transição entre modelos produtivos, tendo como foco o desenvolvimento nacional brasileiro e os caminhos para uma alternativa socialista.

Armen Mamigonian nasceu em São Paulo, em 1935. É doutor pela Universidade de Estrasburgo (França), livre-docente e professor aposentado da USP. Atuou na UFSC e na Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidiu a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Foi pesquisador 1A do CNPq e contribuiu para a criação da pós-graduação e da Revista Geosul na UFSC. Atualmente, é presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel.

Lançamento do livro ‘Hércules no Monte Eta’
maio 28@19:00

O livro Hércules no Monte Eta, de Luiz Queriquelli, professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) e da graduação em Letras-Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançado nesta quarta-feira, 28 de maio, às 19h, no Franz Cabaret, no Centro de Florianópolis. A primeira tiragem foi premiada por um edital do PGET, e todos os presentes no lançamento receberão um exemplar de cortesia.

O livro contém uma tradução em edição bilíngue da tragédia Hércules no Monte Eta, de Sêneca, acompanhada da novela Enganados (uma recriação da tragédia) e dois ensaios sobre a obra.

Mais informações instagram.com/latimtododia.

maio
31
sáb
Lançamento do livro ‘A África e suas relações internacionais’
maio 31@10:00

A Livraria Desterrados e o Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) farão o lançamento do livro A África e suas relações internacionais no dia 31 de maio, sábado, às 10h na Livraria Desterrados, no Centro de Florianópolis (Rua Tiradentes, 204).

A obra faz parte da série Relações Internacionais da editora Blucher, de São Paulo, e trata-se de uma leitura ligeira para quem deseja se inteirar dos desafios africanos. O livro conta a história recente da África a partir de uma abordagem nova, na qual o continente africano não é apenas considerado o grande teatro para ações decisivas ao futuro, mas também a gênese de um contingente humano com papel protagonista no drama atual da humanidade. O autor, Sílvio Marcus de Souza Correa, é professor do Departamento de História da UFSC e coordenador do LEHAf.

Para mais informações acesse o site da editora

jun
4
qua
8° Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual
jun 4@19:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de junho, a 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual. Serão exibidos curtas-metragens universitários nas categorias ficção, documentário e experimental, realizados por estudantes de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. As sessões ocorrem a partir das 19h, na Sala de Projeção do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival também realizará exibição simultânea na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com mais de 60 inscrições, a edição de 2025 selecionou 16 produções, de curadoria de docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, para a mostra competitiva: dez curtas de ficção, dois documentários e quatro obras experimentais. Conforme os organizadores, entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas. A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico, afirma a organização.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, desenvolvido em parceria com o curso de Cinema da UFSC. Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram @festivalassimetria.

jun
5
qui
8° Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual
jun 5@19:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de junho, a 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual. Serão exibidos curtas-metragens universitários nas categorias ficção, documentário e experimental, realizados por estudantes de instituições de ensino superior da região Sul do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. As sessões ocorrem a partir das 19h, na Sala de Projeção do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival também realizará exibição simultânea na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Com mais de 60 inscrições, a edição de 2025 selecionou 16 produções, de curadoria de docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, para a mostra competitiva: dez curtas de ficção, dois documentários e quatro obras experimentais. Conforme os organizadores, entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas. A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra.

O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico, afirma a organização.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, desenvolvido em parceria com o curso de Cinema da UFSC. Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).

Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram @festivalassimetria.