Calendário de Eventos UFSC

dez
6
sex
Encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas
dez 6 dia inteiro

O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.

O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.

Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.

O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.

A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

dez
12
qui
Workshop: Estudos e Práticas na Gestão Integrada de Riscos e Desastres
dez 12@14:00 – 18:00

No dia 12 de dezembro, às 14h, ocorre o Workshop Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GIRD) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). O evento busca fomentar a troca de conhecimentos e experiências sobre a gestão de riscos e desastres, com base na abordagem interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Para participar é necessário realizar a inscrição através do linkTodos os participantes inscritos que acompanharem o evento receberão certificado. Acesse a programação completa no Instagram.

 O evento contará com a participação de especialistas:

O workshop foi organizado pela professora Fabiana Santos Lima e por doutorandos da disciplina Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e Desastres, do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC).

Mais informações no Instagram do PPGECT ou pelo telefone pelo  telefone (48) 988019875.

dez
16
seg
Workshop de Integração Petrobras e Universidades
dez 16@9:00 – 18:00

2º Workshop de Integração Petrobras e Universidades ocorre no dia 16 de dezembro, das 9h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC.

O evento anual vai apresentar os resultados dos projetos da Petrobras executados com a UFSC, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sobre o tratamento de água produzida. A programação incluirá uma visita guiada e apresentações dos projetos temáticos envolvendo as tecnologias mais avançadas e inovadoras desenvolvidas nessas instituições para os representantes da Petrobras.

As inscrições são restritas aos integrantes das equipes participantes. Mais informações pelo Instagram do Projeto Petrobras UFSC, pelo e-mail eqa@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-6340 (WhatsApp) e (48) 3721 4064.

mar
12
qua
Aula inaugural de Jornalismo: ‘Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!’
mar 12@9:00 – 12:00

Com o título Notícia não é peça de conteúdo. É estratégia que precisa alcançar desinteressados!, o jornalista, professor e pesquisador Luciano Bitencourt apresenta a aula inaugural do semestre para estudantes e profissionais do Jornalismo, na próxima quarta feira, dia 12 de março. Formado em Jornalismo pela UFSC, Luciano tem quase 40 anos de atuação, é pós-graduado em Jornalismo Digital e Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior e, atualmente, desenvolve projetos com curadoria de informações, relatoria de conhecimentos e assessoria de inteligência.

Segundo ele “o interesse por notícias está em queda no mundo inteiro. Fatores tecnológicos, geracionais, psicológicos e ideológicos ajudam a explicar por que a informação baseada em fatos vem sendo evitada. A soberania digital das big techs influencia a produção, a disseminação e o consumo de todo o tipo de conteúdo, incluindo as notícias.” Na apresentação, ele pretende trazer dados atualizados e algumas pesquisas que ajudam a subsidiar pontos de vista para o debate.

“As grandes empresas de tecnologia também concorrem no mercado da produção de conteúdo noticioso, publicitário e de entretenimento com suas plataformas de mídia digital, financiando a produção de notícias e a infraestrutura de desinformação ao mesmo tempo”, conclui. A palestra é promovida pelo Departamento de Jornalismo e a participação é aberta. O evento começa às 09h, no Auditório “Henrique Fontes” do CCE. Os participantes receberão certificado emitido pela UFSC.

mar
17
seg
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC
mar 17@14:20
Aula magna dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UFSC @ Auditório do Centro Socioeconômico (CSE)

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma aula magna, na próxima segunda-feira, 17 de março, às 14h20, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC. A aula será ministrada pela professora Miriam Saraiva e terá como tema A política externa brasileira em tempos difíceis.

Miriam Saraiva possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (1995). É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Departamento de Relações Internacionais e do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Regionalismo e Política Externa. Entre outros textos, publicou O Brasil voltou? As mudanças na Política Externa nos primeiros 100 dias do governo de Lula, na Revista Conjuntura Austral.

mar
28
sex
Workshop: Equal Education: Culturally Responsive Teaching
mar 28@13:00 – 14:30

O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.

As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago

As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados. 

A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.

As inscrições podem ser realizadas através do link.

abr
1
ter
Aula Inaugural: Reflexões sobre um Brasil polarizado
abr 1@14:00 – 18:00

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a aula inaugural “Desiguais e Divididos: uma interpretação do Brasil polarizado”, ministrada pelo sociólogo e professor Sérgio Costa, da Universidade Livre de Berlim. O evento ocorre nesta terça-feira, 1º de abril, às 14h, no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). A atividade é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.

Em um contexto de crescentes tensões sociais e políticas, a palestra abordará as raízes históricas e estruturais das desigualdades brasileiras, explorando como essas disparidades alimentam a polarização contemporânea. Com vasta experiência em estudos comparativos sobre democracia e desigualdade, Costa trará análises que conectam o caso brasileiro a dinâmicas globais, oferecendo chaves interpretativas para compreender os desafios de construir diálogo e coesão em sociedades fragmentadas.

Data: 1º de abril de 2025, terça-feira
Local: Auditório do Bloco E do CFH/UFSC
Horário: 14h

Mais informações pelos e-mails  ppgich@contato.ufsc.br e ppgsp@contato.ufsc.br

abr
3
qui
Workshop ‘(IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política’
abr 3@10:00

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a primeira edição do PROPG Convida, uma série de workshops mensais sobre temas para a pós-graduação. O primeiro encontro, intitulado (IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política, ocorrerá em 3 de abril, às 10h, por meio da plataforma Google Meet.

O workshop será conduzido por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista e servidor do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).

O workshop pode ser acessado através do link.

abr
11
sex
Workshop: Equal Education: Culturally Responsive Teaching
abr 11@13:00 – 14:30

O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.

As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago

As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados. 

A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.

As inscrições podem ser realizadas através do link.

abr
22
ter
Workshop ‘Co-criando com IA: tirando projetos do papel’
abr 22@19:00 – 20:30
Workshop 'Co-criando com IA: tirando projetos do papel' @ Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Academy UFSC promove, na terça-feira, 22 de abril, o workshop Co-criando com IA: tirando projetos do papel, que busca mostrar, na prática, como usar Inteligência Artificial (IA) para transformar uma ideia em um projeto palpável em menos de uma hora. A atividade ocorre no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 19h, e faz parte do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), maior festival de criatividade do mundo, que, em Florianópolis, ocorre entre 21 e 23 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.

Formato:

Breve introdução teórica (15 min) sobre como a IA pode ser usada na criação e execução de projetos. Demonstração prática (40 min), passando por todas as etapas.

1. Etapas da prática:
Geração e estruturação da ideia (Adapta ou ChatGPT) – 10 min

  • Utilizar IA conversacional para ajudar a elaborar uma ideia
  • Refinar a ideia pedindo ajuda da IA para estruturar público-alvo, objetivo e cronograma com etapas iniciais.
  • Napkin pra deixar esse cronograma legal

2. Desenvolvimento do Projeto – 25 min

  • Falar sobre projetos voltados para produto ou serviço (ex: app, plataforma):
  • Falar sobre projetos de cunho criativo (ex: evento, campanha, iniciativa de conteúdo):

3. Apresentação do Resultado – 5 min

  • Mostrar os materiais e finalizar falando que “se fizemos isso em 1 hora, imagina o que você não pode criar elaborando mais sobre o assunto?”

Ferramentas utilizadas:

  • ChatGPT (ideação e estruturação)
  • Vercel V0 (protótipos/MVPs de produtos)
  • Gamma (páginas/posts/sites)
  • Napkin (organização de ideias)
abr
23
qua
WorksShop ‘Fronteiras de vendas’
abr 23@18:00

O Academy UFSC, programa do departamento de Ciências da Administração focado na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo, promove nesta quarta-feira, 23 de abril, o WorksShop Fronteiras de vendas: fundamentos e tendências das operações de marketing, vendas e C.S. O evento será realizado às 18h, na sala 302, bloco F do Centro Socioeconômico. As inscrições são gratuitas.

O objetivo do evento é entender os fundamentos das operações de marketing, vendas e customer success, ao lado das principais tendências, o que é considerado essencial para quem quer se manter competitivo e relevante. Nesse workshop do Academy UFSC em parceria com o World Creativity Day, será possível mergulhar nas fronteiras da nova geração de vendas, aprendendo como alinhar estratégia, tecnologia e experiência do cliente para gerar valor real. Mais informações: https://worldcreativityday.com/brazil/florianopolis/activities/fronteiras-de-vendas

abr
24
qui
Workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras
abr 24@13:30 – 17:30

O programa de extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (TILSJUR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da promoção de um workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras, em 24 de abril, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. O workshop em defesa da educação bilíngue de surdos ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma realização da Associação de Surdos de Laguna e Região (Assul), com apoio do TILSJUR e participação de gestores da Secretaria de Educação de Laguna.

O objetivo é discutir propostas para a garantia de direitos linguísticos, políticas educacionais e melhoraria da qualidade do ensino para surdos. Ao fim do workshop, será formulado um documento a ser entregue à Secretaria de Educação de Laguna e região com base na discussão.

A participação da comunidade e a construção coletiva do requerimento são fundamentais para a garantia de direitos linguísticos das comunidades surdas na educação. A educação bilíngue é uma importante conquista das comunidades surdas e sua implementação na região sul do estado de Santa Catarina contribuirá significativamente no desenvolvimento pleno das pessoas surdas e na equidade linguística e cultural desse público, segundo a professora Silvana Aguiar dos Santos, coordenadora do TILSJUR.

A vice-coordenadora do TILSJUR, professora Marianne Stumpf,  fará a palestra A conquista da Lei de Libras e os Direitos Linguísticos dos Surdos. A garantia de direitos linguísticos das pessoas surdas é um dos pilares das atividades desenvolvidas pelo TILSJUR.

Mais informações no Instagram ou no site da TILSJUR.

abr
29
ter
Workshop: ‘No Ritmo da PI: debatendo a propriedade intelectual e o mercado da música’
abr 29@18:30 – 22:00

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (ProfNIT/UFSC) promove, no dia 29 de abril, das 18h30 às 22h, o workshop No Ritmo da PI: Debatendo a Propriedade Intelectual e o Mercado da Música, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de abril neste link. Será emitido certificado de participação com carga horária de 3h30min.

A atividade reunirá alunos, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios da propriedade intelectual no setor musical, especialmente no contexto da indústria criativa e das transformações tecnológicas. A programação contará com a palestra de Liz Sass, que discutirá tendências e dilemas legais enfrentados pelo mercado musical, além da apresentação de estudos de caso desenvolvidos por discentes do ProfNIT. Entre os temas abordados estão conflitos jurídicos em torno de obras como “Gotye vs. Luiz Bonfá”, disputas envolvendo Legião Urbana e Charlie Brown Jr., questões legais em torno de trilhas sonoras de games, e os desafios da fixação sonora na era digital, com destaque para casos internacionais como o de Lady Gaga.

Para assistir ao workshop, acesse aqui.

Mais informações no link ou pelos telefones (49) 99139-7097 (Izabelly) ou (98) 99136-7644 (Pauline)

abr
30
qua
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
abr 30@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
1
qui
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 1@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
2
sex
Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul)
maio 2@10:00 – 21:00

O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As  inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.

O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.

A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.

maio
6
ter
Workshop sobre Tecnologias para Diabetes em ‘LivingLab’
maio 6@14:00 – 18:00

O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o workshop Tecnologias para Diabetes em LivingLab: Onde a Tecnologia Encontra a Vida Real, que reunirá profissionais de saúde, representante da Anvisa, Inmetro, associações de diabetes, indústria e usuários finais para discutir desafios e problemáticas enfrentadas com glicosímetro (sensor de monitoramento contínuo de glicose) e bomba de insulina. O evento está marcado para 6 de maio, às 14h, de forma virtual.

O objetivo do workshop é apresentar perspectivas de diferentes áreas para estabelecer estratégias para prevenção de eventos adversos em dispositivos médicos usados por pessoas com diabetes. O evento é voltado a pessoas que têm diabetes, profissionais da saúde, pesquisadores, profissionais que atuam em agências reguladoras, na indústria e demais interessados.

Para mais informações e o recebimento do link do workshop acesse o formulário de inscrição

maio
7
qua
Aula inaugural: Violência contra a Mulher em Santa Catarina
maio 7@18:30

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina promove a aula inaugural “Violência contra a mulher em Santa Catarina”, em 7 de maio, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). O evento é aberto para a comunidade acadêmica, e é necessário fazer a inscrição para ter acesso a certificado.

A aula tem relação com o grupo de estudos em Direito e Gênero, parte do PET Direito. O evento contará com a presença de Anne Teive Auras, Defensora Pública em Santa Catarina e Coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina. Estará presente também a professora Andréia Isabel Giacomozzi, do Departamento de Psicologia e coordenadora do projeto “Espelhos”, que desenvolve grupos reflexivos a mulheres em situação de violência doméstica; e Terezinha Silva, docente do Departamento de Jornalismo da UFSC e coordenadora do grupo “Transverso”, responsável pelo documentário “Os feminicídios em Santa Catarina e a cobertura jornalística: mapeamento de um problema público”

Para mais informações acesse o Instagram, e o site dos organizadores.

maio
30
sex
Aula inaugural: Pós-Graduação em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo
maio 30@13:30

O Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), realiza o ato de abertura e a aula inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo nesta sexta-feira, 30 de maio. A atividade ocorre no Auditório do Colégio de Aplicação da UFSC, com início do ato de abertura às 13h30, e da aula às 15h. O evento é aberto a toda a comunidade.

Intitulada O professor, educador e promotor de experiências, vivências e sentido: a fonte de aprendizagem e desenvolvimento, a aula inaugural será ministrada pelo professor Guillermo Arias Beatón, da Universidade de Havana, de Cuba. O curso de especialização será voltado para trabalhadores e trabalhadoras que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente em áreas de reforma agrária.

Para mais informações, acesse a página do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Infância nos Movimentos Sociais do Campo.

Sobre o professor convidado

O professor convidado, Guillermo Arias Beatón, é psicólogo com doutorado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas de Cuba (1987) e mestrado em psicodrama e processos grupais (2009). Atualmente, é professor titular e presidente da Cátedra L.S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana.

Dirigiu o trabalho de aperfeiçoamento da psicologia educacional e educação especial e participou da educação inicial e pré-escolar e primária entre os anos de 1971 a 1991, no Ministério da Educação de Cuba. Realizou inúmeras investigações na área de desenvolvimento infantil, atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e serviços de aconselhamento em Psicologia. Criou, organizou e dirigiu o Centro de Aconselhamento e Atendimento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.

jun
12
qui
II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD)
jun 12@14:00 – 18:00

Será realizado no dia 12 de junho II Workshop: Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e de Desastres (GIRD), das 14h às 18h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A atividade tem como objetivo promover o debate interdisciplinar entre ciência, tecnologia e sociedade, destacando o papel da educação na redução de riscos e desastres.

As inscrições para o workshop são gratuitas e devem ser realizadas pelo formulário on-line até a data do evento. Os participantes terão direito a certificado de quatro horas.

Programação

14h – Palestra CTS na GIRD:
Palestrante: professora Fabiana Santos Lima.
Professora Visitante PPGECT/ UFSC; Membro CEPED/UDESC; Membro do Centro Técnico Científico da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (CTC); Coordenadora da Câmera Técnica de Logística Humanitária do CTC; Graduada em Matemática Licenciatura Plena (FURG); Doutora e Mestre em Eng. Produção (UFSC); Área de atuação: Logística Humanitária.

14h30 – Palestra Sem educação, não há Redução de Riscos: A Formação como Pilar das Políticas Públicas para a Sociedade em RRD:
Palestrante: Cleonice Maria Beppler.
Engenheira Florestal/segurança do trabalho/Transportes – Professora Instituto Federal Catarinense (IFC) –Campus Camboriú; Coordenadora Nacional e Institucional do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD; Coordenadora e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do curso Técnico Subsequente de Defesa Civil EAD Campus Camboriú; Coordenadora do curso de qualificação de Agente Comunitário em Proteção e Defesa Civil no Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú, Subcoordenadora do Plano de Contingência de Educação no estado de SC (PLANCON EDU) – Plano de contingência escolar para as escolas de SC.

15h – Palestra Programa Brigadas Escolares e a cultura de prevenção e preparação no ambiente escolar
Palestrante: capitã Joyce Andressa de Oliveira Saboia.
Bacharel em Segurança Pública e Redução de Desastres, pela Academia Policial Militar do Guatupê; Graduação em Engenharia Civil; MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades; Curso de Especialização em Segurança contra Incêndio, pelo CBMPR ; Pós Graduação em Segurança do Trabalho; Curso de Especialização de Sistema de Comando de Incidentes, pelo CBMPR; Pós Graduação em Proteção e Defesa Civil; Atualmente, militar da ativa do CBMPR, atuando na Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.

15h30 – Palestra A Geografia Escolar e mudanças climáticas como estratégia para a Redução de Riscos e Desastres
Palestrante: professor André Peron.
Coordenador e Professor de Geografia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutor em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG/UFSC), linha de pesquisa: Geografia em processos educativos.

16h30 – Apresentação Aplicativo de Suporte para Professores Aderirem ao Currículo sobre o Tema Desastres
Palestrantes: acadêmicos Elida Marlene Alvarez MedinaFelipe Morais SantosNasarita RohdenMonica Dias VieiraRosihene Evelim da Silva AzevedoSalete Aparecida Martins.