Calendário de Eventos UFSC

maio
29
qui
15ª Jornada Discente do PPGJor
maio 29@9:00 – 17:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a 15ª edição da Jornada Discente, evento acadêmico de debate e de apresentação de pesquisas em andamento por mestrandos e doutorandos da área, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

Com o tema “O Cenário Nacional da Pós-Graduação e a Pesquisa em Jornalismo”, a edição ocorre no primeiro semestre do ano, inaugurando um novo formato. O evento será dedicado exclusivamente às pesquisas dos discentes ingressantes em 2024, que apresentarão seus projetos e primeiras reflexões acadêmicas.

A sessão de abertura conta com a presença de Jacques Mick, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Leslie Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade e Werner Kraus Junior, pró-reitor de Pós-Graduação. Na mesa, discutirão o atual momento da pós-graduação no Brasil e seus impactos na pesquisa em jornalismo. A Jornada também será palco do lançamento do livro Jornalistas em aliança – Tecendo redes de proteção e resistência na formulação de uma perspectiva de gênero transnacional, da professora Jessica Gustafson, publicado pela Editora Insular.

Confira a programação no site da Jornada Discente.

maio
30
sex
Livro na Praça: ‘As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786’
maio 30@18:00

O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.

A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.

Mais informações no site da Editora da UFSC ou pelo email eventos.editora@contato.ufsc.br

maio
31
sáb
Sábado Letivo comemorativo de 45 anos do Núcleo de Desenvolvimento Infantil
maio 31@8:00 – 12:00

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora seus 45 anos em 31 de maio, um sábado letivo com apresentação do boi de mamão, exposições e oficinas para crianças e famílias. O evento ocorre das 8h às 12h, no NDI.

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil, fundado em 8 de maio de 1980, é uma escola de educação infantil vinculada ao Centro de Ciências da Educação (CED) que atende em torno de 200 crianças de 0 a 6 anos. Caracteriza-se  uma unidade de educação básica na esfera da universidade que exerce sua função acadêmica no cumprimento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão.

Mais informações no site e no Instagram do NDI.

set
13
sáb
UFSC Joinville: Maratona de Programação da SBC, primeira fase
set 13 dia inteiro

Campus da UFSC em Joinville (Foto: Acervo Agecom)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Joinville, sediará a primeira fase da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que acontece no dia 13 de setembro. O evento reunirá ao menos 50 equipes formadas por estudantes de graduação de universidades do leste de Santa Catarina e do Paraná, em uma disputa que testa habilidades de programação, lógica e trabalho em equipe.

O evento é organizado pela equipe de competição CEMCodes, coordenada pelos professores Ricardo José Pfitscher e Benjamin Grando Moreira, ambos do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville da UFSC. O objetivo é selecionar os melhores times para a fase nacional da Maratona, que será realizada em São Paulo.

O evento em Joinville será a Fase Um da Maratona da SBC. A Fase Zero ocorreu em 24 de maio. A participação na Fase Zero foi gratuita e os melhores colocados ganharam a inscrição para a Fase Um, os demais deverão pagar a inscrição. A Maratona faz parte de um circuito nacional promovido pela SBC e tem se consolidado como um importante espaço de desenvolvimento acadêmico e técnico para estudantes da área de Computação. Todos os participantes receberão certificados emitidos pela SBC.

Fase Zero

Como preparação para esta fase, a equipe CEMCodes participou da Fase Zero da Maratona, realizada online em 24 de maio. Três equipes representaram a UFSC Joinville, com destaque para o time Habemus Accepted, que resolveu sete problemas e conquistou a segunda colocação entre os times de Santa Catarina e o sexto lugar na região Sul, competindo com 108 equipes. Confira o placar nacional com todas as equipes que participaram.

Mais informações sobre a Maratona de Programação da SBC estão disponíveis no site oficial do evento: maratona.sbc.org.br