O debate Transições e vias de desenvolvimento no capitalismo ocorre no dia 18 de abril, quinta-feira, às 15h. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), vinculado ao Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Instituto Ignacio Rangel. A atividade será realizada na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).
A participação é aberta a todos e as inscrições gratuitas devem ser feitas neste formulário on-line até 16 de abril. Será fornecido certificado de 2 horas de participação. O debate terá a participação do presidente de honra do Instituto Ignacio Rangel e egresso da UFSC, Armen Mamigonian, com mediação do professor José Messias Bastos. Também estarão presentes pesquisadores e discentes do LABEUR.
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações no Instagram @inst.rangel ou @labeurufsc
Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, o Centro Acadêmico Livre de História (CALH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o deputado Federal Chico Alencar, do PSOL-RJ, junto à professora do Departamento de História, Gláucia Fraccaro, para uma atividade sobre o orçamento das universidades federais e as disputas no parlamento em defesa da educação. O objetivo é debater recomposição orçamentária, oportunizando não apenas uma discussão, mas também espaço para a politização.
O evento será às 9h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e é aberto à comunidade universitária.
O curso de Graduação em Cinema da UFSC promove a aula Cinema feito de Quase Nada, com o cineasta brasileiro João Moreira Salles, sobre a obra de Eduardo Coutinho, na quarta-feira, 24 de abril, das 15h às 18h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis.
Ao final do encontro, será exibido o curta documental Máquinas de Lazer, Trabalho de Conclusão de Curso de Ítalo Zaccaron, e será promovido debate sobre as conexões entre a aula do cineasta e a obra do formando do curso de Cinema da UFSC.
“Se Eduardo Coutinho ainda estivesse por aqui, que filmes estaria dirigindo? Convivi com Coutinho por mais de 20 anos e sobre ele só tinha três certezas: que, marcado um encontro, ele não se atrasaria; que ele chegaria fumando; e que viria com uma bolsa a tiracolo. Qualquer outra previsão seria mais ou menos como apostar nos cavalos (ele gostava das corridas no Jóquei, achava aquilo bonito). Embora tenha sido o produtor de vários filmes dele, só retrospectivamente fui capaz de intuir o fio que unia o documentário seguinte ao anterior. Por que Jogo de cena (2007) depois de O fim e o princípio (2005)? Como, de Moscou (2009), se chega a As canções (2011)?”, reflete João Moreira Salles.
João Moreira Salles, dirigiu, como documentarista, os filmes Notícias de uma guerra particular (1999, em parceria com Kátia Lund), Nelson Freire (2003), Entreatos (2004), Santiago (2006) e No Intenso Agora (2017). Ele assinou a produção de vários filmes de Eduardo Coutinho, entre eles, Edifício Master (2002), Peões (2002) e Jogo de Cena (2007).
Em parceria com Jordana Berg, João também finalizou a obra que Coutinho realizava quando faleceu, em fevereiro de 2014, Últimas conversas (2015). Nesse filme, uma sequência de entrevistas com adolescentes, Coutinho, ele mesmo, dinamita a ponte que conecta jovens e velhos ao introduzir as regras do jogo da cena que começava para uma de suas entrevistadas: “Vou te fazer várias perguntas normais sobre a vida, e você pode responder com verdades ou mentira, dá na mesma. Eu já não sei se a verdade existe… Vocês, jovens, são complicados porque estão vivendo, mas, no entanto, não têm recordações. Não perderam ninguém, não amaram ninguém. Então, só perguntarei coisas idiotas, como se fosse um marciano ou uma criança de quatro anos…”.
Na aula, João nos desvendará um pouco da trajetória, da obra e da personalidade desta figura tão singular do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho.
Evento presencial – sujeito a lotação da sala (130 lugares)
O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.
Mais informações no Instagram.
A Comissão de Transidentidade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 convida estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente as pessoas trans, para participarem da mesa redonda Uma década de ações afirmativas para pessoas trans na UFSC. Os participantes serão instruídos a como acessar a nova política de ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como as cotas nos concursos públicos, na graduação e na pós-graduação.
A Resolução Normativa n.181/2023/CUn, de 8 de agosto de 2023, será debatida e explicada no evento que promoverá abordará as ações afirmativas para pessoas trans e levantará questionamentos sobre as benesses, tesões e desafios dessas políticas.
O debate acontecerá na segunda-feira, 29 de abril, às 14h na sala 324 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, no Campus de Florianópolis.
O PET Pedagogia UFSC promove, no dia 9 de maio, às 19h, o evento 60 Anos De Golpe Empresarial-Militar E Os Seus Efeitos Na Educação Pública, com a presença da palestrante Elenira Oliveira Vilela, no Auditório do EFI, em Florianópolis. Para participar não é necessário inscrever-se e o evento é gratuito. Este será o primeiro evento do projeto Conversas de Escola e de Outros Lugares, em 2024, com foco na formação inicial e formação continuada.
Sobre a palestrante
Elenira Oliveira Vilela é professora e pesquisadora brasileira, concursada como professora de Matemática no IFSC de São José. É militante desde os 12 anos e professora desde os 19. Sua militância teve início no Movimento Estudantil e atualmente ela é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Florianópolis e da Direção Nacional do Sindicato da Educação Básica Federal (SINASEFE). Também é militante feminista e pela democratização da educação, construindo uma trajetória acadêmica e profissional significativa em todas essas frentes de luta. Elenira nasceu na clandestinidade durante a ditadura, sua mãe precisou fugir para não ser presa e torturada, seu pai infelizmente foi preso, ambos militantes em defesa da democracia. E até o nome de Elenira, tem haver com luta, seus pais realizaram uma justa homenagem a Helenira Rezende, uma guerrilheira, integrante da Guerrilha do Araguaia, que morreu na luta em defesa da democracia, escolhendo esse nome para sua filha.
Para mais informações, entre em contato no Instagram @petpedagoufsc ou no site.
O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da UFSC (INPEAU) promove o Fórum Universidade em Debate, com o tema “Internacionalização” nesta quinta-feira, 9 de maio, às 19h.
O evento acontecerá virtualmente, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC para toda a comunidade universitária, com a participação dos professores Luciane Stallivieri, Marília Morosini e Nicolas Maillard, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo.
Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.
O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o XVIII Congresso Direito UFSC. O evento é uma oportunidade de aprendizado acerca do cenário jurídico atual, por meio de palestras, de debates e da Mostra de Pesquisa. Nesta edição, em especial, o congresso contemplará o Direito Penal, Civil, Ambiental, Constitucional, Empresarial, Tributário, Trabalhista, Internacional e Econômico.
O evento inicia na terça-feira, 14 de maio, às 18h no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. Nos dias 15, 16 e 17, o horário é das 8h30 às 22h no mesmo local.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link até 12 de maio. A organização do congresso sugere a doação de 1 kg de alimento não-perecível no credenciamento como uma ação optativa.
Para mais informações, acesse o site do congresso.

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema Gestão por Competências em IES, com a participação dos professores Kelly Benetti Tosta e Marcos Dalmau, sob a moderação do professor Pedro Antônio de Melo. O evento ocorre nesta quarta-feira, 15 de maio, às 14h30, no canal do YouTube do INPEAU/UFSC.
Para assistir, acesse aqui.
Mais informações na página do INPEAU.

O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC) promove o fórum Universidade em Debate com o tema ‘Evasão Estudantil‘ nesta quinta-feira, 6 de junho, às 19h. O evento será transmitido on-line pelo canal do YouTube do INPEAU. O debate terá a participação dos professores Andressa Pacheco e Sandro Monsueto, com mediação da professora Fernanda Cristina da Silva.
Para assistir, acesse aqui.
Mais informações na página do INPEAU ou pelo e-mail inpeau@contato.ufsc.br
Estão abertas as inscrições para o IV Seminário da Licenciatura em Geografia: Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente. O evento será de 15 a 18 de outubro, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia, além do curso de graduação em Geografia da UFSC e de outras instituições brasileiras. O evento contará com uma programação com diferentes atividades, tais como: palestras, rodas de conversa (apresentação de trabalhos científicos), oficinas, minicursos, saídas de campo e outras. A programação, inscrição e submissão de trabalhos podem ser consultadas no site. Mais informações aqui.
Reitores de cinco instituições de ensino de Santa Catarina irão debater, de forma remota, o tema Gestão multicampi: sonho e realidade, em evento promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que faz parte do Fórum Universidade em Debate, será quarta-feira, 19 de junho, às 15h, de forma virtual. O debate terá transmissão ao vivo pelo YouTube – o link será divulgado no site do Inpeau/UFSC. A participação é livre e não há necessidade de fazer inscrições.
Participarão do debate o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter. A mediação do debate estará a cargo do professor Pedro Antônio de Melo, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, que é diretor do Inpeau/UFSC.
As perguntas referentes ao debate poderão ser feitas via chat do YouTube. Levando-se em consideração o tempo previsto para a atividade, os questionamentos serão repassados aos reitores. Este será mais um dos fóruns promovidos pelo Inpeau. No site do instituto, estão disponíveis as gravações de outros debates.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, de 29 de julho a 2 de agosto, a 13ª edição do seminário internacional Fazendo Gênero, que já conta com mais de 6 mil inscrições. O evento engloba a realização de quatro conferências, 45 mesas-redondas, 184 simpósios temáticos, 2800 comunicações orais, 200 pôsteres, além de uma tenda temática, feiras, minicursos, oficinas e a marcha Mundo de Mulheres.
O Fazendo Gênero (FG) acontece desde 1994, e passou a assumir caráter internacional a partir de 2000. A ideia é promover um ambiente de interlocução artística, ativista e afetiva, tendo a questão de gênero como foco do evento. A Universidade é promotora do evento, por iniciativa do Instituto de Estudos de Gênero (IEG), ao lado da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O IEG é um centro de excelência interdisciplinar reconhecido no Brasil e no mundo, que há 19 anos estuda as questões de gênero e feminismos, articulando redes locais e internacionais de pesquisadoras, ativistas e artistas.

A Feira de Economia Feminista e Solidária do congresso terá yoga, acarajé, e ourtos serviços de gastronomia, além da venda de absorventes ecológicos e de itens de axé, voltados às religiões de matriz africana. A oferta atende trabalhos que visibilizam alternativas que mulheres, mulheres negras, populações indígenas e populações LGBTQIAPN+ vêm construindo.
As inscrições já foram encerradas e o prazo de pagamento encerra-se no dia 5 de julho. O tema da edição de 2024, a primeira presencial pós-pandemia, é “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”. As inscrições para participação como ouvinte continuam abertas até a data do evento, confira o cronograma.
Segundo as organizadoras, o evento, transnacional e interdisciplinar, irá articular as pessoas participantes para produzir conhecimentos que posicionem o gênero, as sexualidades e as questões feministas no centro das discussões, trocas e debates.
Programação
As quatro conferências ocorrem no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, com quatro mulheres com atuação nos movimentos feministas: Débora Diniz, Mestra Joana (Joana D’arc da Silva Cavalcante), Adriana Arroyo Guzmán, e Amina Mama. Além disso, haverá a marcha Mundo de Mulheres no dia 31 de julho, no centro de Florianópolis, das 16h às 20h, aberta a toda a população.
O Fazendo Gênero também oferecerá um espaço para a realização de rodas de conversa e apresentações culturais: a Tenda Mundos de Mulheres, que contará com uma programação específica. Além disso, há uma comissão preparando atividades para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos e haverá ainda: feiras da Economia Feminista e Solidária, Mostra Audiovisual e Fotográfica, e o lançamento de mais de 100 livros durante o congresso.

As conferencistas do Fazendo Gênero 13. Conheça mais no site do evento.
Mais informações:
Programação Completa
Site do evento
Perfil no Instagram e Facebook
O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra 20 anos de existência com uma edição especial das Jornadas Bolivarianas, com uma série de atividades.
No dia 12 de setembro haverá um debate sobre a questão nacional com a presença de Antonio Risério, antropólogo, poeta, ensaísta e historiador brasileiro. A conferência pública será no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), às 9h.
Antônio nasceu em Salvador, Bahia, integrou grupos de trabalho que implantaram a televisão educativa e as fundações Ondazul e Gregório de Matos, durante o governo municipal de Mário Kertész. Elaborou o projeto geral do Cais do Sertão Luiz Gonzaga, no Recife. Trabalhou no Ministério da Cultura juntamente com Roberto Pinho na implantação das Bases de Apoio à Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Fez vários roteiros de cinema e televisão sobre urbanismo e história da Bahia e do Brasil. Risério tem vários livros sobre cultura brasileira, história da Bahia e também sobre a realidade brasileira.
Assista abaixo ao vídeo produzido pelo Instituto, com um convite do professor Nildo Ouriques.
Mais informações estão disponíveis no site do IELA.
O Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 22 de agosto, às 16h, o Fórum Universidade em Debate. Com o tema Desafios da Avaliação e da Garantia de Qualidade no Ensino Superior, o evento terá a participação dos professores Dilvo Ilvo Ristoff e Juan Samaniego, com mediação do professor Thiago Henrique Almino Francisco.
O evento será realizado em formato remoto e terá transmissão pelo canal do Inpeau/UFSC no YouTube. Para mais informações, acesse www.inpeau.ufsc.br.
O Departamento de Inovação (Sinova) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um dos apoiadores do evento Debatendo a Propriedade Intelectual, a ser realizado na quinta-feira, 22 de agosto, a partir das 19h, no auditório da Unisul, no Centro de Florianópolis. Promovido pelo Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), o evento é gratuito, mas tem vagas limitadas e é necessário fazer inscrição antecipada na plataforma Sympla. A programação prevê painéis que irão abordar os seguintes temas: Os principais erros cometidos pelos solicitantes junto ao Inpi; Violação de patente por contribuição; e Inteligência Artificial e Propriedade Industrial (PI).
Entre os participantes do evento, estão confirmados os nomes da advogada e perita judicial em PI, Francyelle Bueno Tork Schlemper; o chefe da seção de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) em Santa Catarina, Araken Lima; o advogado João Paulo de Mello Filippin, presidente da Comissão de Direito do Iasc; a doutora em Direito Civil, especialista em PI e professora da Mackenzie Rio, Lívia Barboza Lima; a advogada Maria Eduarda Lima, da Comissão de Combate à Pirataria da OAB/SC, e a advogada Laura Zandavalle Zopelaro, especialista em inteligência artificial.
Além do Sinova, o debate conta com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (Abapi) Sul. “Renomados profissionais de área vão participar como expositores para trazer o que há de mais atual na matéria sobre propriedade intelectual e inovação nesta área”, destaca o presidente do Iasc, Gilberto Lopes Teixeira.
Mais informações no endereço https://tinyurl.com/IascDebatePI.
O Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o I Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial (COBBIND) de 25 a 28 de agosto de 2024 no Costão do Santinho Resort, no bairro Santinho, Florianópolis. As inscrições custam de R$340 a R$ 1900 reais, conforme essa tabela. Será fornecido certificado de 40 horas de participação.
O objetivo do evento é discutir a dimensão da amplitude da biotecnologia industrial, que se constitui em um desafio, com potencial para atingir resultados relevantes para a área, criando uma agenda científica e tecnológica mais multidisciplinar e rica. Agregar novas abordagens em microbiologia industrial e outras áreas de fronteira, permitindo traçar o caminho de cada elo da cadeia produtiva necessária ao estabelecimento de uma Bioeconomia forte, fazem parte dos desafios recentes na área.
O uso da Biotecnologia Industrial como uma importante ferramenta multidisciplinar de desenvolvimento de tecnologias baseados nos processos biomoleculares e celulares, envolvendo tecnologias enzimáticas, química sustentável, engenharia bioquímica e bioinovação permite criar ou modificar produtos e resolver necessidades da sociedade.
As áreas temáticas do I COBBIND permitem contemplar as perspectivas de discussões de alto nível que serão propostas: Microbiologia industrial: prospecção e biologia molecular aplicada; Engenharia de Bioprocessos; Engenharia de Bioprodutos; Enzimologia Industrial; Biorrefinaria, Bioeconomia e Circularidade; Biotecnologia Ambiental.
A Comissão Organizadora do I COBBIND tem a honra de convidar a comunidade a participar desse importante evento, que acontecerá no período de 25 a 28 de agosto de 2024, no Costão do Santinho, em Florianópolis-SC.
Mais informações página do evento.
O Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Encontro de estudos e debate sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024) no auditório do bloco E (anexo) do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH), dia 12 de setembro às 14h.
O encontro é destinado a professores, estudantes e colegiados das licenciaturas e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e tem como objetivo estudar e dialogar sobre as novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores (Resolução CNE/CP 04/2024). A reunião vai abordar os principais impactos para as licenciaturas.
Para participar não é necessário inscrição prévia.
Mais informações na página do Fórum das Licenciaturas.
O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o fórum Universidade em Debate, com o tema Governança Universitária, na quinta-feira, 12 setembro, às 14h.
O evento terá a participação dos professores Carmen Perez-Esparrells, Maria de Lourdes Machado-Taylor e Francisco Ganga Contreras, com mediação de Graziele Alano Gesser, pesquisadora do Inpeau. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do do Inpeau/UFSC no YouTube. A atividade é aberta ao público.
Para mais informações, acesse a página inpeau.ufsc.br.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) e o Laboratório de Pesquisa, Ensino e Tecnologia sobre Saúde, Enfermagem e Reabilitação (RE(HABILITAR)) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem o I Congresso Brasileiro de Enfermagem de Reabilitação. O evento tem como temática central Perspectivas e desafios da Enfermagem de Reabilitação no Brasil: construindo o caminho e receberá palestrantes do Brasil, México, Espanha e Portugal. A iniciativa é feita com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O evento ocorrerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC, no Campus de Florianópolis, de 19 a 21 de setembro, das 9h às 19h. As inscrições variam conforme o lote e podem ser feitas pelo site até o primeiro dia do congresso.
Maia informações estão disponíveis no Instagram .