
O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.
Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.
> Confira a programação do Congresso
Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o 1° Simpósio Catarinense de Saúde Mental na Perinatalidade. O evento é realizado em razão do Maio Furta Cor, uma campanha de apoio e valorização da saúde mental materna, e tem a finalidade de mobilizar profissionais da área e toda a comunidade para a importância desta causa. O simpósio conta com a parceria da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), do Serviço de Psicologia do HU/UFSC e de alguns coletivos de Florianópolis.
O simpósio acontecerá na sexta-feira, 3 de maio, no Auditório Central do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) das 13h30 às 17h30. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado de quatro horas aos participantes.
Para mais informações, acessar o instagram @saudementalmaterna.floripa.

O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia nesta quarta-feira, 28 de agosto, a 12ª edição da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio (Siem). Cerca de 1.200 estudantes secundaristas se reunirão para uma simulação da Assembleia Geral da ONU. O evento ocorre das 8h às 18h e contará com algumas sessões paralelas ao longo do dia, como a Sessão da União Africana, a Sessão do Conselho de Segurança e a Sessão da União Europeia. As inscrições para escolas já estão encerradas, mas o evento é aberto a visitantes.
O Siem visa proporcionar uma oportunidade única para estudantes do Ensino Médio vivenciarem uma experiência acadêmica avançada, enquanto aprofundam a sua compreensão do cenário internacional da atualidade. Cada escola ou delegação representa um país e deve defender os interesses de seu país na assembleia. O trabalho com os adolescentes é feito ao longo de um semestre inteiro, e proporciona aprendizados em áreas diversas, como geografia, oratória e diplomacia. A preparação do evento também envolve alunos, técnicos administrativos e professores do curso de Relações Internacionais da UFSC.
No vídeo abaixo, o coordenador-geral do evento, o técnico administrativo do Centro Centro Socioeconômico (CSE) Filipe Dias, explica como funciona a atividade:
Mais informações no site do XII Siem, no Instagram e no Facebook.

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.
Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.
A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.
Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) em parceria com o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Palestra de Astronomia: O Céu do Semestre no Planetário da UFSC dia 6 de setembro, às 20h.
A palestra é gratuita e aberta à comunidade. Para participar, não é necessário inscrição prévia.
O palestrante, Adolfo Stotz Neto, abordará em sua palestra O céu do Semestre (de setembro a novembro) temas como oposição do planeta Marte, trânsito do planeta Mercúrio, chuva de meteoros e constelações da época.
Para mais informações, acesse a página ou o Facebook do GEA.

Estudantes do Ensino Médio terão oportunidade de conhecer a infraestrutura e obter informações de 110 graduações presenciais e seis a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na segunda edição da Feira de Cursos, que será realizada nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.
Essa será a segunda edição do evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd). O objetivo da inscrição antecipada é planejar a logística para o desenvolvimento da programação. A 2ª Feira de Cursos da UFSC também será realizada nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. As datas e a programação estão em fase de definição e serão disponibilizadas no site do evento.
Como chegar ao Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Visitas guiadas a laboratórios e informações de intercâmbio
Nos estandes montados, os estudantes conhecerão detalhes das graduações, como disciplinas e campos de atuação, e serviços que a instituição oferece aos acadêmicos, entre eles apoio pedagógico e orientação para estágios e intercâmbios.
Haverá ainda visitas guiadas a laboratórios, palestras sobre as graduações, atividades culturais e orientação vocacional para ajudar na escolha do curso superior. Os estudantes também terão oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão da Universidade. A programação completa do evento pode ser consultada no site feiradecursos.ufsc.br. Para esclarecimento de dúvidas, os organizadores disponibilizaram o e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br.
O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.
O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.
O Programa de Pós-graduação em Contabilidade (PPGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove os eventos 20 anos do PPGC da UFSC e 6° UFSC International Accounting Research Conference entre os dias 16 e 20 setembro, no Campus Trindade da UFSC. Os eventos acontecem de forma concomitante.
A comemoração dos 20 anos do PPGC da UFSC contará com a presença de palestrantes convidados. A programação inclui palestras, discussões com grupos de pesquisa e minicurso. Os eventos são gratuitos e destinados a docentes e estudantes da pós-graduação em Contabilidade.
Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Mais informações na página de eventos do PPGC da UFSC.
Nesta sexta feira, 20 de setembro, o projeto Cine Buñuel exibe o documentário argentino Café de los Maestros (2008), obra que retrata grandes artistas do Tango no país. O encontro será às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e propõe temáticas que estimulam o debate após as sessões. O projeto continua o ciclo Qué viva la música!, seleção de obras que abordam a manifestação musical hispânica e latino-americana. A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral.
Café de Los Maestros é dirigido e roteirizado por Miguel Kohan, com parceria de Gustavo Santaolalla, e homenageia a música feita na Argentina por meio dos seus grandes maestros do Tango, estilo tradicional do país. Os testemunhos, processo de trabalho e ensaios desses artistas são acompanhados pelo documentário, que encerra os reunindo em uma apresentação no Teatro Colón, importante espaço de Buenos Aires, lotado. O Bandoneón, pequeno acordeão, o violino, o piano e o contrabaixo são presença essencial no filme, que se torna um importante registro da música criada e amada na América Latina.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo Trabalho e Tormento, que trouxe filmes como Tempo de Revanche (1981), O Bom Patrão (2021) e A Dupla Jornada (1975). A última projeção realizada em 2023 exibiu o filme Sueño Florianópolis (2018) como parte do ciclo Entre Nós, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

Promovido pela editora Katarina Kartonera, o evento Katarina kartonera completa 16 anos ocorrerá no dia 25 de setembro, das 8h às 22h, no Espaço Multiuso Zahidé Lupinacci Muzart, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A editora possui um diferencial em relação ao modo de confecção. Os livros são todos feitos à mão, a partir de papelão, e as capas nunca se repetem. A programação de aniversário da editora inclui exposição, oficina cartonera e Mostra de xilogravuras.
O evento conta com o apoio do CCE e é destinado a toda a comunidade universitária. Para participar, não é necessário realizar inscrição.
Para mais informações, acesse o site da editora.
O V Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação (SIGCI), que ocorrerá de 30 de setembro a 02 de outubro de 2024, recebe inscrições de trabalhos até 1º de junho. O evento é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LabCit/UFSC). As atividades ocorrerão no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).
A abertura do evento conta com uma conferência do economista Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 30 de setembro, das 19h às 22h, no Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As inscrições para a conferência são gratuitas e ocorrem até o dia da abertura. Os participantes tem direito a um certificado de quatro horas.
O V SIGCI abordará a dinâmica urbano-regional do país, tendo como tema “Novas centralidades urbanas na Era Digital: Tecnologias da informação e o comando na rede de cidades”. Os organizadores do evento buscam estimular um campo de pesquisa que interconecta a rede urbana e a inovação, debate pouco explorado na literatura nacional e internacional.
O evento contará com conferências, mesas redondas e sessões temáticas para as quais serão aceitas submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos.
Confira as datas importantes:
01/06/2024 Submissão dos Resumos Expandidos
01/07/2024 Divulgação dos Trabalhos Aprovados
10/07/2024 Prazo para pagamento de inscrição no evento (apresentadores de trabalho)
01/09/2024 Publicação dos anais do evento
30/09/2024 a 02/10/2024 Realização do evento
Sobre o V SIGCI
Na medida em que as cidades são estruturas centrais para a reprodução social, com a intensificação de fluxos de capital, conhecimento e trabalho qualificado, é esperado que a nova era digital promova a classificação/hierarquização de centros urbanos brasileiros. Nesse sentido, o V SIGCI busca servir como apoio teórico e metodológico para o IBGE, em especial, ao estudo Região de Influência das Cidades (Regic). A realização do evento em Santa Catarina é estratégica para que essa reflexão possa se pautar em casos concretos como Florianópolis, Blumenau e Joinville, que têm despontado como centralidades importantes nas tecnologias digitais.
Mais informações no site oficial do evento.