Calendário de Eventos UFSC

set
26
qui
Oficina: Introdução à Ilustração Científica
set 26@14:00 – 17:00

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) e o Estúdio Leandro Lopes promovem a oficina Introdução à Ilustração Científica nesta quinta-feira, 26 de setembro, das 14h às 17h. A atividade ocorre no pavilhão de exposições do MArquE, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, antes do início do evento. Os participantes receberão certificado de 3 horas.

A oficina será ministrada por Leandro Lopes, ilustrador científico e professor de ilustração, e terá uma abordagem prática. Os participantes aprenderão técnicas de desenho de observação com grafite, utilizando conchas e crânios como modelos biológicos. Serão ensinadas técnicas de sombreado, extração de medidas e representação no papel por meio de linhas e manchas.

Mais informações podem ser obtidas no site do MArquE.

África no Cinema: O Espectro do Boko Haram
set 26@19:00 – 21:00

O Laboratório de Estudos em História da África da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) promove o evento África no Cinema no dia 26 de setembro , às 19h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), no bairro Agronômica, Florianópolis.

Na sessão de setembro, o projeto apresenta o documentário Le Spectre de Boko Haram (O Espectro do Boko Haram), da diretora camaronesa Cyrielle Raingou. Após o filme, haverá uma roda de conversa entre os mediadores e o público.

O projeto de extensão África no Cinema tem por objetivo a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e filmagens em África. O projeto divulga a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. A curadoria é do professor Sílvio Marcus de Souza Correa, vinculado ao LEHAf, e tem o apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e do Museu da Imagem e do Som (MIS/CIC/FCC).

Sinopse

Um grupo de crianças transforma a própria realidade em meio aos perigos do conflito armado no extremo norte de Camarões, onde desde 2014 a organização terrorista Boko Haram lidera ataques contra aldeias e a população local. Falta, uma garota estudiosa e trabalhadora que tenta lidar com a morte do pai em um atentado, e seu colega de classe, Ibrahim —junto do irmão mais velho, Mohamad—, equilibram a energia da infância com um passado traumático que os afasta da inocência de seus 8 e 11 anos.

Mais informações pelo e-mail silvio.correa@ufsc.br

set
27
sex
Ciclo de cinema alemão: ‘Lene e os espíritos da Floresta’
set 27@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Lene e os Espíritos da Floresta (2020) nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), localizada no primeiro andar do bloco D do CCE,  no campus da Trindade, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Sinopse:

A protagonista Lene, de sete anos, no início é cética sobre suas férias de verão na Floresta da Baviera, mas a garota aventureira rapidamente faz novos amigos que falam um dialeto engraçado. Ao explorar a área ela leva o público numa viagem de descoberta através do mundo mágico da floresta e das lendas que a rodeiam. Com Lene como narradora e protagonista, o diretor Dieter Schumann cria uma abordagem envolvente para a observação documental. Os pensamentos filosóficos de Wardursel sobre o “direito da floresta à vida” e a “obrigação do homem” estão presentes na história.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen. Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

Confira o trailer de Lene e os Espíritos da Floresta (2020):

out
3
qui
Cine Meridianum: O Homem do Norte
out 3@14:00 – 18:00

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da Universidade Federal de Santa Catarina (Meridianum/UFSC) promove nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 14h, mais uma edição do Cine Meridianum. Será exibido o filme O Homem do Norte (2022), dirigido por Robert Eggers. O evento é gratuito e não necessita de inscrições. A atividade ocorre no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O Homem do Norte inspira-se em poemas épicos do século X para contar a história de Amleth, um príncipe nórdico que jura vingança após o assassinato de seu pai por seu tio. Após a exibição, haverá um debate.

Sobre o Meridianum:

O Meridianum reúne pesquisadores dedicados ao estudo das interações entre tempo, espaço e saber, em diálogo com a História, a Arte e a Filosofia medievais. O Núcleo promove semestralmente encontros quinzenais sobre temas do medievo, além de atividades culturais e de História Pública. As discussões em torno das exibições deste semestre se alinham ao tema Cristãos, Judeus e Muçulmanos: Culturas Entrelaçadas do Medievo.

Mais informações no site do Meridianum.

out
10
qui
Sobre Viver: o cinema do(a) trabalhador(a)
out 10@19:00

O Laboratório de Sociologia do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (Lastro/UFSC) exibe, nesta quinta-feira, 10 de outubro, em parceria com o projeto Fazendo Escola, o longa metragem Arábia (2017), dos diretores João Dumas e Afonso Uchoa. O filme integra a edição de 2024 d0 Sobre Viver: o cinema do.a trabalhador.a, que exibe, entre setembro e dezembro, quatro produções audiovisuais brasileiras contemporâneas de baixa circulação nas salas de cinema comerciais, com temáticas voltadas ao trabalho, conflito, precarização da vida e sobrevivência. A exibição ocorre às 19h, na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc), na Avenida Mauro Ramos, nº 448, no Centro de Florianópolis.

Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. Arábia recebeu o Trófeu Candango, sendo eleito o melhor filme nacional no 50° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, em 2018.

Para assistir o filme presencialmente, não é necessário realizar inscrições. Mas, caso queira acompanhá-lo de forma virtual, é necessário se inscrever pelo formulário on-line.

Para conferir as próximas exibições e mais informações, acesse a página do Lastro.

Trailer – Arábia (2017):

out
11
sex
Ciclo de Cinema Alemão: Metrópolis
out 11@19:00 – 21:30

Nesta sexta-feira, 11 de outubro, vai ocorrer a projeção do filme Metrópolis, de Fritz Lang, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento é promovido pelo projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade. Os filmes exibidos são em língua alemã, com legendas em português.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.

Sinopse do filme:

A cidade se divide rigidamente entre os poderosos no plano superior e os operários, em regime de escravidão, vivendo em um local subterrâneo com suas famílias. Tudo é governado por Joh Fredersen, um insensível capitalista, cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando de suas riquezas. Mas tudo muda quando o jovem conhece Maria, a líder espiritual dos operários, e se apaixona perdidamente.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br.

out
15
ter
Seminário de Licenciatura em Geografia
out 15@8:45 – out 18@21:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia, entre 15 e 18 de outubro, o 4º Seminário da Licenciatura em Geografia. Com o tema Viver a Geografia – Dimensões Políticas do Ensino e Formação Docente, o  objetivo do evento é estabelecer um espaço de reflexão, debate e compartilhamento de experiências visando ao fortalecimento da formação docente inicial e continuada. A iniciativa é voltada a estudantes da graduação e pós-graduação em Geografia e áreas afins, professores das redes básica e superior de ensino, bem como para comunidade acadêmica em geral. 

> Confira a programação completa do Seminário

A programação contará com oficinas temáticas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, grupos de trabalho, mesas redondas, noites culturais, saídas de campo e outras atividadesAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 22 de abril e 16 de outubro por meio deste link.

O Seminário é uma organização da UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

out
16
qua
Cine Ciência UFSC: “Perfume”
out 16@18:00

O Cine Ciência UFSC vai exibir hoje, 16 de outubro, o filme Perfume – A História de um Assassino (2006), no Auditório Elke Hering, o auditório da BU, às 18h. Após a sessão, a palestra A Química dos Perfumes será ministrada pela professora Anelise Maria Regiane, do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento também é promovido pelo Laboratório de Divulgação Científica em Química (Laboratório Quimidex).

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC faz sessões de filmes gratuitas e abertas ao público, seguidas por debates e apresentações de professores e estudantes universitários.

Para participar, não é necessário se inscrever. Mais informações no Instagram do Cine Ciência UFSC.

out
17
qui
Oficina IFSC Coqueiros-Luz
out 17@9:00

A primeira Oficina IFSC Coqueiros-Luz vai ocorrer amanhã, 17 de outubro, a partir das 9h, na orla próxima ao IFSC Continente. A oficina é promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Campus Continente), a Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) e a Associação de Moradores de Coqueiros (Pró-Coqueiros). O evento também conta com o apoio do Primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e das ONGs Frutificar Sustentabilidade e Ecoando Sustentabilidade.

A atividade faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC. O objetivo é realizar a limpeza de resíduos na área e o manejo da vegetação exótica invasora da orla, com vistas a recomposição do ecossistema e a implantação do futuro Parque CoqueirosLuz.

Para participar, é necessário se inscrever individualmente em cada atividade através dos formulários disponíveis na página do IFSC. As vagas são limitadas.

Mais informações no Instagram do Projeto Campus-Parque-Cidade.

Programação:

9h às 12h – Oficina Manejo vegetal

Manejo de espécies exóticas, identificação do Passeio Verde, plantio de espécies nativas

Coordenadores: biólogo Rodrigo KiKo Bungus (Pró- Coqueiros) e professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

 

9h30 às 12h – Oficina Bioconstrução

Coleta de lixo para construção de escultura

Coordenador: Juan Mandala

 

19h às 21h – Diálogo Apresentação do projeto Coqueiros-luz: Reimaginando a orla 

Coordenador: professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC

out
18
sex
Oficina: Nhande ka’aguy
out 18@9:00 – 15:00

O Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (NEAMB/UFSC) promove a oficina Nhande ka’aguy, nome que significa “nossa mata” em guarani. O evento é uma oportunidade de mergulhar na prática e teoria da perspectiva guarani sobre a natureza. O objetivo é promover a vivência entre a comunidade e a escola valorizando a cultura indígena, principalmente sua relação com a natureza para o pensamento de um bem-viver em coletivo.

A oficina ocorre no dia 18 de outubro, sexta-feira, na Tekoá Yaka Porã, localizada no Morro dos Cavalos, em Palhoça (SC). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por este formulário até o dia do evento. Haverá emissão de certificado de 10 horas.

Confira a programação:

9h – Apresentação do coral das escolas
10h – Roda de conversa com Kerexu, Cacica Eliara E Wera Mirim
12h – Almoço coletivo preparado pela comunidade
13H – Trilha guiada até a cachoeira
15H – Plantio de mudas nativas no local

Para aqueles que precisam de transporte, o NEAMB disponibiliza um veículo saindo da UFSC. No entanto, as vagas são limitadas a 14 pessoas. As primeiras a se inscreverem e indicarem a necessidade de transporte serão contempladas. A equipe também está em contato com pessoas dispostas a oferecer caronas.

O NEAMB entrará em contato para organizar o transporte e fornecer os certificados de participação após o evento.

Mais informações pelo e-mail gestorneamb@gmail.com ou Instagram @neambufsc

CineBuñuel: “Rebelión”
out 18@19:00

O CineBuñuel vai exibir Rebelión (2022) nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O longa-metragem é uma cinebiografia de Joe Arroyo, cantor de salsa colombiano, produzido pelo diretor José Luis Rugeles.

A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, uma programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

A exibição é gratuita e aberta ao público. O áudio será o original, em espanhol, com legendas em português.

Mais informações no Instagram ou no Facebook do CineBuñuel.

Sinopse do filme:

Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.

out
21
seg
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 21 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

out
22
ter
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 22 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

out
23
qua
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 23 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

out
24
qui
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 24 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

Conversando sobre edição: Editora Noa Noa
out 24@16:30 – 18:30

Poeta, editor e tipógrafo Cléber Teixeira. Foto: reprodução

O projeto de extensão e cultura A edição independente como espaço de trocas e intervenção artística realiza, em 24 de outubro, o evento Conversando sobre edição: a Editora Noa Noa, na sala 236 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC). Na abertura da atividade, às 16h30, será exibido o documentário Só tenho um norte, que aborda a vida de Cleber Teixeira, fundador da Editora Noa Noa e figura do cenário poético de Florianópolis.

Após a exibição, às 17h30, será realizado um painel de debate sobre edição independente, a Editora Noa Noa, o Instituto Cleber Teixeira e a cena literária florianopolitana. Com mediação do professor do curso de Letras Português Marcelo Lotufo, coordenador do projeto, a conversa contará com a presença de um dos diretores de Só tenho um norte, Demétrio Panarotto, além de Tina Merz e Joaquín Correa.

O evento é aberto à comunidade em geral, não requer inscrição e oferecerá certificado de duas horas aos participantes. Mais informações pelo e-mail marcelo.lotufo@ufsc.br.

out
25
sex
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
out 25 dia inteiro

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 21 e 25 de outubro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2024 (SNLB). O evento contará com uma série ações com o objetivo de exaltar e promover a leitura, a cultura do livro e as bibliotecas.

A programação prevê capacitações on-line, oficinas presenciais, jogos, exposições, atividades culturais e lúdicas que ocorrerão nas Bibliotecas Universitárias dos campi.

Confira a programação completa da SNLB 2024 no site da BU/UFSC.

 

nov
5
ter
IELA celebra 20 anos na Sepex
nov 5@18:30 – nov 8@19:30

O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) terá intensa programação durante a Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex) da UFSC, que acontece na semana que vem, de 4 a 8 de novembro. As atividades, propostas pela organização da Semana, também marcam o aniversário de 20 anos do Instituto que nasceu em 2004, fazendo da UFSC a primeira universidade brasileira a ter um Instituto de Estudos Latino-Americanos.

A celebração tem início no dia 5 de novembro, terça-feira, às 18h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico, com um debate sobre a Costa Rica. O professor Jonathan Elizandro Orozco fala sobre o Lado B do país conhecido como o coração civil da América, por ter decidido não ter um exército. A partir de um documentário – Bachero – que mostra a dura vida de imigrantes nicaraguenses na Costa Rica e o livro “El Gaspar”, ele desvela uma realidade que é pouco conhecida pelos latino-americanos em geral.

Outra atividade que acontece dentro da Sepex é a Oficina de Cordel, com o poeta e cordelista pernambucano Alan Salles. Hoje, no Brasil, e em Florianópolis inclusive, é bem comum entre os jovens a realização das conhecidas “batalhas” de rima. Uma atividade cultural que encontra suas raízes nos movimentos de rima dos Estados Unidos. A intenção da oficina de cordel é mostrar que, no Brasil, é larga e profícua a tradição da rima, tanto no nordeste com o cordel e a embolada, quando no sul, com as trovas. Conhecer essas raízes é vital para que a cultura popular estenda seus braços por todo o país.

A oficina de cordel acontece no dia 6 de novembro, quarta-feira, a partir das 14h30 no Mini Auditório do Serviço Social, no CSE, no Bloco D, sala 217, segundo andar.

Fechando a programação acontece a conferência principal com o tema: O imperialismo ainda existe?. Será no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 18h30, no Auditório do CSE, com a participação da professora do Curso de Relações Internacionais, Camila Vidal, que tem como objeto de pesquisa sistemática os Estados Unidos e o professor Nildo Ouriques, presidente do IELA.

 

Mais informações:
iela@contato.ufsc.br

nov
8
sex
Ciclo de cinema em língua alemã apresenta ‘Está Tudo Certo’
nov 8@19:00
Ciclo de cinema em língua alemã apresenta 'Está Tudo Certo' @ Sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC)

O ciclo de cinema em língua alemã (Deutsches Kino) exibe o filme Está Tudo Certo (Alles ist Gut, 2018), dirigido por Eva Trobisch, nesta sexta-feira, 8 de novembro, às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus de Florianópolis.

O filme apresenta a história de Janne, uma mulher sexualmente abusada pelo cunhado de seu chefe e que decide não contar a respeito do ocorrido para ninguém, seguindo a sua vida normalmente. Porém, no decorrer dos dias, ela percebe que o seu silêncio poderá trazer consequências irreversíveis. Confira o trailer:

O ciclo é um projeto de extensão do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes no idioma alemão, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras quinzenalmente. O projeto têm como objetivo, além da divulgação da cultura e história germânica,  propiciar contato com a língua alemã e promover diálogos reflexivos a partir de temas abordados nos filmes. A programação pode ser acompanhada no Instagram do curso de Letras Alemão.

nov
12
ter
Ciné-club Lumière: ‘Acossado’ (1960)
nov 12@18:30 – 21:30

O Ciné-club Lumière, do curso de Letras Francês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe e debate o filme Acossado (1960), do diretor Jean-Luc Godard, na próxima terça-feira, 12 de novembro.  A sessão legendada ocorre das 18h30 às 21h30 na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O evento é gratuito, não requer inscrição e dá direito a certificado de três horas aos participantes.  Durante todo o mês de novembro, o Ciné-club Lumière homenageia o diretor mundialmente reconhecido Jean-Luc Godard.

Sinopse: Em Acossado (À bout de souffle), após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho, ele mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade e, em Paris, persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana, a escondê-lo em seu apartamento, passando a se relacionar com a jovem (Fonte: Adoro Cinema).

Para mais informações, acesse o Instagram do Ciné-club Lumière.