Calendário de Eventos UFSC

maio
23
qui
Palestra online sobre inovação em saúde
maio 23@19:30

O Grupo Inova + Saúde, do qual a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz parte, promove o evento Caminho da Inovação na Saúde: a história de Istvan Camargo do Grupo Sabin. A atividade ocorre em 23 de maio, às 19h30, de forma online, pela plataforma Zoom, com apoio da UFSC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 19h do dia do evento, através de formulário. Não haverá emissão de certificados. 

Istvan Camargo é influente em inovação no setor da saúde. Atualmente ele é o head de inovação do Grupo Sabin, onde lidera o Skyhub, além de atuar como senior advisor no Kortex Ventures e board member das startups investidas pela empresa. Istvan abordará o impacto que paixão, propósito e perseverança podem ter na transformação de um setor tão vital para a sociedade. Mais informações no site.

maio
28
ter
Palestra: Inteligência Artificial – Educação e futuros sociodigitais
maio 28@14:00

Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.

A palestra  faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.

Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

jun
5
qua
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville
jun 5@19:00 – 21:00
Seminário Kadila Afrodiásporas: memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.

A palestra  será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).

Para assistir à palestra, acesse aqui.

Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com

ago
1
qui
Palestra: ‘On the Social Predestination of Failure’
ago 1@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra On the Social Predestination of Failure, no dia 1 de agosto, às 14h, no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Sala Selvino Assmann. A palestra será ministrada, em inglês, por Costica Bradatan, professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Austrália. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas. 

Costica é autor e editor de mais de uma dezena de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, dentre as quais alemão, italiano, turco, chinês, vietnamita, árabe e farsi. 

A palestra também será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Filosofia.

Café Com Ciência: Enfermagem Dermatológica
ago 1@18:00 – 19:30

O grupo de extensão de Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS) do Departamento de Enfermagem da UFSC promove, na quinta-feira, 1º de agosto, o “XXX Café com Ciência: Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”, via Google Meet, das 18h às 19h30.

O evento é voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, que podem inscrever-se até o horário do evento, pelo link. O link de acesso à sala será enviado por e-mail para cada participante inscrito, portanto é importante ficar atento ao e-mail cadastrado no formulário de inscrição. A participação é gratuita e dá direito a certificado de duas horas.

Participa desta edição o Dr. Eduardo Chem, especialista em Cirurgia Geral, Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre, abordando o tema: “Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”.

O Café com Ciência foi desenvolvido pelo EDCCS visando proporcionar um momento de discussão e compartilhamento de muito conhecimento. Os encontros serão mensais e em cada um deles será abordado um tema relacionado com os cuidados com a pele.

Mais informações pelo Instagram @grupoedccs

ago
29
qui
Palestra: Proposta de valor ao meu negócio
ago 29@19:00 – 21:00

O programa Academy UFSC promove a palestra Proposta de valor ao meu negócio. O evento ocorre no dia 29 de agosto, às 19h de forma online pelo YouTube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.

A transmissão contará com Igor Drudi, fundador da Drin Inovação e palestrante TEDx. O objetivo é ensinar como descobrir e apresentar a proposta de valor, tanto pessoal como a do negócio.

set
14
sáb
Palestra: ‘Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais’
set 14@14:00 – 16:00

grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.

A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.

Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).

A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.

Acesse a palestra aqui.

Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.

set
17
ter
Redes sociais e formulação de políticas públicas educacionais
set 17@14:00

Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam no dia 17 de setembro a palestra on-line O papel das redes sociais da internet na formulação de políticas públicas educacionais: uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, com a professora Priscila Costa Santos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento terá transmissão pelo canal do grupo Repercute no Youtube a partir das 14h. Para participar, é necessária inscrição neste linkOs participantes têm direito a certificado de 3 horas.

O evento faz parte do sexto seminário do ciclo Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade contará com a mediação da professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC-SP. 

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

set
19
qui
Encontro com Odilon Wagner e Marcello Airoldi, da peça “A última sessão de Freud”
set 19@19:00

O Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Encontro com os atores Odilon Wagner e Marcello Airoldi, da peça A última sessão de Freud, nesta quinta-feira, 19 de setembro, às 19h, no Auditório do bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

A apresentação e mediação será realizada pelas professoras Gerusa Morgana Bloss e Letícia de Brito Cardoso

Para mais informações, acesse o site

set
24
ter
Live ‘Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia’, com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori
set 24@9:00 – 12:00
Live 'Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia', com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori @ YouTube da TV UFSC

ATV UFSC transmitirá nesta terça-feira, 24 de setembro, às 9h, a live Redes Sociais: Riscos e Desafios para a Democracia, com os jornalistas Pedro Barciela e Leandro Demori. A conversa, que será mediada pela ex-senadora Ideli Salvatti, será discutido o papel das redes no atual contexto político no Brasil e no mundo. A transmissão ao vivo será feita pelo YouTube da TV UFSC,  O evento conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC) e o Movimento Humaniza SC.

Live no YouTube:

 

set
25
qua
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC
set 25@8:00 – 17:00
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC @ Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC)

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.

A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.

Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br