Calendário de Eventos UFSC

abr
12
sex
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito
abr 12@8:30 – abr 15@18:00
Simpósio Nacional da Pós-Graduação em Direito @ Terceiro andar do bloco do CCJ

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 12 de abril, o I Simpósio Nacional de Pesquisa – PPGD/UFSC: Direitos fundamentais, Novos direitos, Novas tecnologias, Inovação e Sustentabilidade. O evento é aberto para estudantes não somente da UFSC, mas também de outras instituições interessados em compartilhar suas pesquisas. As atividades ocorrerão de forma híbrida.

Na segunda-feira, 15 de abril, em comemoração ao aniversário de 50 anos do PPGD da UFSC, será realizado o I Congresso Nacional Direito, Política e Sociedade em Perspectiva, organizado pelos docentes Dóris Ghilardi, José Sérgio da Silva Cristóvam e Ariê Scherreier Ferneda. O congresso inicia às 9h e tem término previsto para as 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feita pelo neste link.

> Confira a programação do Congresso

Além da UFSC, a iniciativa é também uma realização da Universidade de Santa Cruz (UESC) e tem apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

abr
22
seg
Oficina: Equilíbrio entre corpo e mente
abr 22@19:00

O programa Academy UFSC apresenta a oficina Equilíbrio entre Corpo e Mente, destacando a importância de cultivar hábitos saudáveis, físicos e mentais, que possibilitem a realização de objetivos e metas pessoais e profissionais. Esta oficina será apresentada por Filipe Mescolotto, co-fundador do Instituto Converse.

O evento é online e ocorrerá na segunda-feira, 22 de abril, às 19h pelo canal do Youtube do Academy UFSC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia da atividade por meio deste link. Haverá emissão de certificado de 1h30 aos participantes.

maio
3
sex
Simpósio de saúde mental perinatal
maio 3@13:30 – 17:30

O Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza o 1° Simpósio Catarinense de Saúde Mental na Perinatalidade. O evento é realizado em razão do Maio Furta Cor,  uma campanha de apoio e valorização da saúde mental materna, e tem a finalidade de mobilizar profissionais da área e toda a comunidade para a importância desta causa. O simpósio conta com a parceria da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), do Serviço de Psicologia do HU/UFSC e de alguns coletivos de Florianópolis.

O simpósio acontecerá na sexta-feira, 3 de maio, no Auditório Central do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) das 13h30 às 17h30. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário. Haverá emissão de certificado de quatro horas aos participantes.

Para mais informações, acessar o instagram @saudementalmaterna.floripa.

 

jul
25
qui
Oficina de formação antirracista
jul 25@9:00 – 16:00

O projeto Práxis Antirracista, vinculado ao Coletivo Veias Abertas, do Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA), e ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove na quinta-feira, 25 de julho, uma oficina de formação antirracista para profissionais da Assistência Social, saúde e demais interessados. O evento será realizado das 9h às 16h, no salão Frei Fidêncio, em Santo Amaro do Imperatriz, na Grande Florianópolis. Para mais informações, entre em contato com o e-mail projetopraxisantirracista@gmail.com.

 

 

ago
14
qua
Oficina online ‘Proatividade x Procrastinação’
ago 14@19:00 – 21:00

O programa Academy UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, promove a oficina Proatividade x Procrastinação. O evento irá conceituar os termos que dão título à oficina e trazer orientações sobre como caminhar rumo à proatividade e obter melhores resultados pessoais e profissionais.

A atividade ocorrerá na quarta-feira, 14 de agosto, às 19h, de forma online, pelo Canal do Youtube do programa.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado de uma hora e meia.

set
11
qua
Teatro do Oprimido e Educação Popular
set 11@14:00

O grupo Terra, Trabalho e Resistência, do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, nos dias 11 e 18 de setembro, a oficina Teatro do Oprimido como Ferramenta de Educação Popular. Ministrado pela professora Quéli Anschau, a atividade tem como intuito problematizar e debater a realidade social a partir de uma perspectiva popular.

A atividade será realizada ao ar livre, no gramado do Centro Socioeconômico (CSE), das 14h às 17h, sendo indicado o uso de cangas ou outros materiais para maior conformto dos participantes. Em caso de chuvas ou tempo instável, o evento ocorrerá na sala 4 do bloco B do CSE. As inscrições vão até 9 de setembro e são limitadas a 15 participantes. A oficina é direcionada à comunidade acadêmica e pode ser realizada pelo formulário on-line.

Conforme descrevem os organizadores,  no Teatro do Oprimido os integrantes não são apenas plateia, mas sim participantes, podendo fazer denúncias e reivindicações a partir da expressão teatral. “Para Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido e depois da Oprimida, somos a arte e dessa forma, a revolução! Para ele, o nosso corpo também fala e também se aliena, às vezes mais que os pensamentos, e isso exige, inclusive, a alfabetização do corpo para ler a realidade”.

Para mais informações, acesse o Instagram @terratrabalhoresistencia.

set
12
qui
Simpósio sobre Emergência Climática
set 12@14:00 – set 13@21:00

O Grupo de Estudos Orientais e Ecologia Profunda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o Simpósio transdisciplinar sobre emergência climática no Antropoceno, transição cultural e contribuições do Oriente nas próximas quinta e sexta-feira, 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O objetivo da reunião é estabelecer um diálogo a respeito dos últimos eventos climáticos no Brasil, promovendo reflexão, conscientização e engajamento na causa. A abordagem transdisciplinar permite interações entre os diferentes setores da sociedade.

O Simpósio contará com a participação de 17 pesquisadores e autoridades no assunto. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Mais informações pelo Instagram @oikos.sos.terra.