
O Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e organização do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina promovem, de 18 a 22 de março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Auditório do EFI, campus da Trindade, em Florianópolis.
O evento compreende uma mostra de filmes brasileiros com temas fundamentais aos direitos humanos reunidos em sessões de curtas e longas-metragens. A programação completa está disponível neste link .Para grupos e turmas é necessário agendamento, que pode ser feitos até o dia 14 de março, enviando uma mensagem para o e-mail mcdh.ufsc@gmail.com.
Para professores da Educação Básica de toda a região haverá uma oficina de formação em cinema e educação entre os dias 18 e 21 de março, no turno da manhã, utilizando a metodologia do projeto Inventar com a Diferença, desenvolvida pelo laboratório KUMÃ, da Universidade Federal Fluminense. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário. Haverá certificação para participantes que garantirem 75% de frequência. Mais informações neste site.
Programação Confirmada:
DIA 18 (SEGUNDA):
Sessão abertura
16h: Evento de Abertura – Falas
16h30: Nas Asas da Pan Am ( Brasil, 2020, 115 min, livre)
19h: Coquetel
DIA 19 (TERÇA):
Programa 1 – Raízes
14h30: Travessia (Brasil, 2017, 5 min, livre)
14h35: Filha Natural (Brasil, 2018-19, 16 min, livre)
14h51: Nossa mãe era atriz (Brasil, 2022, 26 min, 12 anos)
15h17: Mãri Hi – A Árvore do Sonho (Brasil, 2023, 18 min, livre)
15h35: O que pode um corpo? (Brasil, 2020, 14 min, livre)
15h49: A poeira dos pequenos segredos (Brasil, 2012, 20 min, 14 anos)
16h10: Debate
DIA 20 (QUARTA):
Programa 2 – Sementes
14h30: Ribeirinhos do Asfalto (Brasil, 2011, 26 min, livre)
14h56: Adão, Eva e o Fruto Proibido (Brasil, 2021, 20 min, 14 anos)
15h16: Nossos espíritos seguem chegando (Brasil, 2021, 15 min, livre)
15h31: Me farei ouvir (Brasil, 2022, 30 min, 10 anos)
16h01: Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo (Brasil, 2021, 26 min, livre)
16h28: Debate
DIA 21 (QUINTA):
Programa 4 – Frutos 2 (51 min)
14h30: Tesouro Quilombola (Brasil, 2021, 23 min, livre)
14h53: Mutirão, O Filme (Brasil, 2022, 10 min, livre)
15h03: Cósmica (Brasil, 2022, 7 min, livre)
15h10: O Pato (Brasil, 2022, 11 min, 14 anos)
14h22: Roda de conversa – Representatividade indígena no cinema.
DIA 22 (SEXTA):
Programa 3 – Frutos
09h: Um Filme de Verão (Brasil, 2019, 95 min, 14 anos)
Sessão Homenagem
14h30: A Bolsa ou a Vida (Brasil, 2021, 102 min,10 anos)
16H15: Debate
OFICINA:
Link para inscrição:
https://forms.gle/h9xGJxV6fu6cnLTY9
Endereço da Oficina: Auditório do EFI / UFSC
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/nº – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900
Data: 18 a 21 de Março.
Programação confirmada:
DIA 18 A 21 (SEGUNDA A QUINTA):
9h-12h: Oficina
O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, na Praça Santos Dumont, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, o evento Narrativas das Cadeias: O Golpe de 64 em Santa Catarina e na Obra de Salim. Será uma mesa redonda com Waldir Rampinelli e João Vicente Goulart, com mediação de Nildo Ouriques.
O evento é gratuito e aberto à comunidade. A entrada será liberada por ordem de chegada, com limite máximo de 80 pessoas.
O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH/UFSC) promovem, do dia 15 a 16 de abril, o seminário 60 anos do Golpe de 1964: Nem Esquecimento, Nem Anistia.
O primeiro dia do evento será no Auditório Tito Sena, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Udesc, das 14h às 21h, enquanto o segundo dia do evento ocorrerá no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Bloco B da UFSC, das 9h30 às 21h. O evento é aberto ao público, gratuito e dá direito a certificado de 8 horas para os participantes.
A atividade contará com duas conferências, quatro mesas-redondas e uma visita guiada pelo centro de Florianópolis pelos locais de memória da história da ditadura na cidade.
Programação
15 de abril
Local: Auditório Tito Sena, FAED/UDESC
14h – Mesa-redonda 1 – Ditadura, repressão e usos do passado
Coordenação: Mariana Joffily (Udesc/IMDH)
16h – Mesa-redonda 2 – O gênero do golpe e da resistência
Coordenação: Cristina Scheibe Wolff (UFSC)
19h – Conferência de abertura: Ângela Moreira (UFF)
A Justiça Militar e o golpe de 1964
16 de abril
Local: Encontro junto à Figueira da Praça XV
9h30 – Roteiro histórico “Florianópolis nos anos da ditadura”
Coordenação: Beatriz Mamigonian (UFSC)
Local: Auditório do CFH/UFSC, bloco B
14h – Mesa-redonda 3 – Militância, mobilização social e autocracia burguesa durante a ditadura militar
Coordenação: Reinaldo Lohn (Udesc)
16h – Mesa-redonda 4 – Autonomia militar no Brasil contemporâneo: militarismos e militarização
Coordenação: Anaís Passos (UFSC/IMDH)
19h – Conferência de encerramento: Adriana Barreto (UFRRJ)
Sobre pacificação, conciliação e anistia: nós temos muito passado para ruminar
A Comissão de Transidentidade do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13 convida estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente as pessoas trans, para participarem da mesa redonda Uma década de ações afirmativas para pessoas trans na UFSC. Os participantes serão instruídos a como acessar a nova política de ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como as cotas nos concursos públicos, na graduação e na pós-graduação.
A Resolução Normativa n.181/2023/CUn, de 8 de agosto de 2023, será debatida e explicada no evento que promoverá abordará as ações afirmativas para pessoas trans e levantará questionamentos sobre as benesses, tesões e desafios dessas políticas.
O debate acontecerá na segunda-feira, 29 de abril, às 14h na sala 324 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, no Campus de Florianópolis.
O PET Pedagogia UFSC promove, no dia 9 de maio, às 19h, o evento 60 Anos De Golpe Empresarial-Militar E Os Seus Efeitos Na Educação Pública, com a presença da palestrante Elenira Oliveira Vilela, no Auditório do EFI, em Florianópolis. Para participar não é necessário inscrever-se e o evento é gratuito. Este será o primeiro evento do projeto Conversas de Escola e de Outros Lugares, em 2024, com foco na formação inicial e formação continuada.
Sobre a palestrante
Elenira Oliveira Vilela é professora e pesquisadora brasileira, concursada como professora de Matemática no IFSC de São José. É militante desde os 12 anos e professora desde os 19. Sua militância teve início no Movimento Estudantil e atualmente ela é dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Florianópolis e da Direção Nacional do Sindicato da Educação Básica Federal (SINASEFE). Também é militante feminista e pela democratização da educação, construindo uma trajetória acadêmica e profissional significativa em todas essas frentes de luta. Elenira nasceu na clandestinidade durante a ditadura, sua mãe precisou fugir para não ser presa e torturada, seu pai infelizmente foi preso, ambos militantes em defesa da democracia. E até o nome de Elenira, tem haver com luta, seus pais realizaram uma justa homenagem a Helenira Rezende, uma guerrilheira, integrante da Guerrilha do Araguaia, que morreu na luta em defesa da democracia, escolhendo esse nome para sua filha.
Para mais informações, entre em contato no Instagram @petpedagoufsc ou no site.
O Grupo Inova + Saúde, do qual a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faz parte, promove o evento Caminho da Inovação na Saúde: a história de Istvan Camargo do Grupo Sabin. A atividade ocorre em 23 de maio, às 19h30, de forma online, pela plataforma Zoom, com apoio da UFSC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 19h do dia do evento, através de formulário. Não haverá emissão de certificados.
Istvan Camargo é influente em inovação no setor da saúde. Atualmente ele é o head de inovação do Grupo Sabin, onde lidera o Skyhub, além de atuar como senior advisor no Kortex Ventures e board member das startups investidas pela empresa. Istvan abordará o impacto que paixão, propósito e perseverança podem ter na transformação de um setor tão vital para a sociedade. Mais informações no site.
Os Grupos de Pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra online Inteligência Artificial: Educação e futuros sociodigitais, em 28 de maio, às 14h, no canal de YouTube do Repercute. Os interessados devem fazer a inscrição através do inscrições UFSC. Os participantes terão direito a certificado de três horas.
A palestra faz parte do Ciclo de Debates: Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios, será ministrada pela prof. Priscila Gonsales, pesquisadora e professora na área de educação aberta e direitos digitais desde 2001. Mestre em Inteligência Artificial e Impactos na Educação pela PUC-SP, doutoranda em Linguagens e Tecnologias na UNICAMP, visiting fellow do Centro de Pesquisas em Futuros Sociodigitais da Universidade de Bristol (Reino Unido) e diretora do Instituto Educadigital.
Para mais informações acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.

O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC promove o Seminário Kadila Afrodiásporas: a memória afro-diaspórica como metodologia de pesquisa em uma comunidade quilombola de Joinville – SC nesta quarta-feira, 5 de junho, às 19h. O evento será transmitido no canal do Instituto Kadila no Youtube e é aberto a todos. Será fornecido certificado de 2 horas de participação.
A palestra será apresentada pela professora Roselete Fagundes de Aviz (Instituto Kadila/NUER/UFSC), que estará dialogando com a convidada Vanessa da Rosa (Rede Municipal de Ensino de Joinville – SC).
Para assistir à palestra, acesse aqui.
Mais informações no site do Instituto Kadila, pelo Instagram @institutokadila ou pelo e-mail atendimentoinstitutokadila@gmail.com
O II Encontro de Políticas Linguísticas Educacionais (EPLE) ocorre na modalidade on-line de 24 a 26 de junho de 2024. A programação é diversificada, com mesas-redondas, sessões de comunicação em grupos de trabalho (GTs), lançamento de livros, entre outras. Essas atividades serão realizadas nos períodos matutino (10h às 12h) e vespertino (15h às 17h), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS. Haverá certificação para os participantes ouvintes.
A segunda edição do EPLE conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizado pelo grupo Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos (POLITICAS), vinculado ao PPGL-UFSC, o evento é coordenado pelas professoras Cristine Gorski Severo (UFSC | CNPq) e Maria Luiza Rosa Barbosa (UAB-UFSC).
Integram a comissão organizadora e científica docentes e pesquisadores(as) vinculados(as) a instituições públicas brasileiras e estrangeiras, como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus dos Malês, e estrangeiras, como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), de Moçambique, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED), de Angola. Doutores(as), mestres(as) e pós-graduandos(as) podem submeter resumos para os grupos de trabalho até 30 de abril de 2024. As orientações para submissão podem ser conferidas no site do evento.
O objetivo do EPLE é reunir, em especial nas mesas-redondas, vozes femininas do Sul Global, com a finalidade de promover debates fecundos que viabilizem a reflexão coletiva sobre as questões linguístico-discursivas e culturais que permeiam as distintas esferas da atividade humana e incidem, sobremaneira, no campo educacional. Os debates terão como fio condutor três eixos temáticos: i) Autoria, leitura e artes na esfera educacional; ii) Práticas educacionais colaborativas e emancipatórias; iii) Gestão democrática e diálogos escola-comunidade.
Refletir sobre essas temáticas, em uma perspectiva dialógica, crítica e decolonial, implica considerar não só a complexidade inerente ao campo educacional, mas também ao fato de esse domínio, dada a sua natureza, estar comprometido, como afirma Spolsky (2016), com a gestão da linguagem. Nesse sentido, torna-se relevante discutir o papel da política linguística educacional – válida, aberta, justa, construtiva, crítica e realista – na mediação do acesso à educação e na equidade do processo de ensino e aprendizagem, de modo a atender às singularidades de distintos sujeitos inseridos em comunidades específicas (cf. Tollefson; Tsui, 2014; Shohamy, 2009).
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail crisgorski@gmail.com
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra On the Social Predestination of Failure, no dia 1 de agosto, às 14h, no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Sala Selvino Assmann. A palestra será ministrada, em inglês, por Costica Bradatan, professor na área de Humanidades no Honors College da Universidade Texas Tech, nos Estados Unidos, e pesquisador honorário de Filosofia na Universidade de Queensland, na Austrália. Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
Costica é autor e editor de mais de uma dezena de livros, seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, dentre as quais alemão, italiano, turco, chinês, vietnamita, árabe e farsi.
A palestra também será transmitida pelo canal no YouTube do Departamento de Filosofia.
O grupo de extensão de Enfermagem Dermatológica em Condições Crônicas de Saúde (EDCCS) do Departamento de Enfermagem da UFSC promove, na quinta-feira, 1º de agosto, o “XXX Café com Ciência: Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”, via Google Meet, das 18h às 19h30.
O evento é voltado a profissionais e estudantes da área de saúde, que podem inscrever-se até o horário do evento, pelo link. O link de acesso à sala será enviado por e-mail para cada participante inscrito, portanto é importante ficar atento ao e-mail cadastrado no formulário de inscrição. A participação é gratuita e dá direito a certificado de duas horas.
Participa desta edição o Dr. Eduardo Chem, especialista em Cirurgia Geral, Microcirurgia Reconstrutiva e Cirurgia Plástica pela Santa Casa de Porto Alegre, abordando o tema: “Banco de tecidos e projeto para uso da membrana amniótica”.
O Café com Ciência foi desenvolvido pelo EDCCS visando proporcionar um momento de discussão e compartilhamento de muito conhecimento. Os encontros serão mensais e em cada um deles será abordado um tema relacionado com os cuidados com a pele.
Mais informações pelo Instagram @grupoedccs
O programa Academy UFSC promove a palestra Proposta de valor ao meu negócio. O evento ocorre no dia 29 de agosto, às 19h de forma online pelo YouTube. O evento é gratuito. Os participantes que realizarem a inscrição pela plataforma Sympla e preencherem o formulário de presença disponibilizado durante a transmissão terão direito a um certificado de 1h30.
A transmissão contará com Igor Drudi, fundador da Drin Inovação e palestrante TEDx. O objetivo é ensinar como descobrir e apresentar a proposta de valor, tanto pessoal como a do negócio.
A mesa temática O Serviço Social em Angola e Moçambique: particularidades e desafios ocorre nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 18h30, no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC). O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade é organizada pelo Departamento de Serviço Social e pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS/UFSC).
O objetivo da mesa temática é ampliar a interlocução do serviço social brasileiro com os países de língua portuguesa e no âmbito das iniciativas de cooperação acadêmica Sul-Sul. Os palestrantes serão Amor António Monteiro – assistente social, doutor em serviço social pela PUC/SP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Católica de Angola (UCAN) –, e Salé Gabriel Beninho – atuou como assistente social no Ministério do Género Criança e Acção Social-(MGCAS) de Moçambique e é doutorando em Serviço Social no PPGSS.
A visita do professor Amor António Monteiro foi viabilizada a partir da inscrição e aprovação no Edital Nº 26/2023/PROPG CAPES/PRINT – Vagas remanescentes seleção de candidatos(as) às cotas de bolsas remanescentes de professor visitante no Brasil. O período de visita do professor é de 02 a 20 de setembro e a professora anfitriã é Tânia Regina Krüger.
Mais informações no Instagram, na página do PPGSS, pelo e-mail ppgss@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-3804 (WhatsApp) e (48) 3721-4937.
O grupo Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC), promove a palestra Estereótipos, preconceitos e sedimentações coloniais neste sábado, dia 14 de setembro, das 14h às 16h. O evento faz parte da 27.ª Roda de Conversa e terá a participação do professor Giovanni Perillo, cuja fala será mediada e traduzida pela professora Erica Salatini Maffia. A palestra será transmitida pelo canal do YouTube do grupo POLITICAS, é gratuita e aberta a todos. Para assistir a palestra, acesse aqui.
A atividade é coordenada pelas professoras Cristine Gorki Severo e Maria Luiza Rosa Barbosa. O palestrante Giovanni Perillo é artista, pesquisador e professor de Arte e Imagem, desde 2011 atua no Istituto Comprensivo Manzoni-Poli (ICMP) de Molfetta (província de Bari, Itália), onde coordena o Departamento de Arte-Tecnologia. Entre os últimos locais em que apresentou seus projetos artísticos e acadêmicos, além das instituições italianas, estão Brasília (Universidade de Brasília), Viena, Toronto e o Hunter College da City University of New York.
Erica Salatini Maffia, responsável pela mediação e tradução, é professora do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (IL-UFBA), integrante do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (NECLIT-UFSC). Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a poesia feminina italiana do século XX. Coordena o Grupo de Pesquisa em Literatura Italiana e Tradução (PLIT-ILUFBA). Participa do projeto Conectando Culturas Neclit-UFSC (Edital Humanidades CNPq).
A Roda de Conversa integra as atividades previstas no projeto de extensão “Oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação” (CNPq), coordenado pela professora Cristine Gorski Severo. O projeto tem como objetivo propor um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional, em especial no que tange a elementos interligados: os conceitos de língua e oralidade, a pluralidade linguística, as propostas de educação multilíngue e os letramentos políticos na formação de estudantes e professores. Busca uma interação com as comunidades escolares e os contextos nos quais essa formação educacional – escolar ou não escolar – ocorrem.
Acesse a palestra aqui.
Mais informações no canal do Youtube Políticas Linguísticas Críticas.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.
Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.
Os grupos de pesquisa Repercute, Comunic e Tema Didático, do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizam no dia 17 de setembro a palestra on-line O papel das redes sociais da internet na formulação de políticas públicas educacionais: uma análise sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, com a professora Priscila Costa Santos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O evento terá transmissão pelo canal do grupo Repercute no Youtube a partir das 14h. Para participar, é necessária inscrição neste link. Os participantes têm direito a certificado de 3 horas.
O evento faz parte do sexto seminário do ciclo Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios. A atividade contará com a mediação da professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, também da PUC-SP.
Para mais informações, acesse o site ou o Instagram do grupo Repercute.