O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove um seminário e uma palestra com o professor Alberto Portioli Staudacher, da universidade italiana Politecnico di Milano, em 10 de abril, no Centro Tecnológico (CTC).
A palestra Operations Strategy: Aligning Operations with the Market for Competitive Advantage ocorrerá às 11h, no Auditório Prof. João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Em seguida, ocorre o seminário Innovative Teaching: Active Learning às 13h30, no Anfiteatro B, no mesmo departamento. Ambos são ministrados em inglês.
Mais informações com a professora Marina Bouzon, pelo e-mail marina.bouzon@ufsc.br.
O Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (GEA/UFSC) promove nesta sexta-feira, 11 de abril, às 20h, no Planetário da UFSC, a palestra O grande cometa de janeiro de 1910. O evento, com Antônio C. de Lucena, relembra como no final de 1909, início de 1910, o mundo aguardava a passagem do Cometa Halley, cujo periélio estava previsto para 20 de abril daquele ano, o que realmente aconteceu na data prevista.
Entretanto, em 12 de janeiro de 1910, após a sua conjunção com o Sol, surgiu no céu um enorme cometa, extremamente brilhante e que podia ser visto a olho nu durante o dia, e que fez o seu periélio em 17 de janeiro de 1910. Devido a isto, para a posteridade, este cometa foi, e ainda é confundido com o Cometa Halley.
Sobre o GEA
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) é uma associação de astrônomos amadores, sem fins lucrativos, que mantém cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com atividades de divulgação da Astronomia e Ciências Afins, através de palestras, cursos, observações públicas, entre outras. Suas atividades ocorrem no Planetário da UFSC.
Mais informações no site do GEA ou no grupo do Facebook.
O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o lançamento do livro Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva, da jornalista Juliana Dal Piva, egressa do curso de Jornalismo da UFSC. O evento contará com uma palestra da autora e será realizado na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 18h, no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A participação é gratuita, mediante confirmação pelo site Sympla.
A obra relata as investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1971, e a identificação dos responsáveis pelo crime, feita pela Justiça 43 anos depois. Com 208 páginas, o livro também mostra como a ditadura militar brasileira interferiu nas apurações que buscavam elucidar o caso. Apenas em 2014 o Grupo de Justiça de Transição do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro conseguiu apontar cinco militares como responsáveis pelo assassinato.
Juliana Dal Piva concluiu o curso de Jornalismo na UFSC em 2009 e atualmente é repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (Clip) e colunista do ICL Notícias. É apresentadora do podcast A vida secreta do Jair e autora dos livros O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro — best-seller em 2022 e finalista do Prêmio Jabuti em 2023. A jornalista venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles o Relatoría para la Libertad de Expresión (Rele), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV-Rio e já atuou como repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL.
O lançamento é uma realização do Departamento de Jornalismo da UFSC, do Sindicato dos Jornalistas de SC e da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), com apoio do Gabinete do Deputado Padre Pedro Baldissera e da Alesc.
O curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) promove uma palestra e debate com Susana Bleil, da Universidade Le Havre Normandie, França. O evento “MST: a construção do comum. Notas de pesquisa na França e no Brasil” ocorre no dia 15 de abril, terça-feira, das 16h20 às 18h, na sala 115 do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). A atividade é aberta para toda a comunidade.
Susana Bleil é doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Atualmente, leciona Português e Civilização Brasileira na Universidade Le Havre Normandie, onde integra o Groupe de Recherche Identité et Cultures (GRIC). É também pesquisadora associada ao Centre d’études des mouvements sociaux (CEMS-EHESS). Entre suas publicações recentes estão o livro “MST: a construção do comum” (Contracorrente, 2024) e o artigo “Une violence invisible? La recrudescence des assassinats dans le Brésil rural”, publicado na revista Brésil(s) em 2018.
Mais informações pelo e-mail relacoesinternacionais@contato.ufsc.br
Na próxima terça-feira, 15 de abril, às 18h30, ocorre a palestra “Marco ancestral: direitos territoriais dos povos indígenas em Santa Catarina”. Promovida pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), do curso de Direito, a palestra tem o objetivo de suscitar o debate acerca dos direitos dos povos indígenas à terra, por meio do ponto de vista dos indígenas e também do Direito.
Para abordar a temática de forma ampla, a mesa contará com o cacique Guarani Hyral Moreira, coordenador da Funai em Santa Catarina, o cacique Kaingang Sadraque Lopes, da Goj Ty Sá, ou ‘Goitaxá’, no Saco dos Limões em Florianópolis, o cacique Laklanõ/Xokleng Brasílio Priprá, que participou do julgamento do ‘marco temporal’ no STF, e a advogada especialista em direitos indígenas Juliana de Paula Batista, que atuou durante nove anos no Instituto Socioambiental (ISA).
O evento é aberto ao público. Participantes registrados podem ter certificado de participação de duas horas.
Abril Indígena
O Abril Indígena na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorre de 1º a 30 de abril, com atividades planejadas para ocorrerem no campus da UFSC em Florianópolis. Com o tema “Demarcando e Protagonizando os Espaços Institucionais”, os eventos têm a intenção de fortalecer a presença e o protagonismo indígena na UFSC.
A programação conta com mesas-redondas, debates, exibição de filmes, exposições culturais e rodas de conversa com lideranças indígenas, docentes e estudantes. Os eventos buscam promover reflexões e diálogos sobre a presença e o protagonismo indígena nos espaços institucionais, fortalecendo a luta pelos direitos e o reconhecimento dos Povos Originários.
Acompanhe a programação completa no Instagram.
A palestra “Ilha: Uma breve abordagem da narrativa insular cubana” ocorre no dia 16 de abril, quarta-feira, às 19h30, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). A atividade será ministrada em espanhol pelo fotógrafo cubano Julio García Martínez, que debaterá identidade e insularidade.
O evento, que é promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), o Projeto Varal da Trajano e o Festival FOTOCANÍMAR, integra o Ciclo Conexões do NEFA. A entrada é gratuita e aberta a todos. Será fornecido certificado de participação.
Julio César García Martínez é um renomado fotógrafo cubano que conduzirá uma reflexão sobre como a condição geográfica de Cuba — uma ilha — influencia sua cultura, história e identidade, a partir de perguntas como: “Têm as ilhas, por serem ilhas, um destino histórico peculiar? Como a ausência de fronteiras físicas molda a vida de seus habitantes?”. Com base em projetos fotográficos e fotojornalísticos desenvolvidos em Cuba, o artista discutirá a dualidade entre isolamento e convergência cultural, desafiando a noção de limitação geográfica.
Guiado pelo pensamento do escritor espanhol Ángel Ganivet — que descreveu a insularidade como uma “casa estreita” —, o fotógrafo destacará como Cuba transformou sua condição em um símbolo de resistência e hibridismo. “Carregamos o peso de nossa dimensão territorial. Não somos continentais, nem sequer antilhanos: somos simplesmente insulares, o que é como dizer insulares em uma casa estreita”, afirma o palestrante. Também serão exibidas imagens exclusivas de seu acervo, incluindo registros do Festival FOTOCANÍMAR, do qual é coordenador.
O fotógrafo
Nascido em Matanzas, em 1985, Julio César García Martínez é graduado em Artes Plásticas pela Escola de Instrutores de Arte de sua cidade. Com formação em oficinas da Foto Fest International, Foundation for Culture and Society e Witness Visual Storytellers, Martínez atua no Departamento de Jornalismo da Universidade de Matanzas e coordena o Festival FOTOCANÍMAR, um dos principais eventos de fotografia de Cuba. Seu trabalho, exibido em exposições nacionais e internacionais, aborda temas como memória coletiva, identidade cultural e urbanidade, consolidando-o como uma voz relevante na cena da fotografia documental cubana.
O Ciclo Conexões do NEFA
O ciclo busca fomentar diálogos entre artistas, pesquisadores e o público, explorando a fotografia como linguagem expandida visual. A parceria com o Projeto Varal da Trajano — iniciativa que democratiza o acesso à arte em espaços públicos — reforça o compromisso com a circulação de saberes e a integração cultural.
Serviço
Mais informações com Anderson Coelho pelo e-mail: andersoncoe@gmail.com ou telefone: (48) 991854671
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Brazilian Research Institute on Digital Convergence (INCoD), a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Nvidia e a Versatus HPC, realiza o evento de inauguração do Laboratório Virtual Multiusuário de Ensino, Extensão e Pesquisa (VLAB@UFSC) na quarta-feira, 23 de abril, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria I, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.
O laboratório, financiado pela Fapesc, foi equipado com o DGX H100, um servidor da Nvidia que acelera o desenvolvimento de técnicas e aplicações de Inteligência Artificial (IA), oferecendo uma infraestrutura multiusuário de alto desempenho voltada para o ensino, a pesquisa e a extensão. Considerado o padrão-ouro para infraestruturas de IA, o DGX H100 maximiza o desempenho em Computação de Alto Desempenho (HPC), oferecendo aos utilizadores a performance necessária para resolverem desafios com IA e acelerarem as suas pesquisas.
As inscrições para o evento de inauguração estão disponíveis pelo formulário on-line.
O Grupo de Pesquisa TransformaJor do Laboratório de Pesquisa sobre Transformações Estruturais no Jornalismo realiza o evento Jornalismo local e democracia: como Floripa se informa? nesta quarta, dia 23 de abril. O evento será realizado às 14h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
A UFSC realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de informação jornalística em Florianópolis e chegou a descobertas sobre os temas que a população espera encontrar na cobertura local, razões para consumir notícias ou desistir delas.
O estudo foi liderado pela pesquisadora de pós-doutorado Andressa Kikuti e pelos pesquisadores Jacques Mick e Samuel Pantoja Lima, todos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O financiamento é da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).
Neste debate público, a equipe detalhará os resultados da primeira etapa empírica da pesquisa, que consiste de uma enquete com amostra representativa da população de Florianópolis. Foram realizadas 604 entrevistas com moradores de todos os bairros, entre maio e junho de 2024. O objetivo é aprofundar o conhecimento e buscar soluções inovadoras e efetivas para o fortalecimento do jornalismo local, focado no interesse público e refletindo as necessidades de informação de cidadãos e cidadãs.
Para mais informações transformajor.ufsc.br e a compra do ingresso gratuito no Sympla
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
O Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Santa Catarina (Nuppi/UFSC) realiza o evento PI e a Música: Sinta o Ritmo da Propriedade Intelectual – uma imersão no papel da Propriedade Intelectual no universo musical nesta quarta-feira, 23 de abril, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A atividade será um debate entre músicos e estudiosos do Direito Autoral e contará com a presença de artistas como Guilherme Coutinho, Lucas Duarte (@lucassduarte_ ) e MC Versa (@salveversa). As inscrições estão disponíveis pelo formulário on-line.
Também ocorrerá, durante o evento, o lançamento do projeto Autoria Marginal (@autoriamarginal), que marca a abertura das vendas de uma obra voltada à amplificação do debate e à reescrita da legislação brasileira de Direitos Autorais.
Para mais informações, acesse o site do Nuppi/UFSC.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.

O Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (Canoa) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra A vida social das águas urbanas: conexões sobre casas, infraestruturas e mudanças climáticas em 25 de abril, sexta-feira, às 10h, no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – sétimo andar. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
A palestrante é a pós-doutoranda Camila Pierobon, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora falará sobre a antropologia da água, com destaque para o estado da arte e as lacunas presentes nesse campo de pesquisa, e discutirá a centralidade da água em múltiplas dimensões da vida social.
“Inicialmente, abordarei seu papel na organização do orçamento doméstico e nas dinâmicas de conflito envolvendo vizinhanças e grupos armados, como milícias e o tráfico de drogas. Em seguida, examinarei como a água se articula a práticas de cuidado — de si e dos outros —, evidenciando como atos íntimos de cuidado estão atravessados pela distribuição desigual da água na cidade. Proponho, na sequência, pensar a água como lente para repensar questões sobre a violência urbana e como elemento-chave na materialização cotidiana das mudanças climáticas. Concluo com a hipótese de que a privatização dos serviços de abastecimento pode intensificar a atuação de grupos armados nas periferias, aprofundando desigualdades sociais, especialmente de raça e gênero.”
Mais informações pelo Instagram do Canoa.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove a próxima edição do projeto Livro na Praça, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento comemorará o centenário de nascimento de Salim Miguel. O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann discursará sobre o homenageado, abordando a relação autor/editor, a amizade entre ambos e o documentário Viagens a Biguaçu, dirigido por Brüggemann.
Outro tema a ser destacado será o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, já iniciado com a publicação do primeiro título, Primeiro de Abril: narrativas da cadeia, que foi indicado para o próximo vestibular da UFSC. A publicação da obra completa está prevista para ser concluída até o final de 2025.
O evento contará com a participação do pianista Sam Machado, natural de Aracaju, Sergipe (SE). Sam estudou piano no Conservatório de Música de Sergipe e, atualmente, cursa bacharelado em Piano Performance na UDESC.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza a palestra Astronomia: Cartografia da Lua 2, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 20h, no Planetário da UFSC. O evento é aberto e gratuito, e não é necessário realizar inscrições.
O GEA é uma Associação sem fins lucrativos sediada no Planetário da UFSC, que promove a divulgação e o ensino da Astronomia e das ciências. O membro do GEA Marcos Boehme será o palestrante e falará sobre o esforço histórico para mapear e nomear a superfície da Lua, desde desenhos e mapas até fotografias e a era espacial.
Para mais informações acesse o site do GEA.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento Diálogos do Trabalho SC – Os mundos do trabalho em tempos de Inteligência Artificial nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de maio. As atividades ocorrem no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A participação é gratuita, mas requer inscrição pelo site do evento, com vagas limitadas.
O Diálogos do Trabalho SC contará com conferência de abertura realizada pela professora Letícia Cesarino (UFSC), no dia 7, às 19h, tratando do tema Trabalho, tecnologia e política na atualidade. No dia 8, às 10h, ocorrerá o painel Aplicações e efeitos da Inteligência Artificial sobre o trabalho, com palestras do pós doutor em economia e professor Cassio Calvete (UFRGS) e do mestre em engenharia e coordenador de inovação Renato Simões (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados). O evento terá também, no dia 8, às 8h30, oficinas sobre Redes Sociais e Inteligência Artificial.
Conforme os organizadores, o objetivo é promover por meio de palestras e oficinas um espaço formativo que propicie um debate qualificado sobre aplicações e impactos da Inteligência Artificial nos mundos do trabalho, situando o tema no atual contexto sociopolítico e articulando perspectivas interdisciplinares e de diversas instituições.
O evento é promovido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SRT/SC-MTE), o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE/SC) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), com apoio de outras entidades.
Para mais informações, acesse o site do Diálogos do Trabalho SC.
O Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro), vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento Diálogos do Trabalho SC – Os mundos do trabalho em tempos de Inteligência Artificial nesta quarta e quinta-feira, 7 e 8 de maio. As atividades ocorrem no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. A participação é gratuita, mas requer inscrição pelo site do evento, com vagas limitadas.
O Diálogos do Trabalho SC contará com conferência de abertura realizada pela professora Letícia Cesarino (UFSC), no dia 7, às 19h, tratando do tema Trabalho, tecnologia e política na atualidade. No dia 8, às 10h, ocorrerá o painel Aplicações e efeitos da Inteligência Artificial sobre o trabalho, com palestras do pós doutor em economia e professor Cassio Calvete (UFRGS) e do mestre em engenharia e coordenador de inovação Renato Simões (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados). O evento terá também, no dia 8, às 8h30, oficinas sobre Redes Sociais e Inteligência Artificial.
Conforme os organizadores, o objetivo é promover por meio de palestras e oficinas um espaço formativo que propicie um debate qualificado sobre aplicações e impactos da Inteligência Artificial nos mundos do trabalho, situando o tema no atual contexto sociopolítico e articulando perspectivas interdisciplinares e de diversas instituições.
O evento é promovido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SRT/SC-MTE), o Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina (DIEESE/SC) e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), com apoio de outras entidades.
Para mais informações, acesse o site do Diálogos do Trabalho SC.