O programa de extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (TILSJUR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da promoção de um workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras, em 24 de abril, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. O workshop em defesa da educação bilíngue de surdos ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma realização da Associação de Surdos de Laguna e Região (Assul), com apoio do TILSJUR e participação de gestores da Secretaria de Educação de Laguna.
O objetivo é discutir propostas para a garantia de direitos linguísticos, políticas educacionais e melhoraria da qualidade do ensino para surdos. Ao fim do workshop, será formulado um documento a ser entregue à Secretaria de Educação de Laguna e região com base na discussão.
A participação da comunidade e a construção coletiva do requerimento são fundamentais para a garantia de direitos linguísticos das comunidades surdas na educação. A educação bilíngue é uma importante conquista das comunidades surdas e sua implementação na região sul do estado de Santa Catarina contribuirá significativamente no desenvolvimento pleno das pessoas surdas e na equidade linguística e cultural desse público, segundo a professora Silvana Aguiar dos Santos, coordenadora do TILSJUR.
A vice-coordenadora do TILSJUR, professora Marianne Stumpf, fará a palestra A conquista da Lei de Libras e os Direitos Linguísticos dos Surdos. A garantia de direitos linguísticos das pessoas surdas é um dos pilares das atividades desenvolvidas pelo TILSJUR.
Mais informações no Instagram ou no site da TILSJUR.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
O Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA/UFSC) realiza a conferência Marx e a História nesta quinta-feira, 24 de abril, às 18h30, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE). A atividade será um debate sobre a obra de Marx, a sua relação com a história e com as questões do estado-nação, tendo como base o livro homônimo à conferência de Gustavo Machado, autor convidado das Jornadas Bolivarianas do IELA neste semestre, que, em 2025, seguem com um novo formato, que consiste na realização de uma conferência e um seminário.
A conferência é gratuita e aberta ao público. As inscrições serão disponibilizadas na entrada do evento, com emissão de certificado equivalente a três horas aos participantes.
Concluindo as Jornadas Bolivarianas, Gustavo participa, na sexta-feira, 25 de abril, de um seminário interno do IELA para discussão mais aprofundada de seu livro Marx e a História – das particularidades nacionais à universalidade da revolução socialista.
Gustavo Machado é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre e doutor em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente, é pesquisador do Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE).
Para mais informações, acesse o site do IELA/UFSC.
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), localizado no Centro de Florianópolis e mantido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza, de 2 de abril a 3 de maio, a exposição gratuita e aberta ao público Museu Menor: Poéticas do Arquivo de uma professora de arte. Será possível observar desenhos infantis coletados pela professora e pesquisadora Fabíola Costa durante 20 anos de docência na disciplina de Artes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Tento reforçar a beleza e a importância da visibilidade da autoria de crianças e jovens artistas, bem como, dos trabalhos artísticos desenvolvidos no chão da escola”, explica a professora.
Fabíola Costa está na curadoria da mostra junto de Juliana Crispe, artista e professora do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes, Design e Moda (Udesc Ceart), em Florianópolis. Segundo a pesquisadora, o projeto é decorrente de sua pesquisa de doutorado.
“Espero que tenhamos muitos visitantes e que todos possam conhecer e desfrutar o trabalho, incluindo meus ex-alunos. Devemos valorizar cada vez mais o desenho infantojuvenil”, destaca.
A abertura da exposição será no dia 2, às 18h30, na sala Mutações do Mesc, onde acontece toda a mostra. Os horários de visitação nos outros dias serão segunda e terça-feira das 13h às 19h, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.
Também haverá, nos dias 8 e 9, um seminário de desenho, e o Ateliê Aberto com a artista convidada Cyntia Werner estará disponível durante dez dias da exposição.
Seminário de Desenho
O seminário Perspectivas da Arte na Escola e para a Formação Humana ocorre nos dias 8 e 9 de abril durante a manhã e a tarde. Haverá mesas de debate e interações com o ateliê da exposição, além da participação dos professores da área Edson Macalini, Fabíola Costa, Gabriel Coelho, Juliana Crispe, Lucineia Lazaretti, Márcio Diegues e Rosa Iavelberg.
Nos dois dias, às 16h, haverá apresentação de trabalhos artísticos. Para participar gratuitamente, inscreva-se através do formulário online.
Ateliê Aberto
Com a participação da artista convidada Cyntia Werner, o Ateliê Aberto realizará interações com os presentes durante parte do evento, além de receber escolas, artistas e demais interessados em desenho. A atividade estará disponível nos dias 8 e 9, às 17h30, e nos dias 3,4, 10, 11, 16, 17, 24 e 25 de abril às 14h.
A exposição “Museu Menor: Poéticas do Arquivo de uma professora de arte” é uma parceria do Mesc com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores da Udesc Ceart e a Associação dos Arte Educadores do Estado de Santa Catarina (Aaesc). Confira mais informações no Instagram do Museu ou no site da Udesc Ceart.
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe, a partir de terça-feira, 22 de abril, a exposição fotográfica Estudos sobre o delírio, de Laís Mazzucco. A abertura acontecerá na sexta-feira, 25 de abril, às 17h, no Espaço Expositivo. A mostra estará aberta à visitação até 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A classificação indicativa é 14 anos.
A mostra apresenta 12 trabalhos inéditos da série em que a artista constrói, por meio da fotografia, invenções inspiradas em conceitos da psicanálise. Para Laís, “o delírio é uma forma de manter-me viva e criativa em meio a uma sociedade perturbadora”.
As fotografias são fruto de experiências e emoções vividas em um processo performático da artista, que reflete sobre a fragilidade da percepção humana e a maneira como nossa experiência pode ser distorcida.Para a curadora da mostra, Lucila Horn, “a exposição é um convite para uma jornada visual que explora as fronteiras entre a razão e a loucura”.
No desenvolvimento do trabalho Estudos sobre o delírio a artista buscou interpretar, performar e incorporar a figura mitológica da mulher histérica que vem sendo construída durante a história da loucura. Laís considera também o uso do que é desnudo nesses quadros, representando a verdade, o descoberto. “Parto da minha experiência pessoal, e falo do lugar em que estou inserida socialmente, e que se encontra com a experiência de várias outras mulheres”. destaca Laís Mazzucco.
Laís Mazzucco compartilhou seu trabalho na Galeria Cosmos de Balneário Camboriú, Galeria Helena Fretta, Galeria do Mercado Público e no Núcleo de estudos em fotografia e arte (NEFA), Participou do Festival Internacional de Cinema de Ficção Científica no CIC com um vídeo-arte e de publicações na revista literária de Letras da UFSC.
A curadora Lucila Horn vive e trabalha em Florianópolis, onde é curadora, artista, produtora e educadora. Artista desde 1987, desde 1989 atua na área de educação e desde 2004 está na produção cultural.
A Farmácia Escola da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a campanha Abril vermelho: sua pressão merece atenção! no dia 25 de abril, sexta-feira, das 8h30 às 11h30. A inciativa é organizada por estudantes do curso de Farmácia da UFSC, com professores da Farmácia Escola, e promove atividades de conscientização sobre a hipertensão no mês dedicado à prevenção e combate à hipertensão arterial.
A partir das 9h, a equipe estará realizando medições de pressão e orientações sobre saúde, prevenção e tratamento de acordo com as necessidades identificadas e o acesso à rede de saúde da comunidade. A equipe também receberá pessoas que vivem com hipertensão para conversar sobre o tema e tirar dúvidas sobre o tratamento. As atividades incluem uma roda de conversa e um bingo educativo, junto com um lanche para os participantes. Para essa atividade, é necessário realizar inscrição até 23 de abril.
Mais informações na página do Instagram do projeto, pelo e-mail: farmaciaescola@contato.ufsc.br ou pelos telefones: (48) 3721-4455 | (48) 3721-4456
O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição fotográfica Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos da presença em Santa Catarina – 1748 a 2023, de autoria do historiador e fotógrafo Joi Cletison. A mostra estará aberta para visitação até 30 de maio, com horários das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Espaço Cultural do NEA, ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).
A exposição reúne imagens capturadas ao longo dos últimos 35 anos de trabalho do autor, dedicados à pesquisa, divulgação e documentação da herança cultural vinda dos Açores. Segundo o coordenador do NEA, Francisco do Vale Pereira, a exposição apresenta a presença açoriana no litoral catarinense por meio de uma seleção requintada de momentos, pessoas, manifestações culturais, saberes e fazeres, que trazem à memória aspectos de uma vivência cultural muito semelhante à dos antepassados, aproximando-lhes de uma diáspora açoriana em Santa Catarina.
“Fazer poesia com o registro fotográfico, provocar o sentimento de pertencimento às identidades, contar a história, aquecer a alma com memórias: esta é a ideia desta exposição. Viajar no tempo. Assim, aqui estão aspectos das heranças da presença açoriana em Santa Catarina, colocados à prova”, afirma o coordenador.
Sobre o autor
Joi Cletison Alves atuou por mais de 30 anos na UFSC na área artístico-cultural, trabalhando como diretor do NEA e como coordenador do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina. No NEA, dedicou-se à pesquisa e ao ensino da herança cultural deixada pelos açorianos no estado de Santa Catarina, nas áreas de literatura, artesanato, folclore, religiosidade, arquitetura e história.
No Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, atualmente Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, integrou a primeira equipe que trabalhou na restauração das fortificações, sendo responsável pela coordenação do projeto de manutenção e conservação do sistema defensivo da Baía Norte. Este patrimônio construído no século XVIII inclui as fortificações de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço
O quê: Exposição Açorianos no Brasil Meridional: 275 anos da presença em Santa Catarina – 1748 a 2023, de Joi Cletison
Quando: até 30/05/2025 | de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Onde: Espaço Cultural NEA | UFSC campus Trindade – Florianópolis – SC
Informações: Núcleo de Estudos Açorianos – NEA | (48) 3721-8605
O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá a aula magna Formação em Design na Contemporaneidade, com a professora Lucy Niemeyer, no dia 25 de abril, às 9h30, no Auditório Henrique Fontes, localizado no térreo do Blobo B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer é autora, professora e pesquisadora brasileira, reconhecida como uma das maiores referências do design no Brasil. Formada pela ESDI e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Lucy tem no currículo publicações como Design no Brasil: Origens e Instalação, na qual oferece uma análise crítica sobre a origem do design no Brasil e o papel do designer no contexto capitalista.
Além de sua produção acadêmica, foi presidente do IBDesign, vice-presidente da AEnD-BR e organizadora do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&Ds). Lucy Niemeyer lecionou em diversas universidades, incluindo a ESDI/UERJ e PUC/Rio, atuando em áreas como Semiótica, Tipografia, Design Gráfico e Design de Produto.
Para mais informações, acesse a página posdesign.ufsc.br.

O Coletivo de Estudos em Ambientes, Percepções e Práticas (Canoa) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem a palestra A vida social das águas urbanas: conexões sobre casas, infraestruturas e mudanças climáticas em 25 de abril, sexta-feira, às 10h, no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – sétimo andar. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
A palestrante é a pós-doutoranda Camila Pierobon, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisadora falará sobre a antropologia da água, com destaque para o estado da arte e as lacunas presentes nesse campo de pesquisa, e discutirá a centralidade da água em múltiplas dimensões da vida social.
“Inicialmente, abordarei seu papel na organização do orçamento doméstico e nas dinâmicas de conflito envolvendo vizinhanças e grupos armados, como milícias e o tráfico de drogas. Em seguida, examinarei como a água se articula a práticas de cuidado — de si e dos outros —, evidenciando como atos íntimos de cuidado estão atravessados pela distribuição desigual da água na cidade. Proponho, na sequência, pensar a água como lente para repensar questões sobre a violência urbana e como elemento-chave na materialização cotidiana das mudanças climáticas. Concluo com a hipótese de que a privatização dos serviços de abastecimento pode intensificar a atuação de grupos armados nas periferias, aprofundando desigualdades sociais, especialmente de raça e gênero.”
Mais informações pelo Instagram do Canoa.
A exposição Ouro Urbano está aberta para visitação até o dia 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Praça XV de Novembro, Centro, Florianópolis. A entrada é gratuita. A estudante de museologia Lívia de Pelegrin, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é a curadora da exposição, que também contou com a pesquisa de Gabriel Bernhardt (graduado em Geografia na UFSC) e Júlia R. R. Oliveira. A exposição apresenta obras dos artistas Bea Moreira, Trindadead, Maurício Garcias, Sil Lucas e Tauan Gon.
Ouro Urbano propõe uma reflexão sobre a importância da cultura negra em Florianópolis e em Santa Catarina, em um movimento de resistência contra as tentativas de apagamento das suas tradições. A mostra traz à tona os saberes ancestrais, as brincadeiras e os bailes que formam nossa identidade e cotidiano. A partir da valorização da arte negra, Ouro Urbano destaca o papel de artistas negros contemporâneos que atuam e produzem a partir de suas próprias experiências vividas na cidade, reivindicando maior reconhecimento para suas obras e a ocupação de espaços culturais.
Os artistas ressignificam o território catarinense com suas produções artísticas carregadas de luta, resistência e transgressão. A exposição destaca o “ouro” presente na cultura urbana da cidade, símbolo da persistência e da força da população negra em resistir e reivindicar sua posição na sociedade contemporânea.
Mais informações no site da Fundação Cultural Franklin Cascaes.
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove mais uma edição do Cine Meridianum, com a exibição do filme Nosferatu (2025), do diretor Robert Eggers, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h, no Miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os participantes têm direito a certificado de quatro horas complementares.
Após a exibição, haverá um debate mediado por Rafaela Barbieri, doutora em História pela UFSC. Barbieri desenvolveu pesquisas nas áreas de história das religiões, cinema e história, cinema de horror, satanismo religioso e história dos Estados Unidos.
Para mais informações, acesse o Instagram @meridianum.ufsc.
O Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/UFSC) organiza a XX Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2025), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de 23 a 25 de abril, no auditório de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC). As inscrições devem ser feitas no site do evento, com preços que variam de R$ 40 a R$ 495, de acordo com o perfil do inscrito.
De acordo com os organizadores, o objetivo principal do evento, por se caracterizar como uma escola, é o aprimoramento de conhecimentos nesta área da Computação (Banco de Dados). A programação é variada, com palestras, minicursos e oficinas, dentre outros, e voltada principalmente a estudantes de graduação e de pós-graduação em Computação ou áreas afins. A comunidade em geral entusiastas da área também podem participar.
O tema da ERBD 2025 é Engenharia de Big Data. “Este tema é relevante atualmente na área de Bancos de Dados considerando a grande necessidade de mecanismos eficazes de modelagem, integração, armazenamento e acesso não apenas a dados gerados e mantidos na infraestrutura local de um sistema informatizado, mas também grandes volumes de dados heterogêneos coletados de diferentes fontes remotas de dados que necessitam ser transformados e devidamente ligados aos dados da infraestrutura para se tornarem úteis para processos de análise com vistas à geração de conhecimento útil para uma organização. Tais mecanismos constituem a base da engenharia de Big Data, que por sua vez é o alicerce da Ciência de Dados”, informa o site do evento.
Mais informações, na página do ERBD 2025.
A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o lançamento do segundo episódio do webinar Conexões UFSC: Internacionalização na prática, com o tema A UFSC e a China na internacionalização universitária. O episódio vai ao ar nesta sexta-feira, 25 de abril, às 14h30, e será transmitido pelo canal UFSC Internacional no YouTube.
O novo episódio dá seguimento à parceria entre a Sinter e a Cátedra Unesco em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo professor Gilvan Müller de Oliveira. O principal objetivo é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. Nesta entrevista, os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre medirão a conversa com os professores Raúl Burgos, Daniel Martins e a equipe do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN/UFSC).
O primeiro convidado, professor Raúl Burgos, é o coordenador-geral do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Ciência Política pela mesma Universidade e é graduado em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Atualmente, é professor titular no Departamento de Sociologia e Ciência Política no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Além disso, é membro do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC).
O professor Daniel Martins é vice-coordenador do ICHIN/UFSC e obteve os títulos de bacharel, mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atua como professor titular no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico (CTC) e já integrou o corpo docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi Honorary Scholar da Universidade de Melbourne, entre 1999 e 2000, e realizou o pós-doutorado no King’s College London. Entre os anos de 1994 e 1995, foi professor visitante na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, no Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique.
O ICHIN foi fundado em 2019, por um grupo interdisciplinar de professores e estudantes da UFSC, como resultado do trabalho coletivo que tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre a China e a promoção de relacionamento de intercâmbio e cooperação da UFSC com as universidades do país. A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dra. Fernanda Leal também estará presente na abertura da entrevista para tratar sobre o assunto da cooperação internacional da UFSC com a China.
Saiba mais na página da Sinter.
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC), promove a próxima edição do projeto Livro na Praça, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC. O evento comemorará o centenário de nascimento de Salim Miguel. O escritor, editor e cineasta Fábio Brüggemann discursará sobre o homenageado, abordando a relação autor/editor, a amizade entre ambos e o documentário Viagens a Biguaçu, dirigido por Brüggemann.
Outro tema a ser destacado será o trabalho de revisão e estabelecimento do texto da obra completa de Salim Miguel, já iniciado com a publicação do primeiro título, Primeiro de Abril: narrativas da cadeia, que foi indicado para o próximo vestibular da UFSC. A publicação da obra completa está prevista para ser concluída até o final de 2025.
O evento contará com a participação do pianista Sam Machado, natural de Aracaju, Sergipe (SE). Sam estudou piano no Conservatório de Música de Sergipe e, atualmente, cursa bacharelado em Piano Performance na UDESC.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Onda Nova, de 1983, dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa de 18 anos. Em caso de chuva, a exibição será transferida para o auditório do CFH.
Onda Nova
O longametragem é uma comédia erótica e anárquica sobre a história das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil após ter sido proibido por mais de 40 anos. Com o apoio de jogadores ícones da Democracia Corinthiana como Wladimir, Casagrande e Pita, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um decisivo jogo internacional.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão.
O projeto de extensão CineBuñuel, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa metragem Noche de Fuego (2021), de Tatiana Huezo, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, às 19h, na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A projeção integra o Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as diferentes maneiras com que as coletividades se unem e organizam para enfrentar as opressões a que são submetidas. O filme contará com o áudio original em espanhol e legendas em portugues.
Sinopse
O filme é uma adaptação do romance Reze pelas Mulheres Roubadas, de Jennifer Clement, e se passa no interior do México. Territórios em disputa são um ambiente perigoso para se viver e a violência penetra todas as esferas do cotidiano, transformando a maneira como as pessoas se relacionam. A passagem da infância para a adolescência expõe as meninas ao risco constante de sequestro e suas mães tentam de tudo para protegê-las. Muitas famílias vão embora de suas terras, e as que decidem ficar precisam desenvolver estratégias de sobrevivência.
Noche de Fuego é o primeiro longa-metragem de ficção da diretora salvadoreña radicada no México, que já tinha em seu currículo três longas documentais. O filme foi exibido em festivais importantes como San Sebastián e na mostra Um Certo Olhar, de Cannes.
O CineBuñuel é um projeto que tem por objetivo difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
O lançamento do livro Miséria e Sofrimento na Educação Brasileira, publicação de uma coletânea em homenagem aos 30 anos de A miséria do Mundo, de Pierre Bourdieu, será realizado no dia 25 de abril, às 19h, no Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis. Organizada pela professora Ione Ribeiro Valle, do Departamento de Estudos Especializados em Educação, a obra teve como referência estudos desenvolvidos a partir de entrevistas no quadro de grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação é da Editora da UFBA.
O livro foi dividido em seis partes. A primeira delas – Fazer Sociologia da Educação com Pierre Bourdieu – situa a leitura na obra de Pierre Bourdieu, no quadro da dinâmica reflexiva e analítica adotada por ele e por seus colaboradores em A Miséria do Mundo. Já na segunda parte – Políticas Neoliberais, Educação e Pós-Graduação – os autores abordam mudanças introduzidas no campo educacional, a partir de “novos” modelos de gestão, envolvendo a qualidade e a internacionalização, além das ambiguidades entre as conquistas e as misérias vividas e sentidas ao longo do percurso doutoral. A terceira parte – Profissionais da Educação: ‘A Mão Esquerda do Estado’ – traz as dificuldades enfrentadas para exercer os diferentes métiers no campo educacional, e isso desde a formação universitária, decorrentes da “demissão do Estado”, das próprias políticas de ação afirmativa, e de armadilhas impostas atualmente pelas redes sociais.
A quarta parte – Limites e Contradições da Democratização da Educação – oferece a análise de obstáculos às políticas de expansão das oportunidades educacionais, enredadas em dinâmicas institucionais que distanciam os percursos escolares e que favorecem os mais favorecidos, assim como a ausência de expectativas para os que acessam tardiamente a escolarização e vislumbram novas oportunidades profissionais. A quinta parte – Magistério como Estratégia de Inserção e Progressão Profissional – analisa maneiras postas em prática para construir uma carreira no magistério tendo em vista a necessidade de se reclassificar ou de evitar a desclassificação social, assim como as condições adversas enfrentadas durante as trajetórias escolares e de progressão profissional. E na sexta e última parte – As violências se multiplicam, se diversificam, se sobrepõem e atravessam fronteiras – são postos em evidência os impactos da distribuição desigual dos diferentes capitais, promotora de formas de discriminação, de violências e de exclusão social e profissional.
A obra se encerra com um texto de Nonna Mayer, traduzido para português, intitulado: A entrevista segundo Pierre Bourdieu. Análise crítica de A Miséria do mundo, publicado pela Revista Francesa de Sociologia em 1995.
Mais informações no site da EdUFBA.
O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organiza a palestra Astronomia: Cartografia da Lua 2, nesta sexta-feira, 25 de abril, às 20h, no Planetário da UFSC. O evento é aberto e gratuito, e não é necessário realizar inscrições.
O GEA é uma Associação sem fins lucrativos sediada no Planetário da UFSC, que promove a divulgação e o ensino da Astronomia e das ciências. O membro do GEA Marcos Boehme será o palestrante e falará sobre o esforço histórico para mapear e nomear a superfície da Lua, desde desenhos e mapas até fotografias e a era espacial.
Para mais informações acesse o site do GEA.
O Museu da Escola Catarinense (Mesc), localizado no Centro de Florianópolis e mantido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza, de 2 de abril a 3 de maio, a exposição gratuita e aberta ao público Museu Menor: Poéticas do Arquivo de uma professora de arte. Será possível observar desenhos infantis coletados pela professora e pesquisadora Fabíola Costa durante 20 anos de docência na disciplina de Artes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Tento reforçar a beleza e a importância da visibilidade da autoria de crianças e jovens artistas, bem como, dos trabalhos artísticos desenvolvidos no chão da escola”, explica a professora.
Fabíola Costa está na curadoria da mostra junto de Juliana Crispe, artista e professora do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes, Design e Moda (Udesc Ceart), em Florianópolis. Segundo a pesquisadora, o projeto é decorrente de sua pesquisa de doutorado.
“Espero que tenhamos muitos visitantes e que todos possam conhecer e desfrutar o trabalho, incluindo meus ex-alunos. Devemos valorizar cada vez mais o desenho infantojuvenil”, destaca.
A abertura da exposição será no dia 2, às 18h30, na sala Mutações do Mesc, onde acontece toda a mostra. Os horários de visitação nos outros dias serão segunda e terça-feira das 13h às 19h, quartas, quintas e sextas, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.
Também haverá, nos dias 8 e 9, um seminário de desenho, e o Ateliê Aberto com a artista convidada Cyntia Werner estará disponível durante dez dias da exposição.
Seminário de Desenho
O seminário Perspectivas da Arte na Escola e para a Formação Humana ocorre nos dias 8 e 9 de abril durante a manhã e a tarde. Haverá mesas de debate e interações com o ateliê da exposição, além da participação dos professores da área Edson Macalini, Fabíola Costa, Gabriel Coelho, Juliana Crispe, Lucineia Lazaretti, Márcio Diegues e Rosa Iavelberg.
Nos dois dias, às 16h, haverá apresentação de trabalhos artísticos. Para participar gratuitamente, inscreva-se através do formulário online.
Ateliê Aberto
Com a participação da artista convidada Cyntia Werner, o Ateliê Aberto realizará interações com os presentes durante parte do evento, além de receber escolas, artistas e demais interessados em desenho. A atividade estará disponível nos dias 8 e 9, às 17h30, e nos dias 3,4, 10, 11, 16, 17, 24 e 25 de abril às 14h.
A exposição “Museu Menor: Poéticas do Arquivo de uma professora de arte” é uma parceria do Mesc com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores da Udesc Ceart e a Associação dos Arte Educadores do Estado de Santa Catarina (Aaesc). Confira mais informações no Instagram do Museu ou no site da Udesc Ceart.