O I Encontro Meridianum – Sacralidades Medievais vai ocorrer nos dias 8 e 9 de dezembro. Com o tema Religiosidades e Poder nos Caminhos de Santiago, o evento reúne pesquisadores e estudantes para debater sobre o papel da religião e as relações de poder nas rotas de peregrinação do medievo e da contemporaneidade.
No primeiro dia, a atividade será um roteiro histórico-cultural, das 15h às 19h, na Trilha do Morro das Feiticeiras, no Norte da Ilha. O trecho faz parte do Caminho Brasileiro Santiago de Compostela, localizado em Florianópolis. A caminhada contará com uma conversa explicativa acerca dos elementos folclóricos e culturais que compõem o imaginário da ilha e suas relações com elementos do próprio Caminho de Santiago, além de aproximar os participantes da história da colonização açoriana em Florianópolis.
O segundo dia inicia às 9h, com um debate no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As atividades são organizadas pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) da UFSC e pelo Sacralidades Medievais (PUC-Goiás/UEG/UFJ).
O evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica. A participação na atividade fornece certificado de 9 horas. Para participar, é necessário se inscrever pelos formulários:
Formulário de inscrição na trilha histórico-cultural
O cientista político Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), fará na quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h, a apresentação e o lançamento de seu livro Por que a democracria brasileira não morreu?, escrito em parceria com Marcus André Melo, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Após a apresentação, ocorrerá um debate com os professores Luciano Da Ros, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC), e Tiago Borges, do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO/UFSC), e com a jornalista Dagmara Spautz, comentarista na NSCTV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP/UFSC), pelo PPGSP e pela Livros & Livros, que disponibilizará alguns exemplares da obra para venda e sessão de autógrafos do autor.
Mais informações na página ppgsp.posgrad.ufsc.br.
No dia 12 de dezembro, às 14h, ocorre o Workshop Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GIRD) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). O evento busca fomentar a troca de conhecimentos e experiências sobre a gestão de riscos e desastres, com base na abordagem interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Para participar é necessário realizar a inscrição através do link. Todos os participantes inscritos que acompanharem o evento receberão certificado. Acesse a programação completa no Instagram.
O evento contará com a participação de especialistas:
- Heloisa Tavares de Mattos Martins (CEMADEN Educação)
- Regina Panceri, Gerente de Educação e Pesquisa na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de SC
- Felipe Gontijo, Coordenador do Grupo de Gestão de Riscos e Desastres (CEPED/UDESC)
- André Peron (Colégio de Aplicação/UFSC)
O workshop foi organizado pela professora Fabiana Santos Lima e por doutorandos da disciplina Estudos e Práticas da CTS na Gestão Integrada de Riscos e Desastres, do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC).
Mais informações no Instagram do PPGECT ou pelo telefone pelo telefone (48) 988019875.
O 2º Workshop de Integração Petrobras e Universidades ocorre no dia 16 de dezembro, das 9h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC.
O evento anual vai apresentar os resultados dos projetos da Petrobras executados com a UFSC, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) sobre o tratamento de água produzida. A programação incluirá uma visita guiada e apresentações dos projetos temáticos envolvendo as tecnologias mais avançadas e inovadoras desenvolvidas nessas instituições para os representantes da Petrobras.
As inscrições são restritas aos integrantes das equipes participantes. Mais informações pelo Instagram do Projeto Petrobras UFSC, pelo e-mail eqa@contato.ufsc.br ou pelos telefones (48) 3721-6340 (WhatsApp) e (48) 3721 4064.
O projeto Cinema e Alzheimer da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibirá o filme A Memória Infinita (2023), dirigido por Maite Alberdi, em 10 de março, às 18h30. A exibição ocorrerá no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), que será aberto 30 minutos antes, às 18h. Após o filme, ocorrerá debate entre os convidados e o público. A professora Patricia Peterle, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit/UFSC), será a convidada debatedora.
O projeto Cinema e Alzheimer faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São apresentados documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de países diversos, como Argentina, China, Reino Unido, Chile e Brasil. O projeto é coordenado por André Carvalho, pós-doutorando no PPGLit/UFSC e bolsista de pós-doutorado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), e conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos da UFSC.
Não é necessário realizar inscrições, e a sessão é aberta à comunidade. O documentário chileno acompanha Augusto e Paulina, casados há 25 anos, na rotina de cuidados após o diagnóstico de Alzheimer de Augusto, há oito anos.
O Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) realiza nesta sexta-feira, 14 de março, o evento com o tema Desafios e perspectivas sobre o ensino superior no Brasil: a proposta da Academia Brasileira de Ciências. O debate inicia às 14h, no Auditório Garapuvu, localizado no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
O evento é aberto à comunidade e visa debater o resultado do estudo Um olhar sobre o ensino superior no Brasil, elaborado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 2024. Segundo o presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, o documento apresenta distintas visões sobre o assunto, aponta desafios e soluções que merecem ser discutidos, pois terão impacto no sistema de ensino superior e nas atividades docentes. “Em linha máxima, se as soluções forem adotadas, será uma significativa reforma universitária”, resume Marques.
O estudo da ABC indicou dois grandes desafios. Um deles é a ampliação e a democratização da educação de qualidade, considerando que apenas 22% da população entre 25 e 34 anos tem ensino superior, e que dos alunos matriculados atualmente, apenas 20,7% estão em instituições públicas e gratuitas. O segundo desafio é a formação de recursos humanos com capacitação científica e tecnológica qualificada.
>> Acesse o estudo na íntegra
Para debater o documento, a mesa do evento será composta pela presidenta da ABC, Helena Nader, pelo membro do Grupo de Trabalho da ABC responsável pelo estudo, Álvaro Prata, e pelo presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro.
- Presidenta da ABC, Helena Nader
- Membro do Grupo de Trabalho da ABC responsável pelo estudo, Álvaro Prata
- Presidente da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro.
O evento é o primeiro de um conjunto de atividades comemorativas dos 50 anos da Apufsc-Sindical, celebrados em junho de 2025.
Mais informações no site da Apufsc-Sindical.

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina (SdDUFSC) promove o Debate Inaugural em 18 de março, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no campus do bairro Trindade, em Florianópolis. A SdDUFSC é um grupo de extensão e de debate competitivo vinculado ao CCJ, mas que aceita membros de todos os centros de ensino. O projeto utiliza o modelo Parlamentar Britânico, voltado ao desenvolvimento da habilidade argumentativa e discursiva, por meio da competição. Além disso, os membros têm a oportunidade de desenvolver a oratória e as capacidades de engajamento e de comunicação não verbal, enquanto participam de campeonatos presenciais e on-line nos diversos estados do Brasil e também internacionalmente. A participação no evento não exige inscrição.
A SdDUFSC segue também com processo seletivo aberto até 23 de março de 2025. Os interessados podem se inscrever via preenchimento de formulário. A seleção será realizada por duas etapas: a primeira de 24 a 30 de março, com a apresentação inicial do modelo de debate competitivo, e a segunda de 31 de amarço a 5 de abril, com atividades práticas relacionadas ao debate. O resultado será divulgado no dia 6 de abril.
Mais informações pelo e-mail sddufsc@gmail.com ou no perfil @sddufsc.

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Labeur) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Sobre a China, um debate sobre a influência e os desafios da potência asiática no cenário global, no dia 20 de março, quinta-feira, às 17h. O encontro será híbrido, realizado no Labeur, na sala 203 do Bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, e transmitido pelo canal do Labeur no Youtube.
A mesa contará com a participação de Vítor Silveira, vice-presidente do PT de Santa Catarina, e dos pesquisadores Bruno Saggiorato e Otávio Cascaes, ambos do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. Também estará presente Filipe Calueio, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O evento é uma realização do Instituto Rangel, do Labeur e do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LabPlan) da Udesc. Ao reunir pesquisadores e dirigentes que conheceram e estudam a China e suas relações políticas e econômicas, a iniciativa busca fomentar reflexões acadêmicas e políticas sobre o papel do país no cenário internacional.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrições. Os participantes terão direito a certificado.
Mais informações pelo Instagram @inst.rangel.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, no dia 27 de março, das 16h às 17h30, a exibição do documentário Hidrelétricas na Amazônia. E depois?, seguida de um debate, no auditório do bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). O documentário é resultado de uma pesquisa sobre a região amazônica iniciada em 2013, que contou com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas áreas e instituições. O evento é aberto ao público em geral.
A obra aborda os impactos das grandes hidrelétricas sobre comunidades urbanas, ribeirinhas, indígenas e o meio ambiente. Com base em mais de uma década de estudos, o documentário apresenta histórias reais e propõe uma reflexão crítica sobre o modelo de desenvolvimento adotado na região.
A iniciativa terá a Universidade representada pela professora Marcia Grisotti, professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. O evento é parte de um projeto em rede de universidades nacionais e estrangeiras. Intitulado “After Hydropower Dams: Social and Environmental Processes that occur after the Construction of Belo Monte, Jirau and Santo Antonio in Brazilian Amazonia”, o projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pelo professor Emilio Moran, da Michigan State University.
O debate contará com representantes das instituições envolvidas no projeto: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Michigan State University (MSU) e West Virginia University (WVU).
O trailer do documentário está disponível por meio deste link.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a primeira edição do PROPG Convida, uma série de workshops mensais sobre temas para a pós-graduação. O primeiro encontro, intitulado (IN)Sustentável vida na pós-graduação: subjetividade, violências e política, ocorrerá em 3 de abril, às 10h, por meio da plataforma Google Meet.
O workshop será conduzido por Lucas Emmanoel de Oliveira, psicanalista e servidor do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
O workshop pode ser acessado através do link.
O Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove duas oficinas, intituladas Workshops – Equal Education: Culturally Responsive Teaching, voltadas para a formação continuada e a internacionalização de servidores docentes e técnico-administrativos do ensino superior. As oficinas acontecerão em formato remoto, nos dias 28 de março e 11 de abril, das 13h às 14h30. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 10 a 28 de março, por meio do site de inscrições da UFSC.
As atividades serão ministradas em língua inglesa. Os participantes receberão certificado de três horas.

Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago
As atividades serão conduzidas pela professora Guofang Wan, da University of Loyola – Chicago, atualmente professora visitante no PPGI com bolsa Fulbright. Durante os encontros, serão discutidas teorias sobre o ensino culturalmente responsivo e estratégias para aplicá-las no contexto da educação superior, especialmente em interações com estudantes de diferentes culturas, em âmbitos tanto pedagógicos quanto administrativos. As oficinas também abrem espaço para a troca de experiências e reflexões sobre como promover uma educação igualitária, com atenção especial ao atendimento de migrantes e refugiados.
A professora Wan é docente no Departamento de Ensino e Aprendizagem da Loyola University Chicago e possui mais de 25 anos de experiência acadêmica em instituições como University of West Florida, Virginia Commonwealth University e Ohio University. Sua produção científica recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio Margaret B. Lindsey de Pesquisa Distinta em Educação de Professores, concedido pela American Association of Colleges for Teacher Education (AACTE) por pesquisas de alto impacto na última década.
As inscrições podem ser realizadas através do link.
O curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (RI/UFSC) promove uma palestra e debate com Susana Bleil, da Universidade Le Havre Normandie, França. O evento “MST: a construção do comum. Notas de pesquisa na França e no Brasil” ocorre no dia 15 de abril, terça-feira, das 16h20 às 18h, na sala 115 do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). A atividade é aberta para toda a comunidade.
Susana Bleil é doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Atualmente, leciona Português e Civilização Brasileira na Universidade Le Havre Normandie, onde integra o Groupe de Recherche Identité et Cultures (GRIC). É também pesquisadora associada ao Centre d’études des mouvements sociaux (CEMS-EHESS). Entre suas publicações recentes estão o livro “MST: a construção do comum” (Contracorrente, 2024) e o artigo “Une violence invisible? La recrudescence des assassinats dans le Brésil rural”, publicado na revista Brésil(s) em 2018.
Mais informações pelo e-mail relacoesinternacionais@contato.ufsc.br
O projeto de extensão Território de Afetos promove o primeiro evento formativo na UFSC, o ciclo de debates em torno do tema Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. À luz das contribuições de Milton Santos, a iniciativa tem como proposta estreitar os laços da psicologia com outros saberes e complexificar o entendimento sobre território e de que forma pode-se pensar uma Subjetividade Espacializada. O projeto, coordenado pela professora Tatiana Minchoni, do Departamento de Psicologia, é vinculado ao Núcleo de Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA), em parceria interdisciplinar com o Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima).
Em conjunto com estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e Geografia, os professores Tatiana Minchoni e Lindberg Nascimento Junior irão mediar os três encontros que terão como tema duas obras: o livro Por outra globalização, de Milton Santos, e o documentário O mundo global visto do lado de cá. Os encontros acontecerão em três quartas-feiras, nos dias 16 e 30 de abril e no dia 7 de maio, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no bairro Trindade, em Florianópolis.
As atividades são abertas para toda a comunidade e as vagas serão por ordem de chegada. A participação dá direito a certificado.
Acompanhe a programação completa no perfil @territoriodeafetosufsc.

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Academy UFSC promove, na terça-feira, 22 de abril, o workshop Co-criando com IA: tirando projetos do papel, que busca mostrar, na prática, como usar Inteligência Artificial (IA) para transformar uma ideia em um projeto palpável em menos de uma hora. A atividade ocorre no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), às 19h, e faz parte do Dia Mundial da Criatividade 2025 (World Creativity Day), maior festival de criatividade do mundo, que, em Florianópolis, ocorre entre 21 e 23 de abril. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.
Formato:
Breve introdução teórica (15 min) sobre como a IA pode ser usada na criação e execução de projetos. Demonstração prática (40 min), passando por todas as etapas.
1. Etapas da prática:
Geração e estruturação da ideia (Adapta ou ChatGPT) – 10 min
- Utilizar IA conversacional para ajudar a elaborar uma ideia
- Refinar a ideia pedindo ajuda da IA para estruturar público-alvo, objetivo e cronograma com etapas iniciais.
- Napkin pra deixar esse cronograma legal
2. Desenvolvimento do Projeto – 25 min
- Falar sobre projetos voltados para produto ou serviço (ex: app, plataforma):
- Falar sobre projetos de cunho criativo (ex: evento, campanha, iniciativa de conteúdo):
3. Apresentação do Resultado – 5 min
- Mostrar os materiais e finalizar falando que “se fizemos isso em 1 hora, imagina o que você não pode criar elaborando mais sobre o assunto?”
Ferramentas utilizadas:
- ChatGPT (ideação e estruturação)
- Vercel V0 (protótipos/MVPs de produtos)
- Gamma (páginas/posts/sites)
- Napkin (organização de ideias)
O Academy UFSC, programa do departamento de Ciências da Administração focado na sensibilização para a inovação e o empreendedorismo, promove nesta quarta-feira, 23 de abril, o WorksShop Fronteiras de vendas: fundamentos e tendências das operações de marketing, vendas e C.S. O evento será realizado às 18h, na sala 302, bloco F do Centro Socioeconômico. As inscrições são gratuitas.
O objetivo do evento é entender os fundamentos das operações de marketing, vendas e customer success, ao lado das principais tendências, o que é considerado essencial para quem quer se manter competitivo e relevante. Nesse workshop do Academy UFSC em parceria com o World Creativity Day, será possível mergulhar nas fronteiras da nova geração de vendas, aprendendo como alinhar estratégia, tecnologia e experiência do cliente para gerar valor real. Mais informações: https://worldcreativityday.com/brazil/florianopolis/activities/fronteiras-de-vendas
O Núcleo de Pesquisa em Propriedade Intelectual da Universidade Federal de Santa Catarina (Nuppi/UFSC) realiza o evento PI e a Música: Sinta o Ritmo da Propriedade Intelectual – uma imersão no papel da Propriedade Intelectual no universo musical nesta quarta-feira, 23 de abril, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). A atividade será um debate entre músicos e estudiosos do Direito Autoral e contará com a presença de artistas como Guilherme Coutinho, Lucas Duarte (@lucassduarte_ ) e MC Versa (@salveversa). As inscrições estão disponíveis pelo formulário on-line.
Também ocorrerá, durante o evento, o lançamento do projeto Autoria Marginal (@autoriamarginal), que marca a abertura das vendas de uma obra voltada à amplificação do debate e à reescrita da legislação brasileira de Direitos Autorais.
Para mais informações, acesse o site do Nuppi/UFSC.
O programa de extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (TILSJUR), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da promoção de um workshop em comemoração ao Dia Nacional de Libras, em 24 de abril, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna. O workshop em defesa da educação bilíngue de surdos ocorre das 13h30 às 17h30 e é uma realização da Associação de Surdos de Laguna e Região (Assul), com apoio do TILSJUR e participação de gestores da Secretaria de Educação de Laguna.
O objetivo é discutir propostas para a garantia de direitos linguísticos, políticas educacionais e melhoraria da qualidade do ensino para surdos. Ao fim do workshop, será formulado um documento a ser entregue à Secretaria de Educação de Laguna e região com base na discussão.
A participação da comunidade e a construção coletiva do requerimento são fundamentais para a garantia de direitos linguísticos das comunidades surdas na educação. A educação bilíngue é uma importante conquista das comunidades surdas e sua implementação na região sul do estado de Santa Catarina contribuirá significativamente no desenvolvimento pleno das pessoas surdas e na equidade linguística e cultural desse público, segundo a professora Silvana Aguiar dos Santos, coordenadora do TILSJUR.
A vice-coordenadora do TILSJUR, professora Marianne Stumpf, fará a palestra A conquista da Lei de Libras e os Direitos Linguísticos dos Surdos. A garantia de direitos linguísticos das pessoas surdas é um dos pilares das atividades desenvolvidas pelo TILSJUR.
Mais informações no Instagram ou no site da TILSJUR.
O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (ProfNIT/UFSC) promove, no dia 29 de abril, das 18h30 às 22h, o workshop No Ritmo da PI: Debatendo a Propriedade Intelectual e o Mercado da Música, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de abril neste link. Será emitido certificado de participação com carga horária de 3h30min.
A atividade reunirá alunos, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios da propriedade intelectual no setor musical, especialmente no contexto da indústria criativa e das transformações tecnológicas. A programação contará com a palestra de Liz Sass, que discutirá tendências e dilemas legais enfrentados pelo mercado musical, além da apresentação de estudos de caso desenvolvidos por discentes do ProfNIT. Entre os temas abordados estão conflitos jurídicos em torno de obras como “Gotye vs. Luiz Bonfá”, disputas envolvendo Legião Urbana e Charlie Brown Jr., questões legais em torno de trilhas sonoras de games, e os desafios da fixação sonora na era digital, com destaque para casos internacionais como o de Lady Gaga.
Para assistir ao workshop, acesse aqui.
Mais informações no link ou pelos telefones (49) 99139-7097 (Izabelly) ou (98) 99136-7644 (Pauline)
O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. O evento será on-line, transmitido no canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. A tradição dos Ciclos de Debates do Nupein vem garantindo a divulgação das pesquisas mais recentes desenvolvidas pela UFSC em torno da Educação das crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas.
O movimento de produção acadêmica oriundo do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) tem mantido atualizada a divulgação das pesquisas para os(as) professores(as) que atuam diretamente na educação infantil pública. Na versão 2025.1, haverá participação de pesquisadoras seniores, em encontros mensais on-line, com disponibilidade de ampla quantidade de vagas destinadas aos estudantes e professores. A participação dá direito a certificado de 20 horas.
Programação:
29 de abril – Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940. Ministrante: Rosa Batista.
20 de maio – Sabia que eu sei falar crioulo?: uma abordagem interseccional da agência de crianças migrantes, desde bebês, no contexto da Educação Infantil. Ministrante: Débora Reis Schnekemberg.
17 de junho – Proposições para uma Pedagogia antirracista para bebês: uma perspectiva teórico-crítica sobre racismo e branquitude nos Estudos da Infância em países europeus em língua inglesa. Ministrante: Cintia Cardoso.