A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, a partir desta sexta-feira, 8 de março. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”, que está circulando pelas cidades Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As peças são apresentadas pelo artista Charles Augusto.
No fechamento da turnê, que será UFSC, além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, também haverá as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, e a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”. Os espetáculos serão gratuitos e todas as sessões terão intérpretes de Libras e audiodescrição. A classificação indicativa é livre.
Programação:
08/03 | sexta-feira
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Um nascimento do boi de mamão
10h | Pacacoenco
14H | Só eu e nós 20h30 | Tarrafa Elétrica
Bugio Trindade
21h30 | Partilha Festiva
09/03 | sábado
Praça Santos Dumont – Trindade
19h | Palhastê
11/03 | segunda-feira
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Gala dos (A)Gentes do Riso
Praça da Cidadania da UFSC
12h30 | Arreda Boi
Centro de Cultura e Eventos da UFSC
14h | Gala dos (A)Gentes do Riso
Sobre os espetáculos
Um nascimento do boi de mamão
Essa contação/brincadeira traz ao público uma das versões sobre o nascimento do boi de mamão. Coletado por Nado Gonçalves com um grande mestre de boi, seu Zé Benta. Uma versão que apresenta a brincadeira do boi como resolução de conflitos e sociabilidade. O artista Charles Augusto traz para o público essa história singeleza e ao final da contação, uma pequena brincadeira de boi com as pessoas presentes.
Aí está a essência do artista. Levar sua arte a qualquer lugar onde alguém esteja disposto a apreciá-la. Pacacoenco, na companhia da sua amiga Jaguaruna, desbrava o interior da geografia mundial e do coração humano. As estradas são percorridas a pedaladas, e, na bagagem, o palhaço leva seus truques, sua casa e seu amor. Afinal, “..a poesia indica que as eras do universo passam e o homem que ama fica.” (Quirino)
Só eu e nós
Pacacoenco segue seus dias fazendo arte na rua, trazendo seu mundo encantado para a rotina cinza das cidades. Um dia este ser solitário encontra um cão abandonado. O que pode acontecer do encontro de um palhaço, um cachorro e uma calça?
Tarrafa Elétrica
A banda de Itajaí-SC mistura ritmos tradicionais e modernos em uma estética diferenciada, levantando a bandeira da arte como ferramenta para a transformação social. Musicalmente propõe uma mistura sonora que circula livremente entre o passado e o presente. Boi de mamão com rap, viola caipira com rock e por aí vai, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show do Tarrafa Elétrica é um convite à alegria, interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação.
Palhastê
Pacacoenco encontra a oportunidade certa para estar com o público quando substitui um famoso guru e oferece sua própria visão do autoconhecimento transcendental. Para isso, ele cria a Filosofia “Palhastê”, que já tem 1450 anos – ou segundos – de tradição, com mantras risíveis e momentos de pura magia, fantasia, poesia, alegoria, alegria, padaria, eubemquequeria, boêmia, correria, calmaria, bruxaria, bobearia, anistia, cantoria, academia, filosofia, charlatania, biologia, arritmia, apologia, anatomia, analogia, amigaria, alquimia, alforria, curadoria, confraria, cacofonia, autonomia e até palhaçaria.
Gala dos (A)Gentes do Riso
Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital, o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…
Arreda Boi
A Associação Cultural Arreda Boi surgiu na década de 1990 na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos, interessados na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local. Desde então, em 32 anos de história, o Arreda Boi se tornou uma das referências de cultura popular na cidade de Florianópolis, se envolvendo em projetos de diferentes áreas.
Sobre Charles Augusto
Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.
A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).
Mais informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco
Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.
Sobre o espetáculo
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.
Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!
Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço
O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
Ficha Técnica:
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Sobre o espetáculo
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.
Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!
Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Serviço
O Quê: Conta Catarina, com Adriana Rio
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | duas sessões | 15h e 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Informações: SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
Ficha Técnica:
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça

O Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói) e organização do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina promovem, de 18 a 22 de março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Auditório do EFI, campus da Trindade, em Florianópolis.
O evento compreende uma mostra de filmes brasileiros com temas fundamentais aos direitos humanos reunidos em sessões de curtas e longas-metragens. A programação completa está disponível neste link .Para grupos e turmas é necessário agendamento, que pode ser feitos até o dia 14 de março, enviando uma mensagem para o e-mail mcdh.ufsc@gmail.com.
Para professores da Educação Básica de toda a região haverá uma oficina de formação em cinema e educação entre os dias 18 e 21 de março, no turno da manhã, utilizando a metodologia do projeto Inventar com a Diferença, desenvolvida pelo laboratório KUMÃ, da Universidade Federal Fluminense. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário. Haverá certificação para participantes que garantirem 75% de frequência. Mais informações neste site.
Programação Confirmada:
DIA 18 (SEGUNDA):
Sessão abertura
16h: Evento de Abertura – Falas
16h30: Nas Asas da Pan Am ( Brasil, 2020, 115 min, livre)
19h: Coquetel
DIA 19 (TERÇA):
Programa 1 – Raízes
14h30: Travessia (Brasil, 2017, 5 min, livre)
14h35: Filha Natural (Brasil, 2018-19, 16 min, livre)
14h51: Nossa mãe era atriz (Brasil, 2022, 26 min, 12 anos)
15h17: Mãri Hi – A Árvore do Sonho (Brasil, 2023, 18 min, livre)
15h35: O que pode um corpo? (Brasil, 2020, 14 min, livre)
15h49: A poeira dos pequenos segredos (Brasil, 2012, 20 min, 14 anos)
16h10: Debate
DIA 20 (QUARTA):
Programa 2 – Sementes
14h30: Ribeirinhos do Asfalto (Brasil, 2011, 26 min, livre)
14h56: Adão, Eva e o Fruto Proibido (Brasil, 2021, 20 min, 14 anos)
15h16: Nossos espíritos seguem chegando (Brasil, 2021, 15 min, livre)
15h31: Me farei ouvir (Brasil, 2022, 30 min, 10 anos)
16h01: Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo (Brasil, 2021, 26 min, livre)
16h28: Debate
DIA 21 (QUINTA):
Programa 4 – Frutos 2 (51 min)
14h30: Tesouro Quilombola (Brasil, 2021, 23 min, livre)
14h53: Mutirão, O Filme (Brasil, 2022, 10 min, livre)
15h03: Cósmica (Brasil, 2022, 7 min, livre)
15h10: O Pato (Brasil, 2022, 11 min, 14 anos)
14h22: Roda de conversa – Representatividade indígena no cinema.
DIA 22 (SEXTA):
Programa 3 – Frutos
09h: Um Filme de Verão (Brasil, 2019, 95 min, 14 anos)
Sessão Homenagem
14h30: A Bolsa ou a Vida (Brasil, 2021, 102 min,10 anos)
16H15: Debate
OFICINA:
Link para inscrição:
https://forms.gle/h9xGJxV6fu6cnLTY9
Endereço da Oficina: Auditório do EFI / UFSC
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/nº – Trindade, Florianópolis – SC, 88040-900
Data: 18 a 21 de Março.
Programação confirmada:
DIA 18 A 21 (SEGUNDA A QUINTA):
9h-12h: Oficina
O Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos do Luto (LAPPSILu), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o cine debate “O que há entre a vida e a morte?”. No evento será exibido o documentário Quantos dias, quantas noites, de Cacau Rhoden. A atividade ocorre quarta-feira, 3 de abril, das 14h às 18h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco B, térreo. O evento é aberto a todos e dá direito a certificado. As inscrições podem ser feitas através do formulário.
O documentário aborda a conexão humana com a idade e o tempo a partir da reflexão de especialistas e pensadores sobre os dilemas e desafios da vida, longevidade, cuidados paliativos e as vulnerabilidades e potencialidades. O debate será mediado pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna. O evento é uma ação em conjunto com o Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (NETI- UNAPI).
“O que há entre a vida e a morte?” é o tema do evento que ocorre no dia 3 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). A atividade é promovida pelo Laboratório de Processos Psicológicos do Luto (LAPPSILu/UFSC), pela Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI – UNIPAPI/UFSC) e pelo Laboratório da Psicologia da Comunicação (Laccos/UFSC). O evento é aberto a todos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
No evento, será exibido o documentário “Quantos dias, quantas noites” (dirigido por Cacau Rhoden), seguido de debate. A discussão será mediada pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna.
Para se inscrever, acesse aqui.
Mais informações pelo e-mail lappsilu@gmail.com ou pelo instagram @lappsilu_ufsc
O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, o relançamento do documentário Mulheres Araucárias. O evento ocorre às 18h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.
O Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) é um projeto do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemão, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.
Nesta sexta, 5 de abril, será exibido o filme A Sala dos Professores (Das Lehrerzimmer), drama de 2023. No filme, Carla Nowak (Leonie Benesch) é uma professora de matemática e recém chegada à escola em que trabalha atualmente. Assim que ela chega ao local, percebe que há alguns roubos acontecendo lá. Agora, ela poderia aceitar essa situação, mas é exatamente isso que ela não quer fazer. Ela começa a investigar por conta própria e se depara com a falta de compreensão, principalmente entre seus colegas, pais e alunos. Além disso, a principal suspeita é a mãe de seu aluno Oskar (Leonard Stettnisch).
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.
O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) realiza neste semestre mais uma edição do Cine Meridianum, um ciclo de exibições e debates sobre filmes com temáticas relacionadas à Idade Média. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária e ao público em geral.
A primeira sessão ocorre nesta sexta-feira, 12 de abril, com o filme A Lenda do Cavaleiro Verde (2021) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus da Trindade, em Florianópolis, a partir das 14h. Após a exibição da obra, haverá um debate mediado pela professora Aline Dias da Silveira.
Estrelado por Dev Patel, A Lenda do Cavaleiro Verde é um filme de fantasia inspirado nas lendas arturianas e conta a história de Sir Gawain, sobrinho do Rei Arthur. As demais sessões do Cine Meridianum estão agendadas para os dias 10 de maio e 14 de junho, no CFH. Os filmes e os locais de exibição serão divulgados em breve nas redes sociais do Meridianum.
Serviço:
O quê: Exibição do filme A lenda do Cavaleiro Verde
Quando: Sexta-feira, 12/04, às 14h
Onde: Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)
Quanto: Gratuito
Mais informações: https://meridianum.ufsc.br/
Na sexta-feira, 12 de abril, o cineclube Cine Buñuel apresenta o filme Violeta foi para o Céu (2011), do diretor chileno Andrés Wood. A exibição será às 19 horas, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Cine Buñuel é um projeto que tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos e conta neste ano com o ciclo de exibição Qué viva la música!, que coloca em cena diferentes manifestações musicais latino-americanas e hispânicas. O cineclube tem a entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e estimula o debate ao final das sessões.
Violeta Foi Para o Céu (2011) conta a história de Violeta Parra, cantora, artista plástica, tecelã e poeta chilena que teve seu trabalho influenciado pela música folclórica do Chile. Violeta possuía uma sensibilidade política que se transmitia na sua obra, pesquisou a música tradicional chilena e compôs músicas importantes para a história musical latino-americana como Gracias a la vida e Volver a los diecisiete. O filme acompanha a vida da artista desde a criança autodidata, filha de pai músico e mãe camponesa, até as dores da adulta que levaram à sua morte por suicídio, resultado de uma depressão, aos 49 anos. Realizada pelo cineasta chileno Andrés Wood, diretor do filme Machuca (2004), a cinebiografia de Violeta é inspirada no livro de mesmo nome escrito pelo filho da cantora e também músico, Ángel Parra.
A cinebiografia ganhou o Grande Prêmio Internacional do Júri no maior festival de cinema independente, o Sundance, em 2012, e foi filmado no Chile, na França e na Argentina. As músicas de Violeta Parra são todas interpretadas no filme pela atriz que representa a cantora, Francisca Gallivan.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou
O projeto extensão Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino), coordenado pelo professor Daniel Martineschen, do curso de Letras Alemão promove a exibição do documentário Walchensee Forever (2020) nesta sexta-feira, 19 de abril, às 19h. O evento é aberto a todos e será fornecido certificado de 2 horas de participação. A sessão – que terá legendas em português – ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).
Dirigido pela cineasta Janna Wonders, o filme mostra uma íntima jornada pela memória de sua família ao longo de um século. Utilizando o Rio Walchensee, na Alemanha, como um local central para sua trajetória, a diretora explora a vida de cinco diferentes gerações de mulheres e os segredos da família que suas histórias guardam.
Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br
O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.
A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.
Mais informações no Instagram.
No dia 26 de abril, o cineclube Cine Buñuel projeta o documentário Chavela (2018), das diretoras Catherine Gund e Daresha Kyi. A exibição será às 19 horas, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral. Cine Buñuel é um projeto de extensão que apresenta filmes e estimula o debate por meio do cinema hispânico e latino-americano, e neste ano organiza o ciclo Qué viva la música!, com foco na manifestação musical hispânica e latino-americana, cuja exibição já contou com Buena Vista Social Club (1999) de Wim Wenders e Violeta foi para o céu (2011), de Andrés Wood.
O documentário Chavela (2018) é construído com imagens de entrevistas com Chavela Vargas, e com depoimentos de pessoas próximas da artista. A cantora, nascida na Costa Rica, teve o México como primeiro espaço de florescimento na carreira, onde começou cantando rancheras, estilo musical tradicional mexicano. A força com que colocava sentimento na sua voz caracterizava sua presença artística, que ia além da música e transmitia-se por meio da sua personalidade intensa. O retrato de Chavela procura abordar o significado que ela deixa para a história musical do México e mundial, com sua qualidade e quebra de padrões por não seguir o que se esperava das mulheres, por meio da sua sexualidade e maneira de se vestir. O documentário segue a cantora até o fim de sua vida, contando a história de amores, do seu problema com alcoolismo e pausa na carreira, até o seu retorno aos palcos na Espanha e por meio dos filmes do diretor Pedro Almodóvar.
Sobre o projeto
O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.