Calendário de Eventos UFSC

abr
3
qua
Cinedebate: O que há entre a vida e a morte?
abr 3@14:00 – 18:00

O Laboratório de Processos Psicossociais e Clínicos do Luto (LAPPSILu), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o cine debate “O que há entre a vida e a morte?”. No evento será exibido o documentário Quantos dias, quantas noites, de Cacau Rhoden. A atividade ocorre quarta-feira, 3 de abril, das 14h às 18h no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco B, térreo. O evento é aberto a todos e dá direito a certificado. As inscrições podem ser feitas através do formulário.

O documentário aborda a conexão humana com a idade e o tempo a partir da reflexão de especialistas e pensadores sobre os dilemas e desafios da vida, longevidade, cuidados paliativos e as vulnerabilidades e potencialidades. O debate será mediado pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna. O evento é uma ação em conjunto com o Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (NETI- UNAPI).

Mais informações no Instagram, no site, ou por e-mail.

Exibição do documentário ‘Quantos dias, quantas noites’ seguida de debate
abr 3@14:00 – 18:00

“O que há entre a vida e a morte?” é o tema do evento que ocorre no dia 3 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC). A atividade é promovida pelo Laboratório de Processos Psicológicos do Luto (LAPPSILu/UFSC), pela Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (NETI – UNIPAPI/UFSC) e pelo Laboratório da Psicologia da Comunicação (Laccos/UFSC). O evento é aberto a todos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas por este link. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.

No evento, será exibido o documentário “Quantos dias, quantas noites” (dirigido por Cacau Rhoden), seguido de debate. A discussão será mediada pelas professoras Ana Maria Justo e Ivânia Jann Luna.

Para se inscrever, acesse aqui.

Mais informações pelo e-mail lappsilu@gmail.com ou pelo instagram @lappsilu_ufsc

abr
5
sex
Exibição de ‘Mulheres Araucárias’ – Abril Indígena e 25 anos de história do LABHIN
abr 5@18:00

O Laboratório de História Indígena (Labhin) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 5 de abril, o relançamento do documentário Mulheres Araucárias. O evento ocorre às 18h, no hall do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis.

Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino)
abr 5@19:00 – 21:00

O Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) é um projeto do curso Letras Alemão da UFSC, aberto a toda a comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemão, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.

Nesta sexta, 5 de abril, será exibido o filme A Sala dos Professores (Das Lehrerzimmer), drama de 2023. No filme, Carla Nowak (Leonie Benesch) é uma professora de matemática e recém chegada à escola em que trabalha atualmente. Assim que ela chega ao local, percebe que há alguns roubos acontecendo lá. Agora, ela poderia aceitar essa situação, mas é exatamente isso que ela não quer fazer. Ela começa a investigar por conta própria e se depara com a falta de compreensão, principalmente entre seus colegas, pais e alunos. Além disso, a principal suspeita é a mãe de seu aluno Oskar (Leonard Stettnisch).

Cine Paredão exibe o filme ‘Monster’
abr 5@19:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Monster (2023), de Hirokazu Koreeda. A sessão ocorre nesta sexta-feira, 5 de abril, às 19h30, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH. O filme faz parte da mostra O Humano Dentro de Nós, em exibição no mês de abril. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O longa-metragem é uma obra japonesa de drama e suspense que aborda temas como identidade, família, perda e inocência de forma muito intimista, enquanto várias perspectivas são acompanhadas no desenrolar da narrativa.

O Cine Paredão é um projeto que exibe filmes semanalmente, ao ar livre, dentro da UFSC. As sessões são abertas a todos e contam com um público diversificado, desde estudantes, membros da comunidade e pessoas de diferentes origens sociais e étnicas. Além disso, o projeto contribui com a formação social dos alunos e na troca de experiências audiovisuais com a comunidade externa. Alunos do curso de Cinema são responsáveis pela operação das exibições, divulgação e seleção dos filmes. Mais informações no Instagram.

Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

abr
12
sex
Cine Meridianum: ‘A Lenda do Cavaleiro Verde’
abr 12@14:00
Cine Meridianum: 'A Lenda do Cavaleiro Verde' @ Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum) realiza neste semestre mais uma edição do Cine Meridianum, um ciclo de exibições e debates sobre filmes com temáticas relacionadas à Idade Média. O evento é gratuito e aberto à comunidade universitária e ao público em geral.

A primeira sessão ocorre nesta sexta-feira, 12 de abril, com o filme A Lenda do Cavaleiro Verde (2021) no auditório do Bloco F do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus da Trindade, em Florianópolis, a partir das 14h. Após a exibição da obra, haverá um debate mediado pela professora Aline Dias da Silveira.

Estrelado por Dev Patel, A Lenda do Cavaleiro Verde é um filme de fantasia inspirado nas lendas arturianas e conta a história de Sir Gawain, sobrinho do Rei Arthur. As demais sessões do Cine Meridianum estão agendadas para os dias 10 de maio e 14 de junho, no CFH. Os filmes e os locais de exibição serão divulgados em breve nas redes sociais do Meridianum.

Serviço:
O quê: Exibição do filme A lenda do Cavaleiro Verde
Quando: Sexta-feira, 12/04, às 14h
Onde: Auditório do Bloco F do CFH (sétimo andar)
Quanto: Gratuito
Mais informações: https://meridianum.ufsc.br/

Cine Buñuel: ‘Violeta foi para o Céu’
abr 12@19:00 – 21:00

Na sexta-feira, 12 de abril, o cineclube Cine Buñuel apresenta o filme Violeta foi para o Céu (2011), do diretor chileno Andrés Wood. A exibição será às 19 horas, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Cine Buñuel é um projeto que tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos e conta neste ano com o ciclo de exibição Qué viva la música!, que coloca em cena diferentes manifestações musicais latino-americanas e hispânicas. O cineclube tem a entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e estimula o debate ao final das sessões.

Violeta Foi Para o Céu (2011) conta a história de Violeta Parra, cantora, artista plástica, tecelã e poeta chilena que teve seu trabalho influenciado pela música folclórica do Chile. Violeta possuía uma sensibilidade política que se transmitia na sua obra, pesquisou a música tradicional chilena e compôs músicas importantes para a história musical latino-americana como Gracias a la vida e Volver a los diecisiete. O filme acompanha a vida da artista desde a criança autodidata, filha de pai músico e mãe camponesa, até as dores da adulta que levaram à sua morte por suicídio, resultado de uma depressão, aos 49 anos. Realizada pelo cineasta chileno Andrés Wood, diretor do filme Machuca (2004), a cinebiografia de Violeta é inspirada no livro de mesmo nome escrito pelo filho da cantora e também músico, Ángel Parra.

A cinebiografia ganhou o Grande Prêmio Internacional do Júri no maior festival de cinema independente, o Sundance, em 2012, e foi filmado no Chile, na França e na Argentina. As músicas de Violeta Parra são todas interpretadas no filme pela atriz que representa a cantora, Francisca Gallivan.

Sobre o projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou

abr
19
sex
Ciclo de cinema alemão: ‘Walchensee Forever’
abr 19@19:00 – 21:00

O projeto extensão Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino), coordenado pelo professor Daniel Martineschen, do curso de Letras Alemão promove a exibição do documentário Walchensee Forever (2020) nesta sexta-feira, 19 de abril, às 19h. O evento é aberto a todos e será fornecido certificado de 2 horas de participação. A sessão – que terá legendas em português – ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no  1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

Dirigido pela cineasta Janna Wonders, o filme mostra uma íntima jornada pela memória de sua família ao longo de um século. Utilizando o Rio Walchensee, na Alemanha, como um local central para sua trajetória, a diretora explora a vida de cinco diferentes gerações de mulheres e os segredos da família que suas histórias guardam.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

abr
25
qui
Cine-debate do filme ‘Vida de Inseto’
abr 25@17:15 – 18:30

O subprojeto Sporum do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o cine-debate do filme “Vida de Inseto” no dia 25 de abril, quinta-feira às 17h15, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Os participantes terão direito a certificado de 2 horas.

A ação também está sendo feita com a participação do projeto de divulgação científica Insetos do Brasil, para discutir sobre o mais diverso grupo de seres vivos do planeta: os insetos. Durante o evento, serão abordadas questões relacionadas à importância e diversidade dos insetos, assim como a necessidade de valorizar este grupo que frequentemente é desvalorizado.

Mais informações no Instagram.

abr
26
sex
Documentário Chavela
abr 26@19:00 – 21:00

No dia 26 de abril, o cineclube Cine Buñuel projeta o documentário Chavela (2018), das diretoras Catherine Gund e Daresha Kyi. A exibição será às 19 horas, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita e aberta para o público universitário e para a comunidade em geral. Cine Buñuel é um projeto de extensão que apresenta filmes e estimula o debate por meio do cinema hispânico e latino-americano, e neste ano organiza o ciclo Qué viva la música!, com foco na manifestação musical hispânica e latino-americana, cuja exibição já contou com Buena Vista Social Club (1999) de Wim Wenders e Violeta foi para o céu (2011), de Andrés Wood.

O documentário Chavela (2018) é construído com imagens de entrevistas com Chavela Vargas, e com depoimentos de pessoas próximas da artista. A cantora, nascida na Costa Rica, teve o México como primeiro espaço de florescimento na carreira, onde começou cantando rancheras, estilo musical tradicional mexicano. A força com que colocava sentimento na sua voz caracterizava sua presença artística, que ia além da música e transmitia-se por meio da sua personalidade intensa. O retrato de Chavela procura abordar o significado que ela deixa para a história musical do México e mundial, com sua qualidade e quebra de padrões por não seguir o que se esperava das mulheres, por meio da sua sexualidade e maneira de se vestir. O documentário segue a cantora até o fim de sua vida, contando a história de amores, do seu problema com alcoolismo e pausa na carreira, até o seu retorno aos palcos na Espanha e por meio dos filmes do diretor Pedro Almodóvar.
Sobre o projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

abr
30
ter
África no Cinema
abr 30@19:00 – 21:00

 O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema.

Na sessão de abril haverá a exibição do filme Burning Casablanca, de Ismaël El Iraki. O longa marroquino estreou em 2020 na seleção oficial do 77º Festival Internacional de Cinema de Veneza. Selecionado para mais de trinta festivais internacionais, ganhou vários prêmios entre 2020 a 2022.

A sinopse indica que Larsen Snake, uma estrela do rock decadente, retorna à sua Casablanca natal, onde tem um encontro explosivo com Rajae, uma jovem de rua com uma voz de ouro. Juntos, eles exploram as noites da cidade e se apaixonam perdidamente. No entanto, sua paixão é rapidamente abalada pelo peso de seus passados e o casal decidido parte rumo ao deserto, buscando escapar de seus demônios internos.

França, Marrocos, Bélgica | 2021 | 2h00 | Drama |

jun
19
qua
Fórum Universidade em Debate
jun 19@15:00

Reitores de cinco instituições de ensino de Santa Catarina irão debater, de forma remota, o tema Gestão multicampi: sonho e realidade, em evento promovido pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O encontro, que faz parte do Fórum Universidade em Debate, será quarta-feira, 19 de junho, às 15h, de forma virtual. O debate terá transmissão ao vivo pelo YouTube – o link será divulgado no site do Inpeau/UFSC. A participação é livre e não há necessidade de fazer inscrições.

Participarão do debate o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), João Alfredo Braida; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), José Fernando Fragalli; o reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maurício Gariba Júnior; e o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Rudinei Kock Exterckoter. A mediação do debate estará a cargo do professor Pedro Antônio de Melo, do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, que é diretor do Inpeau/UFSC.

As perguntas referentes ao debate poderão ser feitas via chat do YouTube. Levando-se em consideração o tempo previsto para a atividade, os questionamentos serão repassados aos reitores. Este será mais um dos fóruns promovidos pelo Inpeau. No site do instituto, estão disponíveis as gravações de outros debates.

jun
28
sex
Exibição do documentário ‘Aqui en la Frontera’
jun 28@19:00 – 21:30

O Projeto Cine Ata-me do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Santa Catarina (NOS/UFSC) promove a exibição do documentário “Aqui en la frontera” nesta sexta-feira, 28 de junho, às 19h, no auditório do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita, com limite máximo de 45 pessoas na plateia. A tolerância de atraso após o início da sessão é de até 15 minutos. Os participantes têm direito a certificado de 4 horas.

O evento é uma edição especial em parceria com o Programa Bem Viver do Ministério Público Federal, ONU Migração (OIM) e a Círculos de Hospitalidade, em celebração à Semana Nacional do Migrante e Refugiado, de 19 a 23 de junho. 

Sobre o documentário

Filmado na fronteira entre o Brasil e a Venezuela em meio a uma das maiores crises migratórias da América Latina, Aqui en la Frontera conta a história de três venezuelanos com vivências de acolhida bem distintas. O filme retrata Stephanny, uma jovem mãe de 21 anos que precisa retornar ao país para buscar sua filha; Francis, uma mulher trans e liderança de um abrigo de refugiados militarizado do Governo Brasileiro; e Argenis, que organiza uma ocupação com mais de 300 venezuelanos em Boa Vista, sob ameaça de despejo.

jul
30
ter
Exibição de filme ‘A Árvore Sem Fruto’
jul 30@19:00

O Laboratório de Estudos em História da África, do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC), organiza o evento África no Cinema, que acontecerá em 30 de julho, às 19h, no Auditório do SESC Prainha, em Florianópolis.

O encontro será marcado pela exibição do filme: A Árvore Sem Fruto, com inscrições gratuitas e abertas ao público em geral.

O África no Cinema é um projeto de extensão organizado em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis e o SESC. Além disso, tem por objetivo a divulgação de filmes africanos e o fomento da cultura cinematográfica na cidade.

Para mais informações, acesse o site.

ago
28
qua
África no Cinema
ago 28@19:00

O projeto África no Cinema exibirá gratuitamente no dia 28 de agosto uma sessão do filme “Sobre a Tábua”, de Leïla Kilani, às 19 horas. O evento ocorrerá no Teatro Sesc Prainha, no centro de Florianópolis, e tem como público-alvo a comunidade universitária.

Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.

África no Cinema é uma projeto de extensão universitária do Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) do Departamento de História da UFSC, sob a supervisão do professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O projeto conta com o apoio da Aliança Francesa de Florianópolis e do SESC.

Sinopse do filme: Em Tânger, quatro jovens de vinte anos trabalham para sobreviver durante o dia e viver à noite. São trabalhadores divididos em duas castas: os trabalhadores têxteis e os trabalhadores camaroneiros. Sua obsessão: mover-se. “Estamos aqui”, dizem eles. Do amanhecer à noite o ritmo é frenético, eles atravessam a cidade. Tempo, espaço e sono são escassos. Pequenas faz-tudo de emergência que trabalham como homens e casas vazias. Assim vai a corrida maluca de Badia, Imane, Asma e Nawal.
Para mais informações, acesse o site.

ago
29
qui
Cine Ciência UFSC
ago 29@19:00

O projeto de extensão Cine Ciência UFSC exibirá gratuitamente o filme John Wick de Volta ao jogo, dirigido por Chad Stahelski, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU) Elke Hering nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 19h.

Após a sessão, haverá o debate A Física do Judô, com o professor Felipe Arretche do Departamento de Física (CFM), explorando os aspectos das artes marciais vistas no filme.

O evento é aberto ao público e não necessita inscrição prévia. O propósito do projeto é promover a discussão e divulgação da ciência por meio da exibição de obras cinematográficas, como ferramenta para despertar o interesse sobre temas científicos relevantes.

O filme conta a história de John Wick, um lendário assassino de aluguel aposentado, lidando com o luto após perder o grande amor de sua vida. Quando um gângster invade sua casa, mata seu cachorro e rouba seu carro, ele é forçado a voltar à ativa e inicia sua vingança.

Para mais informações, acesse o Instagram ou o site do projeto.

set
12
qui
Universidade em Debate: Governança Universitária
set 12@14:00 – 16:00

O Instituto de Pesquisa e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o fórum Universidade em Debate, com o tema Governança Universitária, na quinta-feira, 12 setembro, às 14h.

O evento terá a participação dos professores Carmen Perez-Esparrells, Maria de Lourdes Machado-Taylor e Francisco Ganga Contreras, com mediação de Graziele Alano Gesser, pesquisadora do Inpeau. O debate será transmitido de forma remota pelo canal do do Inpeau/UFSC no YouTube. A atividade é aberta ao público.

Para mais informações, acesse a página inpeau.ufsc.br.

set
13
sex
Ciclo de Cinema em Alemão: ‘Terra de minas’
set 13@19:00 – 21:00

O Projeto de extensão Ciclo de Cinema em Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o longa-metragem Terra de Minas (2015) nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h. O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (LEC/CCE/UFSC), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta ao público geral, com legendas em português.

Do diretor dinamarquês Martin Zandvliet, Terra de Minas é baseado na Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de jovens prisioneiros alemães que é entregue ao sargento dinamarquês Rasmussen ao final do conflito. Na trama, Rasmussen ordena a desativação de mais de duas milhões de minas terrestres enterradas na costa dinamarquesa, apesar da prática ser proibida pela Convenção de Genebra. Aclamado pela crítica, a obra foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017 e conquistou os prêmios Bodil e Robert na categoria Melhor Filme Dinamarquês em 2016.

O Ciclo de Cinema Alemão é coordenado pelo professor Daniel Martineschen.

Confira o trailer de Terra de Minas (2015) aqui.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

set
16
seg
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 16 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.

set
17
ter
Comemorações dos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
set 17 dia inteiro

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) realiza, de 16 a 20 de setembro, a III Semana PPGE, que inclui as comemorações aos 50 anos do Programa, fundado em 1974. Com apoio do Gabinete da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), o evento conta com uma extensão programação, com apresentações culturais, rodas de conversa, mesas-redondas, aulas, entre outros. Todas atividades são realizadas das 8h30 às 18h, no auditório do Bloco E – Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. Também haverá transmissão ao vivo pelo Youtube.

Gratuitas e abertas à comunidade, As inscrições estão disponíveis até 19 de setembro pelo formulário on-line. A participação dá direito a certificado de horas. Confira a programação completa e mais informações na página da III Semana PPGE.