O Serviço de Apoio à Amamentação (AmamentaSAAM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta quinta-feira, 20 de março, o primeiro encontro do ano do Grupo de Apoio à Amamentação (GAAM). Com reuniões quinzenais, o Grupo tem o objetivo de oferecer informações às estudantes e trabalhadoras lactantes que desejam manter a amamentação após o retorno às atividades acadêmicas e profissionais. A ideia é proporcionar um ambiente acolhedor para tirar dúvidas relacionadas ao assunto e promover a integração com lactantes que podem compartilhar suas experiências e contribuir umas com as outras.
O AmamentaSAAM está em pleno funcionamento no semestre 2025.1, oferecendo suporte a lactantes e buscando proporcionar um ambiente acolhedor para a extração e o armazenamento de leite. A Sala de Apoio à Amamentação, localizada no prédio anexo à Reitoria 1, no Campus Trindade, em Florianópolis, segue com horário flexibilizado, funcionando das 7h às 19h. O espaço está disponível para ordenha e amamentação sem necessidade de agendamento. Já para atendimento e aconselhamento sobre demandas de amamentação e retorno ao trabalho ou estudo, é necessário realizar um agendamento prévio pelo telefone (48) 3721-5945 ou pelo e-mail saam.proafe@contato.ufsc.br.
Além do atendimento individualizado com equipe de enfermagem, o AmamentaSAAM promove ações de sensibilização sobre a importância da amamentação, incentivando a criação de um ambiente de apoio dentro da comunidade acadêmica. O serviço também organiza atividades como palestras para gestantes e lactantes, cursos de formação por meio do Núcleo de Estudos Avançados em Amamentação e o CineMãe, uma sessão de cinema voltada para mães acompanhadas de bebês de até 12 meses.
Para mapear as necessidades das lactantes na Universidade, o AmamentaSAAM está realizando o Censo AmamentaSAAM 2025.1, que pode ser acessado e respondido pelo formulário on-line.
Para mais informações, acesse o site do Serviço de Apoio à Amamentação.
O Laboratório Feminista de Literatura Atual (Lola) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 21 de março, o primeiro encontro do projeto, às 16h, de forma online pela plataforma Google Meet. Além de apresentar o projeto àqueles que ainda não o conhecem, o grupo irá decidir as leituras para o ano de 2025.
O Lola se reúne para ler e discutir literatura contemporânea sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, que alternam encontros presenciais e remotos. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. A atividade é organizada pela professora Meritxell Hernando Marsal, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE).
Para participar, entre em contato com meritxellhmarsal@gmail.com. Não é necessário vínculo com a UFSC.
Mais informações no Instagram @lola_ufsc.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, no dia 24 de março, a Aula Magna que marca o início do semestre letivo 2025.1. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd), ocorrerá às 18h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos do Campus Florianópolis, no bairro Trindade.
Com o tema De onde eles vêm: uma reflexão sobre a formação de leitores no espaço acadêmico, a aula será ministrada pelo escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 e autor das obras O avesso da pele e De onde eles vêm.
A atividade integra as ações de recepção e acolhimento dos estudantes e tem como proposta estimular uma reflexão sobre a trajetória universitária como um processo de aprendizado coletivo e construção de futuros possíveis. O evento é aberto a estudantes a toda a comunidade e não exige inscrição prévia.
A Prograd reforça a importância da participação da comunidade acadêmica, incentivando docentes a integrarem a atividade aos cronogramas de seus cursos. Além disso, as coordenações de curso são convidadas a orientar os estudantes ingressantes a acessarem a página calouros.ufsc.br, onde estão disponíveis informações sobre outras atividades de recepção.
> Serviço:
Data: 24 de março de 2025
Horário: 18h30
Local: Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, UFSC – Florianópolis
Palestrante: Jeferson Tenório
Para mais informações, acesse: calouros.ufsc.br.
O Cineclube África no Cinema, atividade de extensão promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a primeira sessão de 2025 em 25 de março, às 19h, na Sala Multimídia do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Nesta edição será exibido o filme Nome, inédito no Brasil, com entrada gratuita.
O projeto tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e com filmagens em África. Visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes e promover conversas e debates sobre a produção cinematográfica africana e sobre as representações da África no cinema. Os encontros são mensais e abertos ao público. Após a exibição, a equipe que conduz o projeto realiza uma roda de conversa sobre o filme e temas correlatos.
África no Cinema tem curadoria dos pesquisadores Alex Brandão, Leonardo Breda e Renata Dariva do LEHAf/UFSC, laboratório coordenado pelo professor Sílvio Marcus de Souza Correa. O cineclube tem apoio institucional da Aliança Francesa de Florianópolis e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.
Sobre o filme
O filme Nome (Guiné-Bissau/França, 2023), dirigido por Sana Nàfria N’hada, se passa em Guiné-Bissau, em 1969. Uma guerra violenta coloca o exército colonial português contra os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné. Nome deixa sua aldeia e se junta aos maquis. Depois de anos, ele retornará para casa como um herói, mas a alegria logo dará lugar à amargura e ao cinismo.
O Projeto Língua, religião e cultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma roda de conversa com Markus Johannes Weininger, professor associado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução e praticante yoga há 40 anos, e Sergio Mendes de Freitas, tradutor, membro da comunidade Hare Krishna e mestre em estudos do sânscrito. A roda de conversa abordará sânscrito, yoga e vaishnavismo e terá mediação de Tarcísio de Arantes Leite e Cristine Severo, professores da UFSC. O evento é on-line e terá início às 14h, em 27 de março. Haverá interpretação para Libras.
O projeto visa valorizar e difundir reflexões e práticas sobre línguas consideradas “sagradas” em diferentes culturas, tradições e religiosidades, como árabe, hebraico, sânscrito, iorubá, guarani, tibetano, japonês, entre outras. Através da realização de rodas de conversa periódicas transmitidas on-line pelo canal do YouTube do grupo de Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas), busca-se divulgar e criar espaços públicos e compartilhados de reflexão sobre a relação entre língua, religião e cultura.
O evento terá transmissão ao vivo no YouTube.
Mais informações no site ou na página do Instagram do grupo.
O Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a mesa-redonda Quando a Ciência encontra a Arte na quarta-feira, 9 de abril, às 18h, no Auditório Prof. Milton Muniz, no CCB. Com mediação do professor Alberto Lindner, o evento discutirá pontos de encontro entre o conhecimento científico e a expressão artística, e contará com a presença de convidados e show da Banda Alocar. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Convidados:
• Raphael Soares – Carnavalesco, G.R.E.S Consulado
• Risoleta Marques – Profa. de Bioquímica da UFSC & cantora
• Luiz Serigheli – Pessoa bióloga, artista e egressa da UFSC
• Alana Oliveira – Estudante de Direito da UFSC, pesquisadora e artista
Para mais informações, acesse o Instagram do CCB/UFSC.
O Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá a aula magna Formação em Design na Contemporaneidade, com a professora Lucy Niemeyer, no dia 25 de abril, às 9h30, no Auditório Henrique Fontes, localizado no térreo do Blobo B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Lucy Carlinda da Rocha Niemeyer é autora, professora e pesquisadora brasileira, reconhecida como uma das maiores referências do design no Brasil. Formada pela ESDI e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Lucy tem no currículo publicações como Design no Brasil: Origens e Instalação, na qual oferece uma análise crítica sobre a origem do design no Brasil e o papel do designer no contexto capitalista.
Além de sua produção acadêmica, foi presidente do IBDesign, vice-presidente da AEnD-BR e organizadora do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (P&Ds). Lucy Niemeyer lecionou em diversas universidades, incluindo a ESDI/UERJ e PUC/Rio, atuando em áreas como Semiótica, Tipografia, Design Gráfico e Design de Produto.
Para mais informações, acesse a página posdesign.ufsc.br.
O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) oferecerá uma roda de conversa sobre Mulheres e o desenvolvimento de carreiras em 28 de abril às 17h no Auditório do Departamento de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento é organizado pela professora Gertrudes Dandolini, voluntária da Rede Sinova UFSC.
O evento conta com a presença da professora Rebeca Barcellos do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Suas pesquisas investigam a relação das mulheres com o trabalho, explorando como fatores pessoais e contextuais influenciam o desenvolvimento da carreira e impactam as trajetórias profissionais. A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado e conexão.
Para mais informações e inscrição acesse o formulário.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Serviço de Apoio à Amamentação da Universidade Federal de Santa Catarina (SAAM/UFSC) promove um encontro do Grupo de Apoio à Amamentação (GAAM) nesta quarta-feira, 30 de abril, das 15h às 17h. A atividade é gratuita e ocorre na Sala de Apoio à Amamentação, localizada no prédio anexo à Reitoria I (antiga Central de Carreiras), no campus da Trindade, em Florianópolis (SC).
Os encontros são quinzenais e têm por objetivo oferecer informações às estudantes e trabalhadoras lactantes que desejam manter a amamentação após o retorno às atividades profissionais e acadêmicas. São abordadas orientações sobre ordenha: tipos e técnicas; como utilizar a bomba de extração; armazenamento, conservação e transporte do leite materno; como oferecer o leite extraído: técnicas e cuidados; e os principais desafios.
O GAAM busca proporcionar um ambiente acolhedor para tirar dúvidas com a equipe e promover a integração entre as lactantes, que podem contribuir umas com as outras sobre suas experiências, tornando-se um grupo de ajuda mútua.
Mais informações pelo e-mail saam.proafe@contato.ufsc.br ou pelo telefone (48) 37215945
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Centro Acadêmico Livre de Economia (Cale) organiza o Encontro Regional de Estudantes de Economia Sul (Ereco Sul) de 30 de abril a 2 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As inscrições para o encontro vão até dia 26 de abril, o evento é pago e possui três pacotes de inscrição com direito a certificado de 36h.
O Ereco Sul tem a proposta de ser um espaço plural de debates e troca de conhecimentos entre estudantes, professores e profissionais da Economia. Com objetivo de incentivar diálogos, discussões e reflexões críticas sobre o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o evento oferece palestras, minicursos temáticos, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis e workshops interativos.
A programação completa está disponível no site do evento, onde também é possível realizar as inscrições. Mais informações pelo e-mail contato.cale@gmail.com.
O Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe o professor da Universidade de Lisboa (ULisboa) José Maria Carvalho Ferreira para a roda de conversa Situação e crise: miséria humana na sociedade global. O encontro ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 15h, no auditório do Bloco B do CFH. A atividade é aberta a todo o público.
José Maria é professor catedrático do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Socius) do Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da ULisboa. Possui graduação em Economia Política, mestrado e doutorado pela Université Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis. Também é definido como um português apaixonado pela anarquia, que a compreende como uma potência de vida que ensina a viver. José Maria ressalta que “anarquia não pode ser modelo nem como análise, nem como prática e, sobretudo, como modelo de vida”, mas que emerge da espontaneidade e da liberdade vivida.
Na pauta do evento da UFSC, constam temas centrais em suas experiências investigativas, tais como situação de crise, emprego e miséria humana na sociedade global; economia real clássica e contingências da economia virtual; tecnologias da informação e comunicação (TICs) e a crise no mundo do trabalho e das qualificações; e anarquia e probabilidades de emancipação social. Dentre os escritos e organizados de sua vasta publicação, destacam-se, no âmbito do debate, experiências de seus últimos títulos: Covid-19, Vírus das Desigualdades Sociais (2024); Autobiografia de um Gigante Ah! (Não) (2023); e Contingências da Pandemia Gerada pelo Covid-19 nas Sociedades Contemporâneas (2022), todos publicados pelo Socius/Clássica Editora.
O encontro é organizado por três grupos da UFSC: Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro (Nesfi), Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia Política (Gepep) e Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela).
A Universidade Federal de Santa Catarina de Joinville (UFSC) recebe, no dia 15 de maio, às 18h, o 3º Meet Up – Encontro da Indústria da Construção Civil, evento promovido pela Equipe InfraTEC, projeto de extensão vinculado ao curso de Engenharia Civil de Infraestrutura. O encontro ocorre no auditório da Universidade, para participar é necessário realizar a inscrição através do Sympla. Será fornecido certificado de 4 horas de participação.
Com o objetivo de aproximar os estudantes e docentes da UFSC das empresas atuantes na área de engenharia civil, o evento busca fortalecer ações de cooperação, promover oportunidades de networking e alinhar as práticas acadêmicas às demandas do setor produtivo.
A Equipe InfraTEC atua há mais de oito anos promovendo um ambiente colaborativo e acolhedor entre os estudantes, além de contribuir para que as atividades de extensão da UFSC se conectem de forma mais eficaz com as necessidades da sociedade. O Meet Up é uma das iniciativas que reforça esse compromisso.
Para se inscrever, acesse o link.
Mais informações no Instagram do evento.
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.
O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.
As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).
O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.
Serviço
O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) convida docentes, técnicos e demais interessados a participarem do III Encontro Regional do FORCULT Sul, Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Carmen Fossari da UFSC, campus Trindade, em Florianópolis – SC.
O FORCULT Sul é um espaço de encontro para gestores culturais das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições. Dentre as ações realizadas por este fórum, destaca-se a realização do III Encontro Regional em 2025, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
O encontro será realizado no formato presencial e terá como tema: “Arte e Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: por quê, para quê e para quem?”. Serão dois dias de debates sobre o compromisso das IPES com a área da cultura, bem como a construção de ações estratégicas voltadas à gestão cultural, por meio de processos avaliativos e da proposição de atividades em grupos de trabalho.
As inscrições estão abertas para gestores, gestoras, representantes culturais e também para o público em geral. Os formulários de inscrição estão disponíveis na página do evento (secarte.ufsc.br/forcult-sul).
O evento será uma oportunidade para a ampliação coletiva e a democratização do espaço cultural, fortalecendo o trabalho colaborativo e a construção de ações institucionais que valorizam e promovem a presença da arte e da cultura nas IPES, como um direito constitucional.
Serviço
O quê: III Encontro Regional do FORCULT | Sul
Quando: 21 e 22/05/2025
Onde: Teatro Carmen Fossari – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: secarte.ufsc.br/forcult-sul
Informações: forcultsul@gmail.com | @forcultsul
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o segundo encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas com o tema Economias Dissidentes: Feminismos, Decolonialidade e Desafios no Mundo do Trabalho. O encontro ocorre em 26 de maio, das 19h às 21h, e será transmitido no canal do YouTube do IEG. O evento, que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto, contará com a participação de pesquisadoras que abordarão críticas às estruturas econômicas dominantes a partir de perspectivas feministas e decoloniais.
A mediação e debate estarão sob responsabilidade da professora Thaís de Souza Lapa do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, coordenadora do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) e atual presidenta da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Com doutorado em Ciências Sociais pela Unicamp, a professora é reconhecida por seus trabalhos na área de sociologia do trabalho e relações de gênero.
O colóquio contará com duas apresentações principais. A primeira será conduzida por Aline Cristina da Cruz, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFSC e professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que abordará o tema Economia Feminista e Feminismo Decolonial: Diálogos Possíveis?, explorando as potencialidades e desafios do diálogo entre essas duas vertentes teóricas críticas. A segunda apresentação ficará a cargo de Mariana Mendes de Azevedo, mestranda em Estudos Feministas pela Universidad de Buenos Aires (UBA/Argentina), que discutirá Más Allá de la Economía Mainstream: Epistemologías Feministas en la Formación de los Economistas en Brasil, analisando como as epistemologias feministas têm sido marginalizadas na formação dos economistas no país.
As inscrições devem ser realizadas até 27 de maio para que os inscritos tenham acesso ao ambiente virtual Moodle Grupos do Colóquio, onde estarão disponíveis textos e materiais de apoio relacionados às apresentações.
Mais informações no site, no Instagram ou pelo e-mail do IEG: estudosdegenero@gmail.com.
O programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina (UAB/UFSC) organiza o I Encontro Latino-americano em Tecnologias para a Educação (Elatec), entre 28 e 30 de maio, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no campus de Florianópolis. O evento é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da educação que buscam compreender e aplicar, de forma crítica e inovadora, as tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem. As inscrições para o evento custam R$ 75,00 e devem ser realizadas pelo site do Elatec.
Abordando temas como Inteligência Artificial na educação, Realidade Virtual, Aumentada e Realidade Mista e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, o encontro irá oportunizar a troca de conhecimentos e o fortalecimento de redes e construção de novas parcerias na América Latina. Com o objetivo de promover diálogos nas interseções entre tecnologia e educação, como convidados nas palestras, discussões e debates, estarão pesquisadores reconhecidos na América Latina.
De acordo com os organizadores, o Elatec é um espaço de troca, reflexão e construção coletiva sobre os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. “Em um momento em que o mundo passa por intensas transformações digitais, o evento busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo redes de pesquisa e de práticas pedagógicas que integram linguagens diversas, metodologias ativas, tecnologias digitais, gamificação, educação online, ambientes imersivos e muito mais. Além disso, valoriza temas fundamentais como inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas e justiça social, contribuindo para uma educação mais equitativa e significativa”, afirmam.
Mais informações, ficha de inscrição e programação completa estão disponíveis no site do evento.
O Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Instituto Kadila, promove o 2º Funzana de 2025 com o tema Religiosidades de Matrizes Africanas na quarta-feira, 28 de maio. O evento ocorre das 18h30 às 21h30 na Sala Selvino José Assman, no Centro de Filosofia Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Participarão do evento pesquisadores de doutorado vinculados ao NUER. Sandra Tanhote, ceramista e doutoranda em Antropologia Social pela UFSC, abordará sua pesquisa Do Barro: artefatos de cerâmica e religiões de matriz africana. Roselaine Dias da Silva, doutoranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, apresentará sua pesquisa Saberes/fazeres evocados por Yalorixás do Batuque em tempos de enchentes no Rio Grande do Sul. Lucas Maciel Ferreira, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política na UFSC, falará sobre Fundamentos para uma sociologia da saúde afrobrasileira.
Para participar, é necessário realizar a inscrição. Mais informações no site e no Instagram no NUER.