Calendário de Eventos UFSC

abr
17
qua
Aula inaugural de Agroecologia
abr 17@13:00 – 17:00

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Graduação em Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a A’ iny Elementos Da Terra – Escola de Alimentação Viva e Vegana, promove uma aula inaugural do curso de extensão de Agroecologia e Alimentação Viva.

Um dos principais focos da atividade é promover uma alimentação baseada no consumo de sementes germinadas, brotos e vegetais crus. O curso de extensão em Agroecologia e Alimentação Viva desenvolve habilidades práticas nessa área e estimula reflexões teóricas sobre o meio ambiente interno e externo, além de estimular práticas naturais de cuidados com a saúde e a natureza. 

O público-alvo dessas iniciativas é composto por pessoas interessadas em mudar seus hábitos de vida, especialmente os alimentares, e em contribuir para a preservação do meio ambiente. O curso é aberto a todos, sem exigência de escolaridade específica. 

A aula inaugural será na quarta-feira, 17 de abril, na sede do Grupo Escoteiro Desterro 52°SC, localizada no Campus de Florianópolis. evento é gratuito e acontece das 13h às 17h, contando com palestras, oficina e a abertura oficial da horta do PET EduCampo. A participação é aberta, mas pede-se que confirme presença por e-mail.

Os palestrantes são:

  • Marcos José de Abreu, o Marquito, é engenheiro agrônomo e mestre em Agroecossistemas. Está em seu primeiro mandato como deputado estadual de Santa Catarina e preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Suas principais áreas de atuação são ecologia e justiça social. Foi vereador de Florianópolis por seis anos, construindo o Mandato Agroecológico. É autor das Leis da Compostagem, Política Municipal da Agroecologia e Produção Orgânica, Floripa Zona Livre de Agrotóxicos e Direitos da Natureza. Essa última lei virou uma referência internacional e foi apresentada por Marquito na ONU em 2022.
  • Dr. Alberto Peribanez Gonzalez, médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. É especialista em Nutracêutica, autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “O Cirurgião Verde”  Coordenador dos cursos de extensão Bases Fisiológicas e Bases Conscientes da Terapêutica Natural e do programa de saúde “Modelo Biogênico” em Ribeirão Grande – SP.
  • Camila de Santis, nutricionista, Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz, Pós graduanda em Nutrição Clínica pela USP e Coordenadora do Projeto Terrapia- Fiocruz/RJ (Alimentação viva e Agroecologia na promoção da saúde).
abr
24
qua
Aula com João Moreira Salles
abr 24@15:00 – 18:00

O curso de Graduação em Cinema da UFSC promove a aula Cinema feito de Quase Nada, com o cineasta brasileiro João Moreira Salles, sobre a obra de Eduardo Coutinho, na quarta-feira, 24 de abril, das 15h às 18h, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, em Florianópolis.

Ao final do encontro, será exibido o curta documental Máquinas de Lazer, Trabalho de Conclusão de Curso de Ítalo Zaccaron, e será promovido debate sobre as conexões entre a aula do cineasta e a obra do formando do curso de Cinema da UFSC.

“Se Eduardo Coutinho ainda estivesse por aqui, que filmes estaria dirigindo? Convivi com Coutinho por mais de 20 anos e sobre ele só tinha três certezas: que, marcado um encontro, ele não se atrasaria; que ele chegaria fumando; e que viria com uma bolsa a tiracolo. Qualquer outra previsão seria mais ou menos como apostar nos cavalos (ele gostava das corridas no Jóquei, achava aquilo bonito). Embora tenha sido o produtor de vários filmes dele, só retrospectivamente fui capaz de intuir o fio que unia o documentário seguinte ao anterior. Por que Jogo de cena (2007) depois de O fim e o princípio (2005)? Como, de Moscou (2009), se chega a As canções (2011)?”, reflete João Moreira Salles.

João Moreira Salles, dirigiu, como documentarista, os filmes Notícias de uma guerra particular (1999, em parceria com Kátia Lund), Nelson Freire (2003), Entreatos (2004), Santiago (2006) e No Intenso Agora (2017). Ele assinou a produção de vários filmes de Eduardo Coutinho, entre eles, Edifício Master (2002), Peões (2002) e Jogo de Cena (2007).

Em parceria com Jordana Berg, João também finalizou a obra que Coutinho realizava quando faleceu, em fevereiro de 2014, Últimas conversas (2015). Nesse filme, uma sequência de entrevistas com adolescentes, Coutinho, ele mesmo, dinamita a ponte que conecta jovens e velhos ao introduzir as regras do jogo da cena que começava para uma de suas entrevistadas: “Vou te fazer várias perguntas normais sobre a vida, e você pode responder com verdades ou mentira, dá na mesma. Eu já não sei se a verdade existe… Vocês, jovens, são complicados porque estão vivendo, mas, no entanto, não têm recordações. Não perderam ninguém, não amaram ninguém. Então, só perguntarei coisas idiotas, como se fosse um marciano ou uma criança de quatro anos…”.

Na aula, João nos desvendará um pouco da trajetória, da obra e da personalidade desta figura tão singular do cinema brasileiro, Eduardo Coutinho.

Evento presencial – sujeito a lotação da sala (130 lugares)

jun
14
sex
Bossa Nova 65 anos: Roberto Menescal, Leila Pinheiro e Quarteto
jun 14@19:00 – 21:00

A UFSC sediará a quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArTE) e traz, na sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis. 

O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio. Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta).  Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo. 

Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.

Sobre a Mostra de Violão Anabá

Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis.

Os ingressos estão à venda no site. Mais informações no Instagram da Mostra.

ago
6
ter
II Jornada Brasileira da Canção
ago 6@8:00 – ago 9@18:00

O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.

Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.

A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.

A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.

Mas informações no site do GECAN UFSCnas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com

ago
26
seg
Desafios da Comunicação Política
ago 26@9:30 – 16:00

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza na segunda-feira, 26 de agosto, às 9h30, a aula magna Desafios contemporâneos da comunicação política, com o professor Ricardo Fabrino Mendonça. O evento, que abre o semestre 2024/2 e também faz parte das comemorações dos 45 anos do Curso de Jornalismo da UFSC, será realizado no auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e é aberto a todos os interessados. A palestra abordará o ambiente em que as sociedades democráticas do século XXI estão inseridas, considerando as oportunidades e os riscos das mudanças recentes na estrutura e na dinâmica da comunica-ção e da política.

No mesmo dia e local, às 14h, o professor Fabrino apresenta a palestra Algorítimos Institucionais, objeto de seu mais recente livro, com pesquisadores do PPGJOR e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP). A atividade também terá acesso liberado ao público.

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabrino Mendonça é um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em torno das temáticas Teoria Democrática, Políticas de Confronto e Comunicação e Política, com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Ele coordena o Margem – Grupo de pesquisa em Democracia e Justiça e integra o Comitê Gestor do INCT em Democracia Digital (INCT-DD). É pesquisador associado ao Centre for Deliberative Democracy and Global Governance da Austrália e foi pesquisador visitante na Australian National University (Austrália), na University of Canberra (Austrália) e na University of California Irvine (EUA).

É um dos autores, com os professores Fernando de Barros Filgueiras e Virgílio Almeida, da obra Algorithmic Institutionalism: The changing rules of social and Political Life (Oxford University Press, 2023), vencedor de melhor livro da ABCP/2024, além de organizador de Crises da Democracia e Esfera Pública (Editora UFMG, 2023) e Research Methods in Deliberative Democracy (Oxford University Press, 2022), entre outros.

> Programação
Dia – 26/08/2024
Local – Auditório do Bloco E – CFH
9h30 às 11h30 – Aula magna: Desafios contemporâneos da comunicação política
14h às 16h – Palestra: Algorítimos Institucionais

ago
29
qui
Dia Nacional de Combate ao Fumo
ago 29@8:30 – 12:00
Dia Nacional de Combate ao Fumo @ Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

O Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal de Santa Catarina (NET_Tab/UFSC) promoverá nesta quinta-feira, 29 de agosto, uma ação no Hospital Universitário (HU/UFSC) em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. A atividade ocorre das 8h30 às 12h e é destinada a alunos da área da saúde e à comunidade local.

Neste ano, o tema da ação será “Tabagismo – os danos para a gestação e o bebê”. Estão previstas conversas com a comunidade abordando temas como os impactos causados pelo uso do tabaco durante a gestação, mitos e verdades associados ao cigarro eletrônico, além das ações na entrada dos ambulatórios do HU.

A atividade é coordenada pela professora Leila Steidle, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.

Mais informações no perfil do Instagram do projeto ou pelo e-mail leilajms23@gmail.com.

set
9
seg
Aula Inaugural com filósofo alemão Thomas Pogge, da Yale University
set 9@14:00

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Accelerating the green transition in the global South, ou Acelerando a transição verde no sul global. O evento será a aula inaugural do segundo semestre de 2024 e contará com a palestra de Thomas Pogge, filósofo alemão, diretor do Programa de Justiça Global e professor de Filosofia e Assuntos Internacionais na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A palestra será em inglês e acontecerá na segunda-feira, 9 de setembro,  às 14h no Auditório do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), localizado no campus de Florianópolis. O evento é aberto ao público.

Confira uma sinopse, em inglês, no site do programa.