Calendário de Eventos UFSC

jun
14
sex
Bossa Nova 65 anos: Roberto Menescal, Leila Pinheiro e Quarteto
jun 14@19:00 – 21:00

A UFSC sediará a quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que tem o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArTE) e traz, na sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis. 

O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio. Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta).  Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo. 

Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.

Sobre a Mostra de Violão Anabá

Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis.

Os ingressos estão à venda no site. Mais informações no Instagram da Mostra.

jun
24
seg
Colóquio Internacional em Paris
jun 24@13:30 – jun 26@18:30

Prédio do do Maison du Brésil, na França. Foto: Divulgação/Governo Federal

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das instituições participantes do Colóquio Internacional O Brasil fora de si – percursos da literatura brasileira contemporânea, nos dias 24 e 25 de junho. O evento será realizado na Maison du Brésil, em Paris, na França. A programação prevê atividades presenciais e on-line.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o colóquio é aberto ao público e não requer inscrição prévia. A iniciativa visa refletir sobre as formas, circulação, tradução e ensino da literatura brasileira contemporânea fora do Brasil, além de abordar questões de acolhimento e representação de estrangeiros nas culturas lusófonas.

O colóquio é organizado por Ricardo Gaiotto, docente da UFSC atualmente em estágio de pós-doutorado na Sorbonne Université, e pesquisadores de diversas universidades: Leonardo Tonus (Sorbonne Université), Keli Pacheco (Universidade Estadual de Ponta Grossa), Patricia Dalla Torre (Universidade Estadual Paulista/Sorbonne Université) e Lara Bourdin (Sorbonne Université/McGill University).

Para mais informações, acesse linktr.ee/obrasilforadesi ou o canal no YouTube @obrasilforadesi.

ago
6
ter
II Jornada Brasileira da Canção
ago 6@8:00 – ago 9@18:00

O Grupo de Estudos da Canção (GECAN), vinculado ao Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a II Jornada Brasileira da Canção, com o intuito de discutir sobre a canção com pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras.

Coordernado pelo professor Marcos Baltar, o evento dá continuidade à primeira edição, realizada remotamente em 2021, organizada pelo grupo de pesquisa Pluralité des Langues et des Identités : Didactique – Acquisition – Médiations (PLIDAM) em parceria com o Institut national des langues et civilisations orientales (INALCO) de Paris. O evento tem como objetivo explorar a canção popular urbana como em suas matizes social, dialógica e cultural.

A II Jornada Brasileira da Canção ocorre a partir desta terça-feira, 6 de agosto, até sexta-feira, 9 de agosto, das 8h às 18h, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus de Florianópolis da UFSC. As atividades são abertas à comunidade. As inscrições de ouvintes, gratuitas, devem ser feitas pelo formulário de inscrição até o dia de início do evento.

A Jornada está organizada em dois eixos temáticos: análise da canção e prática educativa com a canção. A programação terá a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação e docentes da Educação Básica, que abordarão a canção em sua matriz híbrida, verbo-musical. O evento conta, em suas atividades, com conferências, minicursos, comunicações orais, lançamentos de livros e shows de pesquisadores que também são músicos.

Mas informações no site do GECAN UFSCnas redes sociais do GECAN ou pelo e-mail gecanufsc@gmail.com

ago
13
ter
III Colóquio Internacional Antropoceno
ago 13 – ago 15 dia inteiro

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo Youtube.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas. Mais informações e programação disponíveis no site no evento.

*Notícia atualizada em 24/5/2024, às 15h43. 

II Colóquio Leo Strauss
ago 13@9:30 – ago 15@18:00
II Colóquio Leo Strauss

O Núcleo de Estudos do Pensamento Político do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (NEPP/SPO/UFSC) promove o II Colóquio Leo Strauss de 13 a 15 de agosto, das 9h30 às 18h. O evento ocorre de forma remota, por videoconferência por meio do Google Meet.

O Colóquio é aberta a toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário on-line até 12 de agosto. Será fornecido certificado de 4 horas aos participantes que estiverem presentes em no mínimo duas mesas. O evento é coordenado pelo professor Jean Gabriel Castro da Costa, vinculado ao ao NEPP, ao SPO e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da UFSC (PPGSP). Também atuam na organização do evento o doutorando Iann Endo Lobo (PPGSP) e o doutor Elvis de Oliveira Mendes.

O evento visa promover uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a obra de Leo Strauss. Ao longo de três dias, serão discutidos temas como a natureza do político, a relação entre filosofia e sociedade, a controvérsia entre antigos e modernos, entre outros tópicos. As conferências terão até 40 minutos de duração, seguidas de sessões para perguntas e debates.

Mais informações pelo site do evento ou pelo e-mail: coloquioleostrauss@gmail.com

set
11
qua
Projeto 12:30: show com Diogo Nestor
set 11@12:30

No dia 11 de setembro, quarta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show do músico Diogo Nestor. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.

No mesmo dia estará ocorrendo a Atividade da Recepção de calouros do semestre de 2024.2, com uma fala importante do reitor da UFSC no local. 

Diogo Nestor

Guitarrista Diogo Nestor Imagem: Divulgação

O guitarrista, compositor e educador musical Diogo Nestor, nascido no Rio Grande do Sul e residente em Florianópolis há sete anos, traz ao público a sua arte representada pela guitarra elétrica. Com uma discografia composta por sete álbuns dedicados à música instrumental, Diogo explora a fusão de diferentes estilos, incluindo rock, blues, jazz e música brasileira.

No show do Projeto 12:30 da UFSC, Diogo Nestor se apresentará em formato clássico de trio, acompanhado pelos experientes músicos Gustavo Grillo na bateria e Fábio Costa no baixo. Esta formação promete uma experiência sonora única, onde o público terá a oportunidade de mergulhar no universo autoral de Diogo.

O repertório da apresentação é cuidadosamente selecionado para oferecer uma imersão nas composições do guitarrista, com um enfoque especial na interação musical entre os instrumentistas. A improvisação desempenha um papel central no espetáculo, permitindo que cada performance revele novas sonoridades e texturas, garantindo uma experiência singular e envolvente para os espectadores.

Mais informações: www.diogonestor.com.br

 

out
3
qui
Projeto 12:30: Show de Zabeba e Banda
out 3@12:30

A coordenação do Projeto 12:30 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que, devido à previsão de chuva, o show de Zabeba e Banda, inicialmente programado para o dia 2 de outubro, foi reagendado para o dia seguinte, 3 de outubro. A apresentação é gratuita e ocorre na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, às 12h30.

Zabeba é uma figura popular do litoral catarinense, que começou sua carreira como percussionista em bandas locais de Florianópolis. Influenciado pelo reggae e suas vertentes, promove um som dançante e atual. A apresentação é aberta à comunidade e não necessita inscrição prévia.

O Projeto 12:30 é promovido pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC. O projeto realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Mais informações através da página do projeto ou no Instagram.

nov
7
qui
Projeto 12:30: show com banda Jandaia
nov 7@12:30

O palco do Projeto 12:30 recebe o show da banda Jandaia em 7 de novembro, quinta-feira. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.

Na mesma semana estará ocorrendo a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC. Banda Jandaia A banda Jandaia, formada em Florianópolis em 2019 por Murilo Salazar, Idyan Lopes, Victor Fabri e Lucas Prá, define sua sonoridade como “pop brasileiro” e incorpora influências de indie, hip hop, brega e funk.

Após lançar alguns singles, o Jandaia apresentou seu primeiro álbum, intitulado “Estrago”, em abril de 2022. O projeto foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e rapidamente alcançou um bom número de ouvintes. O álbum se tornou capa da playlist ‘Indie Brasil’ do Spotify logo após seu lançamento.

A banda realiza shows ao vivo com foco em envolver o público e promover uma interação através da música. O Jandaia utiliza suas apresentações para destacar a cultura brasileira e seu desenvolvimento musical durante a pandemia. O grupo continua a buscar ampliação de sua base de fãs e a consolidar sua presença no cenário do indie pop nacional.

dez
4
qua
Encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas
dez 4 dia inteiro

O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.

O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.

Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.

O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.

A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

Comemoração 30 Anos PPG Agroecossistemas
dez 4@14:00 – 18:00
Comemoração 30 Anos PPG Agroecossistemas @ Auditório da EPAGRI

O Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas comemora seus 30 anos de atividades na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, das 14h às 18h no Auditório da EPAGRI, localizado à Rod. Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi, Florianópolis.

O evento é gratuito e aberto. Segundo os organizadores, será um “marco especial que representa três décadas de dedicação, aprendizado e colaboração de toda a comunidade acadêmica’.

Durante o evento especial haverá programação para revisitar memórias e reunir diferentes gerações que contribuíram para o sucesso e crescimento do programa.

Mais informações no instagram ou pelo email ppga@contato.ufsc.br.

dez
5
qui
Encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas
dez 5 dia inteiro

O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.

O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.

Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.

O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.

A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

dez
6
sex
Encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas
dez 6 dia inteiro

O Núcleo de Estudos Arte, Cultura e Sociedade (MUSA) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede de pesquisa Arte, Performance e Sociabilidades do INCT-Instituto Brasil Plural realizarão um encontro da Rede Internacional de Metodologias Dialógicas. O evento ocorre em parceria com o projeto Desigualdades Territoriais, da Universidad de Los Lagos, no Chile. O objetivo é fortalecer as redes académicas internacionais e promover métodos dialógicos que integrem a igualdade de gênero, a justiça social e a inovação.

O encontro acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no Auditório do Bloco E do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis. A atividade é gratuita e não é necessário realizar inscrições. Acesse a programação completa clicando aqui.

Com participantes do Brasil, Chile, Argentina e outros países, o evento irá explorar abordagens metodológicas inovadoras nas ciências sociais e humanas, em um espaço para a construção de conhecimento inclusivo e transformador na América Latina.

O programa do encontro inclui conferências, mesas redondas, apresentações de pesquisas, workshops, uma mostra audiovisual e mostra de artes visuais. Nas mesas redondas participam pesquisadores das áreas da antropologia, arqueologia, artes, geografia e sociologia.

A conferência inaugural será proferida pelo professor Dimas Floriani, da UFPR, que refletirá sobre as bases socioantropológicas do diálogo como ferramenta metodológica para o futuro, destacando a importância da diversidade e da inclusão na produção do conhecimento.

Mais informações estão disponíveis no Instagram do MUSA e do projeto Desigualdades Territoriais.

dez
10
ter
Confraternização do projeto UFSC Sem Fronteiras
dez 10@11:00 – 13:00

O projeto de extensão UFSC Sem Fronteiras, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), organiza uma confraternização para os estudantes de graduação e pós-graduação migrantes, refugiados(as) e internacionais.

O encontro acontecerá na terça-feira, dia 10 de dezembro,  das 11h às 13h, na sala 206 do bloco B do Centro de Ciências Tecnológicas (CTC) da UFSC, no campus da Trindade, em Florianópolis. Os estudantes são convidados a levar algo para comer ou beber que represente o seu país de origem, mas não é obrigatório.

O projeto UFSC Sem Fronteiras visa reunir estudantes migrantes, refugiados(as), solicitantes de refúgio e internacionais da UFSC para realização de ações de acolhimento, integração acadêmica, acompanhamento das trajetórias estudantis, ações culturais e artísticas, entre outras atividades que contribuam para a permanência e também para a vinculação acadêmica destes estudantes na universidade.

Além disso, o projeto busca promover ações junto à comunidade externa divulgando as vagas para ingresso na graduação da UFSC e contribuindo para a conscientização sobre os direitos humanos, bem como para a internacionalização de nossa universidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail janaina.santos@ufsc.br

dez
18
qua
Movimento para um Caminho de Paz e Transformação
dez 18@14:00 – 19:30

O curso de extensão Jovem Agente de Transformação Social e Ambiental, da Escola de Extensão da Proex, em parceria com a Unipaz, promove o evento Movimento para um Caminho de Paz e Transformação, na quarta-feira, 18 de dezembro, a partir das 14h. A ação realizará gratuitamente atividades educacionais, culturais e práticas integrativas voltadas à comunidade universitária e sociedade em geral. As ações acontecerão no auditório da Biblioteca Universitária (BU) e na Praça da Cidadania, no Campus Trindade, em Florianópolis.

> Confira a programação:

14h | Palestra: “A Arte de Viver em Paz” | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
16h | Relaxamento e meditação guiada | Praça da Cidadania – UFSC
17h30 | Danças Circulares | Praça da Cidadania – UFSC
18h30 | Coffee Break | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC
19h30 | Encerramento com “O Canto pelo Sentir”, com Patrícia Kalabaide | Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária – UFSC

Para a atividade de meditação aconselha-se levar canga ou tapete de yoga, e levar copo para o Coffee Break para colaborar com meio ambiente.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aline.af@ufsc.br ou pelo perfil @jovemagenteea.

fev
7
sex
Show: Banda Linha Vermelha
fev 7@20:00

O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe nesta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 20h o show da banda Linha Vermelha. A apresentação é gratuita sem necessidade de retirada prévia de ingressos.

Linha Vermelha é uma banda formada no ano de 2019 em Florianópolis. Focada inicialmente em versões de clássicos, bem como obscuridades do rock, em 2022 seus integrantes Tommy Ho (vocais), Louis Law (baixo), Mary Moon (bateria), Bruno Blast e Bispo Mauricio (guitarras) entraram no estúdio para a gravação do primeiro EP autoral: As Aventuras do Eliminista na Terra do Mandamatá. Nesse primeiro trabalho, a banda pretende desviar a sua atenção para a visão musical sintetizada na proposta do Progressista-Macabro, ou simplesmente “Prog-Macabro”.

>> Serviço

O quê: apresentação Linha Vermelha
Quando: 07/02/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: entrada franca – abertura do Teatro às 19h
Informações: dac.ufsc.br | 48 3721-3853

abr
23
qua
Inauguração do Laboratório Virtual Multiusuário de Ensino, Extensão e Pesquisa
abr 23@10:00 – 12:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Brazilian Research Institute on Digital Convergence (INCoD), a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Nvidia e a Versatus HPC, realiza o evento de inauguração do Laboratório Virtual Multiusuário de Ensino, Extensão e Pesquisa (VLAB@UFSC) na quarta-feira, 23 de abril, na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria I, no Campus de Florianópolis, no bairro Trindade.

O laboratório, financiado pela Fapesc, foi equipado com o DGX H100, um servidor da Nvidia que acelera o desenvolvimento de técnicas e aplicações de Inteligência Artificial (IA), oferecendo uma infraestrutura multiusuário de alto desempenho voltada para o ensino, a pesquisa e a extensão. Considerado o padrão-ouro para infraestruturas de IA, o DGX H100 maximiza o desempenho em Computação de Alto Desempenho (HPC), oferecendo aos utilizadores a performance necessária para resolverem desafios com IA e acelerarem as suas pesquisas.

As inscrições para o evento de inauguração estão disponíveis pelo formulário on-line.