Calendário de Eventos UFSC

set
9
seg
Apresentação do projeto de intercâmbio BRAFITEC
set 9@11:00 – 12:00

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENQ) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC) promovem um evento especial de divulgação do projeto de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC), que ocorre entre a UFSC e o Grupo Instituts Nationaux des Sciences Appliquées (INSA), da França.

O projeto é parte do Programa CAPES/BRAFITEC e visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre estudantes e professores das áreas de Engenharia do Brasil e da França, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis. Estudantes de engenharia da UFSC, incluindo Engenharia Química, Engenharia de Materiais, entre outras carreiras de engenharia, são convidados a participar.

O evento ocorrerá na segunda-feira, 9 de setembro, às 11h no Auditório I do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), localizado no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, campus de Florianópolis. A exibição será em formato híbrido, presencial e remotamente por meio deste link.

O objetivo é apresentar as oportunidades dentro do Grupo INSA, incluindo a possibilidade de dupla diplomação oferecida aos estudantes participantes, permitindo a obtenção de diplomas reconhecidos tanto no Brasil quanto na França. Além disso, haverá espaço para discussão aberta sobre as perspectivas de intercâmbio e colaboração acadêmica com professores e pesquisadores do Grupo INSA da França, como Jarir Mahfoud, Georg Koval, e Eric Florentin.

set
19
qui
Apresentação da revisão da Resolução Normativa 017
set 19@17:00

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta na próxima quinta-feira, 19 de setembro, o relatório final de revisão da Resolução Normativa 017/CUn/1997, que trata do regulamento de todos os cursos de graduação da UFSC. A apresentação ocorre a partir das 17h, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI) do campus Trindade, em Florianópolis. Também é possível participar remotamente pela plataforma ConferênciaWeb.

A Resolução Normativa 017/CUn/1997 tem artigos sobre renovação, cancelamento e trancamento de matrícula, frequência e aproveitamento, validação de disciplinas, proibição de ação de trote e demais tópicos referentes ao ensino da graduação. O documento orienta decisões e ações que impactam diretamente o cotidiano acadêmico e a vida de estudantes e docentes, sendo o instrumento mais fundamental de gestão dos cursos pelas coordenações, departamentos e Câmara de Graduação.

A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, conta que ao longo dos anos, a RN 017 teve alterações nos anos de 1998, 2000, 2001, 2004 e 2012. “Ela compreende diretrizes fundantes que regulamenta o ensino da graduação e a relação do estudante com o curso, bem como, as garantias previstas para manutenção do vínculo estudantil até a finalização da graduação. Revisar esse regramento tem importância fundamental à medida que mudam diretrizes e entendimentos da política educacional e que se impõe novas necessidades para a relação do estudante com a Universidade”.

A comunidade acadêmica pôde contribuir na revisão da Resolução 017 enviando sugestões de inclusões, alterações e destaques na proposta apresentada em audiência pública em julho de 2023. O relatório foi elaborado pela Comissão da Câmara de Graduação (CGRAD) e apresentará o relato dos trabalhos realizados e o resumo das propostas recebidas na consulta pública que ficou disponível de 5 de julho a 30 de setembro do ano passado.

Segundo a pró-reitora, o relatório a ser apresentado no dia 19 de setembro compreende as ações realizadas pela comissão e a sistematização das contribuições recebidas na consulta pública. “A apresentação do relatório visa prestar informações das ações realizadas e indicar à comunidade universitária as propostas de alteração e inclusão que serão apreciadas na Câmara de Graduação. O intuito é que a Câmara de Graduação defina um texto que será encaminhado para apreciação e discussão no Conselho Universitário, instância responsável pela aprovação do texto final da Resolução Normativa”, complementa.

set
25
qua
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC
set 25@8:00 – 17:00
I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC @ Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC)

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de Santa Catarina (SC) ocorre no dia 25 de setembro, das 8h às 17h, no auditório do Espaço Físico Integrado da Universidade Federal de Santa Catarina (EFI/UFSC). As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado de 10 horas de participação.

O I Encontro Conectando Outras Raízes e II Fórum das Escolas do Mar de SC ocorre no âmbito do Projeto Raízes da Cooperação, ação coordenada pela UFSC, a Agência de Gestão e Educação Ambiental (AGEA) e a Associação de Amigos das Escolas do Mar (AAMAR). O evento tem como objetivo encerrar as ações de ciência cidadã do Raízes da Cooperação e promover o diálogo, a troca de saberes e de ações relacionadas à Ciência Cidadã, Cultura Oceânica e Educação Ambiental Marinho-Costeira, bem como o fortalecer a Rede de Escolas do Mar em Santa Catarina.

A programação inclui palestras, mesas-dialógicas, apresentações orais, vídeos e exposições para divulgar os trabalhos desenvolvidos a partir das ações do Projeto Raízes da Cooperação, Escolas do Mar de SC e outros projetos ou ações desenvolvidas no ambiente marinho-costeiro.

Mais informações no site do evento, no Instagram do Raízes da Cooperação ou pelos e-mails agea.gestaoeeducacao@gmail.com | alessandra.larissa@ufsc.br

set
26
qui
Centenário da Declaração dos Direitos da Criança
set 26@13:45 – 18:00

Nesta quinta-feira, 26 de setembro, comemora-se o centenário da Declaração dos Direitos da Criança, também conhecida como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, adotada pela Liga das Nações em 26 de setembro de 1924. Elaborada por Eglantyne Jebb, fundadora do movimento Save the Children, a Declaração afirma “que os homens e mulheres de todas as nações reconhecem que a humanidade deve dar à criança o melhor que tem, afirmando seus deveres, independentemente de qualquer consideração de raça, nacionalidade ou credo“.

Para celebrar este marco histórico, o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte da Universidade Federal de Santa Catarina (NICA/UFSC/CNPq), em conjunto com o Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina (MBISC/UFSC) realizará, no hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina um evento que contará com a presença de crianças das Escolas de Educação Básica Virgílio Várzea e José Jacinto Cardoso, respectivamente dos bairros Canasvieiras e Serrinha, além de crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) e do Colégio de Aplicação (CA/UFSC).  As atividades começam às 13h45.

Haverá um bate-papo com as crianças sobre o centenário da Declaração com o professor da rede municipal Leo Nogueira Pakonawta (PMF), uma roda de contação de história com a professora Gilka Girardello (UFSC) e o  lançamento do livro “Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak“, de autoria de Aline Alvim (NICA/UFSC), Monica Fantin (UFSC) e José Douglas Alves dos Santos (NICA/UFSC), que tecerão comentários sobre a obra.

Publicado pela Editora Contexto, o livro apresenta uma concepção de criança e de educação a partir do trabalho desenvolvido pelo médico, pedagogo e escritor polonês Janusz Korczak, um dos precursores da Declaração dos Direitos da Criança (e um dos principais nomes na defesa dessa causa). Korczak foi mais uma das inúmeras vítimas do regime nazista ao acompanhar as 200 crianças que cuidava em direção ao trem que os levaria ao campo de extermínio de Treblinka.

A programação conta também com a plantação, com as crianças, da Árvore dos Direitos da Criança e a entrega de mudas para os responsáveis das escolas presentes.

out
8
ter
Curso: Um Defeito de Cor
out 8@17:00 – 19:00

O Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso de extensão gratuito Um Defeito de Cor: entre travessia, vivência e retorno numa perspectiva feminina, entre os dias 8 e 10 de outubro, das 17h às 19h, na Sala Drummond, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O objetivo das aulas é analisar e interpretar os diversos discursos da escrita feminina afro-brasileira no romance Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, incentivando uma leitura baseada em vivências, experiências, lutas e conquistas. Também busca reconhecer o quanto a escrita constitui uma expressão do corpo e destacar como a literatura da mulher preta brasileira trata da natureza feminina.

A ministrante será a doutorando Coumba Diatta, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da UFSC. Senegalesa, preta e mulçumana, Coumba é graduada em Letras-Português e mestra em Literatura e Civilização Portuguesa e também em Civilização Latino-americana, com ênfase na literatura brasileira, pela Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), de Dacar, no Senegal. É professora de português como língua estrangeira, no Senegal, em escola pública de ensino médio.

O curso é aberto à comunidade geral e possui certificação de 12 horas. Para participar não é necessário fazer inscrição.

Conteúdo programático:
Aula 1: dia 08 → Conceito de travessia, de diáspora e as formas de resistência
Aula 2: dia 09 → Lugar das mulheres negras no processo cultural-religioso de reconstrução simbólica da África no Brasil
Aula 3: dia 10 → Problemática do retorno e dos retornados: negociação de identidades em destaque

Para mais informações, acesse o site do Neben ou pelo e-mail nebenufscflorianopolis@gmail.com.

out
9
qua
Curso: Um Defeito de Cor
out 9@17:00 – 19:00

O Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso de extensão gratuito Um Defeito de Cor: entre travessia, vivência e retorno numa perspectiva feminina, entre os dias 8 e 10 de outubro, das 17h às 19h, na Sala Drummond, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O objetivo das aulas é analisar e interpretar os diversos discursos da escrita feminina afro-brasileira no romance Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, incentivando uma leitura baseada em vivências, experiências, lutas e conquistas. Também busca reconhecer o quanto a escrita constitui uma expressão do corpo e destacar como a literatura da mulher preta brasileira trata da natureza feminina.

A ministrante será a doutorando Coumba Diatta, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da UFSC. Senegalesa, preta e mulçumana, Coumba é graduada em Letras-Português e mestra em Literatura e Civilização Portuguesa e também em Civilização Latino-americana, com ênfase na literatura brasileira, pela Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), de Dacar, no Senegal. É professora de português como língua estrangeira, no Senegal, em escola pública de ensino médio.

O curso é aberto à comunidade geral e possui certificação de 12 horas. Para participar não é necessário fazer inscrição.

Conteúdo programático:
Aula 1: dia 08 → Conceito de travessia, de diáspora e as formas de resistência
Aula 2: dia 09 → Lugar das mulheres negras no processo cultural-religioso de reconstrução simbólica da África no Brasil
Aula 3: dia 10 → Problemática do retorno e dos retornados: negociação de identidades em destaque

Para mais informações, acesse o site do Neben ou pelo e-mail nebenufscflorianopolis@gmail.com.

out
10
qui
Curso: Um Defeito de Cor
out 10@17:00 – 19:00

O Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o curso de extensão gratuito Um Defeito de Cor: entre travessia, vivência e retorno numa perspectiva feminina, entre os dias 8 e 10 de outubro, das 17h às 19h, na Sala Drummond, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O objetivo das aulas é analisar e interpretar os diversos discursos da escrita feminina afro-brasileira no romance Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, incentivando uma leitura baseada em vivências, experiências, lutas e conquistas. Também busca reconhecer o quanto a escrita constitui uma expressão do corpo e destacar como a literatura da mulher preta brasileira trata da natureza feminina.

A ministrante será a doutorando Coumba Diatta, do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da UFSC. Senegalesa, preta e mulçumana, Coumba é graduada em Letras-Português e mestra em Literatura e Civilização Portuguesa e também em Civilização Latino-americana, com ênfase na literatura brasileira, pela Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), de Dacar, no Senegal. É professora de português como língua estrangeira, no Senegal, em escola pública de ensino médio.

O curso é aberto à comunidade geral e possui certificação de 12 horas. Para participar não é necessário fazer inscrição.

Conteúdo programático:
Aula 1: dia 08 → Conceito de travessia, de diáspora e as formas de resistência
Aula 2: dia 09 → Lugar das mulheres negras no processo cultural-religioso de reconstrução simbólica da África no Brasil
Aula 3: dia 10 → Problemática do retorno e dos retornados: negociação de identidades em destaque

Para mais informações, acesse o site do Neben ou pelo e-mail nebenufscflorianopolis@gmail.com.

out
21
seg
Curso: Literaturas do Sul Global
out 21 dia inteiro

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.

O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

Mais informações podem ser obtidas na página de notícias da UESB.
out
22
ter
Curso: Literaturas do Sul Global
out 22 dia inteiro

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.

O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

Mais informações podem ser obtidas na página de notícias da UESB.
out
23
qua
Curso: Literaturas do Sul Global
out 23 dia inteiro

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.

O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

Mais informações podem ser obtidas na página de notícias da UESB.
out
24
qui
Curso: Literaturas do Sul Global
out 24 dia inteiro

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), promovem o curso Por um mundo onde caibam muitos mundos: literaturas do Sul Global, de 21 a 24 de outubro. O evento será realizado de forma híbrida, ocorrendo presencialmente na UESB, em Vitória da Conquista (BA), e também on-line pelos canais UESB e da Rosa e Mia Couto: traduções de mundo no YouTube.

O evento tem como objetivo discutir produções do Sul Global e mapear cenários dos desdobramentos para a cultura e para a sociedade como um todo. O curso é aberto à comunidade e oferece certificação. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

Mais informações podem ser obtidas na página de notícias da UESB.
nov
6
qua
Espetáculo teatral: A Força da Água
nov 6@20:00

Espetáculo A Força da Água – grupo Pavilhão da Magnólia. Foto: Sergio Lima.

Em circulação pelo Sul e Sudeste do país, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o mais novo espetáculo do grupo cearense Pavilhão da Magnólia: A Força da Água. A apresentação gratuita será no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 20h, no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis.

Sob direção e dramaturgia de Henrique Fontes, o espetáculo explora a história da seca e o impacto da escassez de água na vida dos sertanejos nordestinos, refletindo sobre o direito à água enquanto necessidade e luta. A história propõe um olhar profundo sobre o sofrimento e a resistência das populações afetadas pela seca no Ceará, confrontando o público com perguntas inquietantes: até quando o discurso da seca será tratado como uma mera fatalidade? Como romperemos com as cercas da indiferença e da falta de acesso à água potável?

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro, respeitando a ordem de chegada do público. O espetáculo tem classificação de 14 anos. A apresentação conta com apoio do Programa de Extensão Pedagogia das Artes Cênicas e Processos de Criação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), coordenado pelo professor Vicente Concilio.

Sobre o espetáculo

Até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? O que nos impede de romper a cerca que nos controla? A Força da Água, nova peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o caminho historiográfico da seca no Ceará. Desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no Caldeirão até o tempo presente quando, descobrimos que a água não é um direito constitucional. A peça de teatro documental, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da história do Brasil em torno da indústria da seca. Os relatos e documentos denunciam aquilo que nos impede de ter acesso à água potável e de qualidade. Até quando aceitaremos? Quando deixaremos nossas águas transbordarem?

Sobre o Grupo Pavilhão da Magnólia

Nos seus 19 anos de trajetória, o Pavilhão da Magnólia se consolida como um dos grupos expoentes do teatro brasileiro contemporâneo e investe em diversificados caminhos de criação em diálogo com outros criadores da cena, com uma atenção a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e para as infâncias. São mais de 1.200 apresentações (18 espetáculos montados) em mais de 80 cidades, participando de importantes festivais e mostras de teatro e arte do país. Desde 2018, tem como sede a Casa Absurda, espaço de cultura independente da cidade de Fortaleza.

Sobre Henrique Fontes

Dramaturgo, ator, diretor teatral e gestor cultural com 35 anos de experiência. Como diretor tem 19 peças montadas e como dramaturgo, 29 textos escritos. Henrique Fontes também é fundador do Espaço Cultural Casa da Ribeira em Natal e atual diretor artístico. Tem trabalhado com o Grupo Carmin desde sua origem, em 2007, e ajudou também a fundar os grupos Beira, Atores à Deriva e Casa da Ribeira. Integrou o Grupo Clowns de Shakespeare entre 1996 e 2004. Indicado aos prêmios Shell e APTR 2023 na categoria Dramaturgia pelo espetáculo Peça de Amar; foi vencedor do Prêmio Shell 2019 na categoria Dramaturgia, do Prêmio do Humor 2019 de melhor dramaturgia e também do Prêmio Botequim Cultural 2019 como melhor autor, além do Prêmio APTR de melhor dramaturgia – todos pela peça A Invenção do Nordeste.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

Serviço

O quê: Espetáculo  A Força da Água, com o grupo Pavilhão da Magnólia
Quando: 06/11/2024 | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari – UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – ingressos distribuídos presencialmente por ordem de chegada a partir das 19h
Classificação: 14 anos
Informações: (85) 98890-6539 | pavilhaodamagnolia.com.br | contato@pavilhaodamagnolia.com.br @paviilhaodamagnolia

Ficha técnica

Elenco: Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Junior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima
Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes
Direção de Movimento: Ana Claudia Viana
Pesquisadora-colaboradora: Cydney Seigerman
Oficina Rasaboxes: Julia Sarmento
Desenho de luz: Wallace Rios
Operação de luz: Jão Rios
Cenografia: Rodrigo Frota
Adereços: Beeethoven Cavalcante
Figurino: Ruth Aragão
Assistência de Figurino: Wendy Mesquita
Sonoplastia: Ayrton Pessoa Bob e Eliel Carvalho
Preparação Vocal: Thiago Nunes
Ilustrações: Raisa Christina
Designer Gráfico: Carol Veras
Fotos: Luiz Alves
Fotos projetadas e Edição de vídeo (DeepFake): Allan Diniz
Produção Executiva: Som e Fúria Produções
Coordenação de Produção: Jota Jr. Santos e Silvianne Lima
Acessibilidade em Libras: IncluAção
Agradecimentos: Alenio Alencar, Alexandre Costa, Belchior Torres, Bruno Souza dos Santos, Daniel Torres, Fabio Matias – Nego, Francis Wilker, Gabriel Dantas, Glairton de Paula, Glauber Matos, Kênia Rios, Kleber Pinheiro, Levi Mota, Marcelina, Marcio Abreu, Martinha, Miguel Vellinho, Renato de Humaitá, Ricardo Bruno, Rosa Primo,   Ruth Martins, Thereza Rocha, Viviane Lima, Cia Prisma, Coletivo Patu, Escola Porto Iracema das Artes, Fundação Santa Terezinha, Pequeña Cia de Teatro, Xama Teatro, Secretaria de Educação e Cultura de Senador Pompeu e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Conecta SC.   

nov
11
seg
Batalha de Rima: Edição Conhecimento
nov 11@17:00

O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, dia 11 de novembro, a partir das 17h, a Batalha de Rima – Edição Conhecimento, no hall do no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis. A edição contará com duelo de rimas improvisadas entre dois MC’s (rimadores); cypher breaking dance; declamação de poesias de artistas do hip-hop; e microfone aberto (momento livre de declamação, música, roda de conversa, dentre outras manifestações). A atividade é aberta ao público, e as inscrições iniciam às 17h no local.

Esse projeto tem como objetivo fomentar a cultura afro-brasileira por meio de atividades artísticas mensais na UFSC, relacionadas ao mundo do hip-hop. “É um movimento diverso, com raízes na cultura preta da América. A Batalha do Conviva tem como fundamento a luta antirracista e o pertencimento da arte negra às expressões urbanas, pois o Hip-hop dialoga com os direitos sociais brasileiros”.

Dentre as atividades do Coletivo, destacam-se a promoção e a divulgação da cultura hip-hop na Universidade, com a apresentação de batalhas de rima, grafite, poesia, dança e oficinas, além de fortalecimento dos laços entre a comunidade universitária e a população da cidade de Florianópolis, por meio de atividades culturais públicas, gratuitas e de qualidade no espaço do Campus Trindade.

Mais informações no perfil @batalhadoconviva.

Curso: Como fazer uma apresentação de impacto
nov 11@18:30

O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.

O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.

O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.

nov
13
qua
Curso: Como fazer uma apresentação de impacto
nov 13@18:30

O Programa de Educação Tutorial (Grupo PET) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, nos dias 11 e 13 de novembro, às 18h30, o curso Como fazer uma Apresentação de Impacto. As aulas serão realizadas no Centro Tecnológico (CTC) e têm como público-alvo estudantes da graduação. Para participar, é necessário se inscrever no período de 22 de outubro a 9 de novembro através deste link. As vagas são limitadas e custam R$15. O curso dá direito a certificado de seis horas.

O curso será ministrado por membros do PET que já atuaram como monitores. Durante os dois dias de aula, os alunos vão aprender sobre o uso da ferramenta PowerPoint e como ter uma boa oratória. A aula sobre a ferramenta PowerPoint irá abordar os tópicos: introdução a ferramenta, transições, revisão, design, SmartArt e animações. Na aula em relação a oratória serão tratados os seguintes temas: como se preparar para uma apresentação, público-alvo, slides, voz, linguagem corporal e como lidar com o nervosismo.

O valor arrecadado será doado ao Projeto Amigos da Sopa, grupo voluntário de amparo a famílias carentes e assistência a pessoas em situação de rua.

Mais informações podem ser obtidas através da página do Grupo PET Engenharia de Produção, do Instagram ou contato pelo email petepsufsc@gmail.com ou WhatsApp (48) 3721-7060.

dez
2
seg
Apresentação de relatório da Comissão de Análise da Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação da UFSC
dez 2@14:00 – 17:00

A Comissão de Análise da Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina fará apresentação pública do relatório de trabalho no dia 2 de dezembro, às 14 horas, no auditório do Centro Socioeconômico. A comissão teve como uma de suas competências apoiar a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD) no planejamento, na implementação e na execução do diagnóstico da situação da evasão e retenção discente em cursos de Graduação.

O trabalho da comissão foi desenvolvido a partir de etapa exploratória, de definições, de tratamento e análise de dados e de revisão e apresentação. Além da apresentação para a gestão e comunidade acadêmica da UFSC, o trabalho da comissão ainda contará com apresentações setoriais, em cada Centro de Ensino, com análises específicas, no decorrer do próximo semestre.

dez
6
sex
Apresentação: ‘Hoje não’
dez 6@19:00 – 19:45

A apresentação e performance de textos poéticos Hoje não será realizada na sexta-feira, 6 de dezembro, a partir das 19h, na sala 207 do Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Dirigida pelo professor do curso de Letras Inglês e coordenador do projeto de extensão Texto e Performance, Matias Corbett, a iniciativa é organizada pelos estudantes Hiago Strapazzon, Sofia Badalotti e Layssa Rodrigues. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição.

Serão apresentados seis textos inéditos que falam sobre as consequências que certos tipos de “não” provocam em nós e em nossos entornos. Os textos trabalham temas como perda, sofrimento, ausência, cobrança e incompreensão. “Por se tratarem de questões presentes em nossos cotidianos, entendemos que são textos e contextos que falam muito sobre nós autoras e autores, mas também nós mesmas e mesmos, todas nós”, afirmam os organizadores.

Sobre o projeto Texto e Performance

O projeto de extensão Texto e Performance tem como objetivo abrir espaço para a discussão das possibilidades estéticas, culturais e semióticas que possam surgir ao traçar diálogos entre texto e performance. Criado em 2022, o grupo busca estabelecer novos significados sobre o texto como um dispositivo capaz de mediar a performance de corpos e vozes, bem como sobre o corpo e a voz performados através do texto.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail matias.corbett@gmail.com.

dez
11
qua
Lançamento do livro ‘Por que a democracria brasileira não morreu?’
dez 11@14:00

O cientista político Carlos Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), fará na quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h, a apresentação e o lançamento de seu livro Por que a democracria brasileira não morreu?, escrito em parceria com Marcus André Melo, docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após a apresentação, ocorrerá um debate com os professores Luciano Da Ros, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP/UFSC), e Tiago Borges, do Departamento de Sociologia e Ciência Política (SPO/UFSC), e com a jornalista Dagmara Spautz, comentarista na NSCTV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Estudos em Comportamento e Instituições Políticas (NECIP/UFSC), pelo PPGSP e pela Livros & Livros, que disponibilizará alguns exemplares da obra para venda e sessão de autógrafos do autor.

Mais informações na página ppgsp.posgrad.ufsc.br.

dez
12
qui
Caminhos da Práxis: Reflexões no Ensino de Inglês
dez 12@14:00

A turma de 2024 da disciplina de Estágio Supervisionado em Inglês promove na quinta-feira, 12 de dezembro, a partir das 14h, o evento Caminhos da Práxis: Reflexões no Ensino de Inglês, no Auditório Henrique Fontes, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A inscrição é gratuita, e os interessados podem se inscrever até o dia do evento, por meio deste link. Haverá coffee break, apresentação artística e brindes, além de certificação de oito horas.

De acordo com os organizadores, “o propósito do evento é ir além da prática, se permitindo compreender possíveis implicações do/no que foi vivido e, neste caminho, conhecer melhor a si mesmo(a) enquanto docente, desenvolvendo e aprimorando sua filosofia de ensinar, aprender e de língua. Ou seja, continuar aprendendo coletivamente no exercício da práxis”.

Para mais informações, acesse o perfil @estagioinglesufsc.

mar
20
qui
Bootcamp Chainlink Florianópolis
mar 20@9:00 – 17:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco, no dia 20 de março, das 9h às 17h30, do Bootcamp Chainlink Florianópolis, uma iniciativa do Blockchain Rio em parceria com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.

O curso será realizado no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), em Florianopolis, e tem como objetivo ensinar desde os princípios básicos do blockchain até a criação de contratos inteligentes na rede Ethereum.

Programação

  • 9h00 – Recepção e apresentações
  • 9h30 – Início das aulas
  • 10h45 – Intervalo
  • 12h30 – Almoço
  • 14h00 – Retorno das aulas
  • 15h30 – Intervalo
  • 17h30 – Encerramento

O evento integra o circuito Blockchain on the Road, organizado pelo Blockchain Rio, que visa promover o debate sobre tecnologias emergentes em instituições de ensino e pesquisa em todo o país.

As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo link.